A agonia da Editora Abril, por Luis Nassif

Arte Tonho

A troca de presidente da Editora Abril é mais um capítulo da agonia da empresa. Sai Walter Longo, homem de marketing, entra Arnaldo Figueiredo Tibyriçá, do jurídico.

A mudança faz parte de uma nova tentativa de reequacionar as dívidas do grupo.

No ano passado houve uma outra reestruturação, acertada com os credores for a do âmbito recuperação judicial. A empresa trocou o prédio da Marginal por um edifício menor, no Morumbi, fechou diversas revistas e lançou uma modalidade de assinatura, dando direito a todas as publicações.

O ajuste foi insuficiente. Este ano precisou recorrer aos bancos para bancar a folha. E não teve recursos para bancar os direitos de um grupo de funcionários demitidos.

Agora, entra em uma segunda rodada de negociações com os bancos. Mas, aparentemente, não conseguiram identificar um modelo de negócios sustentável.

Veja continua alardeando uma tiragem de 1,2 milhão. No mercado, não se acredita que a venda efetiva seja superior a 500 mil.

 

Luis Nassif

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É de se acreditar,

    É de se acreditar, infelizmente,  que proponham alguma rodada de publicidade descarada pró-Temer, bem específica, minorando o pesadelo e enaltecendo “as coisas boas”, o que representará um óbvio paradoxo: recebem um socorro emergencial e afundam ainda mais no pântano da perda de credibilidade. 

  2. Omar Cardoso,o astrologo dos
    Omar Cardoso,o astrologo dos astrologos, tinha um jargao inconfundivel que marcou epoca:”Bom dia, mas bom dia mesmo”,cumprimentava diariamente a todos por varias emissoras de radios espalhadas pelo Brasil.O Moreno Vivo o reedita e cumprementa a todos brasileiros e brasileiras, particurlamente a mim.Nenhum dos argonautas que aqui bate ponto,faz a menor ideia do que Nassif sofreu no predio da Marginal Pinheiro,na cacada assassina e inclemente,comandada pessoalmente pelo capo Robert Chhiivita,segundo Collor.Nassif reagiu e produziu o maior trabalho ja elaborado por um jornalista nos tempos atuais:O Caso de Veja teve um impacto tao devastador que,a partir dali a Editora Abril numca mais se recuperou.A cada dia sua agonia,visto que,nenhum outro jornalista conhece as entranhas da Abril como Luis Nassif.Bom dia Moreno Vivo,mas bom dia mesmo.

  3. “Quem come de tudo está sempre mastigando”

    Eu já desisti completamente de sonhar com um mundo sem Globo ou editora Abril… antigamente eu lia eufórico esses textos dizendo que a imprensa estava há um passo do fim… quase todo mês… por mais de 10 anos…

    Isso nunca vai acontecer!!! 

    Prova disso é a Argentina, onde um governo realmente assumiu a responsabilidade de “limpar” a imprensa e levar a sério a tal “Lei dos meios”. Resultado: PIOROU O QUE JÁ ERA PÉSSIMO! O Clarin continua… a esquerda saiu do poder….

    Sufocar a imprensa causa um efeito contrário que eu nunca vejo nessas análises sobre a mídia: QUANTO MAIS SE SUFOCA A IMPRENSA, MAIS ELA SE ALIA AOS GRUPOS DOMINANTES… ATÉ POR SOBREVIVÊNCIA!!!

    Mais uma prova disso: ISTO É. 

    A revista IstoÉ abriu mão de toda sua dignidade jornalística pela simples sobrevivência… sabe que se criticar Temer vai ser seu fim. Logo, resta fazer matérias sob encomenda… e continua… se o PT assumir o governo e zerar a verba publicitária… o PSDB passa a financiar aquela porcaria… e assim segue…

    Uma imprensa disposta a apoiar nomes como Aécio e Temer sempre vai ter freguesia… sempre vai ter alguém para finacia-la… Quem come de tudo está sempre mastigando.

    1. Nunca vão fechar porque são

      Nunca vão fechar porque são sustentadas pelo estado. Veja o caso da fantasmagórica tv Band que ninguém nunca assiste, muitos nem sabem que sxiste. Quem você acha que banca a sobrevivência desse projeto de tv? 

  4. Será que vão deixar um
    Será que vão deixar um soldado caído no campo de batalha? Deixar morrer a veja neste momento da política não acredito… Bem que o fundo do Huc pra endireitar a política poderia reerguer a veja…kkkk

  5. Mais uma empresa e empregos

    Mais uma empresa e empregos de qualidade indo pro SACO  ..NÂO HÀ O QUE COMEMORAR !!!!

    Quantos não foram os exemplo que vi  ..bancos, empresas da linha branca e cinza, alimentícia de massas, bolos, temperos, doces, biscoitos, conservas, leite e derivados e tantos  ..tantos outros  ..agora mesmo empreiteiras  ..industriais de base  ..auto peças e automobilística  ..até nos serviços

    Afinal, o que  nos sobrará ?

    sim sim  ..culpa dos gestores  ..dos herdeiros  ..dos governos  ..de não saber lidar com os interesses geopolíticos  ..falte de visão e deducação ..tudo isso e muito mais

    cai inclusive pela PERDA DE CREDIBILIDADE  ..como pode ??!!

  6. A revista Veja não tem nem
    A revista Veja não tem nem 500 mil assinaturas. Hoje, qualquer adolescente tem mais assinaturas que isso no YouTube. Não sei por que ainda se dá tanto moral a essa revista. O problema é a Rede Globo. Está sim, atinge dezenas de milhões de pessoas.

  7. Tem que se F……………………..

    Enfim uma notícia boa……………..Quando fechar as portas (se fechar), soltarei ao menos uma caixa de fogos………de artifício!!!

  8. Tem que se F……………………..

    Enfim uma notícia boa……………..Quando fechar as portas (se fechar), soltarei ao menos uma caixa de fogos………de artifício!!!

  9. Agora vai?

    Nassif, há anos ouço que todos estas gigantes estão pra falir… mas nunca falem. Acho que perdi a esperança.

    E, ainda que todas estas revistas e jornais venham a quebrar e sumir, vai ser bom no final sobrar apenas a Globo agora com monopólio total exclusivo?

    As vezes, aprecem qeu as coisas só mudam pra pior

    1. agora…..

      Abril, Folha, RGT são só fantasmas. Nossa nova ditadura e censura agora vem por vias diretas de internet com suas marcas americanas. Mas nossa esquerdopatia crê em fantasmas. E ainda luta contra eles. Fantasmas não existem Mortos não produzem fantasmas, só cadáveres. 

      1. direitopatia

         

         Nossa direitopatia crê que há comunismo e comunistas em vários lugares. Via twitter do Bob Fernandes, li um usuário culpando o comunismo pela fórmula dos “pontos corridos” nos campeonatos de futebol. Mesmo que eu tentasse ser engraçado, não conseguiria inventar algo tão disparatado…

         

  10. “Seo” Nassif

    O senhor jura por Deus ? Mas que felicidade ver que, para muitos, como o PSDB, parece que o tiro está saindo pela culatra.  Acabou o convênio com o Carlinhos Cachoeira e o PIRILO (que está querendo sair do ostracismo) , e a maior assassina de reputações , principalmente de políticos como os do PT, não consegue sair do buraco. Pagando pelo mal que difundiram por todo o país,  assinar a Veja, tornou-se algo  que pega mal, principalmente para os donos de consultórios médicos ou de dentistas. E ninguem mais lê revista nenhuma nas salas de espera; todos batucando nos teclados dos celulares. Assim, a Época jamais terá o mesmo sucesso dela ! apesar do poderio da Globo. Os tempos mudaram

     Deo Gratias !

    Um excelente dia para todos.

  11. Tenho em minha estante as

    Tenho em minha estante as muitas coisas boas que a Abril publicou, a começar pelos gibis, maiores responsáveis por criar em mim o hábito da leitura. Depois vieram os livros, as coleções, etc. Tenho comigo e a quem dedico cuidado e carinho os grandes clássicos da literatura, das coleções de história (como a História do Século XX e a História das Civilizações), a coleção Os Pensadores e a coleção Os Economistas.]

    Dizer que a Abril é uma estrumeira é apenas contar metade da história. Muita coisa boa ela publicou, muita coisa boa eu aprendi com ela. Foi só muito depois, já adulto, que descobri que eles apostaram sempre num país para poucos e suas obras eram para estes poucos.

    Pena que seus donos, intoxicados pelo ódio, preconceito e mais profunda burrice não conseguiram ir além do seu imenso nojo pelo Brasil. Poderia continuar sendo grande, mas o espírito de escorpião não deixa. Preferiu ajudar a destruir o país, e ela mesma com ele, a sequer cogitar a hipótese de construir um pais menos desigual.

    Triste sina. Mas é um castigo mais do que merecido para seus donos, que não passam de preconceituosos, ignorantes, imbecis e tapados.

  12. Entre Mortos e Feridos, Vivos, Sonhos & Esperanças

    O Estadão de fato sabemos, está morto, mas de direito e por interesses credores mantém-no para manter o monopólio da desinformação, comandado pela GloboMarinho, na manutenção do poder representado pela Casa Grande.

    A Veja e a Folha sabemos, estão a caminho, mas também serão preservados à manutenção do poder.

    A Globo sabemos, em ‘jus sperneandis’, conta com o poder do estado para prolongar o tempo de vida, ameaçada pela globalização e mudança nos usos e costumes da informação ao entretenimento e ao modo de faturar com isso.

    O ‘PT’ sabemos, embora profetizado e cantado em verso e prosa, seu passamento, continua vivo, pois está além de um simples partido orgânico, seu principal ente são os corações e mentes, ‘petistas ou não’, dos que sonham o mesmo sonho, dispersos por esse Brasil a dentro, à espera de uma competência orgânica, nesse tempo de transformações profundas quanto aos meios de se comunicar e informar, para juntar cada um dos que sonham o mesmo sonho, na mesma agenda, no mesmo acesso a informação e no mesmo processo para transformação do país em nação, soberana, justa, democrática e moderna, através da educação e informação, disponíveis e acessíveis a todos.

    Quanto a PSDB, DEM, PPS, etc., sabemos…

    ‘Viver não é preciso’, informar e educar é. 

  13. Essa editora já vai tarde!
    Essa editora já vai tarde! Desejou o golpe, a máscara caiu, país piorou, a revista perdeu a credibilidade…. Não se adequou ao mundo digital, acreditou que suas mentiras continuariam sendo ventiladas sem contraditório. Descanse no inferno detrito sólido de maré baixa

    1. É isso meu caro Leandro …
      É isso meu caro Leandro … TODOS essas mídias GOLPISTAS tendem ao cemitério …a redeESGOTO … está no mesmo caminho … já começou às demissões por lá…os blogues e mídias alternativas são às que falam e expressam a realidade como ela É… daí o desespero desses barões das mídias GOLPISTAS

  14. Pequenos “ídolos” em colapso ou caídos não resolverão a tragédia

    Enquanto a cereja do bolo continuar ativa, não vai mudar muito a situação da (des) informação no Brasil, principalmente nos grotões que nem sabem que tal revista existe.

    Porém, a informação da cereja do bolo cobre quase 100% do território nacional (malditos militares!)

    Se cairem, a cereja do bolo só perde algumas “fontes de informação” que sempre endossam no horário nobre.

    Não é um simples resfriado, a doença é crônica.

  15. O que plataram?

    A Abril pensa que quem lê no Brasil é reaça e de direita? Hehehe, se lascaram. Meus pais assinavam a Veja desde os anos 70. No governo do Lula não conseguiam mais ler nem metade da revista. Cancelaram e ficaram recebendo a revista gratuitamente por muito tempo. Lembro do que fizeram na morte de Elis, com Cazuza, com tanta e tanta gente. Sem contar os horrores com PT e Lula. Agora o cachorro vai correr atras do proprio rabo. 

  16. É fåcil saber o número de

    É fåcil saber o número de assinantes da Vesga. É só descobrir quantos consultórios médicos existem no Brasil. É só lá que vejo esse panfleto tucano. Não é à toa que os médicos são as pessoas mais desinformadas do país, nunca sabem de nada: não sabem a causa, não sabem a cura, e mesmo assessorado por uma parafernália de exames têm enorme dificuldade de diagnosticar uma doença.

    1. Marketing da Abril

      Eu comprei uma casa que já estava fechada há muito tempo. Não fui morar no local. De vez em quendo apareço por lá para dar um a olhada e recolher as revistas que a Veja entrega toda a semana.

      Não dá para entender este marketing. É óbvio que não tem ninguém pagando esta assinatura. Ou a editora Abril está nadando em dinheiro para se dar ao luxo de arcar com os custos de toda esta operação sem retorno financeiro ou perderam a noção do que fazem.

  17. Os desonestos não conseguem
    Os desonestos não conseguem ludibriar por muito tempo, a máscara caí.
    O trambolho do que é está editora, definha. Definha, na minha opinião, já vai muito tarde. Estou feliz. Logo estaremos sem a editora imunda.

  18. Os desonestos não conseguem
    Os desonestos não conseguem ludibriar por muito tempo, a máscara caí.
    O trambolho do que é está editora, definha. Definha, na minha opinião, já vai muito tarde. Estou feliz. Logo estaremos sem a editora imunda.

  19. A agonia da Editora Abril
    A tiragem da Vesga (apelido bem apropriado) não se restringe aos consultórios médico, tem também aqueles exemplares grátis que distribuem nos aeroportos. Aliás, uma pegadinha, para não chamar de golpe ou estelionato aplicado nas pessoas para empurrar aquela porqueira aos menos avisados. O golpe é tão fraudulento que já soube de inúmeros casos em que inventam uma história para que a vítima ljes dê o cartão de crédito e, quando menos espera, está pagando uma assinatura anual por algo que deveria se restringir a um exemplar grátis. A tiragem é fraudulentas, as notícias são fraudulentas e o exemplar grátis é também outra fraude.

  20. Setor de assinaturas é um caos

    Se há alguma coisa pior que o atendimento de telecoms, é o setor de assinaturas da editora Abril. É tanta coisa errada que nem dá para citar sem fazer uma longa e aborrecida lista. Mandam a revista errada, mandam para o endereço errado, não mandam a revista “porque acabou” (!), e por aí vai. Uma empresa eficiente não deixaria um setor chave tão mal administrado como o de assinaturas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador