Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Carlos Gomes, um centenário saudoso com interpetações memoráveis

No ano de 1996,  alusivo ao Centenário da morte de Antonio Carlos Gomes, nosso célebre compositor, a Secretaria de Cultura do Pará editou o álbum A MÚSICA E O PARÁ – Carlos Gomes. Nele constam as gravações ao vivo dos concertos registrando os 100 anos da morte do grande compositor brasileiro.

O álbum está dividido em dois cds. O tenor Reginaldo Pinheiro e o pianista Paulo José Campos de Melo são os intérpretes das canções de câmara, em concerto realizado em setembro de 1996, compondo uma parte do álbum.

O mesmo álbum traz o registro da Missa de Nossa Senhora da Conceição, porém não a abordaremos nesse Post.

Espero que apreciem!

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Atemporal

    Luciano estava sentido sua falta e de sua musica! Que beleza a musica de Carlos Gomes, pouco conhecido pela grande massa, ah não ser por O Guarani (e ainda porque abre a Voz do Brasil ha sei la quantos anos). Eu também conheço pouco (estou na massa), então esta é uma oportunidade de reparar esse dano. Sempre tendi mais a Villa-Lobos… 

    Sabado ultimo estive no Teatro Sarah Bernhardt para assistir Tio Vânia com prâmbulo de O Demônio da Madeira, ambas de Tchecov, como sabes. Pois bem, entro na sala e ouço Beatles ressoando em todo teatro e a mesma musica toca sem parar até o  inicio da peça. Parece que esta na moda essa descontextualização entre uma época e a imagem dessa época ou ainda o som dessa época, apesar de entender que a mensagem da musica transpunha essa questão. Mas dai que agora ouvindo Suspiro d’Alma, pensei que poderia também fazer parte de “Tio Vânia”, uma peça que nos deixa com vontade de escapar à familia que, por vezes, nos tiraniza. 

    Fico à espera de mais Carlos Gomes !

  2. Aos amigos do blogue, fãs de Carlos Gomes

    Raridade que descobri faz pouco: um belo filme de 1942, do nosso grande pioneiro do cinema, Humberto Mauro, para o INCE do então Ministério da Educação e Saúde (que passaria a Cultura algum tempo depois). É tanto sobre a obra do extraordinário compositor de Campinas, quanto sobre a própria cidade. Importante, emocionante.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=5g373r63fwA%5D

     

     

     

  3. Bye bye love ( versão de Everly Brothers)

    Agradeço, Luciano. Ja tinha dado uma busca superficial para ouvir mais Carlos Gomes e com sua ajuda e do Jota Botelho, deu para conhecer bem melhor a obra do nosso grande compositor. Naquela séria Chiquinha Gonzaga, o ator Paulo Betti interpretava Carlos Gomes e até apresentam alguma coisa da obra dele. E estreou O Guarani na La Scala…Casa que tanto pode levar à gloria quanto à desgraça de um compositor ou interprete. Corojoso. 

    Abração. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador