A Conferência Nacional de Comunicação

Por Fernando César Oliveira

Uma boa notícia, que aliás não deve ser sido reproduzida com destaque pela mídia:

Lula garante realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação este ano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu na sexta-feira (30), durante reunião com o Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, em Belém, que assinará nos próximos dias decreto convocando para este ano a I Conferência Nacional de Comunicação – atendendo reivindicação dos movimentos que lutam pela democratização do setor.

A Conferência deverá acontecer nos âmbitos municipal, estadual e nacional e será aberta à participação de todos os segmentos ligados à área. “No conflito entre grandes e pequenos, dali sairá uma proposta de comunicação mais avançada para o Brasil”, disse o presidente, segundo relato do secretário Nacional de Movimentos Populares do PT, Renato Simões, que participou do encontro.

Presente à reunião, a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, afirmou que, além da Conferência, o governo trabalha com três metas principais para a questão da comunicação: descriminalização das rádios comunitárias, com novo marco de regulamentação de acesso e sustentabilidade; lei das TVs a cabo, para democratizar a difusão de conteúdos nacionais e locais; e o acesso a banda larga pelo sistema de internet, atendendo todas as escolas públicas do Brasil de nível fundamental e médio até 2010. “Já estamos quase na metade desse programa”, disse Dilma.

O encontro de Lula com o Conselho Internacional do Fórum reuniu 80 representantes de movimentos sociais, organizações não-governamentais e redes de entidades que compõem o FSM. Além de Dilma, participaram outros oito ministros: Nilcéia Freire (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres), Tarso Genro (Justiça), Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário), Altemir Gregolin (Pesca), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), e Edson Santos (Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial) e Samuel Pinheiro Guimarães, ministro em exercício das Relações Exteriores. Também participou o assessor especial Marco Aurélio Garcia.

Durante duas horas, Lula respondeu a questionamentos sobre vários temas, entre eles crise internacional, questão agrária, Oriente Médio, Amazônia, biocombustíveis e estilo de governo.
[…]

Luis Nassif

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif

    José Sarney é eleito
    Nassif

    José Sarney é eleito presidente do Senado com 49 votosDo UOL Notícias
    em Brasília*

    Com 49 votos, contra 32 do rival Tião Viana (PT), o senador José Sarney (PMDB-AP), 78, chega hoje à presidência do Senado pela terceira vez. Ele já liderou a Casa em duas ocasiões (1995-1997 e 2003-2005). Senador ininterruptamente desde 1991, foi também presidente da República entre 1985 e 1990. A contagem dos votos é extra-oficial e ainda vai ser confirmada pela Mesa.
    http://noticias.uol.com.br/politica/2009/02/02/ult5773u496.jhtm

  2. A conferência se realizando
    A conferência se realizando esse ano é a jogada política para condicionar a realização das políticas debatidas à eleição do sucessor do Lula.
    A metade do caminho da Ministra Dilma não existe, os processos de legalização de rádios comunitárias estão engessados no ministério e elas continuam a ser perseguidas por todo o país…

    Que venha aquela q talvez seja a mais importante das conferências nacionais, e q a m* seja jogada no ventilador.

  3. Nao haverá democratização
    Nao haverá democratização real só com esses 3 eixos citados pela Ministra. É preciso que haja tb a inclusao da mídia alternativa e dos principais blogues de notícias na “repartição do bolo” das verbas publicitárias do governo, e nao só das federais, mas das estaduais e municipais. Algo que estabeleça uma regra, que coiba coisas como as assinaturas da Veja para todos os professores da rede, feita pelo governo Serra.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador