Instituto dos Advogados repudia comportamento de Barbosa

IAB repudia comportamento do Presidente do STF.
 
“Nem dos anos de chumbo, os advogados que militaram nos tribunais militares foram submetidos a um espetáculo degradante e humilhante como esse.” Assim se manifestou o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Técio Lins e Silva, contra a atitude do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, que nesta quarta-feira (11/6) expulsou do plenário do STF, com uso de segurança, o advogado Luiz Fernando Pacheco.
 
De acordo com o presidente do IAB, Técio Lins e Silva, “trata-se de uma página lamentável da Justiça brasileira e uma mancha insuportável na historia do Supremo Tribunal Federal”.
 
Em sessão ordinária, na noite desta quarta-feira, o IAB manifestou seu repúdio por meio da seguinte nota:
 
NOTA DE REPÚDIO
 
         O Instituto dos Advogados Brasileiros, por aclamação, na sessão plenária realizada nesta data, adere integralmente à manifestação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e, igualmente, repudia o comportamento atrabiliário do Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Joaquim Barbosa, pela forma desrespeitosa com que cassou a palavra de um advogado no pleno exercício de sua atividade profissional, retirando-o a força do Plenário da Suprema Corte.
 
         Este lamentável episódio, sem precedentes nem mesmo nos períodos mais obscuros da história de nosso país, macula a magistratura nacional e merece a devida reparação à advocacia e a toda sociedade brasileira.
 
Rio de Janeiro, 11 de junho de 2014.
 
Técio Lins e Silva
 Presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros
 
JPEG – 339.4 KB
 
Luis Nassif

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Nem dos anos de chumbo, os

    “Nem dos anos de chumbo, os advogados que militaram nos tribunais militares foram submetidos a um espetáculo degradante e humilhante como esse.”

    Pergunta: nos anos de chumbo, algum advogado que militou nos tribunais militares agiu como esse advogado?

    1. Todos agiram exatamente do mesmo jeito que ele.

      A ação do advogado que nós todos vimos, foi solicitar a inclusão do seu requerimento na pauta.

      O vídeo está disponível para qualquer um ver. O advogado não se excedeu, não desrespeitou nem ameaçou. Ele apenas pediu a inclusão do requerimento na pauta, e teve a palavra cerceada.

      A sua resposta é SIM, nos anos de chumbo os advogados que militaval nos tribunais militares agiam EXATAMENTE como esse advogado agiu. Dentro do protocolo, fazendo seus requerimentos e pleitos da mesmíssimo forma que o advogado do Genoino fez, que por sinal é o que todo advogado faz.

      O que não havia é juiz interrompendo o advogado e mandando retirá-lo do recinto.

       

      1. A OAB apoiou o golpe de 64.

        A OAB apoiou o golpe de 64. Eu sou advogado e tenho vergonha desse fato.

        Acho que o advogado passou do ponto e o JB ainda mais. O JB tem todo o direito de cassar a palavra do advogado, jamais chamar seguranças e etc.

         

         

         

         

         

      2. O advogado solicitou. O

        O advogado solicitou. O presidente negou, e agradeceu. Estavam apreciando outra matéria, na qual o advogado não atuava. Como ele se recusou a parar de falar, cortou o microfone. Depois disso, ele insistiu.

        é bom lembrar a vcs que por acaso, por acaso, esses advogados de sobrenomes ilustres estão defendendo petistas.

        1. Se defendessem Tucanos

          Você já estaria espumando de indignação, convocando um protesto no Facebook contra tamanha arbitrariedade do Barbosa, né?

          1. Se eu fosse tucano, talvez

            Se eu fosse tucano, talvez fizesse isso. Por isso, tenho como princípio não ser militante de qualquer partido. Voto de acordo com minhas convicções, e não pelo partido. Já votei no PT, por exemplo. Assim como no PSDB. Agora devo votar no PSB.

  2. Perfeito, Técio!

    Só falta o pronunciamento dos outros ministros do STF. Não é possível que só o Marco Aurélio de manifeste. Este foi um acontecimento gravíssimo, registrado e provado sem sombra de dúvidas. A manipulação de funcionários do STF só torna este caso ainda mais sórdido.

  3. Ihhhhhhhhhhhh agora acordou

    Ihhhhhhhhhhhh agora acordou todo mundo… Isso tá começando a ficar com menos cara de corporativismo e mais com  cara de medo de deixar o próximo presidente da Corte com os poderes cósmicos fenomenais de JB. Relaxa comunidade jurídica, o próximo presidente é uma pessoa decente… agora que faltam 15 dias para o cara puxar o carro, todo mundo quer dizer alguma coisa. E, se o advogado de JG, não tivesse sido expulso do plenário? O Toron, tb passou maus momentos nas mãos de JB mas colocou ele no lugar dele, direitinho. É claro que, no caso do Toron, o plenário não aceitaria o tratamento dispensado ao advogado de Genoíno e JB, é maluco mas não é burro, sabe com quem se mete. 

  4. Caro Nassif e demais
    De

    Caro Nassif e demais

    De repente, não mais que de repente, entidade de advogados estão acordando, para uma relidade que está sendo denunciada, desque que começou o linchamento do AP470.

    JB sabe que é costa quente, que tem poderosos interesses atrás de suas ações. Ele sabe quem tem que incriminar e quem tem que ser esquecido.

    Ele quer mais um degrau nessa aventura. Afinal se os blacks blocs recuaram, alguém tem que continuar as provocações, e por que não, JB?!

    A Copa está acontecendo, mas não era para acontecer, as pesquisas, por mais que se faça, sempre aponta Dilma.Os interesses de JB, é que os militantes mais irado, demonstrem esssa ira contra ele.

    Ai o circo pega fogo. A OTAN, CIA, FBI, entre outros, estão lá, se coçando. Afinal, Aécio, é um bom produto para eles.

    Saudações

     

    1. Dulce X, concordo em parte

      Dulce X, concordo em parte com vc.

      Desde o circo da AP 470 que iniciou um lutra entre advogados e JB.

      Não lembro onde, mas li uma matéria que os advogados já criticavam JB, que ele era autoritário.

      Não duvido…hoje sabemos o quanto ele é arrogante!

      O que mais me irrita são os pares ficarem “calados”, “mudos” perante aos desmandos de JB.

      Parecem que tem rabo preso… parece!

       

      1. Quintela, duvido que o

        Quintela, duvido que o comportamento seria este, se NÃO FOSSEM TRANSMITIDAS TODAS AS CARAS E BOCAS DOS MINISTROS. Tiro no pé, essas transmissões ao vivo.

        Acho que evitam que o JB VOE EM SEUS PESCOÇOS, E AMASSE SUAS TOGAS! 😉

  5. O caso é tão grave que a

    O caso é tão grave que a Globo veio em socorro de Barbosa, e aí cometeu um erro só comparável ao seu desempenho no caso da bolinha de papel: O Jornal Nacional editou despuradamente o vídeo do episódio, para tentar passar a impressão de que Barbosa agiu como qualquer presidente do Supremo deveria agir. Deu até a entender que o advogado estaria bêbado, coisa que quem viu o episódio e as declarações dadas em seguida por ele podia constatar que não era verdade. Barbosa não teria argumentos para se contrapor civilizamente ao advogado e fez o que fez como uma única saida do embrulho em que estava metido. Quando se começa o fogo, e Barbosa o começou lá atrás, a coivara tem que queimar até o fim. 

  6. Idi Amin Dada ou Idi Amin Barbosa?

    É triste e grave constatar que um Presidente de um dos Poderes da República cada vez mais se assemelha ao “estadista” Idi Amin Dada.

  7. Quando der baixa do STF, sua

    Quando der baixa do STF, sua excelência o general de toga provavelmente vai querer atuar como Advogado para complementar sua renda. Então veremos como o pedido dele de inscrição nos quadros da OAB será tratado. Tenho certeza de que vários advogados que ele ofendeu pessoalmente e genericamente impugnarão o pedido de JB à OAB. Todavia, conheço suficientemente minha entidade para saber que a OAB não vai negar inscrição a JB. Ao contrário do presidente do STF, a OAB sempre foi muito generosa, compreensiva e capaz de admitir nos seus quadros advogados de direita, de esquerda e de centro. A grei que JB detesta o receberá de braços abertos, não porque ele foi presidente do STF e sim porque ele tem direitos, os mesmos que ele andou pisoteando. 

  8. Fiquei indignado com a

    Fiquei indignado com a atitude do jornalista Ricardo Boechato, da Band, que no jornal da noite daquela emissora saiu em defesa do ditador de toga, sem nem mesmo ter investigado melhor os fatos. Aliás, Boechato está cada vez mais tucano e sem critério. Na Rádio Band, ontem pela manhã, ele se manifestou contra o decreto da presidenta Dilma sobre a questão dos conselhos, “mesmo sem ter lido o decreto”. Veja bem, pessoal: estes jornalistas são contra uma coisa que eles nem leram, mas como a ordem dos barões da mídia golpista e do tucanato é ser contra, eles têm que opinar contra. O mesmo acontece na Rádio Itatiaia em Minas e na mídia em geral, toda ela tucana e golpista. Precisamos urgentemente, para o bem da democracia brasileira, democratizar o direito de expressão, garantir a diversidade de opiniões e o direito de resposta, coisas que não existem hoje, a não ser na Internet, em sites como o GGN e outros.

  9. Como a mídia está

    Como a mídia está necessitando dos serviços porcos do jb, está livrando-o dos pecados desse senhor enlouquecido pelo poder. Ele está confinado na proteção da mídia para atacar e fazer o que lhe prouver. Mas, esquece esse senhor, que a globo é preconceituosa e, quando ela não necessitar de seus porcos serviços, o colocará na rabeira, como sempre. O filho dele, que ele conseguiu empregar na globo, também dançará, ou ficará, dependendo dos projetos que a mídia tem om o au au dela, jb. Se ele conseguir implantar no grito, os desejos da sua patroa, globo, depois disso, será relegado ao que era e sempre foi: um recalcado, sem voz, ditador.

  10. ENFRENTAMENTOS DA TIRANIA

    Muito adequadas as manifestações já divulgadas pelo IAB e pelo Conselho Federal da OAB acerca da grave afronta à advocacia e à sociedade protagonizada ontem pelo presidente do STF. Espera-se que outras iniciativas de alto nível sejam adotadas com a urgência necessária. Uma inciativa que parece recomendável, é que a OAB e o IAB dirijam uma carta pública aos Excelentíssimos Ministros da Suprema Corte, para solicitar dos Pretórios Excelsos o urgente apoio à questão de ordem absurdamente denegada pela presidência do STF, relativa à prioridade do julgamento do recurso que trata do imperativo direito a prisão domiciliar decorrente de problemas de saúde do preso político José Genuíno. Tal iniciativa tem como fundamentos tanto a defesa da legislação em vigor, no que tange à prioridade processual expressamente determinada pela lei, quanto a defesa do cogente respeito aos princípios constitucionais elementares, referentes à garantia da vida e da dignidade humana, bem como à garantia da tutela judicial e do devido processo legal. A carta pública aqui sugerida pode ser inicialmente assinada pela direção da OAB e do IAB, em razão da urgente necessidade de priorizar a preservação da vida, nos moldes pleiteados no recurso abusivamente procrastinado pelo presidente do STF, mas poderá a seguir ser subscrita por todos as pessoas fiéis aos princípios constitucionais básicos. E, a meu ver, a sugerida missiva deve ressaltar que o silêncio dos Pretórios Excelsos diante do abuso praticado pelo presidente da Suprema Corte é incompatível com o compromisso de zelar pelo respeito à Constituição Federal, além de destacar que o julgamento maior será realizado pelas gerações futuras, à luz dos fatos e da História. Por outro lado, parece desejável que a OAB providencie um encaminhamento judicial específico, como por exemplo um Mandado de Segurança no STF, para requerer o afastamento de Joaquim Barbosa por quebra de decoro, em face da ditatorial afronta às prerrogativas da advocacia, legalmente asseguradas, e da decorrente violação deliberada de princípios constitucionais elementares. Ademais, vale lembrar que o digníssimo advogado abusivamente constrangido ontem pelo presidente do STF pode e deve ajuizar ações cíveis e penais para cobrar responsabilidades de tantos quanto tenham vindo a público caluniar sua pessoa, tanto no que se refere às infundadas acusações de conduta irregular na malsinada sessão do tribunal, quanto no que tange às inverídicas alegações de embriaguez. E, neste sentido, devem ser processadas não apenas as autoridades e demais pessoas físicas praticantes dos delitos já referidos, quanto as empresas de mídia envolvidas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador