Tesouro deverá pagar indenização em caso Coroa Brastel

Sugerido por Fabio

Do Valor

Tesouro fica com a conta do Coroa Brastel

Por Juliano Basile

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu provimento a um recurso de uma corretora que pediu indenização ao governo por causa da quebra do grupo Coroa Brastel, em 1983. Com a decisão, a corretora PEBB será indenizada em aproximadamente R$ 400 milhões. A conta será paga pelo Tesouro.

O caso foi julgado na pela 1ª Turma do STF. Os ministros discutiram uma questão técnica: se o BC teria perdido o prazo de dois anos ao entrar com ação rescisória, em junho de 1996, contra decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) que deu ganho de causa à corretora, em fevereiro de 1994. O BC diz que entrou com a rescisória dentro do prazo, pois, depois da decisão do TRF, houve o julgamento de um recurso pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em agosto de 1994. Mas a corretora alegou que o prazo foi ultrapassado.

“Dou provimento ao recurso e assento a decadência (perda do prazo) do pedido (do BC)”, concluiu o ministro Marco Aurélio Mello, relator do processo. Ele lembrou que a causa é antiga, mas só chegou à sua relatoria em 2011. “Esse processo é assustador”, disse o ministro. “Dos 11 ministros que participaram do julgamento no STJ, quatro não estão mais entre nós, cinco se aposentaram e apenas dois permanecem naquele tribunal”, continuou.

O ministro Luís Roberto Barroso seguiu o voto de Marco Aurélio. “Não é comum o Poder Público vir num terceiro tempo para a rescisória”, afirmou Barroso, criticando o recurso utilizado pelo BC na década de 1990. “Eu tenho reserva quanto ao uso da rescisória como instância recursal”, completou.

Por fim, a ministra Rosa Weber fechou o placar de três a zero a favor da corretora. Na 1ª Turma do STF apenas cinco ministros votam e dois estavam ausentes.

Antes da votação, o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence fez a defesa da corretora. Quando procurador-geral da República, em 1985, Pertence entrou com ação pedindo a responsabilização de dirigentes do BC, da equipe econômica e dos controladores do Coroa Brastel. Em 1989, ele foi empossado no STF onde atuou durante 18 anos até se aposentar, em 2007.

A Procuradoria-Geral do Banco Central avaliou que agiu pelo “bom combate” no julgamento “Perder ou ganhar faz parte de qualquer litígio judicial”, afirmou o procurador-geral do Banco Central, Isaac Sidney Menezes Ferreira. ” O importante nesse caso é que o BC, após 20 anos de firme resistência, combateu de forma legítima o bom combate”, completou.

O Coroa Brastel sofreu intervenção em 1983, quando o BC descobriu que houve a emissão de letras de câmbio sem a devida capacidade financeira do grupo para quitá-las.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Incrível

    É incrível: enquanto isso, a decisão para obrigar os bancos a tirar umas moedas dos bolsos e pagar a grana que embolsaram na correção da poupança do Plano Collor (ou algum plano da Governo sarney, nem lembro mais), é transferida de novo.

    Mas, como é o Tesouro (NÓS TODOS) que deve pagar, sem discussão.

    Estes caras estão brincando com a paciência de todos, e não está longe o dia que a paciência vai encher e vazar numa coisa parecida com a Revolução Francesa, e os nobre juízes (que se comportam como aristocratas do Antigo Regime) podem acabar com as cabeças espetadas em algum toco de madeira

  2. “corretora PEBB será

    “corretora PEBB será indenizada em aproximadamente R$ 400 milhões. A conta será paga pelo Tesouro”:

    Que bom saber que o Brasil tem corretora morta de 400 milhoes de dinheiro publico.

  3. Ditadura de corruptos: o contribuinte paga a conta

    A conta deveria ser paga pelas pessoas que tomaram as decisões erradas e não o contribuinte. Chama o defunto presidente para ele pagar a conta.

    No caso da TV Rádio Clube do Recife, o mesmo sargentão mandou fechá-la e depois os Diários associados ganharam a ação para receber 200 milhões de reais. Coube ao então presidente FhC comunicar ao diretor dos Diários a boa nova da grana paga pelo contribuinte. Bando de corruptos. Chama Robson Marinho, o conçelheiro corrupto do  PSDB (com perdão pelo pleonasmo)

     

     

     

  4. O STF só tomou essa decisão,

    O STF só tomou essa decisão, porque o partido do governo é desafeto deles. Sugar os cofrex públicos para pagar indenizações absurdas, é o objetivo dos justiceiros..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador