Guerreira da democracia: morre Maria Helena Gregori

Jornal GGN – Faleceu em São Paulo Maria Helena Gregori, esposa do ex-ministro da Justiça José Gregori. Ela teve uma história de participação ativa na luta pela redemocratização durante o período da ditadura militar, chegou a ser detida por sua participação à frente de movimentos sociais. O enterro será hoje, às 11 horas, no Cemitério da Consolação.

Morre aos 77 anos Maria Helena Gregori, esposa do ex-ministro José Gregori

Do Estadão

Ex-presidente da Fundacentro teve ativa participação na luta pela redemocratização do Brasil, à frente de movimentos como a luta pela Anistia e pelas Diretas Já

Faleceu em São Paulo, aos 77 anos, Maria Helena Gregori, esposa do ex-ministro da Justiça José Gregori. Ela estava internada no Hospital Sírio Libanês. Deixa as filhas Maria Stella, Maria Filomena, Maria Cecília e os netos José Guilherme, Tom, Lili e Ana Catarina.

Filha de Décio Ralston da Fonseca e Suzana Teixeira da Fonseca, participou ativamente das lutas democráticas nos anos 80, se destacando nas mobilizações pela Anistia e pelas Diretas Já, quando foi secretária executiva do movimento.

Maria Helena Gregori chegou a ser detida na época da ditadura, pela sua defesa do estado de direito no Brasil. Também participou de variadas campanhas eleitorais e foi assessora especial de direitos humanos junto da Prefeitura de São Paulo na gestão de Luíza Erundina, do PT.

Foi presidente da Fundacentro de São Paulo e chefe de gabinete de Ruth Cardoso na ONG Comunidade Solidária. Tinha verdadeira vocação cívica e uma imensa bravura pessoal, segundo amigos. O velório será na rua São Carlos do Pinhal, 376, e o enterro está marcado para as 11 horas desta segunda-feira, 16, no Cemitério da Consolação.

Maria Helena Gregori

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador