Mais de 300 árvores centenárias são derrubadas para a visita do Papa ao Rio de Janeiro

Jornal GGN – Autoridades de Niterói (RJ) denunciaram os líderes da Igreja Católica pelo desmatamento de mais de 300 árvores centenárias no Parque Nacional Serra da Tiririca, em Niterói. A derrubada ocorreu para que os peregrinos possam celebrar uma missa durante a visita do papa ao Rio de Janeiro, no final deste mês.

Como é a primeira viagem internacional do Papa Francisco ao maior país católico do mundo, os fiéis se preparam para esse momento histórico. Os organizadores do evento, na diocese de São Sebastião de Itaipú, em Niterói, afirmaram que foi necessário desmatar essa zona da Mata Atlântica para receber cerca de 800 peregrinos. Como resultado, as 334 árvores centenárias foram derrubadas na reserva do Parque Nacional Serra da Tiririca – parte do desmatamento ocorreu em propriedade da Igreja.

O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, afirmou que a Igreja não pediu permissão da administração para o desmatamento, e declarou que o incidente é lamentável. Segundo Axel, o evento para os jovens deveria ser educativo e demonstrar um compromisso com o meio ambiente.

Árvores derrubadas por igreja sofriam infestação de cupins

André Ilha, do Instituto do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, confirmou que a derrubada não foi autorizada. Para o ambientalista, se trata de uma importante parte da Mata Atlântica em perigo de extinção. Ilha declarou que vai denunciar as autoridades eclesiásticas pelo crime. A diocese se dispôs a plantar novas árvores depois do evento.

Esta não é a primeira vez que os organizadores desse evento são criticados por depreciação do meio ambiente. No início de julho, a cidade do Rio de Janeiro recebeu uma solicitação para eliminar 11 coqueiros da praia do Leme, onde o pontífice celebraria uma missa. A permissão inicialmente foi concedida, mas devido a pressões de ambientalistas, foi revogada.

Com informações de agências de notícias

Redação

52 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não existe nenhum “Parque

    Não existe nenhum “Parque Nacional Serra da Tiririca, em Niterói”. Existe um Parque Estadual Serra da Tiririca, em Maricá. Qual a fonte dessa informação? Há fotos? Não vou compartilhar sem ter certeza.

    1. igreja devasta parque da serra tiririca

      Virou imprensa marrom?

      Como se acusam autoridades da Igreja dessa forma?

      É necerssário da-lhes o direito de defesa. Ainda mais porque a Igreja não mantém corpo de funcionários e trabalhadores sob sua responsabilidade.

      O sr vice-prefeito deve esclarecer o caso fazendo investigações e punindo os verdadeiros culpados.

      Gostaria que meu comentário fosse publicado. Não tenho por que me esconder.

    2. Materia fake. Em nenhuma das

      Materia fake. Em nenhuma das copias dessa materia existe foto do “desmatamento”. Nenhum jornal conceituado publicou isso.

    1. Tem foto sim…

      Gente olhem o link do Jornal O Globo http://oglobo.globo.com/rio/igreja-de-itaipu-corta-334-arvores-para-missa-campal-9022009 e vejam lá a foto do local desmatado.

      O agravante neste fato não ser protagonizado por católicos ou lideres de outra religião, mas sim quanto a ter ou não autorização para o corte destes indíviduos, estando eles em uma reserva ou não, ou ainda ser o terreno particular ou público.  

      No meu terrreno tenho árvores, plantadas pelo antigo morador, infestadas por parasitas com comprovado risco caírem em partes ou no seu todo e mesmo assim tenho que ter autorização para corte.

      O advogado da Igreja fala em infestação de cupins e por isso a necessidade de supressão destes indíviduos, mas custava noticiar a autoridade local, ainda que com o TAC junto ao organismo estadual?

      Por serem cristãos fica a sensação de dívida desta denominação com a sociedade neste episódio.

      Isto é o que realmente importa e não podemos dar espaços para sentimentos anti religiosos e de outras pessoas ligadas a extremismos.

      Abraços. 

       

  2.  “O advogado da Paróquia,

     “O advogado da Paróquia, Rafael Bueno Curi, especializado em Direito Ambiental, informou que a igreja está com um projeto junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), de melhoria no local, como reforma de banheiros, programas de sustentabilidade e também deixar o espaço propício para atividades futuras.
    “Será realizada uma missa campal no espaço e reduzimos o número de peregrinos de 800 para 100, como mandava a determinação da Secretaria Estadual do Ambiente. O terreno é de propriedade da igreja, temos toda a documentação necessária, mas, para fazer uma ação como essa, temos que estar cientes das consequências. As árvores que retiramos estavam tomadas por cupins e algumas haviam sido derrubadas pelo vento. O importante é ressaltar que a igreja obedece e cumpre com todas as normas dos órgãos públicos”, afirmou.

    1. Sobre o que escreveu o advogado da paróquia

      AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII   !!!!!!!!!

  3. No meu direito a liberdade de

    No meu direito a liberdade de expressão, achei o artigo –  sinceramente – sem pé nem cabeça. Estão querendo maximizar um problema que, na verdade, é pontual de uma parte bem distante de Niterói. 

    1. Parte bem distante de Niterói?? O.o

      Desde quando Itaipú e Itacoatiara (onde fica o Parque) são” em parte bem distante”?? Desde quando Niterói é tão grande para dizer que existe alguma parte tão distante??? Vc não é de Niterói…não é possível…E pela sua lógica podem por exemplo desmatar toda a Amazonia…pois afinal é uma parte bem distante do Brasil…ou seria da sua zona de conforto…? 

      Independente do artigo ter falhas…não importa se foram cortadas 300…100….10 ou mesmo 1… ou se a “maioria” foi na propriedade da Igreja.  Em qualquer cidade do Brasil, a poda ou o corte de uma árvore em ambiente público ou particular só é considerada legal depois de receber autorização da prefeitura municipal ou de algum órgão estadual competente. A derrubada das árvores que a igreja fez foi sem autorização e ainda teve o agravante de ser feito em uma área de preservação que provavelmente havia alguma espécie protegida por lei. Temos diversas espécies nativas que são protegidas por lei e o corte e poda de arvóres em florestas de preservação permanente é crime ambiental. ¬¬”

      1. É Crime Ambiental, Sim!!!!

        É isso!   …mas os ‘homens’ que governam nossas cidades e os ‘homens’ do Vaticano são mais importantes do que as leis que deveriam proteger as plantinhas e bichinhos que, dizem, São Francisco gostava muito.  Certamente esses cortes de árvores e aterros foram inspirados nesse Santo.

  4. O poder das palavras na midia…

    DEVASTAÇÃO…

    Moro em Mato Grosso e sei muito bem o que é devastação e o que é  crime ambiental.  Mas dizer com tamanha precisão.. 300 árvores foram derrubadas… 

    Gente, eu creio muito mais em uma distorção de fatos, desvio de foco por parte de todas as mídias quanto aos fatos reais que acontecem no Brasil, onde são devastados milhões de hectares de mata amazônica, serrado, atlântica… sem ninguém dizer uma só palavra, mas…  como estamos na iminência de um fato histórico para o Brasil, a vinda do Papa Francisco e a realização da Jornada Mundial da Juventude, é preciso distorcer, descaracterizar, tornar qualquer incidente como sendo o maior de todos…   

    Precisamos nos conscientizar é da situação geral do País que estamos vivendo, toda a corrupção que existe no meio político e público, inclusive para aprovação de projetos que sejam sustentáveis, pois passo por esta situação aqui no meu estado.   

    Incriminar sem mostrar fatos e processo é só para manipular a opinião antes de qualquer decisão.

    1. Para se contestar , é

      Para se contestar , é simples…Monte o jogo de palavras e execute o cerne da noticia…….Devastação , é na Amazonia e nada acontece….Concordo com seu comentário, porem quem autorizou a retirada desses arbustos deve ser punido dentro das leis vigentes.

    2. desmatamento

      Estranho….vivem dizendo que o Brasil é um país laico!!!

      Se fossem partidários de outra religião o barulho, inclusivwe o seu seria muito maior, não?

      E fica a pergunta : o que ganha o Brasil com a vinda do Papa?

      Já viu o custo disso? Andam falando em R$300.000.000,00

    3. 300 e poucas arvores.

      Claudionor tá certo.Chamar atençao da sociedade,matando a cobra e escondendo o pau,nao vale.O parana vive arrancando arvores plantadas erradamente  prejudicando o sistema.”Floresta de eucalipto” não é floresta, e sim  “deserto verde”.O mundo presta atençao ao Brasil graças ao milagroso governo Lula+ nossas  copas e olimpiadas,O povo dorminhoco , mal formado  e desinformado,sonolento,acordou.O “partido do estou com o saco cheio”(pesc) saiu as ruas e vamos torcer para que saia sempre colocando,por osmose,fora do contexto todos esses bandidos camuflados pelo cartel midiatico.O Lula dizia que havia 300 picaretas no congresso,virou musica,Aparece agora 300 arvores invisiveis arrancadas pelo papa.Falta caule e raiz nessa historia.

    4. Devastação

      Engraçado esse pessoal querendo ver fotos! Vcs viram fotos de Jesus ?? e falam que ele existiu Cadê foto ???. A denúncia por um órgão público deve ser levado em consideração em suas análises, ou então descreditaremos Cristo?

       

       

       

    5. DEVASTAÇÃO…

      TAMBEM MORO EM MATO GROSSO E CONCORDO EM PARTE COM SUA POSIÇÃO, MAIS ACHO QUE ESTE CRIME DEVE SER SIM RESPONSABILIZADO, PORQUE A PROPORÇÃO DAS ARVORES QUE FORAM DERRUBADAS EM RELAÇÃO AO QUE AINDA ESTA EM PÉ NA MATA ATLANTICA É MUITO MAIOR QUE 1000 HECTARES AQUI NO MATO GROSSO,  SE NÃO FISCALIZAR MELHOR A MATA ATLANTICA, LOGO NOSSOS SUCESSORES VÃO CONHECEREM A MATA ATLANTICA SOMENTE POR FOTO. 

       

  5. Me desculpem, mais por ser a

    Me desculpem, mais por ser a visita do Papa esta notícia não é verdadeira?? Se fosse para outra religião, iria ser feita uma revolução.

  6. vergonhaaaaaaaa

    FALTA DE VERGONHA NA CARA ISSO….TEM ESTADIOS PRA ISSO, PRA DESMATAR SE TA EM EXTINÇÃO ??? AHHH, VÃO PLANTAR DE NOVO NE ! E QTOS ANOS VAI DEMORAR O CRESCIMENTO DESSAS 334 ARVORES ? CRIA VERGONHA NA CARA MEU AMIGO…O MUNDO ESTA ACABANDO POR CAUSA DESSES SISTEMAS E RELIGIÃO ! AFFFF

    1. desmatamento

      RELIGIÃO, JÁ, UMA DEVASTAÇÃO MENTAL…LAVAGEM CEREBRAL…VENENO ESPIRITUAL…O QUE INTERESSA O PAPA VIR AQUI? PRA QUE? PRA DESMATAR, DESTRUIR? DAR ESSE EXEMPLO INDIGNO E CRIMINOSO?;;;; VÃO REPLANTAR? QUANDO VÃO CHEGAR A ALTURA E TAMANHO DAS ARRANCADAS, INPIEDOSAMENTE?

      FALTA DE MENTALIDADE, DE ALMA;;;

  7. A força destruidora do poder. Jesus Cristo, 1º Ambientalista!

    Aqui di Goiáis observei essi crimi, apesar da imagi da redi Grobu ter sidu mtu rápida. Com todo respeito sou católico e me qualifico do bem, agradecido tb por ser cristão de nascimento. Agora destruir nossa mata Atlântica (dos 5% que restou) pra receber um pecador, (todo homem é e nasce c/ o pecado original) causando um tumulto de proporções, sem falar dos 10 milhões do bolso do contribuinte. Se fosse o Divino Sagrado, o Cristo ressuscitado, Jesus abençoado, Deus todo poderoso, afirmo que a Santíssima Trindade não aprovaria esse crime ambiental. Será que serei mais solidário, mais justo, mais caridoso c/ meus irmãos só porque vi o Papa? Espero que a Igreja assuma essa destruição da bondosa natureza, recuperando a floresta derrubada e outras que a justiça dos homens decidir devido.    

  8. Desmatamento para JMJ

    Absurda essa história do desmatamento para Jornada, bem a cara de Niterói dos últimos tempos!! Bem cara da Igreja Católica de todos os tempos!!

     

     

  9. Independente de quantas

    Independente de quantas árvores contaram ou não, o certo era que a igreja deixasse de existir, isso sim. E não só a católica, mas todas as cristãs.

    1. extinção das igrejas CRISTÃS?!?

      Só as Cristãs? As outras não? O seu comentário é de repúdio à religião ou só às religiões Cristãs? Por que?

    2. Só as cristãs? Então devo

      Só as cristãs? Então devo acreditar que o Islamismo é da paz, né? Vai estudar, criatura, antes de escrever merda. Maria-vai-com-as-outras que não consegue ter opinião própria!!!! Erraram neste desmatamento? Sim, certeza, mas daí a pedir o fim das religiões é o fim da picada… Bando de nóias que acreditam em tudo que estes retardados falam por aí!!!!

  10. Quero ver o órgão ambiental

    Quero ver o órgão ambiental multar esses criminosos.

    Trocar as árvores centenárias por espaço para romeiros é um ultraje com todos os cidadãos, católicos ou não

  11. Serra da Tirirca

    Não sou carioca e nem fluminense, não sei  onde fica  Guaratiba, onde o Papa vai celebrar. E nem sabia que ele iria celebrar neste parque  na Serra da Tiririca. É o mesmo lugar? Guaratiba e Tiririca? E por favor, qdo postarem algo de tamanha importância façam-no imparcialmente sem desvirtuar as fontes e com provas. Toda fofoca jogada  ao ar torna-se o quê? motivação para vandalismos… muito na moda ultimamente. Estou muito feliz com a vinda de alguém que vem em nome da paz ao nosso país trazendo ao povo brasileiro um pouco de fraternidade … povo tão carente de bons propósitos. Mas parece que a “mídia negativa” é mais bem recebida por aqueles que desejam e ficam felizes com as turbulências sociais, políticas ou religiosas. Unanimidade neste país só carnaval e futebol… pobreza….

    1. Sinceramente, creio cada vez

      Sinceramente, creio cada vez mais que a humanidade precisa acreditar em salvação e em Deus pra conseguir suportar a sua ignorância e maldade… chamar de mídia negativa um informe sobre desmatamente em nome de quem mesmo? Ah.. de Deus.. nossa ele deve estar se contorcendo de horror que alguém em nome Dele defenda o mal… pareceria piado ,senão fosse pura bitolação… 

    2. Somos unanimes em um assunto:

      Somos unanimes em um assunto: insatisfação com o poder vigente. Sendo assim, o melhor seria você apoiar ao invés de achar que a boa vontade do papa é garantia de um país melhor. Há 500 anos aconteceu o mesmo as custas da vida de milhoes de pessoas que aqui viviam, então não fale de “boa vontade” sem saber exatamente o que significa e como ela é praticada.

    3. Alguém se esqueceu que a Igreja já matou muito?

      Me desculpe, mas uma pessoa que deveria trazer o amor, não derrubaria árvores centenárias. Quem ama, sabe a importância de cada uma delas. Quem mata mais de 300 árvores a troco de nada, apenas para celebrar um culto, mata mais de 300 pessoas por nada também, assim como a Igreja Católica já fez no passado. Ou alguém já se esqueceu dos indios mortos logo após a chegada dos Portugueses? Alguém esqueceu a Inquisição? Bom, EU NÃO! 

    4. Alguém se esqueceu que a Igreja já matou muito?

      Me desculpe, mas uma pessoa que deveria trazer o amor, não derrubaria árvores centenárias. Quem ama, sabe a importância de cada uma delas. Quem mata mais de 300 árvores a troco de nada, apenas para celebrar um culto, mata mais de 300 pessoas por nada também, assim como a Igreja Católica já fez no passado. Ou alguém já se esqueceu dos indios mortos logo após a chegada dos Portugueses? Alguém esqueceu a Inquisição? Bom, EU NÃO! 

      1. Não que eu concorde com o

        Não que eu concorde com o fato, mas você fala merda sem ao menos saber. De onde você tirou que o Papa que causou isso? Se tem alguém culpado, são os organizadores dos eventos, então não fale coisas sem nexo algum, só na intenção de atingir a religião católica..

        1. Fazem isso porque se

          Fazem isso porque se consideram acima da lei. E o papa é o líder deles. Seja pedofilia ou desmatamento, ninguém faz nada pra  mudar essa merda.

    5. Concordo sim que a sociedade

      Concordo sim que a sociedade busca se preocupar com assuntos banais, porém, quando se tratando em determinados assuntos, a mídia não tem autoridade e muito menos interesse em divulgar esses ocorridos à menos que antes sejam divulgado por outros meios até que sejam obrigados a falar no determinado escandalo. Eu não acho justo, que eu e os demais que não são católicos ter que pagar pelo custo tão alto e exuberante para que o Papa viaje até o Brasil. Eu pergunto, o que ele propõe com essa visita? Eu não Critico a fé devoção de muitos, mas como eu ja disse, não é justo usar esse dinheiro dessa forma, porque não investir esse denheiro mal gasto em outros meios com e Educação em algum ponto, Saúde e Esporte? Nem Jesus Cristo que é o próprio Deus, anunciou o Evangelho, Curou (esse sim é em nome da paz e ainda continua a curar) e nunca se Gloriaou como vemos tantos fazer. Para ir e vir em nome da Paz precisa de tanto dinheiro assim? Tanto luxo? Cadê a Gloria de Deus? porque um homem é tão adorado assim? Mais uma vez eu friso, cada um adora, segue o quem bem entende, somos livre pra isso. Eu só fico indignado com o fato de eu e você pagar por esse luxo sem ter opção de escolha. Sou ambientalista e sei o quanto é dificil manter um trabalho Ambietal, agora por uma simples comodidade derrubar mais de 300 árvores Nataivas????????? Cadê o bom senso?????

  12. Petição: Secretaria Nacional dos Povos Indígenas.

    Petição: Secretaria Nacional dos Povos Indígenas.

    O Brasil avançou muito nestes últimos anos.
    Por um lado, ele se transformou num exemplo de democracia para a América Latina.
    Mas, por outro, persistem situações concretas que nos denigrem
    e que exigem respostas imediatas de governantes e governados.
    Algo faz falta há muitos anos:
    a existência de uma Secretaria Nacional dos Povos Indígenas.
    http://www.avaaz.org/po/petition/Secretaria_Nacional_dos_Povos_Indigenas/?fgsJddb&pv=0

  13. crime ambiental
    As pessoas cortam as arvores os cactos da praia depois vem a mão de deus e surprende ai pensando bem poxa ele era tão bonzinho morreu afogado mandou destruir os cactos da praia da restinga ele era legal uns protegem outros destroem as vezes a naturesa faz essas pessoas a passarem por reflexos fortes e sem volta para contar história uma vez não tinha dinheiro e a unica coisa que eu tinha para comer na praia era a flor roxa do cactos hoje deus me abençou com furtunas façam cada um a sua parte para que futuras gerações possam usufluir do poder de deus e dos seus milagres ok abraços do guardião do gmar socorristas e resgatista aloha preservem as praias e o meio ambiente e todo ecossistema a fauna e a flora nós apenas fazemos parte de todo esse organismo vivo.

  14. O PAPA É COM CERTEZA POP

         Com a vinda de sua ´´Santidade“ ao Brasil, gera-se muita receita com o turismo, o que permite em nome do capital promover esse vandalismo ecologico. Se o papa fosse da paz, seria o primeiro protestar mas ….

  15. Os papas sempre foram

    Os papas sempre foram responsaveis por derramar muito sangue, o que seria para um deles derrubar uma arvore? milhares de pessoas morreram por bruxaria, e uma parcela grande delas “senão todas” baseados em acusações motivadas po inveja. 

    Não me venha não foi o papa que derrubou, se foi derrubada por causa dele ele é responsavel. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador