Na eleição, “se justifica a divulgação de determinadas informações”, diz Moro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Juiz da Lava Jato defende a entrega de todas as informações a jornalistas e afirma que eles ajudam nas investigações

Jornal GGN – Convidado para palestrar no Fórum Aner de Revistas, promovido pela Associação Nacional de Edtores de Revistas, o juiz federal Sergio Moro, que conduz a Lava Jato, criticou a nova lei do direito de resposta, elogiou os “milhões” de manifestantes que foram às ruas em 2015 “contra a corrupção” e rebateu as críticas sobre o vazamento de informações e delações premaidas da operação na Petrobras a veículos da grande mídia.

Segundo relatos do jornalista Lino Bocchini, do portal da CartaCapital, Moro começou sua palestra, na tarde de segunda-feira (23), defendendo que a divulgação de todas as informações referentes a grandes processos como a Lava Jato devem ser divulgadas. Para ele, a “ação penal 470”, mais conhecida como Mensalão, foi um “exemplo” de como a cobertura da imprensa tem ajudado. “É um contributo para o avanço das investigações”, comentou.

Segundo Bocchini, Moro criticou quem o acusou de vazar informações da Lava Jato numa tentativa de interferir no processo eleitoral. Segundo o juiz, “no período eleitoral mais se justifica a divulgação de determinadas informações”.

Ele também afirmou que “nos processos envolvendo figuras poderosas, o juiz precisa de apoio da opinião pública”. Em outro momento, ele afirmou que temos uma “corrupção sistêmica, profunda e penetrante no Brasil. O nível de degradação da coisa pública é impressionante” e apontou que não houve respostas do “governo” nem do “Congresso” quanto às manifestações anti-corrupção que marcaram o início de 2015.

Entrevistado no palco pelo presidente da editora Globo, Frederic Kachar, Moro disse que a lei de imprensa é “muito vaga” e poder usada como “instrumento de censura”. Ele também comparou a Lava Jato à operação Mãos Limpas, da Itália, e disse que naquele país, o sistema político “foi mais forte. Kachar, por sua vez, defendeu a “via de mão dupla”: a Justiça ajuda jornalistas com informações e os jornalistas ajudam a Justiça com suas publicações.

Ao final, Moro foi aplaudido de pé pela plateia composta basicamente por membros de grandes grupos de comunicação.

Com informações da CartaCapital

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

61 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Segundo Bocchini, Moro

    “Segundo Bocchini, Moro criticou quem o acusou de vazar informações da Lava Jato numa tentativa de interferir no processo eleitoral. Segundo o juiz, “no período eleitoral mais se justifica a divulgação de determinadas informações””:

    Todos os delegados de merda do Brasil concordam com ele.

    1.  
      Duďe . Menos meu caro, por

       

      Duďe . Menos meu caro, por favor. Esse fascistazinho de meia pataca do moro não tem a menor qualificação inteleectual nem moral que possa justificar tamanha ofensa aos políticos.

      Entendo caber um pedido de desculpa ao próprio político que simboliza tudo que não presta, na pessoa do cafajeste do eduardo cunha. Ainda assim, ao menos, trata-se de um safado inteligente.

      Orlando

       

  2. Torquemada do republicanismo petista

    É impressionante como esse juiz vestiu a camisa da oposição. Até os argumentos contra o direito de resposta são idênticos e igualmente rasteiros, 

    É o novo queridinho da mídia e Torquemada do republicanismo petista. 

     Por que o pixuleco do aécio neves em furnas não vazou, dotô moro? 

    Cara de pau.

    1. Esser juizeco não passa de um

      Esser juizeco não passa de um coxinha togado, que faz com prazer o trabalho sujo da quadrilha midiática.

      Entretanto, apesar de execrar esse juiz, esperava um pouquinho mais de erudição do mesmo:

      – Suas poucas palavras pronunciadas em inglês naquele vídeo do “tapa de luva” que o Marcelo Odebracht deu nele mostraram que seu inglês é “fernandista”, ou seja, sofrível.

      – Seus argumentos (se é que podemos chamá-los de tal) sobre os vazamentos para a mídia amiga são sofríveis.

      – Sua defesa à libertinagem de imprensa parece um “Deja vu” da Miriam Leitão.

       

      Se podemos ver um lado bom nessa história toda é que a exposição dessas santidades do judiciário nos revela o quão provincianos e incultos os mesmos são.

  3. “via de mão dupla”

    Realmente a nossa imprensa e o MP e Judiciario perderam todo e qualquer pudor.  

    Quero saber de uma coisa, quando uma operação pegar o grupo Globo ou a Folha ou a Abril etc, por sonegação fiscal ou qualquer pratica ilegal, eles vão correndo fazer seus vazamentos para esses mesmos grupos?

     “Em outro momento, ele afirmou que temos uma “corrupção sistêmica, profunda e penetrante no Brasil. O nível de degradação da coisa pública é impressionante”

    Tolinho… Fazendo o jogo do moralismo para americano ver. Como se ali, no meio desses grupos de comunicação, não houvessem as mesmas praticas criminais encontradas pela Lava Jato.

    E assim chegamos ao fim do annus horribilus.

  4. Se ele se refere ao que

    Se ele se refere ao que publicou a Veja ANTES DAS ELEIÇÕES!

    O que foi publicado e que foi VERDADE E O QUE FOI MENTIRA?

    Ele NÃO PODE MAIS SER UM MAGISTRADO DESTE CASO….

    Faltou essa crítica…

    Falta ética….

    O PT precisa impugná-lo antes que ele alcance seu objetivo, que não é o de fazer justiça, mas o objetivo que ele traçou como SEU!

  5. É assustador a naturalidade como ele justifica a interferência..

    É assustador a naturalidade como ele justifica a interferência da mídia e da opinião pública nas decisões dos juízes. Um dos princípios basilares do Poder Judiciário é justamente a imparcialidade. E como ficou demonstrado, o juiz Moro despreza essa regra básica do direito. A imparcialidade do juiz é pressuposto de validade do processo, devendo o juiz se manter neutro.

     A Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, no artigo X deixa bem claro que:

    “Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir sobre seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele”.

    1. AS PALAVRAS DO JUIZ ATRAVESSOU A BARREIRA DA INDEPENDÊNCIA.

      Depois do que disse o Moro no evento da Veja já não podemos mais confiar na justiça brasileira, afirmou em outras palavras que interferiu na eleição presidencial. O TSE deveria pedir o seu afastamento por crime eleitoral. concordo com você Wilson isso é realmente ASSUSTADOR outra palavra não descreveria melhor a mente seleta e PIGal do Juiz.

      1. A quebra da regras básicas do direito…

        A quebra das regras básicas do direito expõe os acusados ao arbítrio e aos caprichos dos seus julgadores. Isso o que estamos presenciando é pura inquisição. O Juiz Moro não tem limites.

  6. A pior quadrilha

    Pior que qualquer quadrilha criminosa é a quadrilha institucionalizada que recebe autoridade e meios do Estado para fazer e acontecer, como faz essa quadrilha chefiada pelo Moro. 

    Ao mandar prender o Bumlai hoje, quando ia depor numa CPI ele dá um tapa na cara do Congresso Nacional e outro nos ministros do STF que entendem a prisão preventiva ser uma exceção, não a regra.

    http://blogdobriguilino.blogspot.com.br/2015/11/moro-2015-o-estado-sou-eu.html

  7. Bem, pelo menos ele é
    Bem, pelo menos ele é sincero.
    Não nega os vazamentos, a razão deles, e ainda justifica a enxurrada de vazamento no período eleitoral…..
    Td bem q esse cara não age como um juiz, mas na atual conjuntura, em q temos um MJ moribundo e covarde, e uma presidente aparentemente perturbada e desconectada da realidade, o Moro tá mais do q certo, ele simplesmente ocupa os vácuos de poder q se abrem na sua frente.

    Tomara q o PT e a presidente capitulem logo, pq o q vier no seu lugar no futuro, o que assumir o poder político no país, não tenho dúvida, vai tratorar esses canalhas golpistas do judiciário e PF.

  8. O MORO DEVERIA SER JORNALISTA DA VEJA E NÃO JUIZ.

    Prezar por imparcialidade é o maior princípio a seguir por um juiz, quando se seletiva e agi de tal forma, já deveria ter sido afastado pelo CNJ, escancarou que queria intervir no processo eleitoral, em tempo e hora e parece que foi planejado. O TSE deveria também se manifestar. E notório que a nossa mídia desequilibra ideologicamente uma eleição, então um juiz não pode suprir esses veículos durante um processo eleitoral com informações que ainda não se confirmou, a meu ver o STF está se prestando a um papel desprezível na prática da justiça verdadeira, aquela que não tem lado. É curioso uma prática de vazamentos seletivos afirmado pelo próprio juiz num evento preparado pela revista que vazou na véspera de uma eleição e ele não ser responsabilizado pelo delito. Alguém tem que enfrentar esse juiz pelos meios judiciais, a não ser que estejam todos com a faca no pescoço. Será que esse juiz é o algoz dono da faca? Dono da justiça já sabemos que é.

  9. quem para essa quadrilha ?!?

    Esta cada vez mais escandalosa essa operação. O juiz ja veste a camisa da VEJA e do PSDB descaradamente. Agora, lógico, com o aval dos entreguistas da PF e do MPF , o EUA está prestes a ser o “dono” do doleiro ao preço de se destruir a Petrobras, e depois ficam falando que querem salvar o Brasil. Cada vez mais fica transparente o objetivo escuso dessa operação, com temperos americanos, fascistas, partidário. Da nojo. Segue abaixo noticia do próprio Estadão.

    Corre no mundo jurídico que Alberto Youssef teria feito um acordo de delação premiada nos EUA, incluindo abrigo futuro para ele e sua família. Apesar de admitir que houve conversas a respeito com a justiça americana, o advogado do delator, Antonio Augusto Basto, disse que a medida não é prioridade agora.

    “Cabe ao governo americano nos procurar e trazer uma proposta concreta. Se entendermos que isso é viável, seguimos em frente. Houve conversas sobre o assunto, mas elas não progrediram”, disse Basto.

    Ou o Brasil acorda, ou os capiais de Curitiba vão destruir a nação.
     

  10. quem para essa quadrilha ?!?

    Esta cada vez mais escandalosa essa operação. O juiz ja veste a camisa da VEJA e do PSDB descaradamente. Agora, lógico, com o aval dos entreguistas da PF e do MPF , o EUA está prestes a ser o “dono” do doleiro ao preço de se destruir a Petrobras, e depois ficam falando que querem salvar o Brasil. Cada vez mais fica transparente o objetivo escuso dessa operação, com temperos americanos, fascistas, partidário. Da nojo. Segue abaixo noticia do próprio Estadão.

    Corre no mundo jurídico que Alberto Youssef teria feito um acordo de delação premiada nos EUA, incluindo abrigo futuro para ele e sua família. Apesar de admitir que houve conversas a respeito com a justiça americana, o advogado do delator, Antonio Augusto Basto, disse que a medida não é prioridade agora.

    “Cabe ao governo americano nos procurar e trazer uma proposta concreta. Se entendermos que isso é viável, seguimos em frente. Houve conversas sobre o assunto, mas elas não progrediram”, disse Basto.

    Ou o Brasil acorda, ou os capiais de Curitiba vão destruir a nação.
     

  11. A elite zelote tupiniquim tem

    A elite zelote tupiniquim tem absoluto controle sobre o sistema penal, midiático e educacional.  Neste artigo de Nassif o Moro deixa bem claro. “(…) Para ganhar a adesão dos grupos de mídia, o pacto tácito incluiu a blindagem dos políticos aliados. Explica-se por aí a decisão de Janot de isentar Aécio Neves das denúncias do doleiro Alberto Yousseff, sem que houvesse reclamações do Grupo de Trabalho.

    A falta de cuidados com o desmonte da cadeia do petróleo também se explica por aí. Na opinião de Moro e da Lava Jato a corrupção nas obras públicas decorre de uma economia fechada, preocupada em privilegiar as empresas nacionais.”(…)

    http://www.cartacapital.com.br/politica/como-a-lava-jato-foi-pensada-como-uma-operacao-de-guerra-5219.html

  12. Vou por fogo no meus livros

    Vou por fogo no meus livros de direito. Na doutrina penal e especialmente na constituição federal, afinal pra que serve tudo isso?

    Este juiz é vingativo. E juiz vingativo é uma desgraça total.

    Quem freia um cara destes?

  13. Profissionalismo?

    Se realmente é este o teor da ‘palestra’ acho que vamos ter que repensar a justiça. Isto para mim é defesa do direito do uso de provas obtidas pelo estado de forma totalmente arbitrária, distribuído a grupos econômicos, contra supostos abusos, usando a técnica do teste de hipóteses. O direito de defesa foi sepultado por um juiz em defesa de uma figura de retórica: o cidadão de bem.

    Todos os abusos cometidos por estas empresas são conhecidos a anos, a Petrobrás teve uma CPI na véspera de cada eleição presidencial, e uma das CPIs foi palco, comprovado, de achaque. Temos órgãos de avaliação de acompanhamento, e de repressão nos municípios, estados e união. Não conseguiram perceber qualquer irregularidade durante décadas em milhares de obras,  e milhões de licitações do estado. Simplesmente não funcionam, não servem para nada, a maioria das provas veio do exterior!

    O sistema judicial no país é absolutamente caro, ineficiente e amador. Este juiz fez uma confissão de amadorismo, é o jeitinho judicial brasileiro na ausencia de profissionais na área.

    1. A mídia foi formada de modo a

      A mídia foi formada de modo a alienar a população, e o judiciário de modo a oprimir o pobre, pois a justiça serve apenas para garantir os interesses burgueses, um poderoso só perde na justiça quando é para favorecer o interesse de outro poderoso. Foi somente por isso que os empreiteiros foram presos na lava jata, do contrário ficava tudo como ficou no escândalo do Banestado, como fica no escândalo do trensalão e do mensalão tucano.

  14. Apenas o texto discursado, em

    Apenas o texto discursado, em si, justifica o seu afastamento e a imediata abertura de sindicância, afinal, juiz que discursa sobre o descumprimento da Loman e sua estrutura judiciária, bem como, em relação à legalidade de suas ações, nada mais poderia esperar. D’outro lado, pressuponho que, mais uma vez, discursou para seus pares (incluídos desembargas e ministretes), ousando obter tácita e total adesão ao “prendo e arrebento”. Conspurcou geral. Afinal, o que o pecuarista, preso hoje, representaria de perigo ao mundo real? 

  15. Isto demonstra que ele não

    Isto demonstra que ele não respeita a soberania do voto e da vontade popular, ou seja, não respeita a democracia, para este tipo de gente o melhor sistema de governo é a oligarquia. Se ele vazasse informações que todos os outros partidos envolvidos na Lava Jata ainda dava para entender, mas não foi isso o que aconteceu, o vazamento se deu de forma seletiva de modo a prejudicar a candidata do governo e favorecer o candidato da oposição.

  16. Começo pelo fim:  realmente o

    Começo pelo fim:  realmente o nível de degradação da coisa pública é impressionante. Coisa Pública que inclui também o Judiciário. esqueceu de realçar o hoje pop star juiz. 

    Pois para que degradação maior que um magistrado ir além das suas alpergatas e sair por aí à torto e à direito apregoando moralismos através de expediente imorais? Ou não será imoral servir de esteios para interesses políticos-ideológicos confessos? Ou, arguido de outra maneira: qual o ânimo dessa entidade que o convidou para palestrar? Qual a expertise anterior do Dr. Moro na área das comunicações? O que ele entende de mídias? 

    Foi convidado, assim como ganhou o prêmio de “Homem do Ano” do conglomerado Globo, SÓ e SOMENTE SÓ porque conduz essa Operação Lava Jato de uma forma, digamos, agradável a esse público que quis ouvi-lo. Não fosse isso estaria lá no seu cadinho do simples; recolhido e tão famoso tal qual qualquer cidadão deste país.

    O tantinho de confiança e de respeito que ainda possuía desse senhor a partir dessa acabou após essa exposição escandalosa  da sua “nudez” como homem público que  usa dessa condição para atingir determinados fins que não são exatamente os da coisa e da causa pública.

    Se realmente fizesse da dignidade o seu apanágio,  em vez das loas à liberdade de imprensa que ele bem sabe representar mais a liberdade dos DONOS da imprensa alienar e manipular a população, alertaria a estes sobre os abusos que são cometidos diariamente contra aqueles que ousem atravessar seus caminhos. 

    Mas não, a sabujice teria que vir através de uma sentença que pode ser apreendida como um incentivo para que o jornalismo bandido continue a dar as cartas. Ao afirmar que “no período eleitoral mais se justifica a divulgação de certas informações” faltou o ilustre juiz complementar: “para isso conte conosco”. 

     

     

     

    1. Fascista Perigoso

      Pedro

      Esse sujeito é um fascista muito perigoso.

      É um fascista, com uma estatégia muito bem articulada, que está tripudiando sobre o Estado Democrático de Direito.

  17. Fala Toffoli!

    O TSE precisa se pronunciar urgentemente sobre o qu foi pelo Carniceiro de Curitiba, seja de ouficio ou provocado por algum partido, parlamentar ou cidadão.

    Um disparate deste kilate não pode ficar sem uma resposta oficial.

    Trata-se a meu juizo, de invasão de seara alheia, a seara do tribunal eleitoral.

    Esse senhor não pode ir metendo o pé na porta de tudo quanto setor deste país como se o mesmo fosse o fiofó de mãe Joana.  

  18. O Dr. Moro acaba de “Lavar”,

    O Dr. Moro acaba de “Lavar”, aquela peça publicitária que VEJA produziu as vésperas da Eleição……

  19. “Segundo o juiz, “no período

    “Segundo o juiz, “no período eleitoral mais se justifica a divulgação de determinadas informações”.”

    Aqui o lesa pátria confirma que vaza seletivamente o que interessa a direita para destruir o PT.

    Este é o mesmo juiz que blindou os corruptos do BANESTADO.

    Será que ele levou alguma vatagem naquela investigação?

    Por que os blogs sujos não dão uma investigada neste cabra? Falta grana?

    Podemos fazer uma campnha de arrecadação de fundos com esta finalidade.

     

  20. A Vazante

    A Operação Vazante do Dr Moro não tem freios ? Para que serve o Conselho Nacional de Justiça ? É correto julgar a partir das páginas de veja ?

  21. A Vazante

    A Operação Vazante do Dr Moro não tem freios ? Para que serve o Conselho Nacional de Justiça ? É correto julgar a partir das páginas de veja ?

  22. Corrupção não é apenas peculato.

    E aquela história de que juiz só se pronuncia nos autos?

    Há leis e jurisprudência que regulamentam a atividade de juiz, questão de aplicar esses recursos, representar no CNJ, na corregedoria, contra o juiz que fizer diferente do que deve até para que não corrompa o Judiciário. E se o “castigo” não é imediato, será feio entrar para a história não como o juiz que interrompeu com a corrupção mas sim como o que corrompeu a Justiça, o Estado.

  23. Um dia depois do outro….

    Será que ele teria a mesma opinião caso o investigado (a)  fosse um parente em primeiro grau?

    Essa “Justiça” está caolha.

    Para combater esta cachorrada: Lula/Hadad em 2018!

  24. De tudo o que esse juiz vem

    De tudo o que esse juiz vem fazendo, sua mais suja jogada é o alinhamento com a mídia corrupta nacional que deixa os velhotes inúteis do STF completamente acovardados,  emasculados, ante o ativismo de Moro que beira o crime e corre sem freio algum. Quanto mais ele coloca pessoas na cadeia, com as intermináveis fases da Lava Jato, mais fica evidente que ele não tem prova nenhuma e só está buscando freneticamente encontrar a bala de prata que salve a Lava Jato e seu pescoço dos rosários de crimes e abusos cometidos nessa operação política dirigida para encalacrar o PT.  Já são 48 delatores, nunca na história desse país viu-se algo semelhante. Aliás, os presos dessa operação fariam bem  em vir a público denunciar que esses senhores do MPF e Moro não estão querendo investigar corrupção coisíssima nenhuma, o que eles querem é atingir o PT, num processo que usa a corrupção como meio para se atingir um fim, na medida em que se recusam ouvir qualquer denúncia que envolva fatos anteriores ao período de corte, 2003, que é a base a partir da qual desenvolveram as investigações que atingem o governo, o PT e agora o ex presidente Lula, com evidentes propósitos políticos.

    1. Camisa Preta

      Esquiber

      Um dos delatores afirmou que se prontificou a relatar fatos dos últimos 20 anos. Os promotores e delegados só queriam denúncias dos últimos 12 anos.

      A predileção pelo uso de camisa preta por Sérgio Moro não é uma coincidência trivial… É um reflexo de sua alma fascista.

    2. Quem já leu “O alienista”, de

      Quem já leu “O alienista”, de Machado de Assis, sabe quem é o verdadeiro ‘louco’ – no caso atual o verdadeiro ‘corrupto-mor’. Simão Bacamarte é o alter-ego menos ofensivo desse justiceiro meia-boca, que já declarou se  empenhar no projeto de deslegitimar o sistema político brasileiro. Ele se inspira na ‘mãos limpas’, aquela que pariu Berlusconi e arruinou a economia e o Estado italianos, que há 20 anos está em crise e que, de terceira força passsou a desonroso sexto lugar entrea as economias européias.

  25. Desde que seja só de um lado

    Desde que seja só de um lado ,né Moro ? Por que não falou sobre delação de Youssef do Aecio na Lista de Furnas? 

  26. Eu gostaria de saber, o que

    Eu gostaria de saber, o que há de “vago” na legislação brasileira que permite que alguém que comete “flagrante injustiça” seja considerado juiz?

    Ainda que, a essa altura, cada vez considerado menos? 

     

    “Há algo de podre na república de arns.” 

     

    1. “Eu gostaria de saber, o que

      “Eu gostaria de saber, o que há de “vago” na legislação brasileira que permite que alguém que comete “flagrante injustiça” seja considerado juiz?”:

      “Brasíndia”.

  27. aguardamos !!

    ..  desde o inicio da operaçao foi divulgado que a planilha de excel tinha 753 linhas, cada uma com uma operaçao do doleiro.

    portanto, ha muito trabalho …. e muito a ser descoberto / divulgado por vazamento ou nao.

    vazar nao consta da constituiçao de 1988 .

  28. Subiu pra cabeça …

    Alguem perguntou por que antes de 2003 “não vem ao caso”? Alguem perguntou se, em caso de inocencia, como fica a reputação das pessoas que tiveram seus nomes jogados na lama em decorrencia dos vazamentos? Algume perguntou se esse juiz se acha deus?

  29. Esse marajá só ficará

    Esse marajá só ficará sossegado quando a união não arrecadar mais o suficiente para pagar enm o imoral e inconstotucional salário de 77 mil dele fora as verbas indenizatórias.

  30. Esse ai e os delegados da PF

    Esse ai e os delegados da PF são anti-petistas declarados basta ver as ofensas e xingamentos contra o pres. Lula na comunidade FORA DILMA!!! que eles eram seguidores.

  31. antes dessa palestra,era mais

    antes dessa palestra,era mais dissimulado.

    mas agroa, o moro confessou que faz parte

    mesmo do tal conluio midiático et caterva,

    que mete medo em todo mundo.

  32. Por que não divulgou

    Por que não divulgou determinadas informações como a delação do Youssef sobre a extensa lista de Furnas? Não vem ao caso?  A Eletronuclear não é Petrobras e no entanto veio ao caso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador