Moro, que vazou grampo à Globo, nega ter “influenciado” a imprensa contra Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

 

 

Jornal GGN – Na sentença em que condenou Lula a 9 anos e meio de prisão no caso triplex, Sergio Moro negou que tenha utilizado parte da grande mídia para ajudar a força-tarefa a liquidar o direito à presunção de inocência do ex-presidente.

 

O juiz – que às vésperas do impeachment alimentou a Globo com grampo posteriormente anulado pela Suprema Corte, de conversa entre Lula e a então presidente Dilma Rousseff – disse na sentença do triplex que “não controla e não pretende controlar a imprensa, nem tem qualquer influência em relação ao que ela publica.”

 

“Em ambiente de liberdade de expressão, cabe à imprensa noticiar livremente os fatos. O sucessivo noticiário negativo em relação a determinados políticos, não somente em relação ao ex-presidente Lula, parece, em regra, ser mais o reflexo do cumprimento pela imprensa do seu dever de noticiar os fatos do que alguma espécie de perseguição política a quem quer que seja”, disse Moro.

 

O juiz ainda avaliou que “deve-se tirar a política das páginas policiais, mas isso se resolve tirando o crime da política e não a liberdade da imprensa.”

 

Segundo Moro, diante da dimensão do escândalo revelado pela Lava Jato, “é natural, no contexto, que a imprensa tenha notícias para divulgar.” Apesar disso, afirmou que sua sentença foi proferida com base “nas leis e nas provas”, “independentemente de qualquer posicionamento da imprensa a respeito do caso.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. MORO/GLOBO INTIMIDADOS POR LULA: “LEÃO” DE CURITIBA… MIOU

    Atualizado HOJE:

    MORO/GLOBO INTIMIDADOS POR LULA: “LEÃO” DE CURITIBA… MIOU! – DE NOVO!

    Por Romulus

    Muitos leitores vieram me perguntar o que eu achei da condenação de Lula por Sergio Moro ontem. Queriam saber “quando eu ia publicar um artigo sobre isso”.

    Confesso que, assim que saiu a notícia, além de postagem sumária nas redes sociais, não pretendia escrever sobre isso não.

    E por quê?

    Ora, porque essa “notícia” foi uma…

    – … NÃO-notícia!

    Pior: foi uma não-notícia visando, justamente, a virar a pauta do noticiário em relação a notícias de verdade.

    Ia lá eu fazer o jogo da Globo/ Moro e ajudar a pauta fake a subir?

    Tratando dela especificamente?

    Não…

    Nada disso!

    Não que o (não) acontecimento seja irrelevante…

    Não é bem isso…

    A questão é a minha “pegada” como analista…

    Como os leitores já sabem, pensando ~estrategicamente~, meu foco costuma ser muito mais no ~subtexto~ do que nos textos disparados pelos diversos atores do jogo político.

    E em “atores do jogo político” entram, evidentemente, a Globo e Sergio Moro.

    Muito mais importante do que a condenação de Lula por Moro – per se – são:

     

    (i) a sua timidez!;

    (ii) o timing;

    (iii) as limitações técnicas; e

    (iv) os movimentos casados da Globo para tentar pautar os seus desdobramentos.

     

    Passemos, pois, à análise desse subtexto.
     

    LEIA MAIS »

     

  2. Quem mata é Deus

    Ele poderia usar essa clareza de raciocinio na sentença condenatoria de sua autoria ,né ?

    Há policiais que afirmam que nao atiram pra matar , pois quem mata é Deus , se Moro fosse policial diria isso tambem ! 

  3. operador da Globo

    Quando o falsário Moro diz que deu publicidade aos audios de grampos mente. Ele deu para a Globo. Age como agente infiltrado no judiciário para fazer tráfico de influência. Beneficia uma empresa, Globo, que comanda um imenso cartel de comunicação social. Muito pior que os cartéis de emprenteiras, pois a Globo opera sob concessão pública.

    Ao trabalhar em tabelinha com cartel, oro faz parte dele e deveria ser processado por corrupção e tráfico da influência.

    Ele quer fazer crer que Lula não contestou reportagem do Globo de 2010 e diz nos autos que isto transforma a reporcagem em prova material. Por outro lado, nunca questionou as capas da Veja, sobretudo aquela em que o fantasiaram como super herói com as cores do PSDB em confronto com o Lula vermelho. Pela lógica dele, ele é sim uma parte contendora no processo e não permite que se possa dizer que seja isento. Deveria ser afastado e também processado por descumprimento do dever de se afastar de casos que digam respeito aos seu anseios políticos.

    1. Perfeito Wilson. Além do mais

      Perfeito Wilson. Além do mais esse serviçal da rede globo de trapaças, corrupção e chantagens, deveria ter mais respeito com aqueles que pagam suas gordos salários e mordomias indecentes. Lembre-se de quando era estudante, e passe trabalhar com mais discrição, seriedade e independência. Para de aparecer como celebridade de TV. Do contrário, quer ser artista de novela? Larga a Toga, a justiça vai agradecer. Quem sabe, os irmãos Marinho arrumam ao menos uma vaga no proximo BBB.

      Tá certo que deve favores aos seus patrocinadores da globo, mas, ainda é tempo creio, seja altivo, passe para o lado do povo e da justiça, seus verdadeiros, patrão e norte.

      Orlando

  4. Nem preciso comentar

    Leiam o blog do Romulus. Na análise que ele fez destaco uma frae genial que resume o óbvio que todos percebemos, mas que sérgio moro se esforça em negar

    “”Em ambiente de liberdade de expressão, cabe à imprensa noticiar livremente os fatos. O sucessivo noticiário negativo em relação a determinados políticos, não somente em relação ao ex-presidente Lula, parece, em regra, ser mais o reflexo do cumprimento pela imprensa do seu dever de noticiar os fatos do que alguma espécie de perseguição política a quem quer que seja””

    Diz o Romulus:

    “Estamos diante do exemplo pronto e acabado de uma afirmação que é a sua própria negação!”

  5. Novos Tempos?

    Nassif: a Cíntia que me perdoe, mas Savonarola dos Pinhais tem razão. Pô, se é fato notório que foi a grande mídia quem redigiu a condanação (com 70% escrito pelos do Jardim Botânico e 10% pelo bando de Don Raton) temos então uma inversão. O Verdugo é que ficou impressionado com o volume de provas originários dos noticiários poderosos. Inclusive, as delações eram incorporadas aos autos conforme orientação desses “patriótas” investigadores. Ele só emprestou o nome e rubricou, tipo Juíz de aluguel. Só esperam, os tubarões, que ele não cobre royalties, o que seria mereceido.

  6. Dizem…

    De certas pessoas, dizem que é fácil saber quando mentem: basta ver que seus lábios se movem.

    No caso da fuinha das araucárias, porém, a gente vê os lábios se moverem, mas se pergunta se não é ventriloquismo…

  7. Sleazocracy: um presente da Grã-Bretanha para os EUA (só?)

    De acordo com o “desconhecido” The New York Times, a mais importante exportação cultural recente dos britânicos (esqueçam Shakespeare, Dickens, Beatles ou Bowie)  e é a “sleazocracy”, ou o uso de truques, manipulações e técnicas de “realidade” televisiva para a influência e o lucro na era da politica como entretenimento.

    … A mídia/imprensa sórdida, corrupta, imoral … (como já antecipava Pulitzer, aqui já estamos criando a consequência: ).

    Em traduções criativas, podemos dizer que “sleazocracy” = corruptocracia, sordidocracia ou … imorocracia…

    Encerram o artigo com um bem vindos à nova classe dominante: “Welcome to new ruling class. Made in Britain”.

    https://www.nytimes.com/2017/07/14/opinion/rob-goldstone-russia-donald-trump-j.html?action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=opinion-c-col-right-region&region=opinion-c-col-right-region&WT.nav=opinion-c-col-right-region

  8. O ápice da cretinice se

    O ápice da cretinice se consubstancia na mentira. O desMoronado é exemplo cuspido e escarrado dessa merdiática hipocrisia.

     

  9. INTERCEPTAÇÕES TELEFÔNICAS

    INTERCEPTAÇÕES TELEFÔNICAS devem ser destruidas, como manda a lei. Não ficarem nas MÃOS OU GAVETAS DE UM ESQUISOFRÊNICO travestido de JUIZECO. 

  10. Sordidez…

    Bom, a insinuação (sim, pois isto é uma insinuação sórdida) que há mais audios comprometedores, mas que ele – tão bonzinho – não mostrará, me autoriza a dizer aqui que tenho um video dele, como voyeur de uma festa, onde uma certa senhora, que lançou um site em sua defesa, aparece renrabichada por um bando de passistas de uma escola de samba aqui do Rio – em pelo. Verdade mentira? Não importa. Só mostrarei depois que ele divulgar este lote específico de canalhice que ele diz guardar.   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador