“Atrapalhar investigações é crime inafiançável”, diz Teori sobre prisão de Delcídio

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Uma das justificativas para a urgência da prisão foi a continuidade da prática de crimes. Última reunião do senador petista para tratar da fuga de Nestor Cerveró e pagamentos de “ajuda” ocorreu na última quinta-feira (19)
 
 
Jornal GGN – “A tentativa de atrapalhar as investigações é crime inafiançável”, disse o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), na sessão extraordinária realizada na manhã de hoje (25), de última hora. O motivo de convocar os ministros foi anunciado logo no início do encontro: a prisão cautelar do senador Delcídio Amaral (PT-MS), que também ocorreu na manhã desta quarta, partiu de Teori, que preferiu partilhar com os outros ministros a decisão final.
 
A opinião de Zavascki é a existência de indícios de que o senador integrasse organização criminosa e que, essa suspeita, por si só, permite flagrante a qualquer tempo. Como exemplo, as últimas informações denotavam que os envolvidos discutiam a fuga de Nestor Cerveró do Brasil para o Paraguai e, em seguida, para a Espanha. Conforme divulgou Mônica Bergamo, em sua coluna, o parlamentar petista teria sugerido, inclusive, o avião que seria usado para a fuga.
 
O senador também estaria prometendo utilizar de sua influência com o vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, para interferir em decisões da Lava Jato no STF. Delcídio também supostamente teria ofertado uma “mesada” de pelo menos R$ 50 mil, para que o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, não fechasse acordo de delação premiada.
 
“Delcídio, atual líder do governo, não medirá esforços para embaraçar investigações da Lava Jato”, foi o posicionamento do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhado à Suprema Corte.
 
Já a prisão temporária do banqueiro André Esteves, presidente do BTG Pactual, ocorreu porque ele estaria disposto a obter informações por meios ilícitos, para que a investigação da Lava Jato não atingisse o banco. Ele teria oferecido apoio financeiro à família de Cerveró, para que também não fosse citado na delação. Esteves teria oferecido pagar R$ 4 milhões para ajudar na fuga de Cerveró do Brasil.
 
Todas as informações chegaram ao MPF pelo filho de Nestor Cerveró, Bernardo, que gravou conversas de André Esteves e Delcídio Amaral e as entregou para a PGR. As gravações registraram promessas de dinheiro, discussões sobre a fuga e o vazamento de documentos sigilosos. Nas conversas, o senador colocava-se como avalista do acordo para ajudar o investigado no STF, e André Esteves seria o responsável pelos pagamentos indevidos à família do ex-diretor da estatal.
 
Ainda que as prisões decretadas hoje partissem de um desdobramento da Lava Jato, os supostos crimes de atrapalhar as investigações e indícios de prática de lavagem de dinheiro gerarão outro inquérito, pela Polícia Federal, e possivelmente denúncia pelo MPF, contra o senador petista e o banqueiro. “Está nitidamente demonstrada a necessidade de garantir a instrução criminal”, disse Teori ao justificar as prisões.
 
O ministro do STF também afirmou que “causa espécie” que se siga tratando, em novembro de 2015, após o andamento das investigações da Lava Jato, sobre partilha política em cargos na Petrobras. A última reunião do senador com outros integrantes do esquema para discutir a estratégia teria ocorrido no dia 19, última quinta-feira.
 
“Nós estamos sujeitos a esse tipo de situação, pessoas que vendem ilusões”, disse o ministro Dias Toffoli, sobre a tentativa dos envolvidos de querer influenciar decisões do Supremo. Assista:
 

 

Além de Delcídio, foram presos o chefe de gabinete do parlamentar e há uma ordem de prisão contra o advogado Edson Ribeiro, que defende Cerveró na Lava Jato.

De acordo com a Constituição, há condições especiais para a prisão de parlamentares. No artigo 53, que trata do tema, senadores e deputados não poderão ser presos “salvo em flagrante de crime inafiançável”. “Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão”, diz o trecho da Carta.
 
Por unanimidade, a 2ª Turma do STF referendou a decisão do ministro Teori Zavascki sobre prisão de Delcídio e de André Esteves.  “O escárnio venceu o cinismo”, disse a ministra Cármen Lúcia:
 
 
Íntegra do pedido de prisões
Íntegra do pedido de buscas e apreensões
Sentença 4036
Sentença 4039
 
Com informações do JOTA, MPF e Monica Bergamo.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

72 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se fez tem que ir preso mesmo

    Se fez tem que ir preso mesmo . E ser expulso do PT.  E  não podemos esquecer de que Gilmar Mendes está nas gravações. … Isso é gravíssimo! 

    1. Não só Gilmar Mendes !

      Toffoli, Zawascki e Fachin também são nencionados por Delcidio.GRAVÍSSIMO.

      Delcidio teria indicado interlocução com os ministros Dias Toffoli e Teori Zawascki, teria discurtdo esteatégia para se aproximar de Gilmar Mendes e tentado marcar encontro com Fachin. 

  2. A coisa ainda está mal

    A coisa ainda está mal contada.

    Essa gravação que o filho do Cerveró fez foi com autorização judicial ? Por que ainda não disseram isso ? Se não foi não poderia valer como prova ou indício.

    Por que o ministro Teori Zavascki ainda não divulgou as provas e as gravações que incriminariam cabalmente o Senador Delcídio ?

     

    1. isso é em filme americano.

      isso é em filme americano. aqui no Brasil vale tudo desde que não mexa com os tucanos, aí vale tudo. Agora se esse senador fez mesmo isso é um vexame danado. Que se dane sinceramente!

        1. Como é que um cara esperto

          Como é que um cara esperto como o Delcidio foi cair de graça numa arapuca dessa. Dá prá desconfiar… Agora se caiu, tem mais é que ser preso prá deixar de ser  burro.xgdy

  3. “”Atrapalhar investigações é

    “Atrapalhar investigações é crime inafiançável”, diz Teori sobre prisão de Delcídio

    E TEM MAIS,

    Pela jurisprudência do Domínio do Fato, se nobre senador Delcídio atrapalhou flagrantemente positivo operante a investigação Lava Jato do Petrolão é lícito suspeitar, pelo reincidente modus operandi do neopetista Delcídio Fala Mansa, de que também atrapalhou uma beleza! na CPI dos Correios que demandou no Mensalão e tudo mais… diante deste grave domínio do fato, STF deve sumariamente ANULAR TODO PROCESSO DO MENSALÃO por causa causante retroativa do inafiançável crime de atrapalhamento do então presidente da CPI dos Correios, o representante da República do Pantanal nobre senador Delcídio Amaral.

     

  4. É por isso…

    …que os petistas históricos pularam do barco, e o que sobrou foi essa escória.

     

    Conseguiram acabar com a esquerda brasileira. Nem precisou de CIA, MI6, etc..

     

  5. Prisão de Delcídio e Esteves

    Nassif, veja o detalhe dito por Teori: “André Esteves tinha em seu poder a minuta de acordo de delação de Cerveró, além de canal de vazamento na Lava Jato.”

    Tinha como? Quem lhe passou?

  6. Grave, muito grave,

    Grave, muito grave, gravíssima essa prisão de um Senador da República no exercício da representação de uma Unidade Federativa por escrutínio popular.  As justificativas do Supremo tem que ser robustas no sentido forte do termo. Não bastam só indícios, recortes de jornais ou delações premiadas ou não. 

    De qualquer modo, como informou o ministro Teori, os autos seguirão para o Senado e de lá sairá a decisão final sobre a continuidade do encarceramento. 

    Quem perde mesmo não é a figura do senador, nem o PT, mas a própria classe política e por extensão um Poder da República que demasiadamente desprestigiado e até ojerizado por parte da população. 

    1. “Grave, muito grave,

      “Grave, muito grave, gravíssima essa prisão de um Senador da República “

      Mais grave ainda porque o Senador do PT não agiu por conta própria foi a mando do governo e do partido.

       

  7. Obrigado ministro Teori por

    Obrigado ministro Teori por ter livrado a esquerda desse traíra entreguista, pra completar o serviço tem que mandar prender o Eduardo Cunha pois o caso é exatamente igual.

    E a situação do ministro Gilmar Mendes que foi citado nas gravações como facilitador ‘de dentro’ do judiciário? aliás não é a primeira pessoa das relações de Mendes que é pego em alguma maracutaia.

    E, por último, a prisão do banqueiro tucano André Esteves, padrinho e amigão de Aécio Neves, será que o MPF vai propor delação premiada para chegar ao núcleo do ninho bicudo? 

  8. No voto da carmem lúcia ela

    No voto da carmem lúcia ela já prendeu o lula!

    Rui barbosa?

    Figura moral?

    Vamos conhecer a história…

    Depois de ouvir as palavras da carmem lúcia vem mais ódio por ai…

    Deixou de ser justiça! É psdb na veia!

  9. Com a devida vênia de que o

    Com a devida vênia de que o ministro Teori é agora funcionário do Instituto do Gilmar Mendes. Ofenderam o chefe dele: teje preso.

  10. Outra curiosidade Nassif.
    O

    Outra curiosidade Nassif.

    O próprio Ministro Teori Zavascki afirmou que existe um canal de vazamento da Lava Jato.

    E ai, isso não vem ao caso, não será investigado ?

     

  11. Prisão de Delcídio e Esteves

    Nassif, veja o detalhe do que diz o ministro Teori para justificar a prisão do banqueiro: “André Esteves tinha em seu poder a minuta de acordo de delação de Cerveró, além de canal de vazamento na Lava Jato”. 

    Tinha como? Quem vazou? Que canal de vazamento é este? Então a Lava Jato abastece banqueiro investigado com informações sigilosas e vai ficar tudo por isso mesmo?

  12. A FAXINA DA DILMA ESTÁ SÓ NO COMEÇO!

    POR ISSO DILMA SOFRE RESISTÊNCIA ATÉ DENTRO DO PRÓPRIO PARTIDO!

    Nomeado por Fernando Henrique / PSDB para uma diretoria da Petrobrás em 1999, por indicação de Jader Barbalho, uma das figuras mais conservadoras do PMDB, Delcídio teve como principal assessor o Cerveró, cuja delação premiada envolveu o senador, que acabou preso por tentar tumultuar as investigações. Em conversa gravada pelo filho de Cerveró, o senador ofereceu até ajuda para que fugisse do país. Confiram a matéria do Viomundo:

    http://www.viomundo.com.br/politica/pf-prende-o-senador-delcidio-amaral-por-conturbar-investigacoes-da-lava-jato.html

    Parabéns à PF e ao judiciário! E esperamos que a justiça tenha o mesmo rigor com o Cunha, que também usa do cargo para esquivar-se da justiça; e com o Aécio Neves, cujos indícios na Lava jato são mais do que suficiente para que também seja processado.

    ESTAMOS EM GUERRA CONTRA A CORRUPÇÃO!

    Combater a corrupção, significa cortar o mal na própria carne, se for preciso. A Dilma fez sua mea-­culpa em 2014, e admitiu erros, como os que levaram a superfaturamentos, e atrasos na copa do mundo; garantindo que passaria a ser muito mais rigorosa contra a corrupção. Algo muito difícil para um partido pequeno como o PT, que não tem nem 1/5 dos parlamentares em Brasília, e precisa aceitar alianças e indicações para diversos cargos, se quiser aprovar projetos do governo no congresso. Entretanto, os corruptos são profissionais, e o que estamos colhendo hoje, é fruto do que foi plantado no passado. Mas a guerra foi declarada!

    A corrupção é a base de todos os nossos problemas. Se não fosse a roubalheira, sobraria recursos nos cofres do governo para elevar o salário mínimo, aposentadorias, salários do funcionalismo, e novas contratações; melhorando o padrão de vida dessas pessoas. Com bons salários pagos pelo governo, e maior oferta de empregos públicos, o setor privado acabaria pagando também melhores salários, em virtude da concorrência e procura por bons funcionários, e faria isso com muito gosto! Pois suas vendas estariam sempre em alta com o consumo elevado. Ou seja, só quem ganha com a corrupção são apenas os próprios ladrões, que recebem propinas limpinhas no exterior; e os exportadores, gente que luta com todas as forças por um arrocho salarial, porque seus compradores estão no exterior, não aqui. Quem vende no mercado interno, sofre junto com o trabalhador com a queda na renda. Conheçam os office boys dos exportadores, como o Serra, que quer vender a Petrobrás aos estrangeiros, e promover um novo arrocho salarial no Brasil, garantindo que quase todo o petróleo (riqueza nossa) seja exportado aos Estados Unidos e Europa a preço de banana:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/640261436109522/?type=3&theater

    Corrupção é fruto que se planta pra colher no futuro. A corrupção que enfrentamos hoje em empresas estatais, como a Petrobrás, é fruto de mudanças na lei feitas durante o governo FHC, e a ampla maioria de políticos que contava como aliados durante seu governo. Ou seja, eles plantaram os ladrões, e afrouxaram a lei. E para que não fique parecendo futrica partidária, vamos às fontes:

    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,maioria­das­contratacoes­da­petrobras­e­sem­licitacao­diz­secretario­do­tcu,1595214

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2745.htm

    http://180graus.com/politica/oab­defende­no­stf­fim­da­lei­de­fhc­na­petrobras­e­adote­licitacao

    A justiça recebeu vários processos contra o decreto do FHC, mas ainda não se pronunciou, cerca de uma década depois. Uma vergonha:

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/stf­deve­julgar­em­breve­decreto­de­fhc­que­dispensa­petrobras­da­lei­de– licitacoes/

    O próprio Fernando Henrique se diz envergonhado com a lei criada em seu governo, o que serve como admissão de culpa pela roubalheira na estatal:

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/161083/Lei­de­FHC­afrouxou­controles­da­Petrobras.htm

    CRISE É CULPA DA CORRUPÇÃO!

    A Petrobrás investirá 12 bilhões a menos em 2015, por conta do assalto feito em seus cofres, fora o que outras empresas parceiras também investiriam. Somente isso, já provoca uma queda de 2% do PIB, e pode colocar mais pelo menos outros 2% por conta das incertezas e turbulências políticas provocadas pelos políticos defensores do impeachment, some com a crise da China, que deve ter reduzido outros 2% em nosso PIB, e chegamos aos números. Em vez de crescer 4%, com a crise da China deveríamos crescer só 2%; com a crise da Petrobrás esse número caiu para zero, e o que tivermos de negativo, devemos aos agitadores e especuladores, que amplificaram a crise, espalhando boatos e incertezas. 

    Os números:

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/201942/Fazenda-crise-da-Petrobras-é-principal-responsável-por-retração-do-PIB.htm 

    Os especuladores e seus agentes no Brasil:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.654154174720248.1073741839.300330306769305/680343992101266/?type=3&theater

    A RAIZ DA CORRUPÇÃO!

    A raiz da corrupção está nas estruturas mais profundas de nosso sistema político econômico de natureza colonial; que só é possível graças à ignorância e preguiça de pensar de grande parte das pessoas que, em vez de líderes, tornam­-se inexpressivos subalternos do poder econômico imperialista internacional. Estamos falando principalmente de setores empresariais, que em vez de estudar um pouco mais, seguem a reboque de grandes empresas exportadoras, a maioria estrangeira; e até hoje não conseguiram compreender que a roubalheira e a queda na renda, só beneficia os exportadores. Por isso ainda temos aberrações de gente defendendo o financiamento empresarial. Num país como o nosso, onde mais da metade do capital produtivo está nas mãos de estrangeiros, isso equivale a entregar o governo do país para eles, transformando­-nos numa colônia.

    O ideal é que apenas pessoas físicas financiem campanhas políticas, pois assim não permitimos que os acionistas de empresas estrangeiras venham interferir nos assuntos internos do país.

    FINANCIAMENTO EMPRESARIAL = ABERRAÇÃO INTELECTUAL

    FINANCIAMENTO EMPRESARIAL = TRAIÇÃO AO BRASIL

    Pois coloca os estrangeiros no poder, os donos da Ford, Fiat, Mercedez, GM, Honda, LG, Dupont, etc, sem que nem precisem mostrar a cara, para escolher os políticos que receberão financiamento. Ou alguém duvida, que são eles que podem dispensar mais recursos às campanhas políticas? Afinal, mais da metade do capital produtivo brasileiro está nas mãos de estrangeiros!

    Quem vocês acham que participou da vaquinha dos bancos, que entregou bilhões de reais aos principais candidatos?

    O que querem as empresas estrangeiras?

    >>>>DÓLAR<<<<

    Como conseguir dólar? Exportando a todo custo, pois as exportações são pagas em dólar. Por isso pagam campanhas de políticos ladrões e vagabundos, para que façam o possível para reduzir os salários no Brasil. Essa é a doce receita:

    ROUBEM À VONTADE, QUE NÃO SOBRA VERBA PRA AUMENTAR SALÁRIOS PÚBLICOS!

    Por que será que os defensores dessa política neoliberal nunca são processados, nem vão pra cadeia? Por que os reus do mensalão do PSDB ainda nem foram julgados? Não estaria nosso judiciário podre e corrupto entupindo­-se com propinas depositadas nos paraísos fiscais por essa gente? 

    Repare que uma coisa é a ação governamental estrangeira, muito mais coerente; outra é a ação de suas empresas, completamente sem escrúpulos, e mais poderosas que muitos países independentes.

    Multinacionais são benéficas ao país, e devem ser estimuladas, desde que não controlem setores inteiros de nossa economia, e não remetam dólares a mais do que os que trouxeram (incluindo juros do mercado internacional), comprometendo nossas contas externas. O lucro excedente deve ser feito todo em reais, para que negociem nossa moeda no mercado externo. Garanto que nunca mais sofreríamos outro ataque especulativo na economia. Mesmo assim, entregar o poder às empresas, através do financiamento empresarial de campanhas, significa vender o futuro do país para eles e nossos políticos mais corruptos. Multinacional tem trânsito até maior entre os próprios países desenvolvidos, onde praticamente não existe corrupção. O que demonstra que a roubalheira, o arrocho salarial e o direcionamento da economia brasileira para exportação são impostos muito mais pelos próprios traidores brasileiros, que devem oferecer esse sistema para poder cobrar altas propinas no exterior, em troca de permitir uma calamidade dessa com nosso povo; do que por parte dessas empresas, que continuariam nossas parceiras, mesmo sem esse tipo de falcatrua. Conheçam quem defende o financiamento empresarial no Brasil, a entrega do poder aos interesses estrangeiros, e o loteamento do país à corrupção; começando por este, que mais parece um cão de guarda do FHC, que o nomeou para o cargo:

    http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/09/oab­critica­gilmar­mendes­postura­grosseira­e­arbitraria/

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/oab-diz-que-postura-de-gilmar-no-stf-foi-grosseira-arbitraria-e-incorreta.html

    O FIM DO FINANCIAMENTO EMPRESARIAL SÓ OCORREU PORQUE A DILMA O VETOU, E O CONGRESSO PRECISARIA DE 2/3 DOS VOTOS PARA DERRUBAR SEU VETO!

    O Financiamento empresarial de campanhas foi aprovado pela câmara e derrubado pelo senado. Confira o voto dos senadores, e reparem como os office boys do capital imperialista internacional, o PSDB, votou em peso contra a derrubada desse trambique:

    http://www.senado.leg.br/atividade/rotinas/materia/getPDF.asp?tp=1&t=177264

    Logo após, a câmara dos deputados retomou a matéria para votação e reintroduziu o financiamento empresarial. Vejam como o PSDB novamente está em peso por trás dessas manobras dos deputados:

    http://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/a­lista­de­deputados­que­aprovou­a­doacao­empresarial­de­campanha­351.html

    PSDB = CORRUPÇÃO E SUBSERVIÊNCIA AO IMPERIALISMO INTERNACIONAL

    Precisamos debater, denunciar, e difundir essas informações. Porque existe um movimento criado pelo PSDB para derrubar o governo Dilma. Eles sabem que será muito difícil e improvável, mas apostam que o desgaste da Dilma lhes garantirá muitos votos na próxima eleição. Não estão preocupados com o país, com as consequências econômicas, muito menos com a roubalheira; mas apenas com as eleições. Precisamos aproveitar para compartilhar informações e esclarecer a população sobre o que está ocorrendo, para que o tiro deles saia pela culatra, e em 2016 o povo saiba quem conspirou contra nossa economia e desenvolvimento, dando uma surra de votos nesses caras.

    A corrupção eleva em até 50% o valor dos contratos pagos pelo governo junto aos seus fornecedores, e quem paga isso somos todos nós:

    “Secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Ángel Gurría, disse nesta terça-fera, 3, que no Brasil as fraudes em licitações públicas podem adicionar em até 50% os preços dos contratos; “Em um momento em que as finanças públicas estão sob imensa pressão, não é justo esperar que os contribuintes aceitem compensar os encargos financeiros impostos pela cartelização e a corrupção nas licitações e contratos públicos”, disse o secretário-geral da OCDE”

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/203590/OCDE-corrupção-eleva-licitações-em-até-50-no-Brasil.htm

    ONDE O FINANCIAMENTO EMPRESARIAL PODE NOS LEVAR!

    Reparem que não estamos nos referindo a políticos e governos honestos, responsáveis, e coerentes, de países europeus e até dos EUA. A denúncia é contra o poderoso CAPITAL NEOLIBERAL IMPERIALISTA INTERNACIONAL, que foge até ao controle desses governos. Para eles, melhor é que todos os brasileiros morram de fome e sede, que isso aqui vire um grande deserto, pra que eles possam retirar todas as riquezas que desejarem de nossas jazidas de petróleo e demais minerais, sem ninguém pra encher o saco. Parece incrível, mas é exatamente para o que já estão trabalhando, e com ajuda de nossos corruptos, da globo, e da veja. Se você acha um absurdo tão surreal, tente ao menos contestar o estudo abaixo, e surpreenda­-se:

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2015/05/o­futuro­que­corrupcao­politica­dara.html?view=flipcard

    NOSSAS VITÓRIAS!

    Vencemos algumas batalhas, mas a guerra continua! O STF considerou inconstitucional o financiamento empresarial. Ou seja, precisou de mais de uma década de indicações de juízes não alinhados com o PSDB, para conseguir uma sentença dessas. Reparem como é longa essa guerra contra a corrupção! E ainda tem gente achando que as coisas se resolvem do dia pra noite. Vejam:

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/197345/STF­derruba­dinheiro­de­empresas­na­política.htm

    A Dilma também fez a parte dela, e tornou nossa admnistração pública uma das mais transparentes do mundo, à frente de diversos países desenvolvidos:

    http://www.valor.com.br/brasil/4215420/apesar­de­pedalada­brasil­tem­6­orcamento­mais­transparente­do­mundo

    Escolheu um Procurador Geral da República, que está resgatando o respeito que o judiciário tanto necessita:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/660219214113744/?type=3&theater

    E mais, deu ampla liberdade à Polícia Federal, que sempre sofreu perseguições no governo FHC / PSDB:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/661199854015680/?type=3&theater

    PRECISA DIZER POR QUE QUEREM DERRUBÁ­-LA?

    PARABÉNS a você! Que se informou, que não entrou na onda da globo e da veja, que não deu força ao impeachment nas ruas e em seu convívio social; mas saiba que isso pode não ser suficiente, porque o impeachment ganhou força no congresso, e se não defendermos pra valer o atual governo, ele sofrerá sérias ameaças, como explicado no link acima.

    Temos muito a perder com a queda da Dilma, que foi o único governo até hoje, cujo principal compromisso é uma reforma política para

    MAIOR PARTICIPAÇÃO POPULAR!

    Vejam os projetos de lei, que já estão tramitando no congresso para isso:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.353345524801116.1073741836.300330306769305/672096602926005/?type=3&theater

    O PERIGO!

    Não é que haja motivos, razão, ou apoio para um impeachment da Dilma, mas sim que haja TRLHÕES DE DÓLARES em jogo, caso consigam nos reduzir à condição de colônia novamente. Eles querem nos transformar em colônia de exportação, querem comprar a Petrobrás, nossas melhores riquezas, e desviá-­las para o exterior. Olhem bem essa foto, e imaginem o tamanho do saco de dinheiro, que esse sujeito arrasta por aí, pra comprar nossos políticos:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/640261436109522/?type=3&theater

    Quantos bilhões essa gente que quer comprar a Petrobrás pode depositar na conta de políticos brasileiros no exterior, para que tirem a Dilma da presidência?

    Agora compreendemos o tamanho da ameaça, que paira sobre o Brasil…

  13. “Em Louvor dos Justos e dos Injustos”

    Nassif: sempre considerei o senador como uma espécie de câncer político dentro do PT, dado suas trajetórias partidárias e seus compromissos e implicações em casos envolvendo a Petrobras. Inclusive, seu suposto envolvimento com o aquele senador agente da Chevron, seja na questão do pré-sal, seja em outros interesses escusos deste parlamentar no Congresso. Mas precisamos acompanhar com cautela o desdobramento deste particular. Especialmente se vindo da Monica Bergamo, via MPF. Pelo que até agora vi, ela escreve qualquer coisa que possa prejudicar a Presidenta da República. Que bem remunerada para esse mister tem sido. É capaz até de escrever que o governo atual atirou pedra na cruz, baseando-se em profecias de Malafaia. Que o senador não foi preso por ajudar Madre Tereza de Calcutá, disto tenho certeza. Até porque, cauteloso, experiente e equilibrado como o ministro Zavascki, ele não tomaria uma medida ímpar em nossa história jurídica e política pelo simples fato de ser contra ou a favor de governo, seja qual fosse. Mas a situação, envolvendo um judiciário engajado doutrinariamente, como temos vivenciado, e uma grande mídia sedente em depor a Presidenta, com o apoio dos não menos famigerados PSDB/DEM/PPS, nos obriga, como recomendam os gaúchos, a “comer mingau quente pelas beiradas”. O fogo foi posto na lona do circo. As feras no Congresso devem estar em polvorosa, porque ali, com as raríssimas exceções, “ninguém é culpado; e todos são cúmplices”, como dizia Nelson Rodrigues. Quanto ao voto da ministra, perdoem-me a verve, ela votaria em qualquer coisa que pudesse tentar atingir a Presidenta. Nem Freud explica… Ou explica?

  14. Embora a torcida tucana não

    Embora a torcida tucana não perceba, o Delcídio (era do PSDB e foi nomeado por FHC na Petrobrás) e o Banqueiro Padrinho do Aécio são o grande elo do PSDB na Lava Jata – pena que a imparcialidade da justiça e da mídia mais uma vez vai servir para atingir apenas o PT.

    1. Vocês está enganado, Carlos

      Vocês está enganado, Carlos Humss.

      De fato, Delcídio já foi do PSDB e trabalhou na Petrobrás durante o governo FHC. Porém, a sua prisão não tem nada a ver com esse período.

      Ele foi preso por atrapalhar as investigações de corrupção ocorrida no governo do PT.

       

        1. Também, Marfig.
          O banqueiro

          Também, Marfig.

          O banqueiro André Esteves foi preso por irregularidades ligadas ao governo do PT, e não por sua relação com Aécio Neves.

      1. Não SR.
        A quadrilha já estava

        Não SR.

        A quadrilha já estava lá quando o PT chegou. A conta(bancaria) do Barusco e de outros vem desde da decada de 90 e FHC sabia que existia crimes lá e não investigou.

      2. Em tempo:
        Alem de FHC não

        Em tempo:

        Alem de FHC não pedir para investigar (ele deve ter suas “razões” pra isto..) Não transmitiu a informação ao Lula ao passar o governo.

      3. Eles se CONHECERAM NO GOVERNO

        Eles se CONHECERAM NO GOVERNO FHC e como disse o próprio FHC, Sabia, mas não FEZ NADA….

        Ele só voltou lá pro que sabia do riscado…

  15. Embora a torcida tucana não

    Embora a torcida tucana não perceba, o Delcídio (era do PSDB e foi nomeado por FHC na Petrobrás) e o Banqueiro Padrinho do Aécio são o grande elo do PSDB na Lava Jata – pena que a imparcialidade da justiça e da mídia mais uma vez vai servir para atingir apenas o PT.

  16. Delcídio foi para a Petrobrás por indicação de Jader Barbalho

    Até então, a acusação era baseada em um “ouvi dizer”: segundo Costa, foi Delcídio, ex-diretor de Gás e Energia da Petrobras entre 1999 e 2001, no segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, quem indicou a diretoria comandada por Cerveró – um dos epicentros das irregularidades investigados da Java Jato.

    Delcídio fora indicado ao cargo à época pelo então senador Jader Barbalho (PMDB-PA). Cerveró era seu principal assessor e Costa, gerente de logística, conforme reportagem da Folha de S.Paulo. Daquela diretoria surgiram as principais suspeitas sobre os peemedebistas investigados na Lava Jato, entre eles o hoje presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

    Mais, em

    https://br.noticias.yahoo.com/blogs/matheus-pichonelli/antes-da-pris%C3%A3o-l%C3%ADder-do-governo-no-senado-tentou-125150364.html

  17. Vamos ver se eu entendi.

    Vamos ver se eu entendi. Vejamos as seguintes argumentações selecionadas do texto contra Delcídio.

    – “A tentativa de atrapalhar as investigações é crime inafiançável”

     

    -“O senador também estaria prometendo utilizar de sua influência com o vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, para interferir em decisões da Lava Jato no STF.”

    “Nós estamos sujeitos a esse tipo de situação, pessoas que vendem ilusões”(Dias Toffoli).

    E só prenderam o Delcídio e o banqueiro? O presidente da Cãmara está fazendo tudo isso faz é tempo e ninguém se incomodou. Ah! Claro! As reuniões dele com líderes (sic!) da oposição e com o Gilmar do STF  são para o impeachment que ainda não conseguiu sair do chão. Sei…

    Ps1.: Sr. janot, pau que bate em chico bate em Francisco?

    Ps2: Essa é só mais uma crise para ver se o efeito orloff do Paraguai – sem votos não pode ser da Argentina, cai de presente de Natal para o espírito golpista que anima até uma ministra do STF (aquela do escárnio).

    Ps3: Vem chumbo grosso por aí.

  18. Mafiosos…

    Olha a GANGUE ai…DA CARTA CAPITAL…

     

    Diálogo

    O plano era conseguir um habeas corpus para Cerveró e fazer com que ele viajasse para a Espanha – o ex-diretor da Petrobras tem dupla nacionalidade brasileira e espanhola. Delcídio chegou até a sugerir a rota de fuga (o Paraguai) e o modelo do avião, um Falcon 50. 

    Fuga01.jpg

    Fuga02.jpg

    Delcídio teve ajuda, diz a PGR, do advogado Edson Ribeiro.

    1. E quem periciou e constatou

      E quem periciou e constatou que este suposto diálogo se deu entre o senador Delcídio e o advogado Edson Ribeiro?  
      Pelo teor e expressões usadas não me parece verdadeiro. 

      Como eu já disse: há muito caroço nesse angu e muita fumça encobrindo as brasas.

  19. Comentário inadequado

    A Ministra Carmen Lucia pode dar o seu voto, conforme julgar mais adequado. Pode dar justificativas jurídicas para embasar sua decisão. Entretanto, como Ministra do STF, ela ultrapassas suas prerrogativas quando, ao justificar sua decisão, usa de argumentos políticos. Seu voto, embora correto, tem “um puxadinho” que nitidamente extrapola o atual caso em julgamento. Acho que isso não pode, Arnaldo.

    Já a cobertura da Globo foi nitidamente de concentrar o foco em Delcídio do Amaral e de, quase pedindo desculpas, sussurar o nome de André Esteves.

    Não surpreende. André Esteves pode vir a ser um homem-bomba, desde que o fio continue a ser puxado. Ele é sócio de Perso Arida no BTG Pactual. E, pelo que me consta, parece já ter sido sócio de Daniel Dantas. Olha o nome dele aí, outra vez.

    André Esteves, neste momento, não poderá contar com a ajuda que seu ex-sócio, Daniel Dantas, pode contar no STF em tempos recentes. Se naquela ocasião, o duplo twist carpado concedido ao banqueiro já foi motivo de muita polêmica, uma repetição do fato, nete momento, exporia entranhas por demais fedorentas para serem ocultadas.

    André Esteves deverá ser poupado pela imprensa, já que esta também está com o rabo preso. Mas cabe à sociedade não deixar que seu caso acabe virando em Pizza, tal como ocorreu com o mensalão tucano, tal como ocorreu com o trensalão, tal como ocorreu com o caso Cachoeira.

     

  20. E a Paulipetro do Maluf? Era conveniada com Petrobrás

    Estou na torcida para que algum espaventado pegue os processos contra Maluf / Paulipetro (ainda há tais processos, e não caducaram) e os leve até o STF para inclusão nesse grande rolo em que a Lava Jato se tornou.

    E finalmente mencionaram Jader, que foi quem indicou Delcidio para uma área da Petrobrás onde tudo teria começado. Jader também teria processos “em andamento” , isto é, nas gavetas esperando o dia da prescrição.

     

  21.  
    Não sabia que dona Monica

     

    Não sabia que dona Monica Bergamo havia sido aprovada em concurso público para ingressar no Ministerio Público Federal. Porra! Também neguinho não me conta porra nenhuma…

    E agora pessoal do MPF & STF? Vamos mandar prender a mãe de quem?

     

    Orlando

     

  22. Delcidio

    é senador.

    E ai como diria o Velho Guerreiro: vai para o STF ou não vai esta arenga política mal disfarçada de caça as bruxas.

    Vão deixar o Esteves mofando em Curitiba?

  23. Vejam o que diz o Advogado

    Vejam o que diz o Advogado Batochhio:

     

    Segundo o advogado, do artigo 53 da Constituição, cuja redação se deve à Emenda Constitucional nº 35, de 2001, “extraímos conclusões praticamente incontestáveis: não existe prisão processual contra membro do Congresso Nacional. Prisão que seja decretada antes da condenação final da qual recorra a prisão. Prisão preventiva, temporária, provisória para membro do Congresso não existe, segundo o nosso sistema constitucional”.

    Ele lembra que “a única e exclusiva hipótese” para que isso ocorra é quando o parlamentar é “apanhado em situação de flagrância, ou ‘com a boca na botija’, como se diz”. O advogado discorre ainda sobre o crime permanente, que pode ser usado, como um “jeitinho brasileiro, para se contornar a situação”. Neste caso, “os efeitos, os resultados, as consequências do crime se alongam. Um exemplo é o sequestro”, explica.

    Para que o caso de Delcídio fosse considerado flagrante, de acordo com Batochio, o senador deveria ter sido surpreendido oferecendo dinheiro e sugerindo a rota de fuga a Nestor Cerveró, acusações apontadas pela PF. As gravações obtidas pelos investigadores com a conversa entre Delcídio, o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, e o filho de Cerveró, segundo o advogado, não justificam a prisão, “absolutamente”.

    “Ela não alonga a ação de nenhum agente no tempo [para ser considerado crime permanente]. Como é que se prova que a voz é de quem se afirma ser senão depois de uma perícia, uma análise técnica? Dizer que um gravador pode mudar a natureza de um crime espontâneo para um crime permanente é realmente forçar muito a situação”, opina.

    “É surpreendente que o STF, a quem está atribuída a tarefa superior de manter, de zelar a estrita Constituição Federal Brasileira, possa ter, com todo o respeito aos ministros e concedidas todas as vênias, vislumbrado crime permanente nessa hipótese [do senador Delcídio Amaral]”, afirma Batochio. “É surpreendente que uma decisão dessas tenha sido referendada pela suprema corte. Serão os novos tempos?”, questiona.

     

    Pelo jeito, Delcidio foi preso por citar Ministros do STF.

  24. Será que fala?

    Da sua época tucana como Diretor da Petrobras, entre 1999 e 2001, quando era chefe do Ceveró. Ou não vem ao caso?

    Parece que Delcidio virou PT para não perder a teta daquele leite preto do petróleo.

  25. Mafiosos

    Que bomba… Não sei porquê o filho de Cervero gravou tudo isso para entregar ao STF. O que ganha Nestor Cervero? Vão diminuir a pena dele ? Para mim, isso o compromete ainda mais…

    Outra informação interessante é que Gilmarzim é “minino” de lua. Eu ja havia percebido pelos trejeitos e os beicinhos, que o Ministro Gilmar sofre de TPM. Um dia ta bom no outro, melhor sair da frente. 

    E o ano ainda não terminou.

  26. Fica a pergunta: agora,

    Fica a pergunta: agora, quando Teori (relator do processo) vai mandar prender o Cunha? Vale ressaltar que os mesmos fundamentos da prisão de Delcídio são perfeitamente aplicáveis ao caso do presidente da Câmara.

  27. agora eu quero ver….

    Aguardo a aplicação dos mesmos princípios para os “puliça” que manipulam o ambiente nos crimes por eles praticados.

    Vá lá stf!!!

  28. Vamos esperar o vazamento das gravações…

    Pelas circustâncias teve autorização judicial.

    O que pode ser interessante é que se grava muito tempo, vamos ver quantos são citados nas conversas.

  29.  
    Estou neste momento ouvindo

     

    Estou neste momento ouvindo a Rádio Senado. Ouço mais um lenga lenga do senador Buarque. Desta feita o lenga lenga se dá em torno do caso do petista mais atucanado do Brazil do faz de conta. Tanto que, o senador Cristovão se mostra surpreso e estupefato com os nomes revelados nos garmpos (legais?), das conversas do Delcídio que possivelmente pode enredar  gente fina. Gajos e raparigas de pedigree do calibre de destintos banqueiros a excelências do STF e do Senado. 

    Ai, me vem o coitadinho do senador Buarque…oh! Céus. Quanta santidade. Nunca tomou conhecimento da existência de tanta gente maldosa. E olhe que ele já fez parte desse partido de gente ruim.

    Afe, digo, ufa! Ainda bem que o professor Buarque orbitou em trajetória reversa, a cumprida pelo Delcídio.

    Orlando

  30. Há caroço nesse angu. Nada do

    Há caroço nesse angu. Nada do que foi divulgado, até agora, me parece verossímil. Se havia esse esquema, por que o filho de Cerveró entregaria, de mão beijada, essas gravações? Esse “roteiro de fuga” é ficção cinematográfica (de filmes classe C, naturalmente). Há muita fumaça a encobrir as brasas.

    1. Como é possível que êsse

      Como é possível que êsse Dulcídio sabendo que hoje em dia não se pode confiar nem  na mãe foi cair numa armadilha dessa. Merece estar preso.

  31. Estão nos fazendo de bobos …

    O que nos apresentam como provas – até aqui – suficientes para prisão de um senador da república e de um banqueiro são supostas conversas telefônicas não autorizadas e não periciadas, ao que parece, e uma minuta de acordo que poderia ter sido obtida legalmente ou vazada por qualquer funcionário da PGR. Isso é prova válida em juízo? Vale papel de pão com rabiscos, também? Não estou defendendo Delcídio e nem Esteves, mas o que nos apresentam até aqui é muito débil e um bocado nebuloso. 50 mil/mês seria uma oferta digna para um homem rico deixar de delatar alguém – ou é uma piada a mais?

    A coisa toda tá parecendo um ‘caso Nisman’ a brasileira, galera. Sempre em momentos políticos específicos: Dilma começava a ter algum controle sobre projetos que precisam passar no Congresso. No mais a interrogação ensurdecedora que nunca é respondida: por que nenhum processo contra tucanos prospera – mesmo com muitas provas? 

    1. Mariana, não foi grampo

      Mariana, não foi grampo telefônico e sim gravação ambiental. Como a gravação foi feita por um dos participantes da conversa, não precisa de autorização e vale como prova sim. Só seria ilegal (não autorizada) se fosse um terceiro (por ex., investigador policial) instalando uma escuta no gabinete do senador. Perícia só é necessária quando uma das partes refuta a legitimidade, e ao que parece isso não aconteceu até o momento.

  32. Não sei se os senhores

    Não sei se os senhores notaram mas mesmo diante de tão grave crise e vislumbrando delcidio, andrés esteves o apdrinho de aécio, o perigop da delação,  ninguem teve a coragem nem Delcidio, o líder do PT no Senado,  de ter essas conversas nada republicanas com DILMA ROUSSEF.

    Vão atrás do gilmar, do sarney, do renam, do temer, do teori, do toffoli,  mas de Dilma nem ousam falar. Dilma é HONESTA E HONRADA. E está blindada. Que ninguem ouse a chegar perto dela. 

  33. Se Justiça estivesse sendo

    Se Justiça estivesse sendo feita, seriam ao menos dois Senadores presos, o outro seria o tal de Aécio. As provas, fora as que todo mundo já sabe, estão todas abafadas.

     

  34. Pegaram o Delcídio, ótimo!

    Pegaram o Delcídio, ótimo! Devia estar preso há muito tempo, aliás, desde antes de ser diretor tucano da Petrobrás. Mas, que historinha mal contada, sô! Sem contar, obviamente, o amontoado de asneiras presentes na petição do MPF. Como ele quis interceder? Conversando com os carinhas em quartos de hotel? Brincndo de brigadeiro em fuga? Ou dizendo que tinha contatos – certos – com membros do judiciário? Foi aí que o bicho pegou? E o bernardinho, tava lá de botuca, gravando tudo, só para, no final, prejudicar ainda mais o seu paizinho? Ou suas gravações vieram, agora, à cena, para dar um plus (a mais, diriam alguns) no acordo de delação? Ainda, só agora foi que o MPF se deu conta da gravidade dos vazamentos seletivos e dirigidos da operação? Até então, ninguém havia percebido, mesmo que o (des)moro(nado) tenha dito – de público, junto à (perce)veja – que as delações são bem vindas quando se trata de políticos, mesmo que tais vazamentos sejam escória polícia-judicial? Ou seja, mais um “bote” daqueles que serve apenas para dar audiência midiática a algo que acabou faz tempo. Para mim, a fúria da sessão especial (ou extraordinária) de hoje passa pelo Delcídio haver dito ter certos judiciários no bolso… Por que, ação embaraçadora, mesmo, não houve nadica de nada (apenas conversa fiada).

  35. pequena emenda: lembro de uma

    pequena emenda: lembro de uma declaração do ainda (pena a expulsória ter ido aos 75, por conta dessa oposição acunhada) ministro Marco Aurélio, na qual ele diz que é lícito ao condenado tentar fugir… Pois, então, as tratativas, mesmo que não passassem de jogo de cena (já que nada foi feito, desde que começaram a conversar, um dia após a posse do Renan na presidência do Senado), seriam absolutamente legais e normais nos dizeres do impoluto ministro, não?

  36. De tão “supremo”, desligaram-se da realidade, ou fazem de conta.

    “causa espécie” que se siga tratando, em novembro de 2015, após o andamento das investigações da Lava Jato, sobre partilha política em cargos na Petrobras.

    “há quem venda “ilusão” de que pode influenciar o Supremo”

    “O escárnio venceu o cinismo”

    Parece comentário de um clube de alguma coisa, após assistirem a cobertura das prisões através do jornalismo da tv.

    O Surrealismo da situação dá a impressão delirante de que, não conhecem Gilmar Mendes, FHC, Aécio, mídia do golpe, etc… e que desconhecem o modo de agir dos mesmos.

  37. A vileza é a regra

    Essa investigação é o terremoto que está encobrindo de lama podre todos os envolvidos, e está caminhando sem parar rumo à Themis.

     

  38. Deve ter sido uma grana preta

    Deve ter sido uma grana preta o negócio que envolveu cerveró, delcidio e estevão…

    Por que depois de muito tempo o silêncio do cerveró valer 4 milhões, mesadas e rota de fuga…

  39. Ruminando melhor a situação…

    começo a achar que o STF se equivocou. Decidiu “com o fígado” com disse um parlamentar do PT. A Constituição não prevê esta hipótese de “atrapalhar as investigações” como crime inafiançável. A própria gravação pode ser questionada pois viola direitos dos interlocutores.

    O senador Delcídio foi preso porque sugeriu uso de avião e prometeu uma mesada pro Cerveró. Se fosse eu quem tivesse feito a oferta levaria no máximo um xixi da polícia, pois não tenho avião nem dinheiro para oferecer. A questão é: até que ponto uma conversa fiada, típica de políticos, que estão sempre querendo agradar todo mundo é capaz de materializar um crime?

    Mesmo que fosse o senador deveria responder em liberdade.

    Acho que o STF cometeu um katchangada

    § 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)

    No Brasil, a constituição federal, em seu artigo 5º, nos incisos XLII a XLIV, considera cinco tipos de crimes como tal:

    racismo (inciso XLII)prática de tortura (inciso XLIII)tráfico de entorpecentes e drogas afins (inciso XLIII)crimes hediondos (inciso XLIII)terrorismo (inciso XLIII)ação de grupos armados contra a ordem constitucional e o estado democrático (inciso XLIV)

  40. O republicanismo kamikaze

    De Lula e Dilma, que transformaram a PF, o MPF e o STF numa sucursal do PSDB e da direita na caça aos petistas principalmente (não que esse senador agora preso seja flor que se cheire… falo de Gushiken, Genoíno, Dirceu…), vai aos poucos sedimentando a cama de gato que os tucanos e as direitas estão aprontando para os brasileiros em 2018 caso tenham êxito na briga pela Planalto.

    Já está bem espalhada entre os brasileiros a ideia de que a “corrupção” é uma chaga com DNA exclusivamente petista e mas que está sendo combatida… ou seja… se os tucanos apearem o PT da Presidência em 2018 todos os midiotas e outros tantos brasileiros terão a certeza que elegeram um governo honesto onde a roubalheira não tem vez (até porque a “corrupção” era um defeito do PT, e essa foi extirpada), resumindo: poderão roubar com toda pompa e à vontade que ninguém vai ao menos desconfiar.

  41. Será que o Brasil está Mudando?

    O Brasil está mudando!!

    Livro STF, CRIANÇA E CENAS DE SEXO E VIOLÊNCIA EM CONCESSIONÁRIA PÚBLICA DE TV

    https://www.youtube.com/watch?v=hdPiG3xKpl0

    1.2 Ministros foram unânimes em dizer que não cabe ao Estado o controle do horário da programação de TV e que em caso extremo basta que os pais desliguem a televisão

    1.3 Ministro Luiz Fux afirma que o Estado não deve interferir no horário da programação de TV e nem exercer o papel de oráculo da moral

    1.4 Ministra Cármen Lúcia diz que o artigo 254 do ECA é uma verdadeira mordaça

    1.5 Ministro Ayres Britto entende que o Estado não está autorizado a tutelar ninguém, sobretudo no plano ético

    1.6 Principais pontos do relatório do voto do Ministro Dias Toffoli

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador