Recall da Lava Jato apura propina nos governos Alckmin, Serra e Aécio

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Após anos focando no PT de Lula e Dilma Rousseff, a Lava Jato decidiu convocar novamente algumas empreiteiras para fazer aditamentos aos acordos de delações premiadas, com o objetivo de conseguir mais informações sobre o relato de pagamento de propina em obras executadas em São Paulo sob Geraldo Alckmin e José Serra e, em Minas Gerais, com Aécio Neves governador. Os três membros do PSDB são candidatos virtuais À presidência da República em 2018.

Segundo informações da jornalista Vera Magalhães (Estadão), as empresas Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão devem admitir repasses a agentes que trabalharam nas gestões dos três tucanos, com medo de perder o acordo de delação premiada já firmado com a Lava Jato. Esse “recall” é desdobramento principalmente da delação de Sergio Machado, que teria citado os tucanos. 

De acordo com a colunitas, a Camargo Corrêa vai relatar pagamento ao PSDB de São Paulo por intermédio do ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto. “A empresa irá reconhecer cartel, fraude e superfaturamento nas obras do Rodoanel e do metrô de 2007 a 2014, nos governos José Serra e Geraldo Alckmin.”

A Cidade Administrativa, uma das principais ostentações de Aécio em Minas, será alvo da Andrade Gutierrez, que deve assumir pagamento de propina a Oswaldo Borges da Costa Filho, o Oswaldinho, ligado ao senador.

Há ainda a informação de que obras de governos petistas também estão na mira.

“A Andrade dirá que pagou propina pela obra da usina de Santo Antonio ao ex-ministro Ricardo Berzoini, que já foi citado em colaborações de ex-diretores da empresa.”

Além disso, “um dos acionistas da Camargo Corrêa, Luiz Nascimento, deve confirmar aos procuradores de Curitiba que pagou pessoalmente R$ 350 mil a Machado, ex-presidente da Transpetro, por contratos do Estaleiro Atlântico Sul.”A Queiroz Galvão, sócia no estaleiro, também pagou a Machado, dizem procuradores.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu achei que não tinha

    Eu achei que não tinha propina alguma

    Que as pessoas estavam sendo torturadas para entregar o PT.

    Que bom saber que realmente houve pagamento de propina ao PT, tal qual sugere-se ter sido pago ao PSDB

    1. Tipico trouxinha que se acha

      Tipico trouxinha que se acha esperto mas não passa de um teleguiado.

      O financiamento de campanha é isso. É is-so.

      Só trouxinhas completos pra acharem que pra um lado é doação e pra outro é propina. Ou, como o candidato derrotado que recusou o resultado das eleições e partiu pra ignorância cinicamente falou (com a certeza de que estava se dirigindo a analfabetos políticos): pro PT era o “projeto de poder”, pra oposição era “pra libertar do PT”… Pausa pra rir dos trouxas (e não há dúvida nenhuma que os golpistas e usurpadores dão boas risadas tambem)…

      O mínimo que se exige de alguém que não seja um tolo completo é que entenda que se julga ações, e não pessoas. Mesmas ações, mesmo juizo.

      Porém, não se engane mais uma vez: trata-se de mais um joguinho de cena. Você e sua turminha de abobados da guerra fria poderão continuar dizendo “punição pra todo mundo” enquanto a boiada atravessa o rio na cara de todo mundo e o entreguismo corre solto.

    2. Quer fazer uma aposta que não

      Quer fazer uma aposta que não vai acontecer nada com esses tucanos? E, só pra não dizer depois que não te avisei, Eduarfo Azeredo está solto até hoje, depois de 16 anos do mensalão tucano. Foi condenado em primeira instância há mais de um ano e continua passeando pelas ruas de BH sem ser incomodado por ninguém. E não se esqueça da Cláudia Cruz e do Eduardo Cunha. 

  2. Nada de novo no front

    Tudo isso é retórica. Em nenhum momento, desde o início dessa malfadada operação, esses justiceiros se preocuparam em ao menos parecer imparciais. Agora, do nada, essa corja se mostra “interessada” em levar adiante investigações contra alguns dos conspiradores do golpe? Golpe, aliás, que eles mesmos favoreceram? Me conta outra… Desde o início da “operação” eles já dispõem de fatos e delações suficientes para decretar a prisão preventiva dos três, incluindo o governador, que está em pleno exercício. Não o fizeram até agora por que? Esse teatro é para dar credibilidade ao bando de assaltantes que tomou conta do judiciário e dar a impresão aos trouxinhas que eles são imparciais, são os “salvadores da pátria” e vão “redimir essa nação” e todos os outros chavões midiáticos que a gente já conhece. Aposto um doce com todos que me lêm, nada vai acontecer de fato oas pessedebistas citados. No início do ano tudo isso vai ser arquivado e jogada uma pá de cal sobre o assunto. E boa…

  3. Agora eles vão ver

    quem manda nesse país.

    Certeza que isso não vai dar em nada. É só para tentar mostrar alguma imparcialidade. Deveriam ter agido com o Alckmin , Aecio , Serra e o PSDB da mesma maneira que agiram com o PT e os seus integrantes , a Dilma e o Lula. 

    Agora é só para encher linguiça , pois não vai produzir os mesmos resultados.

  4. Quem eram(ou são) os

    Quem eram(ou são) os relatores do que adveio nas op Vegas e Monte Carlo no STF?

    Parte da Vegas estava nas mãos do RL e ele enviou à CPI. Houve noticia na época que Monte Carlo não veio do STF.

     

  5. Conversa

    Conversa. Estão criando manchete para desmontrar uma imparcialidade que nunca existiu, No fundo estão preparando terreno para a prisão do Lula. 

    1. será…

      Para quem é de SP, basta ver o ramal construído (pela Odebretch, senão me engano) entre a linha férrea da zona leste e o aeroporto internacional de Cumbica. É um “elefante branco”. Uma estrutura monumental de aço e concreto, onde foram enterrados bilhões de reais, ao invés de uma simples linha seguindo a rodovia  que dá acesso ao terminal.E que faria o mesmo serviço. São as mesmas empreiteiras, grandes obras, mesmos financiadores de campanha. O que as forças de esquerda estão esperando para contratacar? Não é a mudança definitiva deste país, que todos perseguem? Então por que não exigir do Judiciário que alcance a todos? Até porque outros governos não foram investigados pela “leniência” do Poder Judiciário, de Polícia Federal ou por interferência direta do “Engavetador Geral da República”. Interessante que os mesmos nomes do MP há alguns anos, não eram tão “patriotas”, como hoje. A mudança não pode se restringir a partidos, nomes ou ideologias. Definitivamente deve-se mudar o Estado Brasileiro. 

  6. Recall da Lava Jato…

    Grande novidade!!! 

    Depois de “tudo consumado” –  iminente prisão do Lula – óbvio que haveria uma cortina de fumaça, envolvendo a tucanalha de São Paulo que,  certamente, não virá ao caso!

    1. Prisão de Lula? Quais os

      Prisão de Lula? Quais os motivos?

      _______________

      Luis Nassif, o blog solta comentários que nada servem ao conhecimento. 

      1. Prezado Almeida,
         
        Aqui estou

        Prezado Almeida,

         

        Aqui estou aqui exercendo a liberdade de expressão que esse espaço virtual me permite. Sendo assim, reflito que a delicadeza em discordar também é democrática. Logo, nenhuma necessidade em alertar o educadíssimo Nassif.

        Fora mordaça!!!

        Atenciosamente.

  7. Nenhuma prova contra os tucanos muda a convicção do judiciário

    se forem a julgamento, vão receber um tratamento tão benevolente quanto aquele dado aos Perrella.

  8. Mentira, Mentira, mentira,

    Mentira, Mentira, mentira, mentira, mentira, nada, nada, nada, nada, nada vai acontecer, nadinha, é tudo cortina de fumaça, tudo dissimulaçao, nada acontece contra eles, nunca, jamais, eles são os donos de tudo, os próprios investigadores são eles mesmos infiltrados, nada vai acontecer, absolutamente coisa nenhuma, balela, conversa. está dominado, os procuradores são deles, é simples assim.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador