A degradação do Parque Ecológico do Rio Cocó

Sugestão de jns

MUSEU DO PARQUE

Parque Ecológico do Rio Cocó

Archiprix MIT USA | Pedro Câmara e Roberto Castelo | 2011

Parque estadual localizado em Fortaleza, nomeado como tal por causa do rio Cocó, que corre ao longo do comprimento do parque e alimenta um rico ecossistema e  manguezais. 

A bacia do rio cobre uma área de aproximadamente 485 km2 ocupando cerca de dois terços do território municipal, que transforma o parque em uma paisagem predominante em muitos bairros da cidade.

A especulação imobiliária e os assentamentos ilegais foram devastando o sistema ecológico do parque, principalmente devido à ausência de limites de preservação oficiais, o que deve ser uma responsabilidade dos órgãos públicos. 

Além disso, os vetores de expansão urbana foram cortando o parque através da abertura contínua de novas estradas, como resultado de um processo descontrolado de crescimento urbano. 

O Parque Cocó e o seu sistema hidrológico são de grande importância sócio-ambiental para a cidade. 

Assumindo a forma de meia-lua, o parque cria um corredor de ventilação na cidade.

Como a maior parte da praia é cercada por arranha-céus e torres residenciais, os ventos oriundos do mar entram na cidade através do rio Cocó e se espalham para o resto do território urbano de lá. 

Preservar o parque e a brisa agradável é, portanto, essencial para a sustentabilidade do ambiente urbano e para a manutenção do local.

Além de abrigar uma rica biodiversidade, o ecossistema do manguezal é também uma importante fonte de renda para as comunidades locais, através da pesca e outras atividades. 

Os manguezais do rio Cocó  estão presentes em áreas urbanas consolidadas integralmente em Fortaleza. 

Em suas seções bem preservadas, várias espécies de moluscos, crustáceos, peixes, répteis, aves e mamíferos participam de cadeias alimentares complexas, em ambientes favoráveis à reprodução, desova, crescimento e proteção natural. 

Fortaleza ainda tem pouca diversidade de equipamentos culturais perto das áreas verdes e o potencial da paisagem do Parque Cocó não está totalmente explorado pelos habitantes locais. 

Estas questões foram exploradas neste projeto através do desenvolvimento de um edifício que representa um marco urbano, em homenagem ao rio e seu ecossistema de mangue: o Museu Park. A proposta consiste em um espaço para atividades que ajudem a preservar o patrimônio natural do parque, ao mesmo tempo enfatizando a sua riqueza natural para a população local. 

O programa montado para este projeto apresenta uma exposição científica sobre o ecossistema do local e também inclui funções e espaços que podem ser adequados para atividades educacionais, eventos culturais, exposições de arte e lazer contemplativo.

Designer: Pedro Câmara
Universidade Federal do Ceara-UFC – Curso de Arquitetura e Urbanismo – Tutor: Roberto Castelo

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador