Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Ceará, Terra do Sol, do Amor, Terra da Luz!

por Luciano Hortencio

Em 1945, Déo (O Ditador de Sucessos) e o Coro dos Apiacás gravaram a composição de Humberto Teixeira TERRA DA LUZ nos dois lados do disco Continental 15.437, com ritmos diferentes, em uma clara homenagem ao Estado do Ceará, que foi o primeiro a abolir a escravatura no Brasil.

Em 1965 foi lançado um LP denominado CEARÁ – TERRA DA LUZ, em comemoração ao 30º Aniversário da Ceará Rádio Clube – PR-9 e ainda ao 10º aniversário das Lojas Vox. A capa traz linda pintura de Aldemir Martins e a apresentação da contracapa é da lavra de Raquel de Queiróz.

Trago hoje a interretação de Déo, de 1945, bem como a de Gilberto Milfont, de 1965, para TERRA DA LUZ. Anexo ainda o vídeo com a interpretação de Mário Alves (Trio Nagô), para a composição de CEARÁ TERRA DA LUZ, da autoria de Moacyr Ribeiro.

 

Nosso agradecimento ao Arquivo Nirez.

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. NÍVEL

                            Vim

                            Venci

                            Não ví

                            VÍDEO INDISPONÍVEL

      1. Família Hortencio de Medeiros

        Amiga Maria Luisa,

        Envio essa foto que estava perdida em nossa família. Meu irmão Anselmo Hortencio encontrou uma xerox muito desgastada e eu andei dando umas incrementadas nela. O resultado vai ai embaixo. Leia o fato ocorrido em 1913, ok?

        Abraços e beijos do teu amigo do Ceará

        Da esquerda para a direita, em pé: José Hortencio de Medeiros; Luzanira Hortencio de Medeiros; Juvenil Hortencio de Medeiros; Júlia Hortencio de Medeiros; Murillo Hortencio de Medeiros; Paulo Hortencio de Medeiros e Luiz Hortencio de Medeiros Filho.

        Da esquerda para a direita, sentados: Luiza Hortencio Motta; Benjamin Hortencio de Medeiros; João Hortencio de Medeiros, Benvinda Moreira Hortencio de Medeiros; Beatriz Hortencio de Medeiros e Maria (Nenen) Hortencio de Aguiar.

         

        Minha avó Benvinda teve dezessete filhos, porém dois faleceram logo após o parto e não lhes sei o nome. Nessa foto não estão, por já terem falecido, meu avô, Luiz Hortencio de Medeiros Pequeno e três filhos: Clóvis Hortencio de Medeiros, Daniel Hortencio de Medeiros e José Hortencio de Medeiros, que foi o terceiro filho.

        Esse primeiro José, segundo meu primo Edmar Hortencio de Aguiar, era muito forte e boêmio, conhecido como o homem mais forte de Baturité. Em 1912 ou 1913, meu tio Benjamin, médico, resolveu ir para o Amazonas, no período áureo do ciclo da borracha. Meu avô pediu para que levasse o José, para afastá-lo da boemia e seguir vida pacata.

        Logo depois do navio ter zarpado do porto do Mucuripe aconteceu uma tragédia. Não se sabe se houve uma briga ou se esse tio não aguentou a partida e resolveu voltar a nado, o fato é que caiu ao mar e nunca mais foi encontrado. À época as comunicações eram terríveis e meu tio Benjamin teve que seguir para o Amazonas com essa terrível carga e obrigação de comunicar a fatalidade.

        Ao chegar a Manaus expediu um telegrama: “Volto no primeiro navio. Digam a mamãe que coloque no filho que vai nascer o nome de José.” Assim se soube que o primeiro José falecera e esse assunto era tabu absoluto em nossa família. Em realidade, tomei conhecimento desse lamentável fato há poucos minutos, através de meu primo Edmar, lúcido e fagueiro aos 96 anos de idade.

         

        1. Oi Boa Noite. Me Chamo William Viana e sou bisneto de Pedro Hortêncio de Souza. Gostaria de saber se vc sabe alguma coisa sobre ele. O Pedro casou Três vezes e a segunda esposa se chamava Lilia Lima de Souza (minha bisavó). O casal se estabeleceu em Capistrano onde deixaram muitos filhos.

  1. Família Hortencio de Medeiros

    Olá Luciano, tudo bem? Talvez voce já tenha ouvido falar de mim, mas lembro de seu pai, tio Murilo e do Murilinho. Sou filha de seu tio Joao Hortencio de Medeiros, e por acaso, meu filho procurando algo sobre meu pai, achou essa página. Entre em contato comigo, sempre é legal saber nossa história.

                                                                                                 Abs, Olga

    1. Prima Olga Maria de Medeiros Dufour!!!

      Claro que lembro de você, filha caçula do Tio João e Tia Terezita. Tenho saudades do Daniel, que morou conosco algum tempo aqui em Fortaleza.

      Há uns quatro anos atrás conversei muito com o Ronaldo e Paulinho, quando o Ronaldo morava aqui e era casado com nossa prima, filha do Arnaldo.

      Meu Facebook é luciano hortencio e o email é o mesmo nome, do gmail. 

      Abração do luciano

    2. Para Olga Maria de Medeiros Dufour!

      Com votos de Feliz Ano Novo, envio foto de nosso avô Luiz Hortencio de Medeiros Pequeno, nascido aos oito de dezembro de 1865 e falecido aos quatorze de dezembro de 1932.

      Vovô Luiz teria completado, se vivo fora, cento e cincoenta anos de idade.
      COISAS QUE O TEMPO LEVOU!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador