Lava Jato prende presidentes da Odebrecht e Andrade Gutierrez

Marcelo Odebrecht. Foto: Enrique Castro/Reuters

Marcelo Odebrecht

Jornal GGN – Em mais uma fase da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu o presidente Marcelo Odebrecht e os executivos Márcio Faria, Alexandrino Alencar e Rogério Araújo, da Odebrecht, Otávio Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez, e os executivos César Ramos Rocha e Flávio Lúcio Magalhães, também da Andrade Gutierrez. As duas das maiores empresas do país são suspeitas de corrupção e formação de cartel para fraudar licitações de obras na Petrobras, segundo os investigadores.

Batizada da Operação Erga Omnes, a 14ª fase da Lava Jato cumpre 59 mandados judiciais em quatro Estados, com a participação de mais de 200 policiais federais. Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (19), a força-tarefa da Lava Jato sustentou que ao menos dois delatores do esquema de corrupção da Petrobras admitiram que receberam recursos da Odebrecht em outros países, sendo um deles o Panamá. O nome do ex-diretor Pedro Barusco foi citado. Ele também é um dos responsáveis por envolver o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, na investigação. A força-tarefa informou que os delatores falaram do recebimento de dinheiro desviado da estatal, e que as autoridades conseguiram localizar a empresa offshore que fez o pagamento.

Segundo o Estadão, o pagamento seria da ordem de US$ 23 milhões, efetuado pela Odebrecht numa conta aberta na Suíça. No final de maio, a empresa disse às autoridades, em nota, que “não participa de esquemas ilícito, menos ainda com a finalidade de pagar vantagens indevidas a servidores públicos ou executivos de empresas estatais”. 

Já contra a Andrade Gutierrez existe depoimento do doleiro Alberto Youssef, afirmando que, “além de operar propinas da empreiteira Andrade Gutierrez no esquema de desvios na Petrobrás, também operou 600 milhões de dólares do Caixa 2 da empresa às vésperas de ser pego na operação”, reforçou o Estadão.

A força-tarefa da Lava Jato disse que há indícios concretos de que os presidentes das duas empresas tinham conhecimento dos esquemas de corrupção. O grupo, formado pela Polícia Federal e Ministério Público Federal, garante que além das delações premiadas, têm documentos que endossam as suspeitas e justificam as prisões preventivas. A aposta é de que o juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, levante o sigilo das investigações.

“A Andrade Gutierrez reitera, como vem fazendo desde o início das investigações, que não tem ou teve qualquer relação com os fatos investigados pela Operação Lava Jato, e espera poder esclarecer todas os questionamentos da Justiça o quanto antes”, disse a empresa, em nota, segundo o Estadão.

Ainda de acordo com a força-tarefa, Youssef é uma das principais figuras que implicam a Odebrecht, e Fernando Baiano, considerado o operador do PMDB no esquema, está ligado à Andrade Gutierrez.

“Quanto [aos crimes de] cartel e fraude em licitações, não temos dúvidas. A questão é quando iremos fornecer as denúncias contra essas e mais 20 empresas, porque é uma denúncia complexa, que envolve muito anos de esquema. Mas não há dúvidas de que a Odebrecht e a Andrade Gutierrez fraudaram licitações. Só é necessário aprofundar os casos de corrupção. As empresas não podem passar agora por inocentes. Tudo indica que elas estavam envolvidas, como um todo, e não sendo usadas por um determinado alguém. A prática de negócio era a cartelização e a fraude em licitações”, disse Carlos Fernandes Lima, um dos procuradores da Lava Jato, durante coletiva de imprensa.

Ele disse ainda que para a força-tarefa da Lava Jato, todos, as empresas e dirigentes envolvidos em corrupção, devem ser punidos. Por isso, essa fase da operação foi batizada de “erga omnes” (o que é válido para todos). “Não importa o tamanho da sua empresa, sua capacidade ou poder econômico. Isso jamais vai ser prerrogativa para não ser investigado”. “A lei deve valer para todos ou não valer pra ninguém”, acrescentou.

 

 

Redação

85 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. o 1% maais rico

    Países como Argentina , Venezuela e Brasil têm que ser desmontados . A banca internacional depende disso  para continuar a ter absoluto controle sobra a escravidão trabalhista . A Grécia quebra primeiro . Depois a Espanha . E assim , com o controle da imprensa , nós da classe médiia vamos apoiando o estrupo que se comete sem reação .

    1. A região sul do Brasil (e da

      A região sul do Brasil (e da América Latina) está totalmente devassada pela CIA/NSA .

      O Pentágono insiste em detonar economicamente os países que obstaculizam os interesses do império ( Venezuela, Iran, Russia, Brasil, Argentina…)

       

      Leia este artigo do Mauro Santayana no JB :

       

      O GOLPE EM ASSUNÇÃO E A TRÍPLICE FRONTEIRA

      A moderação dos Estados Unidos, que dizem estranhar a rapidez do processo de impeachment do presidente Lugo, não deve alimentar o otimismo continental. Em plena campanha eleitoral, a equipe de Obama (mesmo a senhora Clinton) caminha com cautela, e não lhe convém tomar atitudes drásticas nestas semanas. Esta razão os leva a deixar o assunto, neste momento, nas mãos da OEA. Na verdade, se as autoridades de Washington não ordenaram a operação relâmpago contra Lugo, não há dúvida de que o Parlamento paraguaio vem sendo, e há muito, movido pelo controle remoto do Norte.

      E é quase certo que, ao agir como agiram, os inimigos de Lugo contavam com o aval norte-americano. E ainda contam. Conforme o Wikileaks revelou, a embaixada norte-americana informava a Washington, em março de 2009, que a direita preparava um “golpe democrático” contra Lugo, mediante o Parlamento. Infelizmente, não sabemos o que a embaixada dos Estados Unidos em Assunção comunicou ao seu governo depois e durante toda a maturação do golpe: Assange e Meaning estão fora de ação. 

      Não é segredo que os falcões ianques sonham com o controle da Tríplice Fronteira. Não há, no sul do Hemisfério, ponto mais estratégico do que o que une o Brasil ao Paraguai e à Argentina. É o ponto central da região mais populosa e mais industrializada da América do Sul, a pouco mais de duas horas de voo de Buenos Aires, de São Paulo e de Brasília. Isso sem falar nas cataratas do Iguaçu, no Aquífero Guarani e na Usina de Itaipu. Por isso mesmo, qualquer coisa que ocorra em Assunção e em Buenos Aires nos interessa, e de muito perto.

      Não procede a afirmação de Julio Sanguinetti, o ex-presidente uruguaio, de que estamos intervindo em assuntos internos do Paraguai. É provável que o ex-presidente — que teve um desempenho neoliberal durante seu mandato — esteja, além de ao Brasil e à Argentina, dirigindo suas críticas também a José Mujica, lutador contra a ditadura militar, que o manteve durante 14 anos prisioneiro, e que vem exercendo um governo exemplar de esquerda no Uruguai.

      Não houve intervenção nos assuntos internos do Paraguai, mas a reação normal de dois organismos internacionais que se regem por tratados de defesa do estado de direito no continente, o Mercosul e a Unasul — isso sem se falar na OEA, cujo presidente condenou, ad referendum da assembleia, o golpe parlamentar de Assunção.

      É da norma das relações internacionais a manifestação de desagrado contra decisões de outros países, mediante medidas diplomáticas. Essas medidas podem evoluir, conforme a situação, até a ruptura de relações, sem que haja intervenção nos assuntos internos, nem violação aos princípios da autodeterminação dos povos.

      A prudência — mesmo quando os atos internos não ameacem os países vizinhos — manda não reconhecer, de afogadilho, um governo que surge ex-abrupto, em manobra parlamentar de poucas horas. E se trata de sadia providência expressar, de imediato, o desconforto pelo processo de deposição, sem que tenha havido investigação minuciosa dos fatos alegados, e amplo direito de defesa do presidente.

      Registre-se o açodamento nada cristão do núncio apostólico em hipotecar solidariedade ao sucessor de Lugo, a ponto de celebrar missa de regozijo no dia de sua posse. O Vaticano, ao ser o primeiro a reconhecer o novo governo, não agiu como Estado, mas, sim, como sede de uma seita religiosa como outra qualquer.

      O bispo é um pecador, é verdade, mas menos pecador do que muitos outros prelados da Igreja. Ele, ao gerar filhos, agiu como um homem comum. Outros foram muito mais adiante nos pecados da carne — sem falar em outros deslizes, da mesma gravidade — e têm sido “compreendidos” e protegidos pela alta hierarquia da Igreja. O maior pecado de Lugo é o de defender os pobres, de retornar aos postulados da Teologia da Libertação.

      Lugo parece decidido a recuperar o seu mandato — que duraria, constitucionalmente, até agosto do próximo ano. Não parece que isso seja fácil, embora não seja improvável. Na realidade, Lugo não conta com a maior parcela da classe média paraguaia, e possivelmente enfrente a hostilidade das forças militares. Os chamados poderes de fato — a começar pela Igreja Católica, que tem um estatuto de privilégios no Paraguai — não assimilaram o bispo e as suas ideias. Em política, no entanto, não convém subestimar os imprevistos.

      Os fazendeiros brasileiros que se aproveitaram dos preços relativamente baixos das terras paraguaias, e lá se fixaram, não podem colocar os seus interesses econômicos acima dos interesses permanentes da nação. É natural que aspirem a boas relações entre os dois países e que, até mesmo, peçam a Dilma que reconheça o governo. Mas o governo brasileiro não parece disposto a curvar-se diante dessa demanda corporativa dos “brasiguaios”.

      No Paraguai se repete uma endemia política continental, sob o regime presidencialista. O povo vota em quem se dispõe a lutar contra as desigualdades e em assegurar a todos a educação, a saúde e a segurança, mediante a força do Estado. Os parlamentos são eleitos por feudos eleitorais dominados por oligarcas, que pretendem, isso sim, manter seus privilégios de fortuna, de classe, de relações familiares.

      Nós sofremos isso com a rebelião parlamentar, empresarial e militar (com apoio estrangeiro) contra Getulio, em 1954, que o levou ao suicídio; contra Juscelino, mesmo antes de sua posse, e, em duas ocasiões, durante seu mandato. Todas foram debeladas. A conspiração se repetiu com Jânio, e com Jango — deposto pela aliança golpista civil e militar, patrocinada por Washington, em 1964.

      A decisão dos países do Mercosul de suspender o Paraguai de sua filiação ao tratado, e a da Unasul de só reconhecer o governo paraguaio que nasça das novas eleições marcadas para abril, não ferem a soberania do Paraguai, mas expressam um direito de evitar que as duas alianças continentais sejam cúmplices de um golpe contra o estado democrático de direito no país vizinho.

        

       

      1. A embaixadora dos EUA à época

        A embaixadora dos EUA à época do golpe paraguaio era Liliana Ayalde. A mesma que atualmente ocupa, com discrição espantosa, a embaixada dos EUA em Brasília.

  2. Tem uma certa lógica, já que os

    indícios de cartel eram claro e que ambas eram importantes fornecedores de serviços.

    Mas como a Andrade Gutierrez é quem sustenta $$$ os esquemas Aécio Neves, teremos consequências políticas importantes. Primeiro invisíveis, mas depois visíveis.

    Será que a visita á Venezuela dos Hell Angels da 3ª idade foi um jeito de tentar tirar o foco midiático?

     

  3. A mim parece que não querem

    A mim parece que não querem largar esse osso, querem esticar a corda até onde der, como a tal cpi do fim do mundo, esse é o processo do fim do mundo, sem limites de jurisdição, sem nenhum impedimento mesmo que há causas flagrantes para isso, em que policia, mp e juiz são um corpo só, parece certos jogadores de futebol que não param para não cair no ostracismo.

  4. sexta feira

    O obscuro juiz tem que criar manchetes para o fim de semana. Ele se tornou dono do Brasil. Está acima de qualquer instituição da República. Não presta contas e não é obstado por ninguém. Imagino se outros juizes com cargos similares ao dele resolvem,  por conta própria, agir como ele!

    O “modus operandi” se repete e se confirma. pergunta:

    Quem pagará o prejuizo ao pais causado por esse juiz e seu exército midiático?

  5. Reparem o que diz o penúltimo
    Reparem o que diz o penúltimo parágrafo, a declaração do Promotor.
    Me parece que não tem NADA, apenas fé e uma declaração de alguém.
    Não há denúncia. ..

  6. Lamentável

    É lamentável que tenhamos um Judiciário ridículo como o nosso, excepcionalmente bem representado por um Juiz de 5ª Categoria e uma turma de capangas idem.

  7. Judiciário do Paraná servindo à geopolítica internacional.

    É mais que evidente o viés Político do MP e de alguns Juizes em relação a Lava Jato! O prejuízo financeiro dessa politização do Judiciário é maior que qualquer corrupção que possa ter ocorrido, não obstante, ainda há a determinação desse Juizo em criminalizar grandes empresas nacionais, justamente as que mais geram empregos e investem no país. Do montante desviado não se tem o valor exato e não foi possível rastrear, mas deram um número besta qualquer pro mercado poder aprovar as contas da Petrobras.  Não adianta o Brasil ter Submarino-nuclear se cada manchete é uma bomba contra o Capital Industrial Nacional.  A mídia se alia aos interesses economicos do rentismo e da geopolítica internacional e os Juízes e Procuradores correrem para os holofotes como mariposas no cio…

    1. hein??

      Meu caro, se você tivesse alguma noção de história da economia brasileira, deveria saber que não existe nada mais alinhado aos “interesses econômicos do rentismo e da geopolítica internacional” do que a burguesia tupiniquim. “Capital Industrial Nacional” é uma quimera no Brasil, pois não é capital (sempre foi rentista e dependente de benesses públicas), não é industrial (sempre foi concentrado em atividades extrativas e no setor financeiro) e tampouco é nacional (sempre teve participação dominante de empresas estrangeiras). E não, ao contrário do que você sugere, não há nada mais contrário aos interesses das grandes nações que uma empresa aliada e com tantos contatos no governo brasileiro ser investigada pela Justiça. Pois a preocupação deles não é dominar nosso mercado e sim nossas instituições, ampliando sua influência política, o que só pode acontecer num ambiente regulatório pouco transparente, dominado por um punhado de empresas que controlam o governo local na base de propinas e conchavos.

      1. Prezado Bento,
        Havia

        Prezado Bento,

        Havia prometido a mim mesmo não meter mais o bedelho nas tuas opiniões. Por uma razão simples: quando não há possiblidades de nenhuma convergência o debate vira bate-bôca; um jogo de soma zero(uma interlocução não deixa de ser um jogo). 

        Mas eis que me deparo com assertivas da tua lavra em nível tão categórico que me vi obrigado a questionar. Vamos lá:

        Não existe nada mais alinhado aos “interesses econômico do rentismo e da geopolítica internacional” do que a burguesia tupiniquim.

        Não captei vossa mensagem. Primeiro: se a referência ao RENTISMO é para qualificar quem lucra à expensas do capital não físico, é inapropriado relacionar com interesses econômicos e sim financeiros. Segundo: onde entra a “geopolítica internacional nessa estória. 

        “Capital Industrial Nacional” é uma quimera no Brasil, pois não é capital(sempre foi rentista e dependente de benesses públicas), não é industrial(sempre foi concentrado em atividades extrativas e no setor financeiro) e tampouco é nacional(sempre teve participação dominante de empresas estrangeiras).

        Bento, Bento, escrevestes mesmos essas linhas ou foram psicografadas por algum “ser” sofrendo em algum limbo do Além?

        – Como o “Capital Industrial Nacional” é uma quimera? Quer dizer que a miríades de conglomerados e empresas industriais existentes país afora de capital genuinamente nacional e distribuidos pelas modalidades de bens de capital, de consumo e bens intermediários é tudo um sonho? Aponte o livro e o autor que trate da história da economia brasileira onde há delineada, mesmo que de forma bem particularizada essa quimera. 

        – Concordo que há sub-setores da indústria, máxime a que demanda grandes aportes de capital, tenham como maior cliente o Estado. Mas isso não é uma peculariedade brasileira. Nas economias mais liberais do mundo há essa interação. 

        – Os críticos, porque vítimas do rentismo, é exatamente o capital industrial, Como pode ser rentista por esse aspecto? 

        – Capital Industrial concentrado em atividades extrativas e no setor financeiro? Que diaboéisso? Capital industrial no setor financeiro? Como assim?

        – SIm, claro, parte do Capital Industrial do país é formado por capitais nativos e parte é estrangeiro.Qual o problema? E que economia do planeta é diferente?

        E não, ao contrário do que você sugere, não há nada mais contrário aos interesses das grandes nações que uma empresa aliada e com tantos contatos no governo brasileiro ser investigada pela Justiça.

        Uma empresa que presta serviços, que detém contratos com o Estado ou com empresas majoritariamente estatais ser investigada por eventuais delitos é uma contingência. Essa relação foi ao longo ao história mais normal do que anormal. Não existe essa de “empresa aliada” a governo. O Capital busca lucros através de parcerias. Fora disso, se adentra na seara do crime, do delituoso, fora portanto, da dimensão dos negócios. 

         

         

         

        1. Prezado JB, poderia te

          Prezado JB, poderia te indicar trocentos livros sobre história do capitalismo brasileiro para ilustrar o que eu disse sobre aliança entre o capital nacional com o estrangeiro, o latifúndio e o setor financeiro. Para não ficar enfadonho, cito apenas os autores não-marxistas: Celso Furtado, Boris Fausto, José Marcio Rego, Wilson Suzigan, etc etc. Pois entre os marxistas isso sequer é tema de discussão: a única preocupação deles é como o capitalismo brasileiro que já nasce “dependente” do estrangeiro replica aqui as “contradições” de lá, e como isso afeta a “revolução” por aqui.

          É óbvio que rentismo se refere a capital financeiro e que a geopolítica se refere ao alinhamento da burguesia nacional à estrangeira. TODOS autores que citei, sem exceção, não vêem contradição alguma nas relações indústria x agricultura x bancos no Brasil e a originalidade de suas contribuições deriva justamente de mostrarem como esses setores se aliaram para lucrar juntos por meio da captura do Estado e às expensas do restante da sociedade brasileira.

          Você pode concordar com a visão deles ou não. Certamente alguns são mais radicais nesse diagnóstico que outros. Mas para discordar é preciso mais do que duvidar ou falar truísmos, como você fez ao final. É preciso apresentar dados.

  8. Coza linda!
    Rola a boca

    Coza linda!

    Rola a boca pequena que Francis Coppola e Martin Scorsese já compraram os “direitos” da Car Wash Operation para uma sequência não ficcional de O Poderoso Chefão e Os Bons Companheiros tudo misturado.

     

  9. o tiro mais ousado do

    o tiro mais ousado do golpismo até aqui, no meu entender. Como causa e efeito, os empresários que encheram a burra de grana com o Governo Lula poderiam ter previsto que a radicalização ajudada pelo mimimi permanente deles iria, em algum momento, cair na conta deles mesmos.

    O golpismo não quer mais saber se isso provoca estagnação economica, estão ardilosos e assanhados o suficiente para perder o medo até de gente com dinheiro e empregadora. Tudo para combater o inimigo maior.

    Tem gente que chama de combate à corrupção, eu chamo de SACANAGEM.

  10. “Só é necessário aprofundar os casos de corrupção.”

    Vamos ver se entendi: então até o momento, passados muitos meses, ainda é necessário aprofundar a investigação para “quando iremos fornecer as denúncias contra essas e mais 20 empresas, porque é uma denúncia complexa, que envolve muito anos de esquema.”

    Até o momento todas as provas que vieram a público são: os fulanos disseram…

    Quantos milhões de Reais foram gastos nesta pantomima que ao que tudo indica será transformada em pó nas instâncias superiores? 

    A única coisa que mantem o justiçalão de pé é o medo do assassinato midiático da própria reputação pelos desembargadores e ministros que ousarem dizer: o Moro está nú!

     

  11. A real tradução da notícia

    Mais 1% negativo no PIB de 2015, além do que já estava previsto, e mais 2% negativo no PIB de 2016, além do que já estava previsto. 

    1. Pra mim a real tradução da

      Pra mim a real tradução da noticia é pegar o Lula. A Uol faz claramente a correlação quando traduz a  operação “vale para todos” associando a uma declaração de Lula tempos atrás. Já  há algumas semanas revista teleguiadas por seus  patrões golpistas tentam enfiar Lula e Odebrecht no mesmo saco.

      1. A meta é o Lula, claro.

        Claro, claríssimo Vera, por trás de tudo trata-se de tirar o Lula 2018 da jogada, porém estou vendo também o impacto na economia do país. 

        1. Aqui no Brasil quem deve

          Aqui no Brasil quem deve muito é que não teme, traficantes de cocaína amigos de tucano, sonegadores de impostos ladrões de processos, mensaleiros de Furnas, proprineiros do metro de SP, tucanos e piguentos em geral. Esses não tem nada a temer porque têm a justiça no bolso.

  12. Tu indica………………

    “Tudo indica que elas estavam envolvidas, como um todo, e não sendo usadas por um determinado alguém. A prática de negócio era a cartelização e a fraude em licitações”, disse Carlos Fernandes Lima, um dos promotores da Lava Jato, durante coletiva de imprensa.”

    Indicações, ilações, suposições, enfim estas declarações para a midia dos sr. Carlos Fernandes Lima, não passa de tb querer imitar o tal juizinho em aparacer na midia em busca de holofotes.

    Porquê não fala diretamente de que se tem provas contra os corruptos, e acaba de vez com este circo!

    Acaba logo com estas empresas, coloca todo seus donos na cadeia e seus funcionários na rua, e abra logo espaços para as empreiteiras estrangeiras virem, e recebam logo seus proventos pelos serviços prestados, ora !!!!!!!!!!!!! 

    Mas não . Ficam  nesta ‘punhetação” que ninguém aqguenta mais e só dá nojo !!!!!

    Aos oportunistas, talvez interesse este jogo, pois muitos já perceberam que isto nada mais é que jogo politico pelo poder de entregar nosso patrimônio aos abutres !!!!

  13. Quando li essa notícia nem

    Quando li essa notícia nem coloquei no Fora de Pauta,

       ( minha VETERANA que as x escreve por mim queria colocar)

           Sabe por que não colocamos?

                Porque ”demorou”…..demais,

                    Era bola cantada,

                      Assim como Ze Dirceu e o inecreditável ”consultor” Palocci.

  14. E um delegadinho de merda

    E um delegadinho de merda (aquele de cabelos brancos) se posicionando que ao contrário do que prega o governo, tem que punir as empresas e o seus empresários. Senão todos não serão iguais perante a lei.

    Quem é essa merda de delegado para querer extinguir um empresa do porte da Odebrecht? De onde sairam tantos tiranetes no Brasil atual? Da covardia do governo e de seu ministro da justiça? Ou o Brasil é mesmo uma  merda de país que tem um classe dominante com a estatura moral do Hell Angels de Caracas.

      1. O que da no mesmo, alias

        O que da no mesmo, alias deveriam extinguir o cargo de delegado. 

        Agora é interessante o que essa oposição articulada , justiça, pig e psdb são capazes. Já notaram que essas prisões cinematográfica sempre acontece qdo precisa tirar o psdb das manchetes por alguma cagad.? Pois é, hoje está sendo mais do mesmo. Quando o Aocio Nerds deu aquela bola fora, o meretrícimo Mouro deflaga as prisões para suprimir aa notícias de tal cagad..

    1. Meu Deus, eu não li isso.

      Insulta um procurador federal (não é delegado) só porque ele investiga uma das maiores empresas do país, critica o governo por não proteger os empresários do alcance da Justiça e termina detonando a estatura moral da classe dominante do país – a mesma classe à qual pertencem os donos da empresa que você defende!!

      É muita contradição num só parágrafo. Por que não leva seu raciocínio até as últimas consequências e fala logo que este é um governo de merda financiado por empresários de merda? Por que o servidor público que está fazendo seu trabalho deve ser o culpado pela falta de estatura moral deles, que são as classes dominantes? Freud explica..

    2. Uai mas…

      Vera, mas não foi a própria Dilma que sancionou a lei anti-corrupção que, entre outras coisas, passa a punir não só os autores mas também as empresas corruptas? Agora a lei que os petistas tanto propagandearam não é boa? Agora a lei deve ser ignorada pelo bem das empresas e do Brasi?

  15. A operação “Detonando o

    A operação “Detonando o BRICS, UNASUL e MERCOSUL” continua a todo vapor .

    A embaixada norte-americana colocou seus cachorrinhos (membros do PIG, TCU, MP, senado federal, PF, etc….) para atuarem freneticamente em várias frentes .

     

    1. Não seja modesto

      O que vocês já fizeram de lambança para detonar o Brasil dispensa qualquer esforço ulterior dos Estados Unidos para melar esses grupos inconvenientes. Obama agradece de coração pela força, pois se tivesse de agir sozinho estava lascado – há tempos que os ianques não acertam uma dentro..

  16. Teoria da Conspiração

    E aquela teoria – muito corrente neste blog, no do Azenha e no do Paulo Henrique Amorim – de que o juiz Sérgio Moro não prendia ninguém da Andrade Gutierrez, grande doadora do PSDB, porque o juiz seria tucano? 

    Os interesses contrariados dos que comentam em blogs como este são tão escancarados que eles não se conformam com a ideia de existir alguém, como Sérgio Moro, que não é partidário nem do PT nem do PSDB – o que torna o juiz “incontrolável”. 

    Mas não se preocupem: nas instâncias superiores algum Desembargador Federal ou Ministro irá comprar uma das incontáveis teses dos advogados contratados a peso de ouro sobre aspectos formais da investigação (porque no mérito a vaca já foi pro brejo) e decretará a nulidade de toda a operação Lava Jato. Em aspectos como esse, as instâncias superiores do judiciário brasileiro nunca decepcionam…

    1. O vazamento de tudo

      O vazamento de tudo relacionado ao PT, e o total sigilo de tudo relacionado ao PSDB, bem como o tratamento desigual dado dependendo do partido (tesoureiro do PT preso e do PSDB solto), bem como a total recusa de se avançar as investigações no período anterior a 2003, enfim, não é nada demais?

      Esses trolls tucanos …

      1. Vazamento de que, se segundo

        Vazamento de que, se segundo vocês mesmos não há crime algum nas transações envolvendo o PT? Estão reclamando da imprensa mostrar diariamente como vocês agem com integridade na defesa pelo interesse nacional? Será excesso de modéstia? Vocês deveriam é agradecer!

        Esses trolls petistas…

         

      2. Amigo, não viaja. Não faço e
        Amigo, não viaja. Não faço e nem quero fazer parte desse Fla-Flu ideológico de terceira divisão que se tornou o antagonismo entre eleitores do PT e do PSDB. Não sou nem petista nem peessedebista: sou alguém que pensa…
        Agora não deixa de ser engraçado observar o ambiente de esquizofrenia que essa rivalidade tem gerado. Por exemplo, ver tucanos criticando a política econômica do novo ministro da fazenda – política esta que o Aécio Neves certamente adotaria se tivesse sido eleito – é de uma ironia sem tamanho. Assim como não tem preço ler, nesse espaço, petistas desesperados condenando uma operação policial que desbaratou um dos maiores esquemas de corrupção jamais vistos no país. Petistas que, até a bem pouco tempo atrás, se julgavam os únicos baluartes da honestidade e da ética…
        Quer saber? Tucanos e petistas não são tão diferentes assim. Vocês são igualzinhos. É só uma questão de quem está no poder e quem está na oposição. No mais, são tudo farinha do mesmo saco.
        Quanto ao suposto vazamento seletivo da operação contra o PT, vá se informar. Os processos da operação lava jato são públicos e acessíveis a quem quiser vê-los. Ele só foi sigiloso no início, para evitar que provas, documentos e pessoas “sumissem” caso soubessem da operação. No momento em que a 1a fase da Leva Jato foi deflagrada, o juiz Sérgio Moro retirou o sigilo dos autos.
        Quanto à suposta ausência de investigação de fatos anteriores a 2003 eu imagino que não houve avanços significativos porque as provas colhidas não recusaram até lá. Eu vi um ou outro depoimento dos delatores dizendo que o esquema começou durante o regime militar, passou pelos governos PSDB e chegou ao auge com o PT no poder. Ao que parece, portanto, é que foi durante os anos Lula e Dilma que a roubalheira saiu do controle. É o preço de um partido só permanecer tantos anos no poder…

    2. Falou tudo. Há pouquíssima

      Falou tudo. Há pouquíssima chance das condenações da Lava Jato prosperarem, pois para cada juiz “incontrolável” como Moro existem 1000 “facilitadores” como Gilmar Dantas, MAM, etc etc. A gritaria da turma contra Moro e os procuradores do MPF é absolutamente irracional, embora em alguns casos bastante reveladora do grau de respeito que têm pelas instituições do país.

  17. O delator em SÃO PAULO VENDIA

    O delator em SÃO PAULO VENDIA DELAÇÕES!

    Ele extorquia por suas delações…

    Imaginem essses empreiteiros JUNTOS e PRESOS com o youssef!

    VÃO DELATAR A DILMA PARA SE VEREM LIVRES DA CADEIA!

    Até eu que sou mais bobo vejo isso!

    Interessante…

    Vendo documentários sobre o Nazismo!

    Ódio aos Judeus = Ódio ao PT

    Campanha difamatória contra os Judeus = Campanha difamatória contra o PT

    Prisão arbitrária dos Judeus = Mensalão

    Perseguição política da Gestapo = Perseguição do MP / PF / Judiciário

    Parece que muitos nazistas fugiram da alemanha e vieram fazer riqueza por aqui…

     

  18. Governo de COVARDES…

    Do 247(2+4+7=13)

     

    Arno se diz responsável por ‘pedaladas fiscais’

    :

    Em seu último dia no governo, ex-secretário do Tesouro Nacional Arno Augustin assinou documento no qual se diz responsável pela manobra; segundo auditores do Tribunal de Contas da União (TCU), a Nota Técnica 6, de 30 dezembro de 2014, poderia eximir a presidente Dilma Rousseff da culpa pelas manobras fiscais que melhoraram artificialmente o resultado das contas públicas no primeiro mandato; nos dois últimos parágrafos, ele afirma que coube a ele a decisão final sobre os valores repassados a ministérios e bancos federais

  19. Pena

    Pena não yter existido pessoasno Judiciário como essas antes, para peitar estes esquemas.

    Talvez o País não estivesse nessa decadência moral, cultural e econômica.

    1. Meu caro, não se entusiasme.

      Meu caro, não se entusiasme. Esse juiz não tá peitando ninguém,  só tem um script montado no projac a ser seguido, produzido pelos irmãos Martralhas e dirigido pela quadrilha tucana. Você ainda vai se lembrar disso que estou escrevendo agora, a corrupção no país ficará muito pior do que está após o plano de destruição do PT for concluído. 

  20. Putz….

    MPF e Judíciário unidos contra o Brasil para prejudicar o PT e há quem aplauda. Que falta nos faz o pragmatismo dos EUA!…

  21. Resolveram passar o país a limpo, … só agora!

    Estas construtoras e empresas de engenharia foram “construidas” durante o governo militar, quando foi permitido e mais do que incentivado foi  propiciado a formação dos cartéis em obras governamentais. 

    A idéia, na época, era de que o Brasil necessitava de grandes construtoras nacionais para tocar obras dentro e depois fora do país. Antes desta decisão as obras eram controladas pelas Bechetel da vida  e outras empresa americanas ou européias  que dominavam o país. 

    Apesar de ser totalmente contra os governos militares, tenho que reconhecer de que eles foram responsáveis pelo inicio da nossa industrialização, inicialmente obrigando que  parte dos equipamentos fossem produzidos no país e a seguir através de contratos “adequadamente cartelizados”, que nossas industrias formassem a mão de obra e outras capacitações necessárias paea nossa formação industrial, semelhante ao feito em grande parte dos países que adquiriram estágios mais altos de industrialização. 

    O problema adveio que após a ajuda inicial,  as empresas não perderam o hábito dos cartéis e nem os últimos governos militares e os civis que os seguiram, não impediram e mais do que usaram os carteis para fins políticos, sem excessão, em maior ou menor escala.

    Razão do texto de chamada : PORQUE SÓ HOJE E DE UMA SÓ VEZ, QUEREM TRAZER TUDO A NOVAS BASES?

    Só razões polícas justifcam tal ato. A destruição do ambiente economico que poderia propiciar a direita a sua volta ao poder.

    Tambem será a destruição das empresas brasileiras de grande porte e as novas extrangeiras que entrarem, trarão os mesmos hábitos dos cartéis e farão o mesmo, pois o ambiente políti co não mudou e continua corrupto como sempre. 

  22. Errei, quando no inicio dessa

    Errei, quando no inicio dessa perseguicao judicial, acreditei que um golpe juridico (Paraguayo) estava a caminho.

    Aparentemente coisa eh um pouco mais complexa. Esta parecendo mais um golpe Chileno, onde primeiro levam a economia ao colapso fechando empresas chaves e provocando desemprego em massa. Isso eh claro que  com ajuda de Washington, da midia golpista e do judiciario conservador neo-escravagista. Depois quando a populacao ja estiver bastante descontente e avida por mudancas, sera a vez de colocarem os tanques na rua para retomar o pais das maos dos Comunistas-Bolivarianos-Petistas. O script parece estar bem desenhadinho. Eh um golpe Chileno sob influencia de esteroides, adaptado para um pais continental como o Brasil.

    E a Dilma parece estar desempenhando bem seu papel de presidenta a ser golpeada. Agora, quando o pais mais precisa crescer, para compensar a acao nociva do judiciario sobre a economia, Dilma, ao invez de colocar ferramentas que impulsionem o crescimento, alavanca sim a recessao com juros altos e cortes de despesas governamentais. Parece que ele ja se conformou que vai sofrer o golpe.

    Um dos poucos obstaculos ao golpe, ao meu ver, eh a incompetencia, impopularidade, falta de empatia com a populacao e estabanacao dos lideres oposicionistas. Esses, coitados, mais parecem palhacos trapalhoes de um circo de 5a categoria, que golpistas focados no objetivo de derrubar um governo que se faz moribumdo. O papelao que Aecio e seu sequito aprontaram na Venezuela nao deixa qualquer duvida. Acho que Eduardo Cunha eh a maior esperanca dos golpistas no momento. O problema eh que ele eh mentiroso, ladrao e traidor. Ninguem confia no capiroto. Por isso o golpe final deve estar sendo adiado.

  23. Não vale para tucanos ou: Mirem-se na Itália

    O PSDB colocou seus  operadores em pontos-chaves dos órgàos, como esse  Carlos Fernandes Lima e sua tática da terra arrasada, uma coisa é certa: o alvo é Lula, uma vez que Moro se inspira na Operaçào Mãos Limpas italiana que transformou a Italia de economia pungente em repubiqueta com quebradeira de empresas estrategicas, e de quebra levou o “impoluto” Silvio Berlusconni ao poder.  Quando caiu a ficha os italianos resolveram colocar rédeas no abuso de promotores e juizes midiaticos partidarizados como os daqui mas ja era tarde e Italia nunca mais se reergueu. O Tio Sam e a Chevron, bem como as “honestissimissimas” Altsom, Siemens e até HSBC que, apesar dos cartéis em que se meteram(como se isso nào fosse o motor do capitalismo) não foram fechadas nem aqui(por terem participado do trensalao tucano engavetado pelo agora ativo e ativista MPF sempre preocupado em blindar tucanos e ferrar quem ouse se aproximar de petista, de forma que merece uma gargalhada o nome da centésima fase da operação “que vale para todos”….,,..hmmmm…entào tá!

    1. Nem você consegue errar todas

      Acertou em cheio quando diz que antes da Mãos Limpas a economia da Itália era pungente. KKKKKK

       

      Benza Deus !

  24. Fazem das tripas coração para

    Fazem das tripas coração para criminalizar desde que nào seja aquela turma da Zelotes e. suiçalào, e os trolls e marionetes teleguiados fazem a festa por questão de classe ou ma fé

  25. Paranóia?

    Receio que um ataque terrorista de grande impacto estaja em preparação para atingir o Rio de Janeiro às vésperas da próxima Olimpiada.

    Tudo indica, pelos fatos já conhecidos, ser plausível um ataque de magnitude tamanha que o nome do Brasil ficaria sujo por muitos anos diante da comunidade internacional. Sem contar o impacto sobre a população carioca que sofreria bastante as consequências do ataque. Poderia ser o golpe final tão acalentado por setores radicais desde 2003. A famosa bala de prata que sucessivamente vem errando o alvo desde então.

    Uma operação, no início do próximo ano, paralizando todas as obras destinadas à realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro e colocando sob suspeita as respectivas empreiteiras pode, sem muito esforço, provocar um estrago de proporções cósmicas que nenhum leitor de Maquiavel sequer poderia imaginar. Não seria muito difícil identificar os setores que aufeririam significativas vantagens com o vexame internacional sofrido pelo Brasil em consequência da única Olimpíada cancelada na antevéspera da sua realização.

    É claro, tudo não passa de paranóia da minha parte. Nada disso ocorrerá. A segurança do evento desportivo está articulada com as diversas organizações de monitoramento de atividades clandestinas sediadas nas maiores democracias do mundo. Certo?

    Paranóia é fogo.

     

    1. Também sou chegado a uma boa

      Também sou chegado a uma boa paranóia. E no caso das Olimpíadas, o que mais me está chamando a atenção é o silêncio da direita sobre ela. Como se sabe, as grandes palavras de ordem são geradas lá no âmago da extrema direita, aquela tão extrema que tem oriigem e vasos comunicantes com o desentranhado golpismo internacional. E estas centrais geradoras de movimentos golpistas estão muito calada sobre as Olimpíadas. Estão a preparar alguma coisa de “impacto”? Talvez isto esteja reservado para acontecer somente se a última cartada dos golpistas através da Lava Jato, ou seja, a prisão dos empresários da Odebrecht e AG, que tem por finalidade única derrubar o governo eleito da Dilma, não der certo. Aí o apelo à ignorância através da violência extremada será geral. Não podemos de forma alguma deixar de dar ouvidos a nossa querida “paranóia”, é ela que nos põe alertas.

  26. O desastre político e econômico da Operação Mãos Limpas

     

     SEG, 13/04/2015 – 08:57

    O desastre político e econômico da Operação Mãos Limpas, por Motta Araújo

    A famosa operação Mãos Limpas, desencadeada em 1992 por Procuradores da Itália é o modelo que fascina colegas pelo mundo afora. A Mãos Limpas prendeu 2.993 pessoas, investigou mais de 6.000, durou 4 anos, o eixo era a delação, um delatava 5, 5 delatavam 10 e o processo gerava uma multiplicação geométrica de réus, delatados pelos réus anteriores.

    A operação investigou 872 empresários, 438 parlamentares e 4 Primeiro Ministros, liquidou com os QUATRO MAIORES partidos políticos do Pais – a Democracia Cristã, o Socialista, o Social Democrata e o Liberal -, deixando livres o partido fascista, Movimento Social Italiano e o Partido República. Provocou vários suicídios, inclusive do presidente da ENI, petroleira estatal que era o centro da economia italiana, Gabriele Caggliari e de um dos maiores empresários da Itália, Raul Gardini. Quase prendem o maior politico italiano do pós guerra , o lendário Giulio Andreotti, nove vezes Primeiro Ministro.

    O eixo central da operação Mãos Limpas foi o “espetáculo de mídia”,  de tal ordem que os “donos da força-tarefa” tentaram passar ao mundo a ideia que foram eles que acabaram com a Máfia, quando esse processo é muito anterior e foi executado por outros personagens, os juízes Paolo Borsalino e Giovanni Falcone., 10 anos antes da Mãos Limpas.

    Os resultados políticos ao final da Operação foram DESASTROSOS. A destruição do sistema político criado no pós-guerra, a partir da aliança do movimento político de Alcide de Gasperi com o Vaticano, responsável pela extraordinária e rápida recuperação da economia produtiva italiana, que se tornou a 5ª economia do mundo, abriu um VÁCUO de poder que quase leva ao esfacelamento da República , com o Norte (Lega Lombarda) tentando se separar do Sul, o que não conseguiu por pouco. O vazio de poder causado pela liquidação dos partidos políticos tradicionais abriu espaço para aventureiros fora do sistema político, muito piores que os tradicionais políticos.

    Foi a partir da pista livre de políticos de tradição que surgiu um predador da pior espécie, Silvio Berlusconi, ex-cantor de navio e milionário da TV, que ficou no poder de 1994 a 2011, um finório, depravado e mais corrupto do que os antigos políticos e que só venceu pela falta de adversários, todos eles presos, mortos ou exilados pelas Mãos Limpas.

    Nesse sentido a Mãos Limpas foi um monumental fracasso, o espetáculo de combate à corrupção não acabou com a corrupção, apenas criou uma corrupção nova, com outros personagens mais rapinantes do que os antigos.

    Na economia a Mãos Limpas levou a Itália à crise  permanente, que dura até hoje, o outrora pujante e criativo meio empresarial italiano entrou em decadência porque grandes empresários foram aniquilados, o caso Gardini que cometeu suicídio é o mais impressionante, a economia ficou medíocre e sem dinamismo., traumatizada por centenas de empresários presos ou falidos, acabou a “Dolce Vita” dos brilhantes anos 60 e 70, da esfuziante prosperidade da Via Veneto.

    A Itália sempre viveu na realidade de uma certa corrupção política, desde os tempos dos Médici em Florença, no Século XV, nunca foi um país de políticos austeros, bateção de carteira foi inventada em Nápoles, a propina é uma invenção italiana e faz parte de sua cultura, como em certo país tropical, para exorcizá-la criaram a purificação dos cemitérios.

    O problema com as cruzadas moralistas é bem simples, santarrões burros e medíocres muitas vezes custam mais caro ao país do que malandros inteligente e criativos. Na construção das grandes economias há mais barões ladrões do que abades mendicantes. É bom prestar atenção nas lições da História para não trocar seis por menos três.

  27. o script pronto

    Moro, este factoide chamado juiz está com o ultimo capitulo da novela e as justificativas já redigidas.

    Diz este coiso, eu prendo e arrebento, manieto corruptos de colarinhos brancos donos das maiores empreiteiras do Brasil; as provas são os contundentes testemunhos de delinquentes confessos com direito a mentir para não se incriminarem.

    Até o momento com apoio do pig moribundo e da oposição evangélico parlamentar não tendo escutado sequer uma voz a discordar e somene para defender os seus veredictos, determinará numa das próximas sexta feira (pode ser 13 é mais espetacular para as manchetes) a detenção de Lula e Dilma na PF em Curitiba.

    Serviço concluído, depois alguém decidira que o Moro seja removido da lona judicial para lugar mais adequado.

  28. Estamos quase lá

    Já estava me perguntando, porque não a Odebrecht? Por que a maior empreiteira do Brasil e a nona do Mundo estaria isenta? Justo a que mais executa obras pro Governo federal estaria de fora da Lavajato? Parece que ela não só estava dentro mas liderava o esquema entre as empreiteiras. Mas uma empresa tão próxima do Lula estaria lesando a pátria em bilhões de reais? Deve ter sido por uma boa causa né, já que como o próprio Nassif já disse, para o chefe de estado Lula, os fins justificam os meios. E o pior é que muita gente aqui deve concordar com isso, que desvios bilionários da Petrobrás (dinheiro nosso pra bolso de bandido) em troca de doações milionárias ao Partido dos Trabalhadores está valendo, é por uma boa causa. Aí vai ter uma turma que vai ler e falar, “Ah, mas o PSDB também roubou, cartel de trens, mensalão mineiro”, “Isso é coisa do PIG, Lula é inocente”, “A justiça quer incriminar só os petistas”, “Tudo não passa de um plano diabólico e imperialista dos EUA”

    Cada um ouve, lê e acredita no que quer, mas uma coisa é fato, tá cada dia mais difícil defender a companherada, vai se tornando uma missão pra quem foge da realidade, ou tem conceitos difusos sobre ética.

      1. Eu não defendo bandido, não

        Eu não defendo bandido, não acho que os fins justifiquem os meios, nem acho que, se os outros fazem, está tudo bem. E o meu conceito de ética que é falacia?

        1. Nunca vi comentários seus

          Nunca vi comentários seus aqui sobre posts sobre o trensalão tucano, o Aécioporto, o Helicoca,  HSBC, Zelotes, sonegação da goebbels, entre tantos outros que se referem a tucanos e piguentos. Quer enganar quem? Aqui vai ser difícil.

          1. Não quero enganar ninguém,

            Não quero enganar ninguém, todos os meus comentários estão registrados, esse é meu nome verdadeiro, e não me escondo atrás de mnemônicos. Minha opinião e posicionamento estão bem claros, se não combina com o seu e vai se aborrecer, melhor não ler.

          2. Meu caro, sou registrado no

            Meu caro, sou registrado no blog há vários anos, só clicar no MarFig que verá meu nome, Marcelo Figueiredo.  E reafirmo, comentaristas como você só aparecem por aqui pra malhar o PT. São hipócritas.

          3. Apareço por aqui para me

            Apareço por aqui para me informar, buscando fontes diferentes de um mesmo assunto, ver os dois lados da moeda, por mais parcial que o lado daqui seja, e em função dessa parcialidade, vez ou outra emito minha opinião, quase sempre sim, criticando o PT. Você vê algum problema nisso? Pra você isso é ser hipócrita? 

  29. Deputado italiano diz que Màos Limpas foi um desastre pra Itália

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/inspiracao-da-lava-jata-operacao-maos-limpas-foi-um-desastre-diz-ex-deputado-italiano/

    Que as marionetes teleguiadas baixem o fogo de seus rabos tão quentes que estào de tanta vontade de ver Lula presoe por isso agem como abutres na carniça  insistem numa incessante criminalizção de seus atos, como por exemplo de sua diplomacia vitoriosa e seu papel de caixeiro viajante vendendo a marca Brasil, nossos produtos e divulgando nossas empresas e nossa gente que, como sabemos, passou a ser vista de forma positiva mundo afora, o que não é aceitável para um vira-lata

  30. Quem acredita num juiz que

    Quem acredita num juiz que foi receber troféu das mãos dos irmãos Martralhas, acredita em qualquer coisa. Enquanto isso  a gang pigo-tucano-judiciária se diverte, às custas do PT e da ignorância dos coxinhas.

    1. Eu acredito no juiz que tá

      Eu acredito no juiz que tá colocando quem roubou bilhões do meu país na cadeia!

      Agora, militante do Partido dos Trabalhadores defender a nata empresarial da construção civil brasileira é a grande piada do fim de semana.

      1. Escória

        O BRASIL mergulhará nas trevas do autoritarismo mais uma vez por conta desse tipo de julgamento político de exceção.

        Moro e sua turma de promotores tucanos são corruptos porque escolheram um lado e recebem benefícios para defender esse lado, independente da materialidade dos fatos ou do Estado de Direito.

        São desonestos porque torturam os acusados até confessarem o que eles querem ouvir. São corruptos porque vazam informações sigilosas para a imprensa amiga em troca de benefícios. São estúpidos porque farão um bandido confesso como Youssef sair da prisão mais rico do que entrou.

        São maus brasileiros porque destroem o emprego de brasileiros honestos e compromentem a economia do país, em troca de “visibilidade” e “sucesso” entre outros coxinhas estúdidos e ignorantes iguais a eles.

         

         

        1. Recebem benefícios ?
          De quem ?
          Isso é acusação grave.
          Acho que você deveria procurar a justiça e relatar isso que está sabendo.

        2. Pois é. Enquanto isso os

          Pois é. Enquanto isso os boçais ficam torcendo por “punições exemplares” acreditando que isso é Justiça.

          …E não adianta insistir com o beabá de que justiça exige retribuições justas e ponderadas que não entra no bestunto, não. Não sabem o significado da palavra prudência. Não sabem que o direito pune ações, e não pessoas; que não se julga pela cara…
          … Vai dizer isso e eles vão “entender” que você está “defendendo bandido”.
          Deve ser algum trauma de infância, sei lá. Algum “comunista” deve tê-los comido quando eram criancinhas…

  31. Sérgio Moro, um juiz a

    Sérgio Moro, um juiz a serviço da TV Globo e do PSDB

    Os principais interessados na Operação Lava Jato são o PSDB e as multinacionais do petróleo. Ambos clientes da esposa de Sérgio Moro.

     

     
     
    Emanuel Cancella
     

     

    Fotos Públicas

    A esposa do juiz Sérgio Moro, que está à frente da Operação Lava Jato, advoga para o PSDB do Paraná e para multinacionais de petróleo. A denúncia foi publicada no Wikleaks.

    O fato já seria suficiente para inviabilizar a participação do juiz Moro no processo que apura a corrupção na Petrobrás (Operação Lava Jato). O Código de Processo Civil, em seu artigo 134, manda arguir o impedimento e a suspeição do juiz: “ IV- Quando nele estiver como advogado da parte o seu cônjuge ou qualquer parente seu, consanguínio ou afim, em linha reta: ou na linha colateral até o segundo grau”.

    Mais claro impossível. Ora, quem são os principais interessados na Operação Lava Jato, que afeta diretamente a Petrobrás? O PSDB e as multinacionais do petróleo, clientes da mulher de Moro! São eles os grandes beneficiados com essa Operação.

    Na véspera da eleição presidencial, a Revista Veja estampou uma foto da então candidata Dilma, afirmando: “Dilma e Lula sabiam da corrupção na Petrobras”. A TV Globo repercutiu no Jornal Nacional.

    A capa da Veja – um panfleto pró-Aécio – e o noticiário da emissora de maior audiência (ainda que decadente) manipularam até o final e certamente conseguiram arrancar alguns milhões de votos da presidenta, embora não o suficiente para derrotá-la.

    Depois do estrago causado, a farsa montada pela Veja e pela Globo foi desmentida. O próprio advogado do doleiro Alberto Youssef (suposto delator) assegurou que “o seu cliente não fez declaração alguma envolvendo os nomes de Lula e Dilma”.  Quem provavelmente “sabia” da manipulação montada, era o juiz Sérgio Moro.

    Parcialidade e blindagens se revelam como um novo escândalo
    A sociedade não deve nenhum respeito a um juiz que extrapola suas funções e, sem nenhuma base jurídica, destrata a autoridade máxima do país. É o que aconteceu no segundo turno das eleições presidenciais, quando foram veiculadas as acusações – depois desmentidas. Por esse fato, o juiz Sérgio Moro deveria se desculpar publicamente.

    Por mais que os brasileiros queiram ver na cadeia corruptos e corruptores –  também me incluo entre os indignados – não é possível aceitar que a Justiça tenha dois pesos e duas medidas. O juiz Sérgio Moro mantém preso o tesoureiro do PT, mas não mandou prender os tesoureiros dos demais partidos citados em delação premiada, dentro da mesma operação, dentre os quais havia políticos do PSDB, PMDB, PP e outros. O tesoureiro do PSDB, Marcio Fortes, que foi tesoureiro de campanha de FHC e de José Serra, além do envolvido com o PSDB na Lava Jato é titular de conta para lavagem de dinheiro no HSBC da Suíça. Mas continua solto.

    A parcialidade de muitos juízes se revela como um novo escândalo, tão grande quanto aqueles que apuram. Pior é a blindagem de personagens, como o atual presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha. Será ele refém ou artífice de um projeto conservador em andamento que pratica uma verdadeira devassa, derrubando conquistas históricas da sociedade civil e dos trabalhadores?

    Por que não são investigados e punidos os empresários de comunicação que falam e escrevem o que bem entendem, contra tudo e contra todos, sem nenhuma regulamentação?

    Por que esses escândalos não têm a mesma repercussão na mídia? O que se diz é que órgãos de comunicação também estariam envolvidos, em escândalos bilionários, como o Swisslaikes, Zelotes e Trensalão.

    A lei determina que todos os envolvidos em corrupção, corruptos e corruptores, depois da ampla defesa e, se condenados, sejam presos e os bens adquiridos por meio da corrupção sejam ressarcidos. Mas a regra deveria valer para todos os partidos!

    A TV Globo deu ao juiz Sérgio Moro o título de personalidade do ano. A TV Globo apoiou e cresceu à sombra da ditadura, foi contra as eleições diretas e, no governo de FHC, na década de 1990, fez campanha pela privatização da Petrobrás, comparando a estatal a um paquiderme e chamando os petroleiros de marajás.

    A Globo e o PSDB sempre defenderam a privatização da Petrobrás. O seu projeto de país tem sido derrotado nas urnas. Mas, por vias transversas, está sendo retomado. É o que aponta o projeto do senador do José Serra que retira a Petrobrás como operadora única do pré-sal e acaba com o regime de partilha, retornando ao pior modelo, que é o de concessão, instituído em 1997 pelo entreguista FHC.

    Como funcionário da Petrobrás e brasileiro não posso aceitar calado essa tramoia contra a empresa que é o maior patrimônio da nação e a única que pode pagar a dívida social que temos com nosso povo. A sociedade não pode permitir que a Globo e o PSDB destruam a Petrobrás.
    ___________

    Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

     

    1. Cria vergonha nessa cara
      E deixa de postar mentiras.
      Você não e melhor que esses imbecis que ficam publicando mentiras sobre o filho do Lula.

      1. Aponte a suposta mentira na

        Aponte a suposta mentira na matéria do Emanuel Cancella  em vez de partir para agressão!! Mas, um imbecil como você que já foi desmascarado exaustivamente por comentaristas do blog por espalhar mentiras e defender o indefensável da republiqueta do Moro, não tem condições de participar de ambiente civilizado. Procure sua turma dos blogs de Veja e outros para destilar seu ódio.

  32. Empreiteiras

    Os empreiteiros foram presos por razões puramente políticas? Então tá. Eles não são curruptos? Tudo bem. O juiz Moro é parcial?  Hasta la vista baby !

  33. Muitas acusações
    Muitas acusações aqui contra servidores públicos do MPF e do judiciário.
    Mas não tem um com peito e coragem para procurar a justiça e fazer uma denúncia.
    Inclusive há aí alguns funcionários públicos que tem a obrigação de fazer isso.

  34. Sinceramente só queria ter

    Sinceramente só queria ter certeza de que a grande mídia TA achando disso tudo…mas começo a achar que ta dando prejuízo …e isso não é bom … Acho q esse cara vai cair…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador