Lucro da Natura recua 17,7% no 1º trimestre, a R$ 124,6 milhões

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
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O lucro apresentado pela empresa de cosméticos Natura chegou a R$ 124,6 milhões, ficando 17,7% abaixo do registrado no ano anterior, quando o total foi de R$ 151,5 milhões. 
Avaliação realizada pelos analistas da BB Investimentos indicam que o desempenho foi afetado pelo avanço abaixo do esperado para o volume de vendas. Outros pontos que influenciaram o resultado trimestral foram as maiores despesas gerais e administrativas, que avançaram 25,2% ante o ano anterior, para um total de R$ 222,2 milhões, além do acréscimo de 106,4% nas despesas financeiras ante o ano anterior, para R$ 104 milhões, devido à marcação de mercado de derivativos e perdas com hedge.
Em nota, os analistas da Ativa Corretora consideraram o balanço da empresa negativo. “A companhia apresentou novamente uma performance fraca, com baixo crescimento nas operações domésticas e margens pressionadas pela baixa produtividade e acirramento da competição. Por outro lado, as operações internacionais seguem se fortalecendo, e os recentes investimentos em tecnologia e a criação de categorias de produtos mais acessíveis deverão melhorar os resultados para o restante do ano”.

Segundo o balanço financeiro, os papéis da Natura perderam 13,9% no primeiro trimestre frente a 31 de dezembro de 2012, enquanto o Ibovespa desvalorizou-se 7,5%. No período de 12 meses, as ações NATU3 valorizaram 29,1% versus a variação de -12,6% da Ibovespa. O volume médio diário negociado no trimestre foi de R$ 78,3 milhões frente a R$ 42 milhões no mesmo período do ano anterior.

Da Reuters

A Natura espera acelerar seu crescimento em 2013 depois que vendas mais lentas no primeiro trimestre pressionaram o lucro líquido, que recuou 17,7% no período.

Entre janeiro e março, a fabricante de cosméticos lucrou R$ 124,6 milhões, ante R$ 151,5 milhões um ano antes e sob uma expectativa do mercado de R$ 132,2 milhões, de acordo com a média das previsões obtidas pela Reuters.

“O começo do ano foi mais lento e o que a gente tem de plano é acelerar este crescimento durante o ano. Acreditamos que seremos bastante competitivos com o portfólio de iniciativas que temos”, disse a jornalistas o vice-presidente de finanças, jurídico e relações com investidores da companhia, Roberto Pedote, em teleconferência.

A Natura também estima aumento de preços próximo de 6% em 2013. “A gente implementou um reajuste de preço no começo de março em torno de 3%”, disse o executivo. O restante deverá entrar em vigor no segundo semestre.

A receita líquida consolidada da Natura no primeiro trimestre cresceu 5,9% ano a ano, a R$ 1,35 bilhão, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (24). Considerando apenas as operações no Brasil, o avanço foi de 2,1%, com a receita chegando a R$ 1,16 bilhão.

“No Brasil, o crescimento aquém das expectativas foi consequência da baixa atratividade da campanha promocional no início do ano, além de um período de férias excepcionalmente mais longo, dada a proximidade do Carnaval ao mês de janeiro”, disse a Natura em seu relatório de resultados, divulgado nesta quarta-feira.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) alcançou R$ 262,1 milhões entre janeiro e março, recuo de 3,7% em relação ao primeiro trimestre de 2012.

Diversificação de produtos

Em anúncio nesta quarta-feira (24), o vice-presidente de Finanças, RI e Jurídico da Natura, Roberto Pedote, afirmou que não há previsão de curto prazo para a diversificação dos produtos para além de higiene e beleza.

A Natura havia aprovado, em assembleia de acionistas este mês, uma regra que permite à empresa abrir novas frentes de negócio.

“Em 2013 e 2014, o plano de inovação é muito focado nas categorias em que estamos presentes. Médio e longo prazo aí sim temos a oportunidade de ampliar a proposta de valor para as nossas consultoras. É uma possibilidade de também entrar em outras categorias conectadas com Bem Estar Bem, que faça sentido na nossa arquitetura de marca, mas não tem nenhum plano de curto prazo para isso”, disse Pedote.

A companhia incluiu, entre os produtos que pode comercializar, itens como joias, livros, alimentos, medicamentos, artigos para o lar etc.

Vendas online

A Natura realiza um projeto piloto em Campinas (SP) para a implementação de uma loja online para suas consultoras. “Ela poderá se relacionar (com o consumidor) de forma digital. A Natura entrega o produto direto na casa do consumidor final”, disse Pedote.

No entanto, ainda não há previsão de quando o projeto terá abrangência nacional, da mesma forma em que não há expectativas para uma data em que a companhia comece a vender itens além de cosméticos e higiene pessoal.

“É algo que estamos trabalhando, mas não para o curto prazo”, afirmou o executivo.

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