Lula tenta desvendar autor de e-mail falso usado pela Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Instituto Lula
 
 
Jornal GGN – A defesa do ex-presidente Lula tenta descobrir a identidade secreta do autor de um e-mail enviado a uma funcionária do Instituto Lula, na véspera da operação Aletheia, com a seguinte mensagem: “Todo cuidado é pouco, leia, imprima, repasse ao Lula e apague, não deixe na sua máquina. Ele precisa remeter valor para mim, tratar assunto da família Bumlai. Responda neste e-mail que é fictício e depois apague. Não ligue, telefones grampeados, cuidado. Diga a ele cuidar estão todos os telefones grampeados. Apague.”
 
O GGN mostrou, em reportagem publicada em 27 de março, que esse e-mail foi usado pela força-tarefa da Lava Jato para obter do juiz Sergio Moro autorização para fazer busca e apreensão e conduzir coercitivamente, à sede da Polícia Federal, o blogueiro Eduardo Guimarães. Os investigadores suspeitam que o editor do Blog do Cidadania ajudou a equipe de Lula a apagar eventuais provas de delitos.
 
O e-mail misterioso, disparado, segundo o Ministério Público Federal, na noite anterior à condução coercitiva de Lula, também teria tido essa finalidade.
 
Leia mais: As provas que levaram Moro a autorizar contra Eduardo Guimarães
 
A mensagem foi enviada do endereço eletrônico “[email protected]” para “[email protected]”, às 22h17 do dia 3 de março de 2016. O e-mail foi descoberto na máquina da funcionária do Instituto Lula pela Lava Jato após as buscas da Aletheia. Curiosamente, mais de um ano depois desse evento, a Polícia Federal ainda não descobriu quem está por trás do “anna.bumlai”.
 
No despacho em que autorizou as ações contra Guimarães, Moro disse que o e-mail é um “elemento informativo de relevo” para justificar a operação. 
 
A defesa do ex-presidente Lula pediu a Moro, nesta quinta (6), que a empresa Yahoo seja obrigada a informar o número de IP do qual teria partido a mensagem, com a finalidade de descobrir sua autoria.
 
Os advogados Cristiano Zanin e Roberto Teixeira também apontaram que Claudia Troiano não chegou a ler o e-mail, já que ele foi enviado às 22h17 do dia 3 de março de 2016, e a Polícia Federal deflagrou as ações da Aletheia às 6h do dia 4 de março. Além disso, destacou que o e-mail é autointitulado “falso”.
 
“No entanto, esse material tem sido utilizado para embasar providências da Receita Federal e atos de investigação do Juízo da 13ª. Vara Federal Criminal de Curitiba, sem nenhuma verificação prévia sobre a origem e a real intenção do emissor da mensagem”, diz a defesa.
 
Para os advogados, essa investigação que tem Guimarães na mira, na verdade, esconde mais uma “perseguição” contra Lula.
 
Abaixo, a nota completa da defesa:
 
E-mail autointitulado falso e com o aparente objetivo de levantar suspeitas indevidas em relação ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi enviado às 22h17min56s do dia 03/03/2016 para o endereço de uma colaboradora do Instituto Lula. É importante registrar que esse dia foi véspera da busca e apreensão na residência do ex-Presidente, dos seus filhos, colaboradores e na sede do Instituto Lula e antecedeu igualmente sua condução coercitiva.  
 
O e-mail não foi lido pela colaboradora ou por qualquer outro membro do Instituto Lula. Às 6 horas houve a apreensão do computador que recebeu a mensagem e as senhas do provedor foram alteradas pela Polícia Federal.
 
No entanto, esse material tem sido utilizado para embasar providências da Receita Federal e atos de investigação do Juízo da 13ª. Vara Federal Criminal de Curitiba, sem nenhuma verificação prévia sobre a origem e a real intenção do emissor da mensagem. Diante disso, na condição de advogados de Lula, pedimos hoje (06/04) ao Juízo de Curitiba, responsável também pela apreensão do citado e-mail, providências para que, primeiramente, seja identificado o autor do encaminhamento do e-mail.
 
As providências requeridas foram as seguintes:
 
1. Seja oficiado à empresa “Yahoo do Brasil” para que forneça os registros de acesso, endereços de IP de origem, horários GMT de acesso e dados cadastrais fornecidos concernentes ao e-mail [email protected];
 
Após a resposta da empresa, requer-se:
 
2. Seja determinado que o respectivo provedor de internet informe todos os dados disponíveis do usuário que utilizou o referido IP no dia 03.03.2016 às 22h 17min 56s;
 
Após a disponibilização de tais dados, requer-se:
 
3. Seja dada nova oportunidade de manifestação a Lula, para os novos requerimentos cabíveis.
 
A partir de tais providências e com os esclarecimentos feitos, esperamos ver superado mais um elemento de perseguição a Lula, na evidente prática de “lawfare” do qual ele é vítima.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

52 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sei, quer dizer um email

    Sei, quer dizer um email falsso que não chegou a ser lido foi o “pretexto” para conduzirem coercitivamente o Lula??

    Pode ir atrás que nesse angu tem caroço, outra estorinha cabeluda: os bastidores da entrega dos audios para a globo, ficaram de butuca nas gravações para entregar algo para a globo?? E os financiadores do tal filme?? Essas respostas esclareceriam muito desse golpe maldito…..

  2. Se a polícia federal tivesse

    Se a polícia federal tivesse solicitado à empresa yahoo o IP (se é que já não solicitou), daria pra saber alguns dados, como por exemplo, de que cidade saiu esse email.

    O ruim é se tiver saído de Curitiba 😉

    Lembrando que um hacker pode muito bem morar em São Paulo e ter acesso remoto a um computador em Brasília e enviar de lá um email.

    Em todo caso, apreender equipamentos de uma pessoa ou empresa por causa de informações de um email que se autointitula falso, é demais da conta! Sendo isso verdade, será que as autoridades não percebem o que vai acontecer se deixarem isso passar? Aí já não é mais partidarismo, é burrice.

    1. Ahahahah tb acho, saiu de

      Ahahahah tb acho, saiu de Curitiba, ou similar…pra ser encontrado no dia seguinte da apreensão.

      O teor é risivel, digno da esperteza da pantera cor de rosa, para ser levado a sério. ahahahah

    2. Só não sabem porque NÃO QUEREM saber

      “Se a polícia federal tivesse solicitado à empresa yahoo o IP (se é que já não solicitou), daria pra saber alguns dados, como por exemplo, de que cidade saiu esse email.”

      De qual cidade não!!! De qual rua e número!!!

  3. A PF sabe quem mandou, sabe

    A PF sabe quem mandou, sabe quem está por trás de Anna.Bunlai, não há necessidade de ajuda da Yahoo. Talvez  não divulgue por ser segredo de Justica. Qualquer vazamento poderá prejudicar Lula e eles são isentos. Além disso seria ilegal, coisa jamais pensada pela Lava Jato, que se norteia pelo cumprimento rigoroso das leis.

  4. PRETEXTOLOGIA

    “Do que vale o motivo se é só um pretexto” canta a Evinha.

    Para desenvolver a  tecnologia  na “plantação de emails” estão usando lulas como cobaia.

  5. Não tem limites.

    A pf que o Lula deu toda a importancia, liberou de influencia política, valorizou, deu recursos, estruturou, deu excelentes salários, importantes leis contra os crimes de colarinho branco, etc, etc, comete esta barbaridade de não identifivar um email mais esquisito e ainda o usa como prova contra o próprio Lula????? Idem para o mp.

    E a pf ainda usa recursos, locais e pessoal  para ajudar a produção de um filme contra o Lula? Aliás o filme poderia começar mostrando o zero que era a pf antes do governo Lula.

    E o psdb que nada fez pela pf é sempre o amiguinho.

    Incrível.

    1. hc.coelho.o tal do filme diz

      hc.coelho.o tal do filme diz ser chamado de lava jato, a lei é para todos, mas deveria chamar-se lava jato. a lei é para todos, mas a excessão é só para o Pt.

  6. Chega a ser infantil o texto do e-mail… que bando de idiotas!

    Da pra imaginar a cena: um bando de “macacos em informática” tentando escrever um texto de email que fique o mais incriminador possível… chega a dar pena… como se ninguém tivesse o mínimo de dissernimento… por nenhum momento passou pela cabeça de alguém: “ficou meio falso… meio exagerado… não?”

    Lembra aquelas cenas de filme com roteiro fraco onde os atores estão no telefone e tem que falar de maneira que quem assiste a cena entenda 100% do conteúdo da conversa sem usar nenhum neurônio.

    De repente alguém manda um email anônimo mas com o nome no corpo do email já incriminando… esse email cita propina, cita obstrução de justiça… faltou falar do caso do Celso Daniel, falar do Mensalão… coisas que nunca foram citadas em investigações de repente aparecem assim, de graça, todas no mesmo email.

     

  7. O Yahoo pode não ter nada a ver com o assunto

    O Yahoo pode não ter nada a ver com o assunto.

    O protocolo do e-mail permite que alguém com um conhecimento básico e o servidor certo coloque qualquer endereço de e-mail como remetente de uma mensagem. Isso é usado o tempo todo por quem manda spam. Na minha caixa de spam sempre tem dois ou três “ofertas imperdíveis” enviadas por “mim”!!! Quer dizer, com o meu endereço como remetente, mesmo que eu nunca tenha mandado aquela mensagem nem tenha partido do meu servidor.

    A PF sabe disso! Isso é muito tosco e jamais poderia ter sido utilizado como prova para levar a uma busca.

    É uma armação tão bizarra como os tempos que estamos vivendo

  8. Investigação

    Na minha opinião, não adianta esperar boa vontade do juiz. Por outro lado, a PF tem toda a competência técnica  para descobrir o autor/a da armação. Ao não fazer esta que é sua obrigação e ainda usar a armação como prova contra a vítima (Lula) e colateralmente o blogueiro, dá mostras de que não está em busca da verdade. Sendo assim, além das providências já adotadas pelos seus advogados, acionando a autoridade competente (o juiz), seria bom procurar descobrir a origem do e.mail por outra via. Será que não existe empresa especializada nisso, aqui ou no exterior?

  9. Mais um show midiático dos absurdos.

    Isto é mais um movimento midiático, hoje, UOL,  Moro mandou investigar todos os registros das visitas de Lula ao triplex.  Se Moro pediu isto agora, eu me pergunto o que a investigação fez até agora? Eu me pergonto com que base esta acusação foi feita? Este pedido é uma confissão de incompetência ou então é mais uma jogada para continuar o processo na mídia. Afinal Moro continua candidatíssimo, fazendo campanha contra o seu adversário.

    Agora mais esta jabuticaba, um e-mail mandado apos o final do expediente para contar sobre uma ação que seria feita antes de iniciar o expediente. Um email que se auto intitula falso é agora documento de inquérito.  Ninguém se perguntou como provar que um email cuja origem não se sabe é enviado para outrem  vira  prova contra um terceiro. Tudo isto é uma peça de ficção

  10. “Todo cuidado é pouco, leia,

    “Todo cuidado é pouco, leia, imprima, repasse ao Lula e apague, não deixe na sua máquina. Ele precisa remeter valor para mim, tratar assunto da família Bumlai. Responda neste e-mail que é fictício e depois apague. Não ligue, telefones grampeados, cuidado. Diga a ele cuidar estão todos os telefones grampeados. Apague”:

    POLICIA FEDERAL PSICOTICO POREM AMADOR.

    Amador na policia.

    Amador no federal.

    Amador no psicotico.

    E velho pra caralho:  quem fala em “maquina” hoje em dia?  E quem pensaria que Lula e seu instituto precisariam ser informados por psicoticos que os telefones e “maquinas” estao grampeados?  (Porra, que merda eh essa?!?!)

    Sugiro que Lula procure o terceiro.  Nao, nao vou falar mais.  Mas que foi ele, foi.  (Nao foi, Lula?  Cheque os telefones…)

    Nao da pra essa MERDA de pais arranjar UMA PORRA de psicotico de primeira classe que seja de vez em quando nao?  Todos eles tem que ser de terceira classe?

    Lula:  o terceiro.  Bola esta no seu campo.

  11. Essa é uma luta de “Vale-Tudo”

    O que vemos é que há um campeão a ser derrotado.  É vida real,  mas os adversários já sentem que estão enfrentando um daqueles heróis de filmes,  que apanham durante todo o enredo e,  a cada surra,  ressurgem de pé e de cabeça erguida,  até o triunfo final.

    Mesmo se estivesse enfrentando uma luta de MMA, com regras,  o velho e desgastado campeão venceria.

    Não é.  É luta de “Vale-Tudo”.  É uma luta sem regras, o que já foi inclusive convalidado pela comissão de arbitragem (TRF). Do árbitro que acompanha a luta no ringue, então, não se espere nada.  Aderiu aos adversários,  e desfere golpes no campeão,  que resiste há vários assaltos (nos dois sentidos).

    A equipe do campeão precisa avisar antes e pedir autorização para ele aplicar uma ou outra técnicas de defesa, previstas nas regras, mas quase sempre indeferidas.  Os adversários estão autorizados a agir de surpresa,  em conjunto,  a usar acessórios que não caberiam em luta limpa.

    A plateia que pagou ingresso para assistir aplaude de pé os adversários e achincalha o campeão,  tentando derrubar seu moral.  A torcida presente é toda dos adversários,  é luta de uma torcida só.  A TV está com a plateia,  transmite e reprisa só os lances favoráveis ao lado que apoia.

    É quase uma briga de rua,  daquelas em que vários meninos rodeiam um outro,  para deixá-lo indefeso.

    Mas os adversários não vão descer do ringue às ruas.  Com tudo isso,  precisam do ambiente em que detêm o controle total da situação.

    Nas ruas,  o campeão encontraria sua torcida.

    E mesmo assim ele segue,  de pé e de cabeça erguida.

  12. caminhamos para o salve-se quem puder…

    quando fazem do falso o fato

    e deste a lei do mais forte…………………………

    enquanto lia, lembrei dos meganhas civis da ditadura que colocavam maconha dentro dos nossos carros para justificar flagrante delito

    1. mas, reconheço…

      é muito assustador para ser verdade

      um juiz se colocar aberto às armações desse tipo que visam dificultar ou impedir a ampla defesa com ampla acusação falsa

  13. Costas quentes !

    Quentíssimas, porém mais burra não pode existir. Será que o Ilmo Juiz e seus auxiliares, não perceberam ?

    A ânsia em pegar o Lula é tamanha, que ninguém mais está “funcionando” corretamente. A cobrança deve estar pior que a do nosso presidento da República, o do STF, do Janot e auxiliares.

    Estão pirando no duro ! E a ONU, será que não está sabendo disso ? Ou só acreditam se a informação for formalizada ?

    1. hahahahah Plantado, e mau

      hahahahah Plantado, e mau plantado. Ninguém seria tão idiota pra mandar um e-mail nestes teores. Exceto, se fosse plantado mesmo 

  14. cartas

    Minha mãe acompanhava as novelas, depois cansou.

    Quando eu, adolescente, escutava algum comentário a respeito das novelas, disparava a minha gozação padrão: -Já encontraram as cartas? As tais cartas onde o autor da novela explicava ao final destas o imbroglio que tinha sido transmitido.

    Esse email foi escrito por um roterista da globobo. Tenta explicar para os midiotas que o fato do Lula nunca ter visitado a cidade do quadriplex ou quintuplex, é prova cabal da propriedade, muito bem escondida. 

    Todo mundo sabe que o Lula recebeu o ap do filho, dono da Friboi. 

  15. Provas

    Está tudo muito claro: fabricarão provas para prender o Lula. Se o Lula não for preso, o que será da mega produção “a lei é para todos”? Será lançada assim mesmo? Sem esse “gran finale”, adeus bilheteria. Ou será que o lançamento seria abortado? Imagino já ter sido gasta uma boa grana na produção – apesar da economia com veículos, helicópteros, instalações, vídeos e figurantes gentilmente cedidos pela PF e MPF – há os cachês dos “globais” que, acredito, não sejam baixos como eles. 

  16. Truque

    Eu já postei há muito tempo da suspeita da fonte!! Disse na época que suspeita que a suposta fonte era uma armadilha para envover o Blogueiro para que este contatasse o Instituto e o Lula alguém fizesse algo que servisse de fundamento para prisão preventiva por destruição de prova, no caso, até o e-mail. Como não houve nada disso, não foi possível. É como se jogasse uma pedra no mato pra ver que bicho corre e para onde. Provavelmente, já havia escuta e vigilância sobre todos daq1uela lista. Como não houve movimento de nenhuma delas houve frustração geral e , por vingança, resolveram prender o blogueiro para ensinuar crime e queimar mais o presidente, pois para determinados seguimento de mídia, as insinuações já bastavam. É o que eu acho.

  17. O desMoronado é o único

    O desMoronado é o único juizete no planeta terra que, ao invés de julgar com base nas acusações do dito mpfezinho e da defesa, pede providências que – sonha – sejam incriminatórias ao réu. Ou seja, de juiz ele não tem nem o rabo. É poliça desde menininho, sempre a serviço dos de sempre. Mais criminoso, impossível. Houvesse corregedorias neste país… ou, pelo menos, cnj (ainda está por aí, dona Carmencita:). Haja saco com essa quadrilha empoderada.

  18. Isso mostra claramente que o

    Isso mostra claramente que o Lula é culpado.

    A inexistencia de provas é prova cabal de que houve ocultacao de provas, o fato de ter ocultado provas que o incriminam somente ocorrem quando um crime é cometido. Se o Lula fosse inocente, haveriam indicios incriminatorios incontestaveis.

    1. Marcelo, você é louco

      Como é? Se Lula fosse inocente, haveria indícios incriminatórios irrefutáveis?

      De acordo com o Dallagbosta e o Moro, a inexistência de provas não é prova da inexistência. Por isso, a inexistência de provas é uma prova de que Lula é culpado.

    2. Parece a Inquisição

      Quando alguém era acusado de bruxaria jogavam num rio. Se a pessoa se salvasse foi por ter tido ajuda do diabo, então matavam. Se morresse afogado era inocente mesmo.

      Em qualquer caso você morria. Mas isso é só um detalhe…

    3. Então tb sou culpado, o MPF
      Então tb sou culpado, o MPF não tem prova contra mim no escândalo BANESTADO, logo sou culpado por absoluta falta de provas…
      Acho que nem no Cazakistão é assim!
      Coisa de ‘jenios’…

  19. Pessoal, algumas

    Pessoal, algumas considerações/ponderações:

    – Este email pode não ser exatamente do yahoo, pode ter sido enviado por algum programa que imita endereços de email de portais conhecidos, como “yahoo”, “hotmail”, gmail”, etc. Quem nunca recebeu como spam email “da própria pessoa”? Quem nunca reecebeu email de golpe do “Banco do Brasil”?

    – O IP pode ter saído do do exterior

    – ´Qual a possibilidade de este email nunca ser rastreado (ter seu IP encontrado) devido ao uso do TOR? Será que a origem não poderia ser a Deep Web?

    No fim, acho que jamais investigarão a origem deste email.

  20. Eu não entendo nada de

    Eu não entendo nada de informática.

    Pelos filmes que assisto,não adianta nada apagar mail.A polícia recupera.

    Parece que fica registrado num tal disco rígido.

    É isso ?

    1. A matéria fala de feijão e o cara vem com açúcar…

      Quem disse que o e-mail foi apagado?

      Nem leu a matéria e fica falando besteira…

      (Padrão, aliás, de tudo que você escreve)

  21. Que email mal escrito

    O teor do email parece ter sido redigido pelo Zezinho da 5a série B. Não convence nem a mãe do autor.
    Assim, parece mesmo ter sido escrito por algum mestre da PF, ou algum mago do Power Point, ou mais adequado ainda, por algum juiz federal de alguma república do sul.

  22. Tudo indica tratar-se de prova plantada pela Lava Jato ou

    Tudo indica tratar-se de prova plantada pela  Lava Jato ou de algum bate-pau a serviço da República de Curitiba.,,…este email do Yahoo que,sabemos, é um provedor tão vulnerável quanto o gmail,  pode ter sido enviado por zilhões de remetentes sediados no Brasil ou no exterior, tais como  o próprio provedor Yahoo,  hackers/crackers, espiões, robôs, arapongas com alta especialização em informática…não nos esqueçamos de que a PF mudou inclusive a senha do provedor, adulterando a máquina que deveria, antes de tudo, passar por uma perícia independente, mas fazer o que se nem mesmo os brinquedos do neto de  Dona Marisa in Memoriam foram devolvidos por esses politiqueiros penais:

    Dos cuidados que se deve ter no uso de emails em processos judiciais e investigações:

    “(…)as mensagens devem ser periciadas para atestarem suas características de prova jurídica. Em princípio a perícia deve validar:

    O arquivo da mensagem em si, verificando origem, destino, data, hora e conteúdo;
    A cadeia de custódia da mensagem, validando a não contaminação do valor jurídico da prova, verificando especialmente autorizações e garantia de integridade das informações custodiadas.
    A cadeia de custódia é especialmente relevante para os casos de informações em meio digital, dada a facilidade de alteração dos conteúdos sem rastros aferíveis.

    Somente será possível equacionar a validade da mensagem se, além do acesso ao arquivo da mensagem que foi impressa, for seguida a sequência de atos que levaram à aquisição da informação. Desde a coleta na máquina, no servidor ou no provedor até a posse do arquivo pela parte.

    Quando se trata de mensagem originada diretamente de provedores de aplicação na Internet (webmail), a exemplo do Gmail do Google ou Hotmail da Microsoft e dos nacionais Terra ou UOL, conseguidas por meio de quebras judiciais de sigilo telemático, tem-se que cada mensagem pode estar dentro de um conjunto de mensagens.

    Os conjuntos de mensagens podem ser enviados pelo próprio provedor de aplicação responsável pelo domínio do e-mail, colhendo a caixa de e-mails por completo. Os provedores de aplicação de e-mails na Internet são acostumados a este procedimento, nos EUA a Microsoft até cobra para fornecer estes dados aos investigadores, conforme indicado nos vazamentos da NSA efetuados pelo ex-agente Snowden.

    O conjunto pode também ser adquirido em uma busca e apreensão no servidor alvo ou pode ser providenciado pela própria parte interessada.

    Em todos estes procedimentos para que cada conjunto adquira a segurança necessária visando sua utilidade como prova jurídica é necessário que seja garantido que o que foi colhido corresponda exatamente ao que está disponível para o juízo e as partes(..)”

    https://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/e-mails-exigem-cuidados-especificos-para-que-sirvam-como-prova

    1. senhas

      houve ameaça ilegal dos agentes da milícia para conseguirem as senhas dos provedores que depois alteraram para terem acesso exclusivo às contas.

      por se tratar de organização criminosa, forjaram emails e outras provas através dessas senhas.

      isso era previsível.

      só tem um jeito: botar esses caras na cadeia.

  23. Um falso juiz (o fato de

    Um falso juiz (o fato de estar na magistratura não o torna, por isso, Juiz na acepção verdadeira e conceitual), apoiado em elementos superficiais (não desvendados, não esclarecidos), manejando de forma falsa as leis e o direito, determina medidas restritivas. 

    Até quando isso perdurará ? a pergunta que fica.

  24. Um cheiro insuportável no ar

    Sim, claro, é que havia esse tal e-mail na máquina do instituto.. Hum….e cabeça é só para sustentar o cabelo, pois não? Tá certo! Passo essa…..e vou ali vomitar porque esse tipo de lance nenhum fígado aguenta..

  25. Estamos assim mesmo, censura,

    Estamos assim mesmo, censura, armações, persseguições, processo forjados, prisões a esmo, jornalistas sendo presos, investigados, verba para imprensa independente cortada, fornecimento de equipamentos públicos para produção de filmes políticos, TSE encenando um julgamento, o Congresso… bem não vou falar mais nada.

     

    Acordo cedo e vou trabalhar, antes levo meus filhos à escola, estudem bastante, fico pensando, o Brasil é um desalento permanente….o país é um fracasso monumental, havia uma esperança na democracia consolidada, eles destruiram, o mundo vê com espanto nosso desastre cotidiano.

  26. Se a lava rato, naquela

    Se a lava rato, naquela época,  tivesse em seu poder algum computador apreendido de alguém próximo ao lula certamente teria sido enviado deste computador.

    Também, eles podem ter invadido o computador de alguém próximo ao Lula e enviado a partir deste computador.

    A lava rato é uma operação de canalhas e bandidos que persegue Lula e petistas e nada faz contra tucanos. 

    Contra o Lula inventa ou cria provas e contra os tucanos ignora provas.

    Este Sérgio Moro e sua força tarefa é uma quadrilha e em algum momento, quando os ventos mudarem, não podem ser poupados de maneira alguma.

    Todos, sem exceção, devem ser demitidos do serviço público e presos por conspiração e crime lesa pátria.

    1. Infelizmente,isso nunca vai

      Infelizmente,isso nunca vai acontecer. Essa operação foi toda engendrada pelo Departamento de Estado dos USA em conluio com o juiz Moro. Só lembrar que o mesmo Moro foi fazer sua tese de pós-graduação nos USA.

  27. A lava rato está se igualando

    A lava rato está se igualando aqueles meganhas da PM que ficam plantando drogas em bolsos de pobres, pretos e prostitutas com intuito de incriminá-los quando em uma batida não encontram nada com o sujeito mas tem a convicção que o abordado é vagabundo.

    Quando o Brasil voltar a ser democracia, não sei se vai acontecer, este pessoal tem de pagar caro pelo mal qe fizeram ao país.

  28. Agora, além de receber propina, Lula é acusado de dar propina

    Quer dizer que todos os telefones estavam grampeados mas os contatos via web não estavam?

    Como o remetente do email sabia que os telefones estavam grampeados?

    1. Amadores

      Amadores. A cada dia tenho mais certeza da mão gringa na lava jato, tamanho o descredito com a inteligência do brasileiro. Seria cômico se não fosse trágico. Ao invez de fazer um filme, deveriam estar investindo numa nova versão do zorra total, seria sucesso garantido.

  29. Os Sequestradores do A. Diniz vestiram à força a camisa do PT

    Esse truque é velho. A polícia obrigou os sequestradores do Abílio Diniz foram obrigados a vestirem a camisa do PT. Lula foi acusado de currar um presidiário. A IstoÉ deu espaço e um perturbardo para acusar Lula de ter recebido grana de uma empreiteira.  Agora Lula é acusado de doar propina ao Bumlai, etc.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador