Além da Amazônia, reservas de cerrado brasileiro sofrem com aumento de 15% em desmatamento

Áreas que necessitam maior atenção tiveram uma alta de 43% no desmatamento desde 2017. Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul

Incêndio se aproximando no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no ano passado – Foto: Fernando Tatagiba/Wikiparques.

Jornal GGN – O desmatamento no cerrado brasileiro teve um aumento de 15% nas áreas protegidas do país, as chamadas Unidades de Conservação (UCs). Isso significa 4 vezes mais a extensão da cidade de São Paulo. Além das estatísticas da Amazônia, os dados do Prodes Cerrado mostram que o cerrado do país também sofreu devastação durante o governo de Jair Bolsonaro.

De acordo com o balanço divulgado nesta segunda-feira (16), que também é realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a devastação de toda a região do cerrado teve uma singela redução, comparada aos 6.657 km² no ano anterior, mas ainda se mantém em alta, com os níveis de risco observados nos últimos anos.

Por outro lado, as áreas que necessitam de maior atenção, as Unidades de Conservação, que são somente 3% da área de preservação do cerrado, tiveram uma alta de 43% no desmatamento desde 2017, passando de 362 km² para 517 km². Trata-se do segundo maior bioma da América do Sul, perdendo apenas para a Amazônia. Estas áreas estão localizadas nos estados de Tocantins, Maranhão e Mato Grosso.

 

 

 

 

 

 

 

 

Para ver todos os mapas, acesse aqui.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. NEOCOLONIALISMO AMBIENTAL. “Fabricando a Piralha…” Wilson Ferreira. “E Conheceis a Verdade. E a Verdade Vos Libertará”. Nada como a liberdade de informações, derrubando os ‘Politicamente Corretos’. O Brasil é dos Brasileiros. Não passarão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador