Indústria automobilística e o desastre da experiência neoliberal, por Luis Nassif

É impressionante que um tema dessa gravidade não passe pelo binóculo de Paulo Guedes, cujo Ministério absorveu as funções do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Os dados de licenciamento da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos) é uma amostra do tamanho da crise brasileira.

No acumulado de 12 meses em setembro de 2021, em relação a setembro de 2020, a produção aumentou 8,55%. Mas está 27,55% abaixo de setembro de 2019 e 39,72% abaixo de setembro de 2014, pouco antes de começar o desmonte neoliberal do país..

Quando se analisa o mercado interno, através do Licenciamento Total de Veículos, há um aumento de meros 0,35% em relação a setembro de 2020, mas uma queda de 24,07% em relação a setembro de 2019 e de 39,72% em relação a setembro de 2014.

Apos a queda substancial da produção no ano passado, houve uma pequena recuperação, mas impedida pela ausência de peças. É impressionante que um tema dessa gravidade não passe pelo binóculo de Paulo Guedes, cujo Ministério absorveu as funções do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Luis Nassif

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