Sabesp pode retirar água de ribeirão em mata preservada

Da Rede Brasil Atual

Sabesp planeja retirar água de ribeirão em mata preservada

De acordo com empresa de saneamento, a água do ribeirão será bombeada para o reservatório de Biritiba Mirim e entra no sistema produtor de águas do Alto Tietê

Em mais uma tentativa de responder à falta de planejamento que levou São Paulo à crise hídrica e ao desabastecimento, a Sabesp anunciou um projeto para retirar água do ribeirão Sertãozinho, um afluente do rio Itapanhaú, área preservada da região do Alto Tietê. O desmatamento previsto para a obra é equivalente a 20 campos de futebol a um custo de R$ 160 milhões.

De acordo com a Sabesp, a água do ribeirão será bombeada para o reservatório de Biritiba Mirim – que tem 60% do seu território em área de proteção ambiental – para depois entrar no sistema produtor de águas do Alto Tietê, de onde será distribuída para a região metropolitana de São Paulo.

Em entrevista à repórter da TVT Sandra Paulino,  a integrante da ONG Biobrás Nadja Soares afirma que a obra vai gerar consequências a fauna local. “É um impacto dentro de uma reserva onde a flora e os animais estão acostumados ao ambiente, então o primeiro impacto dentro desse ambiente vai levar a uma dispersão dos animais.”

O estudo da Sabesp reconheceu que na região vivem mais de 400 espécies de aves e 42 mamíferos, sendo 18 ameaçados de extinção.

A bióloga alerta que a retirada de água de nascentes não vai resolver o problema. “Nós precisamos aprender a reutilizar a água, a captar água da chuva, a não impermeabilizar o solo, ou seja, precisamos realizar várias ações, entre elas, recuperar as nascentes e, em última instância, fazer a captação de água de um manancial preservado.”

O vereador Marcelo Melo (PR) ressalta que a obra também levará impacto à outra região. “Eles vão olhar para a metrópole, mas se você não cuidar da nascente que é em Salesópolis, vai secar. O problema é muito maior.”

Assista:

 
 
 
 
 
 
Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Pode sim.

        Tu faz de indignado abestalhado para não analizar as duas situações. Floresta Amazônica x Mata Atlântica.  90% de mata preservada x menos de 5% de mata em SP. Represa de fio dágua evitando grande lago e desmatamento com estudo ambientais por anos x ato de desespero com operação feita nas coxas tucana em cima de seu povo estúpido e ignorante sem nenhma análise ambiental. Agora pode fomitar seu poooooooooooooooooooooooooooooode tucano. E que continue bebendo água de esgoto. Vocês merecem.

  1. Lágrimas da natureza a caminho…

    Sabedoria Creek

    “somente após a última árvores ser cortada/ somente após o último rio ser envenenado/ somente após o último peixe ser pescado/ somente então o homem descobrirá que dinheiro não pode ser comido” – nem bebido

  2. Esses governantes…

    Esses governantes de merdas não sabem preservar nada, quando não vende, destrói. Eu sinceramente estou cheia de ver o Brasil sendo destruído com a mão do homem, dói na alma. Infelizmente não tenho netos, mas eu penso nessas crianças que não irão ver belezas que esses cretinos  pretendem destruir para dizer que fizeram alguma coisa. Cadê a Ministra do Meio Ambiente  Izabella Teixeira está atrás do mosquito Zica  e esqueceu de ver isso? Isso não pode acontecer. Isso é crime.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador