TSE deverá julgar inelegibilidade de Bolsonaro até maio, diz jornalista

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Em maio, o ministro Ricardo Lewandowski se aposenta. Há um esforço no TSE para julgar os casos de Bolsonaro até lá

Bolsonaro manteve discurso eleitoral associando violência e política mesmo após eleito presidente. Foto: Orlando Brito

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve iniciar os julgamentos das ações contra Jair Bolsonaro até maio, quando o ministro Ricardo Lewandowski se aposenta da Corte.

A informação, divulgada por coluna de Carolina Brígido, é de que há um esforço interno para a Corte eleitoral iniciar os julgamentos, para contar com o voto de Lewandowski antes de ele se aposentar, compulsoriamente, por completar 75 anos de idade.

Lewandowski é um dos juízes legalistas da Corte, que ao longo dos últimos 4 anos votou contrário a posições e bandeiras defendidas por Jair Bolsonaro.

Espera-se que o seu voto nos julgamentos do TSE e no Supremo Tribunal Federal (STF) aumenta as chances de condenação do ex-mandatário.

Na Justiça Eleitoral, há 17 processos contra Jair Bolsonaro, incluindo os discursos antidemocráticos, disseminação de Fake News e ataque ao sistema eleitoral, e a condenação dele poderá resultar na inelegibilidade por 8 anos.

Após os ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8, os ministros do TSE querem colocar estes processos como prioridade de julgamento.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador