A Bolsa festejou a morte do ministro Teori?, por Emilio Chernavsky

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
A Bolsa festejou a morte do ministro Teori?
 
por Emilio Chernavsky
 
Embora várias reportagens nos meios de comunicação citando fontes de mercado tenham confirmado o movimento[1], muitos ainda duvidam que a morte do ministro do STF Teori Zavascki em 19 de janeiro tenha levado no dia seguinte ao aumento no preço das ações negociadas na bolsa de valores brasileira, preferindo a versão de que esse aumento teria sido predominantemente o resultado de fatores externos, basicamente a posse do presidente Trump nos EUA e a divulgação de resultados positivos para o crescimento da China, ambos os quais ocorreram no próprio dia 20.
 
Contudo, além dos depoimentos, a análise dos dados sugere fortemente que o trágico evento tenha sido determinante para explicar a evolução da Bolsa. Nesse sentido, vemos no seguinte gráfico que o aumento no índice Ibovespa no dia 20 (destacado como B) foi precedido por um súbito movimento ocorrido ainda nos minutos finais do pregão do dia 19 (A), ou seja, quando os eventos no exterior ainda sequer haviam ocorrido. Esse movimento, que permitiu ao Ibovespa recuperar parte das perdas verificadas ao longo do dia 19, quando vinha caindo, justamente se iniciou logo após a confirmação da morte do ministro.

image_3.png

Por outro lado, quando comparamos, como mostra o seguinte gráfico, a evolução do Ibovespa com a evolução dos índices das bolsas em outros países, vemos que no acumulado dos dois pregões que se seguiram ao dia da morte do ministro a Bolsa brasileira foi justamente a que mais subiu entre os mercados relevantes, incluindo vários exportadores de commodities; isso não havia se verificado, por exemplo, nos dois dias anteriores ao evento. 

 

unnamed.png

Ou seja, os efeitos China e Trump, que afetam todos os países e certamente também impactaram a bolsa brasileira, não explicam sua singularidade, que requer um fator específico ao país. É difícil acreditar que a morte do ministro não tenha exercido ao menos em parte esse papel.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os movimentos da bolsa

    Os movimentos da bolsa normalmente se devem a multiplos fatores externos e internos e como brincadeira se pode correlacionar esse movimento com qualquer coisa, como resultado de jogos de futebol, acidentes, mortes, chuvas,

    como é possivel que na Bolsa se saiba o que resultará da morte de Teori para em função disso comprar ou vender?

    Puro nonsense.

    1. O que resultará da morte do Teori?

      O que resultará da morte do Teori é a indicação de um Mini$tro mais acessível do que ele, como o Moraes, que já foi acessado por 7 senadores, e que portanto a Lavabosta vai ficar onde está, apenas nos petistas.

      Quando a Dilma crescia nas pesquisas de intenção de votos, a Bolsa caía.

  2. Os movimentos da bolsa de

    Os movimentos da bolsa de valores são,de certa forma,manipulados pelos grandes players. Independentemente de qualquer fundamento,as oscilações diárias oscilam mais ou menos sempre que observam uma possibilidade de influenciar o mercado.Às vezes cola,como no caso da Petrobras onde ganharam verdaeiras fortunas,em outros,não e omercado estabiliza-se como ocorreu neste caso.

    É  verdade também que muitos articulistas ,na falta de um motivo para justificar a alta ou baixa da bolsa,procuram adequar este movimento a qualquer notícia.

    Na maioria das vezes é mera argumentação para preencher o espaço ou tempo de suas colunas.

  3. A morte de Teori é a

    A morte de Teori é a manchete. O conteúdo da notícia é a alteração dos caminhos que percorrerá a lavajato, após a sua morte.

    Os especuladores não estão nem aí para Teori Zavascki.

    Mas, em relação a lavajato…

  4. As tais coincidências inexplicáveis

    As tais coincidencias inexplicáveis. Nunca saberemos mas, para livrar os amigos da Globo,  o Moraes vai ocupar o lugar do morto, ah mas isso é apenas mais uma coincidência, não é mesmo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador