Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens?

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral: “Quando concretizamos direitos, damos um sentido à tragédia humana e à nossa própria existência!”
 
o-quarto-estado-obra-do-artista-italiano-giuseppe-pellizza-1868-1907-poe-em-foco-o-proletariado-que-entra-em-greve-e-ocupa-a-praca-de-volpedo-na-italia-cidade-natal-do-pintor-o-quadro-se-tornou-1367320135332_925x5.jpg
“O quarto estado”, obra do artista italiano Giuseppe Pellizza (1868-1907)
 
Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens?
 
Por Raquel Domingues do Amaral, no Pequenas Igrejas
 
Sentem o seu cheiro?
 
Os direitos são feitos de suor, de sangue, de carne humana apodrecida nos campos de batalha, queimada em fogueiras!
 
Quando abro a Constituição no artigo quinto, além dos signos, dos enunciados vertidos em linguagem jurídica, sinto cheiro de sangue velho!
 
Vejo cabeças rolando de guilhotinas, jovens mutilados, mulheres ardendo nas chamas das fogueiras!
 
Ouço o grito enlouquecido dos empalados.
 
Deparo-me com crianças famintas, enrijecidas por invernos rigorosos, falecidas às portas das fábricas com os estômagos vazios!
 
Sufoco-me nas chaminés dos Campos de concentração, expelindo cinzas humanas!
 
Vejo africanos convulsionando nos porões dos navios negreiros.
 
Ouço o gemido das mulheres indígenas violentadas.
 
Os direitos são feitos de fluido vital!
 
Pra se fazer o direito mais elementar, a liberdade,
gastou-se séculos e milhares de vidas foram tragadas, foram moídas na máquina de se fazer direitos, a revolução!
 
Tu achavas que os direitos foram feitos pelos janotas que têm assento nos parlamentos e tribunais?
 
Engana-te! O direito é feito com a carne do povo!
 
Quando se revoga um direito, desperdiça-se milhares de vidas …
 
Os governantes que usurpam direitos, como abutres, alimentam-se dos restos mortais de todos aqueles que morreram para se converterem em direitos!
 
Quando se concretiza um direito, meus jovens, eterniza-se essas milhares vidas!
 
Quando concretizamos direitos, damos um sentido à tragédia humana e à nossa própria existência!
 
O direito e a arte são as únicas evidências de que a odisseia terrena teve algum significado!”
 
Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sabem…

    Estamos descobrindo o fogo. E o mais impressionante nisto? Nós Brasileiros estamos pensando que o inventamos. Quantos anos tem este quadro mostrado na matéria? “Do Povo, pelo Povo, para o Povo”. A última facção de poder, a Esquerdopata,  que ainda não havia se elevado à condição de Elite, se transformou em tal. Agora, depois de 40 anos, o copo transbordou. Viraremos mais esta página. O Estado Brasileiro está fazendo sua revolução, antes que as ruas o façam. Sua revolução controlada, como já fez em outras vezes. Como fez em Redemocracia, como fez em ConstituiçãoEscárnioCaricaturaCidadã. Inacreditável é ler de uma das atuas beneficiárias desta nova Elite, deste novo feudo, desta quadrilha que apossou o Poder Judiciário Brasileiro, um pedido de revolta?!! Revolta contra quem, cara sra? Contra um Judiciário sem prazos, mas com infindáveis gavetas? Que produz uma aberração, fantasiada de justiça entre 8 e 80? Que espera por saber de prisao em 2.a Instância, quando prende a miséria nacional sem qualquer julgamento? Que recebe mordomias vultosas, fantasiadas como legais, num país de miseráveis?  Que acoberta e se mancomuna com a Bandidagem, desde que a Bandidagem se mancomune com o Judiciário?  É inacreditável. Farsa e Tragédia. Tragédia e Farsa. O pior disto tudo é que a Constituição Cidadã poderia ter aberto um caminho à Cidadania e Democracia. Os excessos e desvios do Poder Público poderiam ter sido controlados com a Justiça sendo praticada. Mas então para calar esta Justiça, que vinha sendo clamada, o Poder Judiciário foi comprado. Transformado neste feudo, do qual agora e por 30 anos, nos escandalizamos. Está em todas páginas policiais. Mas teria  a parte da Sociedade Civil, os Advogados? Então foi só escravizar e botar um cabresto na Sociedade com Ditadura do monopólio da Profissão de Advogado e os grilhões das carteirinhas. Monopólio mancomunado com o Feudo Judiciário. A bárbarie estava completa. A tal Juíza está escandalizada com o que? Com o espelho? O Brasil é de muito fácil explicação. 

    1. Cortar na própria pele
      Cortar na própria pele é o mais difícil dos atos de cidadania. Não é fácil sair da zona de conforto em defesa de pessoas sem valor algum para quem manda no sistema. Atitude louvável da Sra. Juíza, que embora faça parte da estrutura de poder mostrou não compactuar com a banalidade do mal que emana do sistema vigente.

    2. Cortar na própria pele
      Cortar na própria pele é o mais difícil dos atos de cidadania. Não é fácil sair da zona de conforto em defesa de pessoas sem valor algum para quem manda no sistema. Atitude louvável da Sra. Juíza, que embora faça parte da estrutura de poder mostrou não compactuar com a banalidade do mal que emana do sistema vigente.

      1. cortar….

        Lucimar Ferreira, a sua explicação foi a melhor de todas. Quase senti pena do Judiciário. 99% dos Brasileiros não recebem de salários ou aposentadorias, o que o Judiciário recebe de Auxílo Moradia. Ética e Moralidade são os dois primeiros tijolos da fundação da Justiça. Você quer fazer uma omelete de que? Bananas?

    3.  “A tal Juíza está

       “A tal Juíza está escandalizada com o que? Com o espelho? O Brasil é de muito fácil explicação.”

      Zé Sérgio, vosmecê pergunta e de repente conclui com um, “o Brasil é de fácil explicação.” Sim. E qual é a explicação? Seria da tal Juiza e seu espelho? Seria dos esquerdopatas que a 40 anos chegaram ao paraiso, e, nem esquentaram a cadeira e, ja foram expulsos? Ou seria culpa do Povo “indolente,” que a mais de 5oo anos e porretadas, carrega no lombo essa zorra toda e ainda não fez nada?…

      Explica melhor ai meu cumpadi do estabelecimento.

      abraços. Orlando

  2. Para o Ministro Barroso, os direitos são feitos de vingança

    Para o $upremo Ministro Roberto Barroso, se o direito do pobre é violado, faz-se-lhe justiça violando-se igualmente o direito de um rico.

    O Ministro Roberto Barroso constatou que pobre vai preso antes da prolação da sentença de 1º grau e não sai mais. Ele não vê problemas nessa prisão do pobre antes da prolação da sentença de primeiro grau desde que os ricos delinquentes sejam presos após a confirmação de suas sentenças condenatórias pelo segundo grau, até porque, de acordo com o referido Ministro, ‘quando se passou a permitir a execução depois da condenação em segundo grau, pela primeira vez a imensa quantidade de ricos delinquentes que há no Brasil passou a evitar cometer crimes e, depois, a colaborar com a Justiça, para tentar minimizar as suas penas’.

    Mas, ao final, tudo continua como antes no Quartel de Abrantes: Os pobres continuam sendo presos antes da prolação da sentença de primeiro grau enquanto os ricos não vão presos nem mesmo depois de confirmadas suas sentenças pelo segundo grau, pois eles colaboram com a justiça, dedurando seus comparsas, e em troca dessa colaboração são premiados com a impunidade com com uma pena simbólica, além de receberem os produtos dos seus crimes, branqueados pela Justiça.

    A prisão antes do trânsito em julgado de sentença penal condenatória não vai reparar, nem punir nem impedir a injustiça que consiste em prender os pobres antes da prolação da sentença de primeiro grau. Uma ilegalidade não conserta outra ilegalidade.

  3. E quando direitos são violados, o que acontece?

    Quando concretizamos direitos, damos um sentido à tragédia humana e à nossa própria existência! Inversamente, quando direitos são violados, tiramos o sentido à tragédia humana e à nossa própria existência.

  4. O ALI KAMEL NÃO SOMOS

    O ALI KAMEL NÃO SOMOS RACISTAS,  DEVERIA CONTRATAR A JUIZA RAQUEL PARA FAZER UM LABORATÓRIO COM OS PÉSSIMOS ATORES DA NOVELA FARSA A JATO.

    O Inspetor de quarteirão Sergio Moro do Paraná e seus circenses das, pgr e pf, alocados na
    mambembe fraude conhecida como farsa a jato. Estes concurseiros necessitam ser instados por seus sindicatos de classe e pela rede Globo a participarem de um curso de reciclagem ou, laboratório como a Globo prefere.

    Não custa tentar. A Juíza Federal Dra. Raquel, poderia colaborar para melhorar o nível
    técnico desse pessoal. Estes sujeitos estão desmoralizando todo o Sistema Judicial
    Brasileiro, com essa novela mambembe e seus crimes, expostos e jogados in natura na
    cara do mundo.
     

    Orlando

     

     

     

  5. Espero que não seja apenas

    Espero que não seja apenas demagogia e que essa juiza recuse todos os auxílios obscenos ilegais que o judiciário lhe concede. 

  6. que lindo 2…

    muito importante ter trazido o artigo quinto

    porque é ali e principalmente no que está acontecendo no país atualmente que podemos ver claramente que o direito feito por quem tem o poder não vale porra nenhuma

    sem uma revolta de verdade do povo, pelo povo e para o povo, nunca teremos direitos

    1. e ainda bem que se dirigiu aos jovens…

      porque os de 50, 60, 70 e tome tempo de luta, sabem muito bem do que são feitos

      do quanto foi difícil chegar até eles, para depois entregar ou deixar nas mãos de um bando de safados para melhor definí-los, os nossos direitos, e só

      em Estado fora da lei quem saca apenas seus direitos sempre morre

  7. Tenho vergonha de estudar! Textos como esse sendo recomendados a leitura em curso de graduação em Direito como visão de mundo contemporâneo. Silogismo… aulas doutrinárias de imposição de uma visão irreal do mundo. Fake e desinformação…o pior cobrada como verdade. Hoje em dia pegar ter posicionamento crítico e opinião fundamentada sobre temas polêmicos e onde desinformação atua fortemente, visando a implementação e disseminação do ódio não merecem o meu esforço em nada! Deixo a minha indignação e informo q abandono a gradação na universidade em que esse artigo de merda foi undicado! Meus estudos continuarei, contudo, a parte dessas instituições pífias abarrotadas de calhordas e charlatões; que fantasiados de certificações corrompidas continuam impondonvisao de mundo errada e que dissemina ódio. Att…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador