Quebra de sigilo atinge não só Dirceu, mas a estrutura republicana do Estado, diz Pedro Serrano

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Da TV Carta

“Chegamos ao ponto de ter a maior autoridade pública do Brasil, que é a presidente da República, sujeita a uma investigação judicial por causa de um suposto uso de celular que não foi absolutamente comprovado e que não há indício material, e que a sindicância da autoridade competente concluiu pela sua inexistência, ou seja, uma situação absurda. Em qualquer país civilizado, quebrar o sigilo da presidência da República é algo gravíssimo”, diz o jurista Pedro Serrano em entrevista à CartaCapital.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Em qualquer país civilizado,

    “Em qualquer país civilizado, quebrar o sigilo da presidência da República é algo gravíssimo”, diz o jurista Pedro Serrano”:

    Enquanto no Brasil toda e qualquer canalhada do judiciario eh impunivel por lei.

    1. Não é por lei

      “…canalhada do judiciario eh impunivel por lei.”

      Não é por lei que são impuníveis, mas é porque temos à frente do executivo uma distinta Senhora que não se impõe como Presidente da República (maiúsculo) talvez porque não o conquistou, mas que está presidenta (minúsculo) porque o recebeu como uma dádiva, sem os méritos de uma longa caminhada política e, sendo assim, não tá nem aí para subalternos que queiram fazer da liturgia, do símbolo ou importância do espaço que ocupa um capacho roto onde limpar suas botas.

  2. os abusos repetidos…

    estão aí para nos mostrar que há vários tipos de ditadura………………..

    não foi por acaso que protegeram os torturadores por tanto tempo, escola de muitos do judicário brasileiro

      1. para os que são da área não há meia-ditadura…

        principalmente se considerarmos que as centrais de escuta estão de volta e a todo vapor………………..

        como aquela que existiu(?) no prédio da Oi, na época Telerj

         

        hoje em nome da lei e da justiça…………………………alguma diferença?

  3. .

    Observem o quanto tem se tornado transparente o objetivo do STF e MP que, passo a passo, vão cercando o governo petista, agora sem mais nenhuma cerimônia ou parcimônia. Tentar dissimuladamente quebrar o sigilo do Palácio do Planalto prova o que se diz há tempos: O Judiciário  quer governar no golpe, atropelando outros poderes e se colocando acima de quem foi eleito pelo voto popular. Joaquim Barbosa já disse em reiteradas ocasiões sua opinião sobre o congresso, citou o PT como quadrilha e a perseguição feita por ele a Zé Dirceu é um componente de que ele se acha acima da própria lei, agindo com o condenado como ele acha pessoalmente que deve ser, colocando-o no ostracismo através do regime fechado, ao contrário do que está na sentença.

    Eles desdenham do executivo e, vejam,  sequer se pronunciaram com relação ao caso de quebrar o sigilo, como sempre fazem e certos da impunidade. Que se cuidem as vítimas que ainda podem se defender. 

  4. Sr. Pedro Serrano, o Sr.

    Sr. Pedro Serrano, o Sr. cometeu um erro no discurso, veja abaixo:

    NÃO É  “ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO”, É

    “ESTADO DEMOCRÁTICO DA DIREITA”.

    Portanto, estão agindo coerentemente com o que se espera deles.

     

     

  5. Deram corda para o títere Barbosa

    Dar corda por um ditador idiota com indole de Idi Amim Dadá não poderia dar outra coisa, e ele continua com as rédeaas soltas, ninguém se atreve a contê-lo

  6. Quero saber o que vai

    Quero saber o que vai acontecer com essa promotora. Se ficar impune, terei a plena certeza de que vivemos em uma republiqueta de bananas (nos dois sentidos da palavra).

  7. Incrivel!

    Não estamos em um pais civikizado. Mas isto é claro.Direutos humanos, esquece. Querem um grande exemplos: um acusado de crime eleitoral, desviou 50000 para sua campanha, preso e, incrível, minas gerais tem como confirmado um candidato que recebeu 300000 e depois de consultado pelas autoridades e denunciado formalmente.. Querem o que mais?

    Isto sem falar na imprensa pig bandido completamente patidária e elitoral sem que o tse tome qualquer ação.

  8. Averiguação Para Inglês Ver

    Isto não é só para ser lido. É para ser pensado, também!

    Prometeram investigar esse negócio de bisbilhotice nas comunicações da presidência da República. Mas, essa de que “o Conselho vai averiguar” seja lá o que for, isto é pura balela.

    Os arquitetos do bem bolado plano sinistro, alguns (dizem os entendidos) supostamente da cúpula do Supremo Tribunal; outros, (isto ouvi ontem) dos “intestinos” do Congresso e outros mais, de certas intelectualidades encravadas (goela à baixo) na Academia Brasileira de Letras, e no nas trincheiras do Jardim Botânico, e até nas “escolas” da Praia Vermelha, todos já sabem de antemão que a coisa não vai dar em nada.

    O assunto foi embaralhado de tal modo que tudo mundo ve os cacos da maracutaia política-doutrinaria, mas ninguém consegue apurar a realidade ou levantar os verdadeiros fatos ou culpados. Inclusive, com os estardalhaços promovidos pela grande mídia televisiva, estão plantando uma cortina de fumaça no caso e camuflar certos figurões envolvidos.

    Os “paus mandados”, na figura de um Juiz de instância menor e de uma Procuradora da República, estes asseclas, mesmo coniventes com os atos e fatos dos superiores, apenas fizeram o serviço sujo, possivelmente com promessa posteriores de promoção e benesses de ordem diversas. Temos exemplo.

    Quem não lembra do “Dr. Marcos”, aquele “capitão bomba” do exército, que sonhava mandar pelos ares diversos artistas brasileiros, no Riocentro (30 de abril de 1981), mas que o petardo explodiu antes da hora, dentro do seu carro, um Puma cinza-metálico de placa OT-0297? É hoje oficial de alta patente, tranquilo e sem qualquer remorso. Disseram que foi agraciado com uma Comenda.

    Ele jura que participou da “Missão 115 – Operação Centro”, que fez o que fez por puro amor patriótico.

    O extinto (?) SNI até que encenou também uma “investigação”.

    O caso, mandado ao arquivo pelo Superior Tribunal Militar, se assemelha, pois o objetivo é o mesmo.

    Mas, retomando o fio da meada, que Juiz não sonha com um assento permanente na Corte Maior; que Procuradora, por mais chinfrim que seja, não vislumbra, pelo Quinto Constitucional, chegar adonde chegou o atual presidente daquela Corte?

    É o canto da sereia. É a pílula dourada. Pois “a volta do anzol” é que fisgar o peixe.

    O fato se mostra desumano, quando se trata de cercear a Liberdade, o bem maior de uma pessoa, abaixo da própria vida. Também imoral.

    Mas a canalha se lixa para estas coisas. Na verdade, ela “ri da honra, zomba da virtude”, invertendo os enunciados proclamados por Rui Barbosa.

    E andam dizendo que esta pizza será de “4 queijos”, assada lentamente em forno à lenha..

  9. Vamos ver o que

    Vamos ver o que acontecerá!

    Se o barbosão colocar “panos quentes” saberemos que ainda vão tentar dar um golpe ainda este ano!

    Nas eleições quando então o gilmar dantas, que está estranhamente quieto, se tornar presidente do TSE!

    Para ele dar uma canetada na candidata Dilma, precisa mudar de roupa?

    Eles têm muita gente que podem FORJAR qualquer maracutáia e a mídia continua ai….

    A velha mídia de vargas e Jango….

  10. simplesmente abriram a porteira do “Piglândia Futebol Clube”

    acredito que, não demora, teremos chutes com insinuações de terem vazado dos grampos no planalto

     

    querem apostar quanto?

      1. imaginem uma bola dessa, redondinha, nos pés da Globo…

        no ultimo debate pela TV……………………..

        não seria a primeira vez, tanto para TSE como para Globo

        1. quem sabe o que aconteceu primeiro? ninguém, só quem fez

          aquele lance da espionagem americana não vai servir como “um ou outro” cobrança no minuto final do jogo

          quem sabe?

  11. É sempre bom lembrar que a

    É sempre bom lembrar que a NSA grampeou (grampeia?) o planalto e a petrobras. A questão é como vazar informações como se fossem “legais”.

  12. Parece que a comunidade

    Parece que a comunidade jurídica ou, pelo menos, a melhor parte dela, começa a se mexer. Mas foi preciso que o sigilo da Presidência da República fosse ameaçado pela máfia-midiática.

    Nassif, faz um Brasilianas duplo ( pq acaba muito rápido ) com um dos ministros e libera pra gente mandar perguntas com bastante antecedência.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador