ONU alerta para aumento de eventos climáticos extremos nos últimos vinte anos

Guterres alertou para o fato de que muitos países enfrentam várias crises ao mesmo tempo, com eventos climáticos extremos aumentando muito nas últimas duas décadas.

Jornal GGN – O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, no evento que marca o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres, disse que a pandemia da Covid-19 voltou a atenção para a importância de se reduzir o risco de desastres.

O tema deste ano é o fortalecimento da gestão do risco de desastres para construir um mundo mais seguro e resiliente.

Guterres alertou para o fato de que muitos países enfrentam várias crises ao mesmo tempo, com eventos climáticos extremos aumentando muito nas últimas duas décadas. “No entanto, vimos pouco progresso na redução da perturbação climática e da degradação ambiental. As situações ruins só pioram sem uma boa gestão do risco de desastres”, disse.

O secretário-geral da ONU disse que a redução do risco de desastre é função somente das autoridades locais e nacionais, e isso foi demonstrado pela Covid-19. “A COVID-19 nos mostrou que o risco sistêmico requer cooperação internacional. Uma boa gestão do risco de desastres significa agir com base na ciência e em evidências. E isso requer compromisso político ao mais alto nível para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Convenção-Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Desastres”, disse ele.

Para erradicar a pobreza e reduzir os impactos das mudanças climáticas, diz Guterres, é preciso colocar o “bem público acima de todas as outras considerações”.

Com informações da ONU.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A questão é que, por entropia, a intensidade tende a aumentar e o espaço de tempo entre os eventos, tende a encurtar. No campo das pandemias, assim como o planeta passou do acontecimento de duas a cada século para duas a cada década, o estilo de vida atual contribuiu para uma propagação quase que globalmente instantânea. Não há como proceder um “desderretimento” do gelo polar, que acontecendo e retirando da humanidade, porções de terras habitáveis,já trarão o aumento dos conflitos pela ilusão da posse da terra. Penso que o próximo evento de maior gravidade a perturbar a humanidade, já nos próximos anos tem a ver com a combinação de escassez de água e comida, afetando também a obtenção de energia trazendo insegurança financeira (num mundo onde o dinheiro e a riqueza se tornam 100% dependente de energia elétrica/internet), social e ficarmos atentos, pois quando começar a acontecer regularmente o desrespeito à diplomacia básica entre as nações, com roubos e desvios de cargas em navios e distratos comerciais (a exemplo de Trump, ir à China e se apoderar de cargas alheias), aguardemos o início da 3ª e última guerra. As armas para o uso, muitos países se gabam de desfilarem para o mundo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador