Trump libera exploração de petróleo em quase todo mar norte-americano

Presidente dos EUA também revogou regulamentos de segurança para perfurações na plataforma costeira, adotados depois do desastre da Deepwater Horizon em 2010
Acidente da Deepwater Horizon, no Golfo do México em 2010
Jornal GGN – O governo Trump revogou mais uma decisão de Barack Obama permitindo a exploração de petróleo em quase toda e extensão do mar dos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelas autoridades do país nessa quinta-feira (04) dando amplo acesso à maior parte da plataforma continental norte-americana, incluindo porções em águas do Pacífico, do Atlântico e no Golfo do México. 
 
Dias antes de terminar o mandato, Obama havia proibido a perfuração em mais de 40 milhões de hectares da costa norte-americanas, logo, a decisão de Trump significa “um sério golpe contra o legado ambiental” do ex-presidente segundo artigo do New York Times, traduzido na Folha. 
 
Na verdade, o republicano vem acumulando uma série de medidas contra o meio ambiente. Em janeiro do ano passado, Trump ordenou a Agência de Proteção Ambiental que removesse do seu site todas as informações referentes ao aquecimento global, em seguida que uma página hospedada pela Casa Branca apontando os perigos das mudanças climáticas fosse retirada do ar. 
 
Já em março, o presidente norte-americano derrubou a medida de proteção de Obama que controlava a emissão de gases poluentes de usinas a carvão. Em junho, tirou o país do Acordo de Paris, maior acordo internacional sobre o clima da história, segundo analistas. E, mais recentemente, anunciou que irá revogar o plano Obama sobre energia limpa. 
 
Antes de anunciar a permissão para as petroleiras ampliarem a área de exploração de petróleo no mar, Trump também revogou regulamentos de segurança para perfurações na plataforma costeira, adotados depois do desastre da Deepwater Horizon em 2010 e, ainda, uma decisão do Congresso de abrir o Refúgio Nacional Ártico da Fauna e Flora à exploração de petróleo e gás natural.
 
“Essa é uma diferença clara entre fraqueza na energia e domínio na energia. Vamos nos tornar a mais forte superpotência energética do planeta”, defendeu o secretário do Interior Ryan Zinke ao anunciar o plano nesta quinta. 
 
Thomas Pyle, da American Energy Alliance, elogiou a medida do governo. “Creio que a norma deveria ser que todas as áreas offshore estejam abertas a exploração”, disse ao NYT. Já entidades de proteção ambiental posicionaram, como o esperado, negativamente: 
 
“Isso não é compatível com turismo, pesca e recreação vibrantes. E é isso que temos na costa leste. A preocupação desses empresários é com seu ganha-pão, com as economias locais. Todos vimos o que aconteceu na costa do Golfo do Texas depois da Deepwater Horizon”, observou Frank Knapp, presidente da Aliança de Empresas para Proteção da Costa. 
 
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eh inpossivel que is Estados

    Eh inpossivel que is Estados Unidos tome uma decisao que nao seja trairagem. Portanto me restam algumas pergunttas desconectadas:

    Quem vai entrar nos EUA depois de ver o que fizeram com a Petrobras?

    A decisao eh pra ser vendida a outros paises”aliados” aa forssa, como o Brasil?

    Putz, tem mais 3 ou 4 mas eh torturante ter que escrever em tab.  Nao da!

  2. ele quer desfazer o governo do primeiro presidente negro dos eua

    não pode deixar nada pra trás. deve ter mandado pintar as paredes, trocar os assentos e encostos de cadeiras. enfim qualquer coisa que obama possa ter tocado, deve ter sido trocada ou desinfetada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador