Veja e a pressão para que Léo Pinheiro, da OAS, seja delator na Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

A revista investe, novamente, contra o executivo da OAS que se diz amigo de Lula, na tentativa de arrastar a cúpula do PT para o centro da Lava Jato. Pinheiro é um dos pouco executivos cuja defesa não enxerga na delação o único caminho

Jornal GGN – Mais uma vez, a Veja tenta levantar fatos que possam implicar o ex-presidente Lula na Operação Lava Jato. Sugere a publicação do último sábado (25) que o empresário Léo Pinheiro, presidente afastado da OAS, preso desde novembro de 2014, está fragilizado e tende a assinar um acordo de delação premiada e entregar tudo que sabe sobre os esquemas de corrupção na Petrobras. Léo, na versão de Veja, é tão próximo de Lula que atendeu a vários favores do petista. Sua delação, inevitavelmente, levaria a cúpula do PT para o centro do escândalo. Pelo menos é o que prega a semanal.

De acordo com a denúncia, três situações contra Lula devem constar na delação de Pinheiro. A primeira seria um pedido do petista, em 2010, para que o empresário coordenasse a reforma de um sítio milionário em Atibaia, registrado em nome de dois sócios de Lulinha, filho do ex-presidente. O segundo “favor” seria que a OAS assumisse as obras inacabadas da Cooperativa dos Bancários (Bancoop), entidade já presidida pelo ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, preso este mês na Lava Jato. O terceiro ponto é uma suposta ajuda de Pinheiro a Rosemary Noronha, ex-chefe do escritório paulista da Presidência, também alvo de escândalos pretéritos.

Léo Pinheiro está sob a custódia da Polícia sob acusação de ter participado dos esquemas de corrupção de Paulo Roberto Costa e, posteriormente, ajudado a lavar dinheiro do ex-diretor da Petrobras com os serviços de Alberto Youssef. Em janeiro, a defesa de Leo Pinheiro deu sinais de que não vê na delação premiada o único caminho para sair da Lava Jato, pois a denúncia contra seu cliente é passível de anulação. 

Os advogados questionaram a competência e o comprometimento da imparcialidade do juiz Sergio Moro para atuar em casos envolvendo o doleiro Youssef. Outra questão seria que as investigações da Lava Jato têm raízes em um inquérito que também investigava José Janene, à época com foro privilegiado em função do mandato de deputado federal pelo PP, o que configura usurpação da função do STF.

A ilicitude das provas contra Pinheiro também foi apontada, já que Moro deu autorização para que as ligações e mensagens trocadas entre Youssef e Pinheiro não cumprissem um trâmite burocrático que teria que passar até pelo Ministério da Justiça do Canadá – o aparelho e sistema eram da Blackberry e a quebra de sigilo deveria atender a tratados internacionais, alegam os defensores.

Não é a primeira vez que Veja mira em Léo Pinheiro. Em fevereiro, o veículo publicou que o ex-presidente da OAS, depois de passar as festas de final de ano encarcerado, estava propenso a se livrar do sofrimento virando delator. Mas nessa nova investida, Veja sequer “traz garantia de que Léo Pinheiro vai efetivamente fazer a delação premiada”, escreveu o Estadão, no domingo (26). “Em edição de 21 de fevereiro, a publicação informou [também] sobre a possibilidade de delação premiada do engenheiro Ricardo Pessoa, dono da UTC. Dois meses depois, o executivo ainda não fez o depoimento”, acrescentou o jornal.

Leia mais: O recado da Globo para Sergio Moro: os fins justificam os meios

Pessoa, apontado como o chefe do clube de empreiteiras que pagaram vantagens indevidas a ex-dirigentes da Petrobras para obter contratos vultosos com a estatal, está em situação semelhante a de Léo Pinheiro: ambos não aderiram prontamente ao acordo de delação premiada.

Os dois casos de resistência são citados pela imprensa tradicional quando o mote são as críticas de advogados e juristas às atitudes do juiz Sergio Moro. Para alguns, decretar prisão preventiva ou temporária tem funcionado como uma forma de obrigar o empresariado envolvido na Lava Jato a optar pela cooperação. Veja, ao mirar em Pinheiro, faz pressão para que ele aceite o acordo que pode reduzir sua pena, entre outras vantagens.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Valeu a pena?

    Vou repetir aqui o comentário que fiz noutro post:

    Dirceu preso com base no dominio de fato(sem provas). Genoino preso pq avalizou um empréstimo bancário devidamente quitado pelo PT. Petistas presos após criminalização do que todos sempre fizeram e continuarão fazendo: o caixa 2 de campanha eleitoral. Na Lava Jato foi o caixa 1 mesmo que foi criminalizado e, com base nisso, Vaccari preso e no momento centram forças pelo “impeachment” do próprio Lula, que instaurou o republicanismo que, de boa idéia, na prática virou  republicanismo anti-PT. Valeu a pena?

  2. Boa pergunta.

    Teria valido a pena? Eu responderia que evidentemente valeu a pena porque não se muda a regra pela exceção. Se há ima regra clara vigente e um monte de instancias e órgãos contribuindo para a ESCULHAMBAÇÃO INTITUCIONAL que grassa no país, em um determinado momento isso terá que ter termo e nessa hora terá que ser avaliado, e a história registrará, quem é quem nessa casa de Mãe Joana, com data venia máxima à respeitável senhora Joana.

    Nada disso estaria acontencendo se não tivessem os pusilanimes funcionarios do judiciario e do MP subestabelecido as suas obrigações constitucionais para o Ali Kamel. Subestabeleceram, renunciaram de suas obrigações, a PF virou comite de campanha politica de partido fisiologico, e caimos aí nessa esculhambação toda.

  3. Firmei um ponto de vista: dar

    Firmei um ponto de vista: dar ressonância ao “jornalismo” da VEJA é depreciar o próprio jornalismo. Se há alguma coisa neste país que não admite contestação é que essa revista de há muito enveredou pelas sendas da infâmia e até do crime(associação com meliantes). 

    Ah, mas ela tem ainda milhares de leitores.  Sim, e daí? Hitler e o nazismo até hoje tem milhares(talvez) milhões de “viúvas”. Por isso vou respeitá-los? Dar-lhes vênias? 

    Deixemos o esgoto para quem gosta de esgoto. 

    1. “a origem do agente determina

      “a origem do agente determina a validade do argumento”.

      Mas se a Veja for a unica a denunciar um crime de um governo?

       

      1. Conceitos se formam a partir

        Conceitos se formam a partir de um histórico. Não emergem de uma hora para outra. 

        A ficha corrida da VEJA nesse sentido é extensa. Sua condenação(pelo menos de minha parte) não se dá porque é contra o governo e por essa condição não dá tréguas ao mesmo. Até aí ela estaria apenas exercendo um direito e até mesmo um dever inerente a essa atividade. 

        Mesmo que eventualmente ela denuncie um crime do governo isso não anulará seus mal feitos; suas mentiras e distorçoes por vezo ideológico. 

        O contrário ainda é mais verdadeiro: se por acaso passar, seja por qual motivo for, apoiar o governo,  isso em NADA mudará meu conceito sobre a mesma. 

        Por fim reafirmo: a imprensa livre não foi concebida para denunciar, enfraquecer, elogiar, apoiar, odiar…….o diabo que for a governos, e sim para noticiar FATOS para seus usuários. Se ater a verdade, nada mais que a verdade. 

        A imprensa deve ser sempre desconfiada quando se trata de governos. Mas desconfiança está longe, a anos-luz de distância, das inverdades, das injúrias, das depreciações, das manipulações dos fatos.

         

         

        1. “…Sua condenação(pelo menos

          “…Sua condenação(pelo menos de minha parte) não se dá porque é contra o governo…”

          Cara, eu ainda não consegui parar de rir… Mitou!!!

  4. Ué, mas o Youssef já disse

    Ué, mas o Youssef já disse que recebeu algum de obras em sp, o que levou o demotucanos para o centro do escandalo e isso não interessou muito pra eles? Por isso que ninguem compra mais essa revista, só alguns roqueiros conservadores e cinquentões.

  5. O mais extraordinário é a boçalidade

    do “texto” vejiano. É inacreditável que membros da dita “classe média” educada, preparada e meritocrática possa ler um vomito desses.

    Temos sim um claro “gap” (eles adoram anglicismos) de educação, mas não é na base da piramide social, é no tal “topo” que é mais deseducado que a ‘base”.

  6. Enquanto o Brasil não regular

    Enquanto o Brasil não regular a mídia assim como fez Argentina, Inglaterra e tantos outros países, os três poderes ficarão reféns dos achaques da grande imprensa. Não existindo legislação assegurando o direito de resposta e  que criminalize o assassinato de reputações, a grande imprensa se sente livre, leve e solta para fazer o que quizer, pautando e submetento os 3 poderes a seus interesses.   

  7. Veja vai mostrar professores sangrando no Paraná?
    O governador tucano Beto Richa mandou a polícia pra cima dos professores para impedir que eles entrem na Assembleia e possam impedir que o governo tire dinheiro da Previdência para tapar o buraco no caixa do estado. Veja foto e ccomentários #ForaBetoRicha em http://www.qibrasil.wordpress.com

  8. FALTA POUCO

    O (Partido Só De Burros) – PSDB – Se dar bem porque conrrompeu muito malandramente, boa parte do judiciário.

    Apesar disso, não ficará impune devido a uma sequência de tiros nos pés. 

    Faltam poucos tiros pro corpo tombar!!!

  9. Desconstrução…………………

    O objetivo é descontruir o PT e por tabela a imagem do lider LULA !!!!!

    Cabe portanto a nós, ser o contraponto a esta determinação deles, e não dar atenção ao que a oia, isto mesmo oia minúscula publica.

    Até os que antes eram manipulados por este panfleto, hj já pensam duas vezes em se deixar fazer.

    Cansaram de serem lobotomizados, e a prova disto é o baixo indice de assinantes deste factóide.

    Avante parceiros, pois apesar de alguns erros,ainda somos melhores que eles !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. troll R$ 70.000,00

      O troll no R$ 70.000,00 do bolsa Alkimin, Serra.

      Para este e os outros trolls defensores dos galináceos gordos emplumados tucanos.

      Tá na lista do hsbc? Tá na lista da operação “zelote”? Tá na lista da privataria? Tá na lista do trensalão? Tá na lista do mensalão psdb minas? Tá na lista de Furnas?

      Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

    2. Os gastos com gráficas nas prestações de contas junto ao TSE

      Por favor dê uma olhada na prestação de contas de todos os partidos junto ao TSE e verifique quanto eles gastaram com serviços gráficos. Republicanismo é ferrar petista, investigar outros partidos é coisa de “estado policial”…

      “(…)  No sábado, a digitalização das contas de Aécio não haviam sido concluidas, e a coligação Com a Força do Povo solicitou mais prazo para a análise de inconsistências. Entre elas, a contratação dos escritórios dos ex-ministro do STF Ayres Brito e Carlos Veloso para pareceres sobre o aeroporto do município de Cláudio, em Minas Gerais, construídp na fazenda de um tio de Aécio, durante o seu mandato como governador do estado. 

       O gasto foi de R$ 114 mil para os pareceres e o PT alega que a construção do aeroporto, em 2009, foi anterior à campanha, fato considerado irregular, uma vez que os gastos só podem ser feitos para fatos e situações ocorridas durante o período de campanha eleitoral. A Coligação questiona, também, a emissão de três notas fiscais de gráficas, de R$ 1,7 milhão, depois do fim do pleito, e outras irregularidades no lançamento de outras notas de despesas(…)”https://jornalggn.com.br/noticia/divergencias-na-conducao-da-prestacao-de-contas-de-dilma-e-aecio

      ..
      ;
      http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2015/01/mp-denuncia-caixa-2-milionario-de-deputados-que-fizeram-campanha-para-aecio-no-rio-2409.html

       

  10. Por isso mesmo

    Por esse lamentável caminho que a Veja optou é que estão a caminho da falência monetária, pois a moral já era há muito tempo.

    Por isso ficam mandando e-mail’s todo santo dia promentendo descontos e mais descontos pra retomar assinatura. Ídem estadão e globo – todo dia um e-mail cada vez mais carinhoso prometendo um caminhão de brindes.

    Todos, com um prazer quase sexual, enviados ao lixo e à exclusão.

  11. Preso desde novembro de 2014,

    Preso desde novembro de 2014, até agora não denunciado em qualquer processo; não é réu. Houvesse corregedoria no TRF-4a. Região e esse Moro é que estaria afastado (talvez, preso). Barbarismo total. Até o tal advogado Dall’Agnol já foi solto… E a corregedoria do CNJ, hein? A ministra deve estar a passear pelos pagos…

  12. O PT é a Medéia politica

    Querem né? Sonham. Deliram. Devaneiam. Acham que na base do achismo, do fascismo, da escandalização e da manipulação vão conseguir pegar o ex-presidente Lula e pôr fim ao PT em 2018. Ou até antes, afinal, Dilma anda num balança mas não cai. Se Lula cair… Ouça bem, senhôres, eles querem provrar que o PT é um reles partido de traidores corruptos. Mexam-se ou terminarão os dias com a mesmo fim politico de José Dirceu. Certa vez disse em um comentario que a Veja, la atras, pensava que com uma cajadada, a do mensalão, pegaria Dirceu e Lula ao mesmo tempo. Não descansam.

  13. Na boa, não perco mais meu

    Na boa, não perco mais meu tempo fazendo comentário sobre matéria que saiu na Veja.

    Principalmente quando fala de Lula/PT.

    Sinceramente, acho que  os coxinhas mais cabeça não acreditam mais na sua revista preferida.

    Puro desespero da Veja, do tipo “perdido por um, perdido por mil, vamos escrever qualquer merda”

     

  14. Aos berros, repórter da Globo foge da polícia de Beto Richa
    O ditador Beto Richa está colocando todo mundo pra correr para aprovar seu projeto que usa dinheiro da Previdência dos servidores para tapar o buraco no caixa do estado. Bomba de gás e truculência da polícia fez repórter da Globo fugir aos berros. Veja isso em http://www.qibrasil.wordpress.com

  15. Veja ainda existe ?:

    É incrível pensar que 7 meses após a infame acusação feita à Presidente Dilma e ao ex-Presidente Lula às vésperas da eleição ,a Veja ainda esteja por aí tentando protagonizar . Quando Dilma disse ” vou processar” , eu pensei ” agora esse lixo vira lixo mesmo” . Mas não . Nem processo , nem recúo .
    Político brasileiro é um desastre , não importa o lado. Uns fracos , como essa Dilma , outros pusilânimes como os da direita .

    1. Aproveite que é por tempo limitado!

      Eu também tenho … um misto de “orgulho” e prazer …

      De já ter GANHO por duas vezes, assinatura grátis por um ano, não continuar e continuar rejeitando ofertas com 55% de desconto.

      Como vc vê cada um se orgulha do que pode,,,

    2. ?

      diante do exposto, deve ser uma “ironia mequetrefe”…

      “Ironia

      Consiste em dizer o contrário do que se pretende ou em satirizar, questionar certo tipo de pensamento com a intenção de ridicularizá-lo, ou ainda em  ressaltar algum aspecto passível de crítica. A ironia deve ser muito bem construída para que cumpra a sua finalidade; mal construída, pode passar uma ideia exatamente oposta à desejada pelo emissor.

      http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil6.php

       

  16. Armação ilimitada da organização demotucana
    Tucano Moro não pede apenas a confissão para soltar investigados, exige também que entrenguem um petista, mesmo que para isso precisem mentir.

  17. Picaretagem 10, credibilidade zero
    Depois do prêmio da globo e dos desmandos, palavra do tucano Moro está com menos crédito do que moeda de três reais. Revista veja já era há muito tempo.

    1. leo pinheiro

      Como voce fala bobagem em  meu caro? não se trata de um corrupto apens estar sendo investigado pelo Ministerio Publico e sim uma quadrilha onde envolve ate o Lula e todos sabem que a ideia de desviar bilhões da Petrobrás so tem um chefe (Lula) Ele era o mandatário, ninguem dos empreiteiros em sã conciencia inventaria um desvio de dinheiro deste tamanho, a ideia partiu de alguem muito acima deles. Quem vai meter o bico onde não se deve? como? me explique, ah! mas foram ex diretores da Petrobrás sim mas quem os colocou eles la? Lula, tem mais alguma dúvida? Voce acha que um empreiteiro qualque pode acusar Lula de ser o mandante do Petrolão? a reforma so sitio a cobertura do guaruja entre outros favores e so pra amigos mesmo, a amante do Lula quem deu dinheiro pra ela? vai vendo que inferno isto esta virando

  18. Nunca tinha vista tanta

    Nunca tinha vista tanta altivez e prazer em se declarar corrupto e poder ir para a cadeia…

    Alguma coisa tem…

     

  19. Depois da decisão de hoje no

    Depois da decisão de hoje no STF, a Veja ficou com a broxa na mão.

    Incrível como tantas matérias de capa dessa revistinha tem prazo de validade tão curto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador