Governo vai liberar verba anual da PF antes de votação do impeachment

Jornal GGN – O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, afirmou que o governo irá liberar a verba orçamentária restante para a Polícia Federal até o final do ano, no valor de R$ 160 milhões, antes da votação do pedido de impeachment no Senado. Segundo o ministro, o objetivo da medidade é garantir que a PF não fique “a mercê de chantagens políticas” depois da votação do Senado. “A Polícia Federal simplesmente fará o que tiver que fazer, porque nós daremos todos os meios para isso”, afirmou.

Aragão disse também que trabalha com o Ministério do Planejamento para concluir as negociações salarais dos policiais federais e dos policiais rodoviários federais, e também outras medidas que garantam a autonomia à PF.

Enviado por Henrique O

Da Reuters

Governo liberará toda a verba do ano para PF antes de votação do impeachment, diz ministro

O governo da presidente Dilma Rousseff vai liberar 160 milhões de reais, o equivalente à verba orçamentária restante para a Polícia Federal até o final deste ano, antes da data prevista para a votação do pedido de abertura de impeachment no Senado, que pode levar ao afastamento temporário da presidente, disse nesta terça-feira o ministro da Justiça, Eugênio Aragão.

Em entrevista a jornalistas, Aragão disse que a medida visa garantir que a PF não fique “a mercê de chantagens políticas” após o dia 11 de maio, data em que o Senado deve votar em plenário a admissibilidade do pedido de impeachment de Dilma. Caso o processo seja aceito, a presidente será afastada do cargo por até 180 dias até a decisão final do Senado.

“Nós estamos garantindo que todos os recursos da Polícia Federal para até o final do ano lhes sejam já repassados antes do dia 11 de maio”, disse Aragão.

“Todos os recursos serão repassados, significa, a Polícia Federal não ficará a mercê de eventuais chantagens políticas. A Polícia Federal simplesmente fará o que tiver que fazer, porque nós daremos todos os meios para isso”, acrescentou.

Críticos do impedimento de Dilma apontam a possibilidade de um eventual governo do vice-presidente Michel Temer atuar para abafar investigações em curso, especialmente as da operação Lava Jato, que apura um bilionário esquema de corrupção na Petrobras, na qual há citações de vários políticos, entre eles do PMDB, partido do qual Temer é presidente licenciado.

O ministro disse ainda que pretende concluir, junto com o Ministério do Planejamento e também até 11 de maio, as negociações sobre as campanhas salariais dos policiais federais e dos policiais rodoviários federais. Aragão disse que sua pasta estuda outras medidas para garantir autonomia à PF, que podem ser tomadas por meio de portarias, decretos ou medidas provisórias.

“Nós podemos dizer que a Polícia Federal não precisará da classe política para trabalhar”, disse Aragão.

O ministro também fez críticas à tramitação no Senado do pedido de abertura de impeachment contra Dilma, especialmente à eleição do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) para relator da comissão especial do impeachment no Senado. Para o ministro, os procedimento do pedido de impedimento contra a petista parece um processo de “cartas marcadas”.

“Esse todo é um processo que muitas vezes parece ser de cartas marcadas, quando você tem um relator que ele mesmo praticou as chamadas pedaladas fiscais quando governador do Estado de Minas, julgando as notícias de pedaladas que são atribuídas à presidenta da República, fica realmente muito complicado a gente fazer qualquer tipo de avaliação”, disparou.

Dilma é acusada de ter cometido as chamadas pedaladas, atrasos no repasse a bancos públicos para cobrir o pagamento de programas do governo que configurariam operações ilegais de crédito, e de editar decretos de suplementação orçamentária sem autorização do Congresso.

O governo alega que não houve operação de crédito com bancos públicos e que os decretos não elevaram os gastos e que, portanto, não há crime de responsabilidade que justifique um impeachment, que a presidente e auxiliares têm classificado de “golpe”.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

 

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não vai adiantar nada.
    Esses

    Não vai adiantar nada.

    Esses cara vão continuar fazendo tiro ao alvo com o retrato da presidenta.

    Por mim deixaria esses caras se lascarem com Temer e Cunha. 

    Quero ver fazer tiro ao alvo coma cara do Cunha. Bem que ele merece.

    Mas a resposta seria dura, não terão moleza.

  2. ironico é a pf temer o

    ironico é a pf temer o governo termelão depois de talvez indiretamente (eufemismo?) er ajudado neste golpe.;..

    e o governo atingido por ela, garantir suas exigencias antes de cair….

    só a história explicará esse tipo de paradoxo…

  3. SANTA INGENUIDADE BATMAN!!
    O

    SANTA INGENUIDADE BATMAN!!

    O PT NÃO APRENDE MESMO!! BANDO DE INCOMPETENTES!

    ACHAM QUE DEIXANDO A VERBA PRA PF ELES IRÃO CONTINUAR INVESTIGANDO A LAVA-JATO PRA PEGAR OS TUCANOS OU PMDBISTAS?? QUÁ QUÁ QUÁ!! COM CERTEZA IRÃO PRENDER MAIS PTISTAS, SÓ ISSO!

    ACORDA ARAGÃO!! SERÁ QUE É A CADEIRA DE MINISTRO DA JUSTIÇA QUE “ABSORVE” O CÉREBRO DA PESSOA E O DEIXA ACÉFALO??

    ACHO QUE DILMA E O PT DEVEM MESMO SER RETIRADOS DO PODER, MAS NÃO PELAS PEDALADAS OU POR SUPOSTA CORRUPÇÃO, DEVEM SER DEPOSTOS POR ESTUPIDEZ, IGNORÂNCIA E INCOMPETÊNCIA.

    NÃO TENHO MAIS PACIÊNCIA PRA TANTA BURRICE.

  4. não vai adiantar….

     

     

    a primeira providência tomada pelo #golpedosladrões, assim que se apoderarem do poder, vai ser trocar a direção da PF…

    Os policiais honestos e resistentes à corrupção serão afastados, … e os bandidos vão gastar toda a verba em mordomias diversas,….

    1. Os delegados Igor Romário de

      Os delegados Igor Romário de Paula e Márcio Anselmo é capaz de serem promovidos pelo apartidarismo e insenção que conduziram a investigação.

  5. Após o Temer assumir a PF

    Após o Temer assumir a PF ainda vai continuar insistindo no Lula e o PT, apenas isso.

    Completarão o serviço sujo.

    Tempos sombrios no horizonte.

  6. Para o bem do serviço público

    Para o bem do serviço público os três delegados de Curitiba deveria ser demitidos da PF pelo partidarismo cm o qual dirigiram essa operação.

  7. Na boa…

    mas isso é mais kamikaze que tomar 10 cápsulas de cianureto… tá ki phariu!

    E sabem o que os PFs vão fazer após Temer (é quase certo isso) assumir o Planalto, caro senhor republicano ministro da justiça?

    Eu digo:

    1) Deixar de lado a corrupção, que já acabou, a julgar pelo sumiço de Moro e pelas receitas de bolo que o JN está noticiando nos últimos dias; Sérgio Moro, o deus do olimpo deles, já disse em N. York que “a lava jato não é um seriado com obrigação de episódios semanais” e que o “trabalho dele e da força tarefa já estava quase concluído e é hora das outras ‘instituições” (na certa o Congresso, o STF, o conselho intergaláctico contra a imoralidade…) tomarem as rédeas”;

    2) Os federais vão cair de pau na oposição popular ao governo Temer, se infiltrar nos movimentos sociais e sindicatos (que já adiantaram que não vão dar trégua aos golpistas) pra trucidar suas lideranças; ou seja, voltarão a ser os federais do passado que apenas prendiam atravessadores de maconha e contrabandistas chinfrins e se infiltravam entre os “subversivos” para evitar a “intentona comunista”.

    Dilma não apenas dorme ao lado da casa do inimigo, ela gosta disso, gosta desse risco chamado “republicanismo democrático” que está levando ela, Lula, o PT e as demais esquerdas e forças progressistas do Brasil para um abismo que ninguém sabe ao certo ainda as consequências.

    Os dias sombrios e as noites tenebrosas virão; eu não temo mais os absurdos atrasos econômicos que teremos a partir de 10 ou 11 de maio próximo, e meu futuro está sinistramente ameaçado com isso (sou funcionário da Petrobrás, que será sumariamente privatizada juntamente com BB e CEF)… isso é café pequeno para o retrocesso democrático que vamos presenciar: prisões de opositores, fechamento de sindicatos, a imediata prisão de Lula, o PT e demais esquerdas na clandestinidade, desaparecimento de lideranças do MST e demais movimentos sociais… é isso que nos espera no lado sombrio da “Ponte Para o Futuro”.

  8. Ué…

    Mas esse governo do PT é leso, viu? Ora, não é a PF que vive bradando pelos cantos que o PT é o partido dos ladrões. Não é a PF que também quer deslegitimar o sistema política, nos dizeres de Mouro? Deveriam ter liberado nada. Deixe que a PF se vire e negocie com o governo do ilibado jurista Temer.

  9. Nada de Verbas nem aumento salarial

    O PT está pensando que eles irão utilizar esses recursos para investigar alguém do PMDB ou PSDB?

    Tá de brincadeira. Eles vão é construir churrasqueiras, núcleos de lazer, etc.

    Nada de verbas nem aumento salarial. Acabou a farra.

     

  10. Tenho certeza agora

    que a Dilma e o PT são masoquistas. Apanharam e ainda apanham da pf e depois dá de presnete verbas e podem tem certeza que o PIG vai falar para os quatro cantos do mundo que a Dilma quer comprar a pf com a antecipação dessa verba. É por isso que chegamos a onde estamos. Quando eu critico o Lulinha e paz e amor (o republicano) muitos aqui acham que eu sou radical ou/e estou exagerando. Isso também demosntra que não é que a direita seja inteligente é que a esquerda é muito mais burra do que a direita.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador