Marcos Valério propõe delação sobre mensalão tucano

Jornal GGN – Nesta quinta (16), o publicitário Marcos Valério pediu ao Ministério Público de Minas Gerais para fazer um acordo de delação premiada sobre o mensalão tucano. Em abril, Valério também fez proposta para a Justiça do Paraná para apresentar informações sobre ligações entre a Lava Jato e o mensalão, mas o acordo não foi fechado. A Promotoria de Minas Gerais irá avaliar o pedido. 

Marcos Valério foi condenado na julgamento do mensalão, e, desde 2012, cumpre pena por formação de quadrilha, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e peculato. O mensalão tucano é um caso ocorrido em 1998 envolvendo o desvio de recursos para a campanha de reeleição de Eduardo Azeredo (PSDB), então governador.

Azeredo foi condenado a 20 anos em primeira instância e responde em liberdade. Valério era considerado o operador dos esquemas e acusado de lavar dinheiro em suas empresas de publicidade.

Da Folha

Marcos Valério pede para fazer delação sobre mensalão tucano

O publicitário Marcos Valério de Souza propôs ao Ministério Público de Minas Gerais nesta quinta-feira (16) um acordo de delação premiada sobre o mensalão tucano. Ele é réu no caso e foi condenado pelo mensalão do PT.

Segundo a defesa de Valério, o documento foi protocolado na 17ª Promotoria do Patrimônio Público de Belo Horizonte. Em abril, Valério também propôs à Justiça do Paraná apresentar informações sobre conexões entre omensalão e a Lava Jato. O acordo ainda não foi fechado.

Procurada, a Promotoria de Minas confirmou o recebimento do pedido e afirmou que irá avaliá-lo.

O publicitário cumpre pena de 37 anos, desde 2012, por formação de quadrilha, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e peculato. Ele está preso no Complexo Penitenciário de Nelson Hungria, em Contagem (Grande Belo Horizonte).

“Temos muitos fatos novos a relatar e o que posso dizer é que a delação dele será bem aproveitada”, afirmou à Folha o advogado de Valério, Jean Robert Kobayashi Júnior.

Kobayashi Júnior não divulgou detalhes dos pedidos e das informações que Valério fez no documento para “não estragar o acordo”.

Considerado um “embrião” do mensalão petista, o episódio é de 1998 e envolveu o desvio de recursos públicos para a fracassada campanha de reeleição do então governador Eduardo Azeredo (PSDB).

Azeredo foi condenado em primeira instância a 20 anos de prisão e responde em liberdade. Ele nega as acusações.

Valério era considerado o operador dos esquemas e é acusado de lavar dinheiro em suas empresas de publicidade, a DNA e a SPM&B.

Neste mês, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes determinou a abertura de um inquérito para investigar o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), sob acusação de ter participado de maquiagem de dados do Banco Rural, em 2005, com o objetivo de esconder o mensalão tucano em CPI.

Aécio diz que “jamais interferiu ou influenciou nos trabalhos de qualquer CPI”. 

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por que não aceitaram a união

    Por que não aceitaram a união das informações com a do mensalão?

    SImples…

    Isso IRIA MODIFICAR A COMPREENSÃO DO QUE FOI O MENSALÃO QUE JÁ FOI JULGADO…

    O crime foi caixa 2!

    Isso iria desagradar a GLOBo que investiu tanto na idéia da compra de votos…

    Mas como temos provas hoje, que praticamente QUASE TUDO QUE TRAMITA NO CONGRESSO tem SEMPRE UM PORTEIRO nas comissões de qualquer coisa cobrando propina para andar ou parar projetos ou CPIs…

  2. Ontem eu vi a chamada para

    Ontem eu vi a chamada para essa notícia no portal UOL. Só que falava em “Mensalão Mineiro”. Pelo jeito eles se tocaram que essa não cola mais.

  3. “Em abril, Valério também fez

    “Em abril, Valério também fez proposta para a Justiça do Paraná para apresentar informações sobre ligações entre a Lava Jato e o mensalão, mas o acordo não foi fechado. “

     

    Quero  ver o que o baba ovo do juiz da globo vai falar.

  4. Em Goiás e SP ele também fez

    Em Goiás e SP ele também fez o mesmo pedido?

    (devem existir outros Estados. Nestes, elencados acima eu tenho certeza que ele trabalhou).

      1. Já comentei anos atrás, e

        Já comentei anos atrás, e agora não elenquei.

        No pedido feito de empréstimo no Rural para o candidato, em MG, foi usada o a receber da TELESP/SP na privatização, uma semana após a privatização.

  5. E A PRESCRIÇÃO DO CRIME?

    De que adianta Valério fazer denúncia de crimes que estão beirando os 20 anos do cometimento, se daqui a pouco estarão prescritos? É claro que a justiça não vai querer perder tempo com isso, ainda mais porque envolve a policália mineira do PSDB!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador