Em comunicado curioso, Goldman Sachs orienta clientes: torçam para que o governo pare

Uma renegociação do limite da dívida americana foi classificada pelo Goldman Sachs como uma “catástrofe”

Jornal GGN – O banco norte-americano Goldman Sachs divulgou um comunicado curioso aos seus clientes, listando os motivos pelos quais uma moratória do governo dos Estados Unidos seria interessante.

Enquanto todos esperam um acordo de última hora entre democratas e republicanos para subir o teto da dívida fiscal, que já ultrapassa os US$ 16 trilhões, o banco afirmou que seria um erro esperar por isso. Para o economista Alec Philips, maior que o efeito do rompimento entre os dois partidos e uma paralisação temporária do governo seria um aumento do limite da dívida – o que pode representar uma “catástrofe” para o país no longo prazo.

Para o Goldman Sachs, uma moratória momentânea seria “perturbadora” para o mercado, mas pode aliviar a questão do limite do endividamento norte-americano. “Seria um erro interpretar a paralisação como um maior risco do que o limite da dívida aumentado, em nossa opinião. E não seria surpreendente pensar que o efeito macroeconômico seria até modesto se comparado com o aumento do teto de endividamento”, afirmou o comunicado.

O relatório do Goldman Sachs também destaca que, se a paralisação das atividades do governo for evitada, é provável que seja porque os republicanos do Congresso optaram por esperar e pressionar o governo por concessões políticas sobre o limite da dívida para benefício próprio. A moratória, por fim, não é algo tão grande, sob o ponto de vista do banco. Ao menos não tão grande quanto os reflexos de um novo acordo entre o governo e o Congresso norte-americanos.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Obama

    Obama foi a maior decepcao politica de uma geracao. Apesar de inumeras provas contra os executivos da Goldman Sachs (A “Lula Vampiro” de Matt Taibbi), e outras grandes firmas de Wall Street. Obama e seu procurador geral, Eric Holder, nada fizeram. Uma multinha aqui e ali (que nao faz nem cosquinha no balancete dessas firmas) e tudo ficou como esta. Cadeia que eh bom nada.

    A nocao brasileira de que a justica americana funciona eh um mito. Eh mais celere que a brasileira? Claro, mas no fim tambem protege os criminosos de colarinho branco. Como no Brasil, so pobre vai pra cadeia (com uma excecao: os condenados por insider trading e ponzi schemes – porque esses dao muitos prejuizos aos ricos).

    Os politicos americanos? Tao corruptos quanto os brasileiros. Trabalhando abertamente para os lobistas e financiadores de campanha (alo Goldman Sachs). Como dizem os americanos: “USA – The best democracy money can buy”.

     

     

    1. Quem manda nos EUA não é o

      Quem manda nos EUA não é o presidente. Por isso tamanha semelhança entre Obama e Bush. Quem manda nos EUA são as grandes corporações e sua sanha por lucros rápidos e gordos custe o que custar …

  2. Ô meu, avisa pra eles

    ô meu avisa pra êles que o país está afundando. Eles não descobriram isto ainda. Como tem muito nêgo burro e alguns nêgos safado por  lá, não é mesmo! Tem nêgo que não sabe que os estates estão indo pra me.da e um montão deles vai se dar mal e tem um montinho deles, contente com isto, porque vão faturar a bessa! Não é uma loucura!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador