Para FHC, o oráculo do golpe, Alckmin é santo e Aécio “só pediu dinheiro emprestado”, por Jeferson Miola

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: George Gianni/PSDB

Por Jeferson Miola

FHC é o oráculo da oligarquia golpista e, ao mesmo tempo, o cimento que une os laços domésticos e estrangeiros do golpe perpetrado no Brasil. Ou seja, um operador central do golpe.

Na derrubada da Dilma e na caçada implacável ao Lula, ele atuou ativamente na conspiração com Aécio, Temer, Cunha, Padilha e caterva; mas usou a camuflagem de “magistrado imparcial”, para tentar conferir legitimidade à sua voz na mídia golpista.

A trajetória política e ideológica decadente do FHC tem a singularidade de ser ao mesmo tempo contínua e, sobretudo, degradante.

FHC sempre consegue alcançar um lugar mais profundo no esgoto moral e ético. Em plena velhice – ou, no caso dele, em notável decrepitude intelectual e existencial – FHC protagoniza o papel mais miserável e vil que poderia se esperar de um adversário político.

FHC não passa de um canalha podre. A entrevista dele ao Valor neste 20 de abril é uma enciclopédia de cinismo e podridão política.

As afirmações de FHC na longa entrevista dada à jornalista Maria Cristina Fernandes falam por si. O “príncipe” da oligarquia defende idéias que, não fossem somente estúpidas, seriam suficientes para recomendar sua interdição.

Sobre a denúncia do objetivo da Lava Jato de destruir Lula e aniquilar o PT, ele diz: “Eles tentam dizer que há uma conspiração de vocês, da mídia. É importante mostrar que as instituições estão funcionando com independência dos interesses políticos imediatos”.

Sobre Luciano Huck, o apresentador da Globo que não faz muito tempo FHC disse que tem “o estilo do PSDB”, o cínico FHC declarou: “Não vi com bons olhos a candidatura do Luciano Huck. Não fui eu quem lançou o Luciano. Nunca lancei o Luciano”.

Respondendo ao questionamento da jornalista sobre a impressionante capacidade do PSDB ser protegido pela PF, pelo MP, pela mídia e pelo judiciário, a hipocrisia do FHC alcançou o ápice:

– “Alckmin é citado num processo de caixa dois como citado, não há nenhuma conexão de causa e efeito. A Justiça não pode julgar citações. Qual é a prova? Não tem nada. Por que foi para Justiça Eleitoral? Porque é caixa dois. Ele tinha o foro privilegiado, já não tem. Se deixou de ter, alguém vai ter que responder. Onde? Na Justiça em que ele é citado. Isso não é coisa nova nem antiga, é a lei”. Quá, quá, quá. Alckmin consta nas planilhas de propina da Odebrecht com o apelido de “santo”.

– “No caso do Aécio, a citação diz respeito ao que se deu na esfera privada. No caso do Aécio, pegou dinheiro emprestado. Você pode discutir por que pedir deste e não daquele… Tudo bem, é um julgamento possível. No caso do Lula é uma outra coisa diferente: é uma acusação que passou pela Justiça, não sou juiz, não li o processo, não vou julgar”. Nota: Aécio é um corrupto multi-denunciado que cobrou milhões em propinas das empreiteiras e que recebia R$ 50 mil de mesada de Joesley Batista.

– “Se você pegar meu nome, puser lá na internet, tenho um apartamento em Paris. Tem até fotografia. Nunca tive!”. Ele não tem apartamento em Paris assim como não sustentou com dinheiro de propina de empreiteira o filho da sua amante no exterior.

– “Azeredo é acusado, mas não conheço o processo [sic]. Era presidente do partido e eu até dei uma declaração dizendo que devia ser investigado. Qual é a acusação? É dinheiro de campanha que teria sido dado”.

Sobre o modelo de corrupção sistêmica que ele aperfeiçoou para garantir seu governo e para comprar a reeleição, o decrépito disse: “A mim ninguém pega com negócio de Polícia Federal. Isso que se tornou generalizado, não era assim”. O comprador da reeleição tem a cara de pau de declarar que “O que acho grave é que a corrupção, no Brasil, mudou de escala e de modo de proceder”.

FHC é honesto somente no momento em que, numa revelação incontrolável da sua inveja e do seu despeito oceânico em relação a Lula, ele afirma que “Nós que temos interesse na política – jornalistas, políticos, intelectuais – estávamos ligados vendo o que acontecia em São Bernardo. Mas tinha mais gente assistindo ao treino do Palmeiras”.

Coitado do FHC. O mundo inteiro assistiu ao vivo, desde o sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo, as cenas épicas e um dos textos políticos de maior valor histórico pronunciado por um injustiçado, o maior líder popular do Brasil e do mundo na atualidade: Luís Inácio Lula da Silva.

Continue lendo aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Foi piorando com o tempo,

    Foi piorando com o tempo, tornando-se mais cínico, mais velhaco, nem há mais como ele estragar sua biografia, jogada no esgoto por suas falas e ações…..  Mefistófeles sugou-lhe a alma inteira, nada sobrou…….

  2. Declarações canalhas de FHC
    Declarações canalhas de FHC só são possíveis num país em que se adota como regra o discurso mentiroso e reiterado na tentativa de sugerir saídas fora da lei para seus criminosos de estimação.

  3. FHC
     

    É UM PROFESSOR.

    E em política ele  faz escola.

    A esquerda tem muito, não, tem tudo o que aprender com ele.

    E quanto a polícia federal, ele está corretíssimo.

    No tempo dele, a polícia federal não tinha viaturas, os prédios não tinham manutenção e os funcionários não recebiam reajustes. Nem papel sulfit para trabalhar eles tinham.

    A justiça, o ministerio público, a previdência , todos receberam o mesmo tratamento.

    Ele foi generoso com os servidores em um momento. Após 11 anos sem dar reajustes à categoria, concedeu, de uma vez, um reajuste de 1%,

    http://imirante.com/brasil/noticias/2003/06/11/camara-aprova-reajuste-de-1-para-servidores.shtml

    http://www.diap.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6061:fhc-suprimiu-mais-de-50-direitos-dos-servidores-publicos&Itemid=207

    Alckmin fez em São Paulo o que o FHC fez no Brasil.

    A história mostra que eles estão certos.

      

  4. FHH perdeu o cargo de oráculo
    FHH perdeu o cargo de oráculo do Golpe para Jucá e Machado. Portanto, nem para isso o velhaco serve. Que os tucanos não têm escrúpulos sabemos todos desde o escândalo da parabólica. Da mesma forma que a voz de Moro denúncia seu carater, a boca de sovaco denúncia o caráter de FHH. São traços e nuanças que delatam as personalidades.

  5. #

    Por que será que quando FHC disse que Aécio pediu dinheiro emprestado a Joesley, a jornalista não lhe perguntou; então por que Aécio disse que mataria o transportador do dinheiro caso este quisesse fazer delação? 

    Ela poderia lhe fazer outras perguntas como por exemplo: Se era um empréstimo, uma simples transferência bancária ou um simples cheque administrativo não seriam mais apropriados do que transportar o dinheiro em 4 malas?

    Por que transportar em 4 malas?  Por que um empréstimo seria objeto de uma delação?

    “Jornalista” chapa branca.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador