Para Moro, mídia deve ser usada “independentemente da culpa” do investigado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Lula Marques
 
 
Jornal GGN – O juiz Sergio Moro admitiu ao Estadão, ainda que indiretamente, que a operação Lava Jato expõe os investigados na mídia “independentemente da culpa”, apenas para “contrabalançar” o suposto “poderio” ou influência que essas figuras poderiam exercer com o intuito de fugir do processo.
 
A declaração foi dada em entrevista divulgada nesta segunda (23), para promover um fórum sobre Lava Jato e Mãos Limpas promovido pela Estadão. Moro vai palestrar nesse evento, ao lado do procurador de Curitiba Deltan Dallagnol e de magistrados italianos.
 
Na entrevista, Moro foi questionado sobre como a Mãos Limpas se diferencia da Lava Jato. Ele respondeu apontando os fatores imprensa e opinião pública como o possível ingrediente do sucesso da operação brasileira. É quando ele sugere que se o Judiciário não agir para “contrabalançar” o poderio dos investigados, estes últimos tentarão intervir para “gerar impunidade”.
 
“A Mãos Limpas ilustrou que, sem o apoio da imprensa e da opinião pública, é muito difícil a condução de processos contra criminosos poderosos. Estes têm poder político e econômico que pode ser utilizado indevidamente para gerar impunidade, independentemente da culpa”, disparou. “Então, é necessário contrabalançar esse poderio, não só com a ação firme da Justiça, mas com o apoio da opinião pública”, disse Moro.
 
Leia a entrevista completa aqui.
 
Assine
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A confissão de crime do

    A confissão de crime do “juíz” criminoso descrita no artigo já é o bastante para colocar Moro na prisão? Ou será preciso o “juíz” matar alguém em público para finalmente ser preso?

    Ou no Brasil um juíz pode cometer o crime que quiser?

  2. Esse estropício é o “boi de

    Esse estropício é o “boi de piranha” do atraso. Usa uma boa ideia: combater a corrupção, para abrir as portas à sua (im)própria corrupção (ganhar por fora) e a de seus mentores, a começar pela rede bostadetelevisão. E o cnj, né, dona carmencita, mais calada do que freira em repouso. Haja saco.

  3. Entrevista ao “estadão”.

    Entrevista ao “estadão”. Conclusões.

    O TOTAL DESPREPARO DE SÉRGIO MORO PARA EXERCER A MAGISTRATURA E SUA TOTAL DESCONEXÃO COM A REALIDADE DA MÍDIA NACIONAL. 

    1. Juiz não tem por função combater o crime (competência da Polícia e MP). Juiz tem por obrigação funcional, ética e moral julgar as pessoas com imparcialidade e equidade, sem interferências outras.

    2. Sérgio Moro (por desconhecimento e ignorância) nada sabe sabe  ou (por má-fé) faz ouvidos moucos à realidade da (grande) mídia brasileira.

    3. Nunca se ouviu um Juiz suplicar apoio popular aos seus movimentos e decisões.

    A PROPÓSITO DA FIGURA DA MÍDIA

    4. Imperdível o filme La Dictura Perfeita (mexicano) no NETFLIX 

    5. Livro: “Número Zero” de Umberto Ecco um dos mais importante  pensadores (filósofo, semiólogo e escritor) do século XX e XXI (falecido o ano passado)

    O QUE SE DIZ DA MÍDIA

    6 – NOAM CHOMSKY, filósofo, cientista cognitivo norte-americano, no mundo acadêmico e tido como o pai da linguística moderna:

    “A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no célebro” –

     

    7 – MALCOM X, ativista norteamericano (1925-1965). Em 1998 revista Time colocou a Autobiografia (escrita em co-autoria com Alex Haley) de Malcolm X entre os 10 livros (de não ficção) mais importantes do Século XX:

     “Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo”

    8 – PROF. ANDREW OITKE, catedrático de Antropologia em Harvard:

    “A imprensa deixou há muito de informar, para apenas seduzir, agredir e manipular.”

    9 – GIUSEPPE TOSI, filósofo italiano residente atualmente no Brasil:

    “Cheguei ao ponto de ter medo de assistir televisão, tão grosseira é a manipulação das notícias”

    10 – JOSEPH PULITZER (simbolo mundial da imprensa), jornalista e editor húngaro, fundador do  jornal The World que se tornou num dos jornais mais importantes da época nos EUA com o lema de ser um jornal “Verdadeiramente democrático, dedicado à causa das pessoas e não à das potentatates da bolsa”:

    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma” 

     

     11 – MILLÔR FERNANDES em 2006:

    “A imprensa brasileira sempre foi canalha. Eu acredito que se a imprensa brasileira fosse um pouco melhor poderia ter uma influência realmente maravilhosa sobre o País. Acho que uma das grandes culpadas das condições do País, mais do que as forças que o dominam politicamente, é nossa imprensa. Repito, apesar de toda a evolução, nossa imprensa é lamentavelmente ruim. E não quero falar da televisão, que já nasceu pusilânime”.

    12 – PAPA FRANCISCO I:

    “Todo o cuidado com a mídia, é pouco: ela deturpa, calunia e desinforma”

    13 – LULA, aos Blogueiros (internet):

    “Na imprensa do Brasil, ninguém vai saber o que aconteceu no Brasil com o meu governo. O futuro leitor tem que ler as revistas inglesas, francesas, os jornais alemães, e, acima de tudo, vocês, a internet”.

    14 – SETZER, Valdemar (Professor Titular do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemátia e Estatística da USP):

    “Estudos modernso atestam que a TV desensibiliza, bestializa, bestifica, idiotiza, vicia, prejudica à saúde física e mental”

    ***

    A se ver

    1. “O TOTAL DESPREPARO DE SÉRGIO

      “O TOTAL DESPREPARO DE SÉRGIO MORO PARA EXERCER A MAGISTRATURA”:

      Dizer “independente da culpa” eh o mesmo que dizer “independente da inocencia”.  Isso eh, ta certo assassinato de reputacoes, que eh o que Moro faz!

      Como um otario desses consegue emprego de juiz no Brasil e somente no Brasil -quando nao conseguiria emprego de escovar bosta do meu vaso sanitario- eh a grande maracutaia brasileira.

  4. #

    O juiz tucano vai fazer história no Brasil: História do Obscurantismo Jurídico.

    Provavelmente lançará uma série de livros cujos títulos eu ouso sugerir ao magistrado:

    Como poupar seus amigos no processo penal.

    Como perseguir seus inimigos no processo penal.

    Como combater a corrupção dos outros.

    Como a mídia pode ajudar quando há interesse recíproco.

    Como a mídia pode atrapalhar quando não há interesse recíproco.

     

  5. “globo lixo, globo lixo”

    DCM:

    VÍDEO: Homem invade link e grita “Globo Lixo” ao vivo

     

    Um homem invadiu uma transmissão ao vivo da Globo e gritou “Globo Lixo” no telejornal “SP1”, nesta segunda-feira (23), na zona norte de São Paulo.

     

    César Tralli chamou o repórter Jean Raupp para falar sobre vacina contra febre amarela, mas o jornalista ficou no ar durante apenas 15 segundos porque foi surpreendido pelo manifestante.

    “Globo Lixo! Globo Lixo!”, gritou o rapaz, usando terno e gravata e óculos escuros. “Tralli, vamos fazer o seguinte, a gente volta daqui a pouquinho”, disse Raupp até o link ser tirado do ar.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/homem-invade-link-e-grita-globo-lixo-ao-vivo/

  6. Desde que os processados
    Desde que os processados sejam seus inimigos e nao seus amigos tucanos..
    ….para muitos inocentes cujas vidas foram destroçadas por esse psicopata, o caso Escola Base eh fichinha, pois envolvia apenas um delegado é a mídia destruindo famílias inocentes, enquanto que o esquema encabeçado por Moro para destruir o campo progressista e levar ao poder os verdadeiramente corruptos envolve Instituições nem um pouco republicanas, mídia e oligarquias nacionais e internacionais patrocinadoras do golpe…por isso moro eh tão premiado pelos EUA, dando palestras inclusive no Wilson Instituto, da CIA….enfim, um grande FDP…

  7. Ele tem tanta convicção que confessa tudo

    Moro, entrou em regime , isto é ele acredita que o que ele faz é justiça, mesmo quando viola as leis.  El é pura convicção. E de tão convicto não se importa em confessar em publico as violações que perpetra. De fato me parece que ele faz questão de confessar tudo em alto e bom som. Afinal o que mais lhe importa pode-se resumir à frase: eu faço porque posso.

    E como o CNJ nada faz ele continua podendo.

     

    PS: qualquer frase deste calibre teria consequências sérias  no mundo ideal da justiça;

  8. O cara não se cansa de falar besteira

    Se a Farsa a Jato tivesse um mínimo de imparcialidade e competência, não precisaria da ajuda da mídia para se afirmar e angariar apoio maciço da população. Porém, ao agirem como agentes partidários, é lógico que a máscara vai caindo e precisam de muletas como a Rede Lixo de Televisão para continuarem com sua escalada goilpista. Além, é claro de estarem aproveitando a fama passageira engoradar suas contas bancárias com atividades que, se não ilegais, são éticamente muito questionáveis… 

  9. O cara não se cansa de falar besteira

    Se a Farsa a Jato tivesse um mínimo de imparcialidade e competência, não precisaria da ajuda da mídia para se afirmar e angariar apoio maciço da população. Porém, ao agirem como agentes partidários, é lógico que a máscara vai caindo e precisam de muletas como a Rede Lixo de Televisão para continuarem com sua escalada goilpista. Além, é claro de estarem aproveitando a fama passageira engoradar suas contas bancárias com atividades que, se não ilegais, são éticamente muito questionáveis… 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador