Por ora, há consenso para permanecer no Acordo de Paris

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse ontem que ‘há um consenso no governo para que o Brasil permaneça no Acordo de Paris’, que estabelece metas para redução da emissão de gases causadores do efeito estufa. Jair Bolsonaro, em campanha e já eleito, criticou por diversas o acordo e avisou que o Brasil poderia abandoná-lo.

O ministro disse que, ‘por ora’, o Brasil está comprometido com a agenda. Mas, segundo o ministro, a implementação ocorrerá de forma a evitar prejuízos aos empresários brasileiros. ‘Há pontos importantes no acordo que a gente quer valorizar, como aqueles que podem trazer recursos financeiros para o país’, disse o ministro no almoço do Secovi, em São Paulo.

Segundo ele, há pontos mais sensíveis que ‘dizem respeito a transformação de princípios, valores ou ideias na legislação nacional’. ‘Restrição a gerenciamento do território, políticas públicas, nós vamos olhar com muito cuidado, porque o Brasil tem autonomia, como todo país, e deve conseguir tomar conta do território do acordo com seus interesses e prioridades’, completou.

Para completar, Salles disse que pretende acelerar a concessão dos parques nacionais para a iniciativa privada. ‘Quanto mais concedidos estiverem os parques, melhores eles estarão: para a sua conservação, para o turismo, para a população brasileira. Então, nós vamos acelerar bastante a concessão dos parques nacionais para exploração pela iniciativa privada, feitas todas as garantias para que haja preservação ambiental’, disse ele.

Ainda não foi estabelecido um cronograma de trabalho para doação dos parques, que tem como modelo o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.

Salles defendeu a desburocratização dos processos de licenciamento ambiental. Segundo ele, o ministério deverá ajudar a subsidiar as discussões sobre a Lei Geral do Licenciamento, que tramita no Congresso Nacional.

‘Quando você tem o licenciamento mais objetivo, mas específico nos pontos sensíveis, você está preservando e cuidando mais do meio ambiente. Hoje, se perde muito tempo, de maneira geral em temas que não são a maior preocupação do licenciamento e, aquilo que era realmente o mais importante, acaba sendo tratado, se não em segundo plano, em pé de igualdade com questões mais simples’, finalizou.

Com Agência Brasil

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tudo que este cara fala e pensa é money

    Dinheiro e empresários comandam este ministério.  O retorno ao Acordo de Paris não é necessariamente uma boa notícia, pois o retorno pode ser apenas um disfarce para  intenções escusas.  Não sei até quando vão enganar.

  2. Eles sabem que vão ser bombardeados em Davos

    Eles sabem que vão ser bombardeados em Davos.

    É só pra chegar lá e não pagar mico. Se é que isso é possível

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador