Lava Jato e imprensa montaram farsa com agendas da Petrobras

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Em dia em que Lava Jato e imprensa dizem que Lula estava em reunião privada com executivos da Petrobras, o então presidente e comitiva eram recebidos em Riad, na Arábia Saudita (Foto: Ricardo Stuckert)

do Lula.com

Lava Jato e imprensa montaram farsa com agendas da Petrobrás

Órgãos de mídia deram destaque sem qualquer checagem a informação falsa da equipe do procurador Deltan Dallagnol sobre reuniões de que participou Lula quando era presidente da República

Em dia em que Lava Jato e imprensa dizem que Lula estava em reunião privada com executivos da Petrobras, o então presidente e comitiva eram recebidos em Riad, na Arábia Saudita (Foto: Ricardo Stuckert)

Em conluio com procuradores da Lava Jato em Curitiba, a Rede Globo, a Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo produziram semana passada mais uma farsa contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Agendas de ex-diretores da Petrobras, anexadas pelos procuradores à ação sobre o tríplex do Guarujá, foram manipuladas pela imprensa de forma a apontar uma falsa contradição no depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro.

A juntada de “documentos” sobre supostas “reuniões” de Lula com a diretoria da Petrobras não foi fruto da descoberta de algum segredo em um trabalho de investigação sério, mas uma tentativa tosca de reescrever a história e criminalizar atos como viagens oficiais ao exterior, reuniões interministeriais e cerimônias da Presidência acompanhadas pela imprensa.

Uma irresponsabilidade que atenta contra o papel institucional do Ministério Público em uma democracia. Parece que para a equipe de Deltan Dallagnol, o crime de Lula foi ter sido presidente da República. E a mesma imprensa que acompanhou e divulgou essas agendas durante os dois mandatos de Lula, agora dá manchetes sem checar nem mesmo seus próprios arquivos.

A fraude começou a ser montada em 15 de maio, cinco dias depois do depoimento de Lula. Naquela data, os procuradores anexaram 78 documentos aos autos, sem explicitar o propósito. Destes, 27 são cópias de agendas de ex-diretores, registrando “reuniões”, “almoços” e “jantares” com Lula. As cópias das agendas foram entregues pela Petrobrás aos acusadores de Lula, mas não à sua defesa.

Na manchete de 17 de maio, a Folha afirmou: “Lava Jato contraria com documentos fala de Lula a Moro”. Segundo o jornal, as agendas mostrariam que Lula não teve apenas duas reuniões com a diretoria da Petrobrás em seu governo, como ele havia declarado a Moro, mas, pelo menos, 23. O Estadão destacou “reuniões de Lula” com três ex-diretores condenados na Lava Jato. O Jornal Nacional juntou as duas coisas, elevou para 28 as supostas “reuniões” e citou o Ministério Público como fonte de suas ilações, numa reportagem de três minutos.
 

A farsa desmorona quando se compara o que está escrito nas agendas da Petrobras e o que Lula realmente fez nas datas indicadas. Por exemplo: das 27 agendas, três se referem a recepções oferecidas por chefes de Estado a Lula e sua comitiva, em viagens internacionais: uma pelo presidente da China Hu Jintao, outra pelo rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, e outra pela presidenta do Chile, Michelle Bachelet.

Pelo menos 14 agendas referem-se à participação de ex-diretores em cerimônias públicas nas quais Lula estava presente, em inaugurações, visitas a instalações da Petrobras ou em reuniões interministeriais, como as do Conselho Nacional de Política Energética. Não se tratam, portanto, de reuniões com a diretoria da Petrobras, muito menos de agendas com diretores específicos. E tudo realizado com cobertura da mídia.

Para verificar a veracidade das agendas (o que no jornalismo se chama checagem), basta conferir as datas mencionadas com a agenda de viagens nacionais e internacionais do ex-presidente Lula, que está disponível no site da Presidência da República. 

As agendas da Petrobras mencionam duas supostas reuniões do delator Paulo Roberto Costa em Brasília, que não podem ser confirmadas porque o atual governo retirou do site da Presidência as agendas diárias de Lula. Mas o próprio delator afirmou, em dois depoimentos ao juiz Sergio Moro, um deles feito ontem (24), que nunca teve reuniões individuais com o ex-presidente Lula. Confira:

  

Paulo Roberto da Costa fez essa declaração como testemunha, ou seja, com a obrigação de falar a verdade. Ele já havia dito o mesmo em depoimento anterior, mas a imprensa ignorou este fato para sustentar a farsa das agendas.

Não há dúvida de que as agendas foram plantadas no processo para desqualificar o depoimento de Lula em 10 de maio, o que nem mesmo seus maiores adversários conseguiram fazer. Uma imprensa imparcial ao menos teria checado os fatos antes de publicá-los sob o viés dos detratores de Lula. E não precisaria se esforçar tanto, pois muitos desses eventos foram noticiados pelos próprios jornais, como está registrado neste documento.

Lula foi o presidente brasileiro que mais visitou as diversas instalações da Petrobras em todo o País, em eventos públicos relacionados à empresa, que viveu forte valorização durante o seu mandato. Mais de 60 dessas visitas foram registradas pela imprensa. Quanto às reuniões com a diretoria, conforme declarou no depoimento, foram mesmo raríssimas. E Lula citou duas: uma para discutir o plano estratégico da empresa e outra para decidir o cancelamento de leilões para exploração de petróleo em áreas do pré-sal, quando ele foi descoberto, em 2008.

Os dados no link abaixo mostram a verdade sobre as agendas da Petrobras, revelam o golpe baixo dos procuradores de Curitiba e denunciam a indigência e parcialidade de um jornalismo que se comporta como papagaio da Lava Jato para difamar Lula.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. pinel curitibano

    E o dallagnol fervoroso evangélico autor dos novos dez mandamentos, esqueceu propositalmente de anexar o de não dar falso testemunho.

    PQP a republica de Curitiba é apenas bananeira.

    A do papagaio de Curitiba……

     

    1. Para esses procuradores

      Para esses procuradores pretensiosos e preconceituosos o maior crime de Lula foi ter sido presidente do pais, segundo a ótica caolha deles isso é algo inaceitavel.

  2. Moro e Cia. escrevem uma das

    Moro e Cia. escrevem uma das páginas mais repugnantes da história do judiciário brasileiro e a grande mídia assina embaixo. 

  3. Je Vomis!

    O escândalo maior não é a anomalia da região agrícola de Curitiba, é de todos os envolvidos com a instituição jurídica brasileira por calados aceitarem e compactuarem com esse vergonhoso processo de perseguição, verdadeiro escárnio, em forma de caçada empreendida ferozmente contra uma das maiores figuras, se não a maior, da história do Brasil e que se Émile Zola, fosse brasileiro e contemporâneo desse tempo sombrio à golpeada nossa democracia, certamente diria: EU VOMITO!   

  4. Eterno retorno

    Loro,  Dallagnol e súcia de justiceiros  : aqui se faz, aqui se paga. Cunha, Temer e Aecim estão provando no couro o mal que fizeram. Podem saber, a vossa hora vai chegar !

  5. MPF e PIG

    O PIG montar uma farsa contra Lula não é mais novidade. Mais uma farsa dentre muitas. Mas o MPF, comprovadamente (não se trata de convicção), participar da montagem é inaceitável. E nenhum dos funcionários públicos autores da farsa vai ser punido? Vale tudo contra Lula? Ainda temos o que se possa chamar Justiça, com Jota maiúsculo?

  6. Eu pergunto para vocês: Quem

    Eu pergunto para vocês: Quem é o responsável por fazer valer a constituição brasileira e que portanto deveria prender ou mandar prender um criminoso óbvio como o “juíz” Sérgio Moro? Porquê um criminoso como ele continua solto quando existem provas e fatos mais do que suficientes de que ele é um criminoso e que deveria estar preso?

    E porquê vocês continuam acatando as decisões de um criminoso como se ele fosse um juíz? E os seus líderes ainda querem investimento estrangeiro em um país aonde bandidos decidem as leis e julgam os outros?

  7. “Parece que para a equipe de

    “Parece que para a equipe de Deltan Dallagnol, o crime de Lula foi ter sido presidente da República.”

    MAS SÓ FOI!

    Fernando Henrique Cardoso já disse isso há mais de década: “Lula nunca deveria ter deixado de ser sindicalista pra entrar na política.” (mais ou menos isso).

    Os ‘dotores’ não suportam a ideia que um cara que não roubou muito até ficar rico e poder comprar meio mundo de cabra safado, e que SEQUER TEM UM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO possa passar de vereador de cidadezinha de interior; quando mais chegar a presidente da República.

    Uma elite que tem em diplomas universitários títulos de nobreza… é gente, isso?

    E é essa peste que tem “dirigido” o país por quase todos os seus 500 anos.

  8. QUANDO A INJUSTIÇA SE TORNA LEI… A REBELIÃO TORNA-SE UM DEVER”.

    QUANDO A INJUSTIÇA SE TORNA LEI…   A REBELIÃO TORNA-SE UM DEVER”.

     

    A HORA É: POVO NAS RUAS.

     

    O ESTADO MODERNO É SIMPLESMENTE UMA INSTITUIÇÃO CRIMINOSA

    “QUE DEU “CERTO”.

              A prova inequívoca da veracidade desse pensamento é o desfecho do golpe institucional, sofrido por um governo legítimo e democrático, referendado pela justiça cega, parlamento corrupto e pela mídia aristocrática. A quadrilha do Jaburu, tomou o pais de assalto, em um golpe sorrateiro, com o apoio das instituições criminalizadas e da imprensa aristocrática tradicionalmente golpista. Atentou contra a democracia ,desrespeitou-se a opção referendada nas urnas por 54 milhões cidadãos brasileiros, que votaram  em um projeto de governo e foram subestimados pela iniciativa de 360 deputados 61 senadores, majoritariamente investigados e denunciados em atos generalizados de corrupção.

             Equivocaram-se, acreditaram na ingênua possibilidade da renúncia da Presidente eleita Dilma. Historicamente mal acostumados, quebraram a cara. Esqueceram que a dona é que nem vara verde, enverga mas não quebra. Grande exemplo de liderança feminina a ser  seguida, incondicionalmente, por todos nós.

              Cabe aqui salientar que, aqui no nosso Brasil, golpe institucional é meramente uma trágica tradição. Com 500 anos de existência, 120 anos de independência enquanto pais, nossa República da Bananada, nossa adolescente democracia, tem apenas 50 anos, sendo porem,  constantemente interrompida por sucessivos golpes institucional de estado. Tais fatos, possivelmente nòs ajude a compreender o motivo, pelo qual, sejamos de fato uma economia pujante, (9º maior PIB), ao passo de determos o vergonhoso Índice de desenvolvimento Humano (62o IDH), do nosso planeta. Em se tratando da América Latina ficamos em situação confortável somente quando comparado à Venezuela.

              Mas por que devemos nòs permitir ser governado pela Quadrilha do Jaburu, por um governo ilegítimo, cujo vice- presidente, sem aprovação popular, rotineiramente se esconde do povo, se borra com poucas vaias ?. Por que acreditar na capacidade técnica e política de um governo usurpador, formado por um ministério com 13 notáveis ministros denunciados em inquéritos da Lava Jato.?. Por que permitir que a conta da roubalheira patrocinado por esses “notáveis” corruptos recaiam sobre o bolso do humilde trabalhador??.

              Difícil entender  como o cidadão brasileiro é capaz de matar  par subtrair um simples aparelho  celular do seu próximo, é capaz de se armar-se  até os dentes para traficar drogas, mas é incapaz de armar-se politicamente par defender-se de um ESTADO CRIMINOSO DE DIREITO.  A Quadrilha do Jaburu tomou o Brasil de assalto e agora já não sabem exatamente o que fazer. A economia se dissolve, a sociedade se marginaliza. O jogo de improviso é a regra. A ordem por hora é o caus. notavelmente estabelecido.

              Mas o barulho dos indignados e mais forte que o silêncio dos omissos. Em respeito e reconhecimento a todos aqueles que deram suas vidas pela DEMOCRACIA, à dor dos familiares, que não tiveram a oportunidade de enterrar os corpos  dos seus filhos, vitimados pelo GOLPE MILITAR, mas sobretudo por um compromisso maior, por um futuro mais digno para os nossos filhos, devemos sim fechar esse trágico livro e escrever uma nova história. Os novos versos a serem escritos propõem ao povo ocuparem as ruas, em forma de manifestações, sem pedir licença e autorização a nenhuma instituição criminosa que representa o aparelho de segurança desse estado criminoso. Afinal de contas é um direito absolutamente constitucional e como tal, está a disposição para ser exercido por todo e quaisquer cidadão minimamente consciente.

              Caso a aventura evolua para a segunda fase do golpe jurídico-parlamentar e este venha a se concretizar, tornando o Presidente Lula um preso político, ou que tenha seus direitos políticos cassado pela justiça politizada, esse seguramente será tratado como herói. A partir desse momento o AI-5, sob uma nova configuração do golpe institucional jurídico-parlamentar estará instaurado. Sendo assim esgotará toda possibilidade de discursão pela vias políticas, dando assim margens para que todo tipo de revolta e indignação  ocupem os espaços públicos e privados. Novas formas de instrumentação e intervenção política, aconvencionais seguramente surgirão e serão aplicadas, seguindo a receita das medidas amplamente adotadas e aplicadas pela resistência ao golpe militar instaurado no nosso pais, em passado recente.

              Quanto a repressão, não devemos nos preocupar, a história da humanidade resume-se aos conflitos de classes sociais. Fazer oposição política a um governo ilegítimo, usurpador, como todos sabem, é uma tarefa bem mais fácil do que governar. As eventuais sequelas provocadas pela máquina estatal de repressão, a despeito das que já veem sendo utilizadas, ficarão mais uma vez registradas nos autos da história da Republica da Bananada e dessa forma deverão ser objeto de preocupação daqueles que as praticam. Que o Estado Criminoso recorra a todas elas. O tempo e a história lhes darão a avaliação e as credencias necessárias.

    “Quando a injustiça se torna lei… a rebelião torna-se um dever”.

     

    NÃO DEVER, NÃO TEMER!!!.

    Abraços, a todos que se permitem indignar-se

     

  9. Farsa com agenda da Petrobras

    Nem  Jesus  Cristo  passou  por  tamanha  perseguição

     

          Bem  aventurado  os  que  sofrem  perseguições 

    por   buscar  a  justiça  social  entre  os  seres  humanos

                   porque  deles  é  o  reino  dos  céus

  10. Oba…Moro!

    Eles se encontravam sim…aqui está a “prova” que faltava, depois de 3 anos de persecução.

    Ainda, o Dória devia ser processado por plágio!

  11. O dia mencionado é 16 de Maio

    O dia mencionado é 16 de Maio de 2009.

    Com efeito, um dos anexos (que está publicado no blog do Fausto Macedo do Estadão), mostra que neste dia houve um encontro de Lula com Paulo Roberto Costa.

    Eis o anexo:

    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/wp-content/uploads/sites/41/2017/05/Jantar-Lula-e-Paulo-Roberto-Costa.pdf

    E, exatamente neste dia, um sábado, Lula estava sendo recebido em Riad:

    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2009/05/090516_lulariadts_ba.shtml

    E jantou, inclusive, com o rei saudita:

    https://noticias.terra.com.br/brasil/em-visita-historica-a-riad-lula-se-encontra-com-rei-saudita,27e94999eed4b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

    Não pesquisei os demais PDF’s anexados, mas realmente se trata de uma farsa.

  12. Rocha Loures
    Dinheiro Velho e Dinheiro Novo Os Rocha Loures, que há mais de 300 anos integram a elite curitibana, não têm apenas dinheiro velho.Ney Braga mandou no Ministério da Educação durante a ditadura militar. Montou diversas máquina ganhar dinheiro em sociedade com amiguinhos, fraudando concorrências no MEC. A já falida Labra era uma delas. Outra, foi a Nutrimental, que fornecia produtos desidratados para merenda escolar. Não por acaso, o sócio e testa de ferro tinha o lustroso sobrenome de Rocha Loures. Era pai do atual. A corrupção, que alguns acham que vem do PT, vem de longe e envolve a mais fina elite brasileira, que é prá lá de bandida.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador