A manipulação de conteúdos em 100 capas da Veja

Do Justificando

A manipulação de conteúdos em 100 capas da Veja

Jornal GGN – O Justificando preparou um vídeo mostrando 100 capas da revista Veja de junho de 2013 até hoje. “A semiótica dessas capas vai te ajudar a entender um pouco melhor sobre como funciona a manipulação de conteúdos e por que estamos onde estamos neste momento”, diz o apresentador.

De acordo com o vídeo, a revista é maniqueísta, não abre espaço para reflexão do leitor e oferece soluções simplistas para problemas complexos. “Os leitores da Veja devem culpar e perseguir os brasileiros ‘desinformados’ que não sigam as diretrizes da revista. ‘O inimigo mora ao lado. Vigiai’”.

A análise aborda sete momentos históricos para a revista desde junho de 2013. Manifestações, julgamento do Mensalão no STF, Copa do Mundo, Eleições 2014, Petrobras, Operação Lava-Jato e impeachment.

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Excelente

    Outro aspecto: a mídia brasileira esconde do seu público as críticas escandalosas da mídia estrangeira sobre o Golpe e sobre o apoio da própria mídia ao Golpe.

    Ou seja: a mídia brasileira age como o ditador Kim Jong-un da Coréia do Norte, que faz o mesmo por lá. Quem diria…

  2. viu?

    Reconheçamos o poder e a competência alienantes dessa coisa.Gente estudada que se deixa emprenhar pelos olhos e pelas orelhas.Empresa e produtos podres.”Leio, não penso e creio”.

     

     

  3. O mordomo

    ““A semiótica dessas capas vai te ajudar a entender um pouco melhor sobre como funciona a manipulação de conteúdos e por que estamos onde estamos neste momento”

    E os nossos governantes e representantes não conta em tudo o que acontece em nosso país? Sem a imprensa manipuladora seria tudo diferente e melhor? 

    A ação “nefasta” da imprensa é uma consequência e não uma causa. E tudo fica mais fácil porque há uma manada manipulável pelo poder econômico. Se e quando houver no país um poder com uma inversão predominante de pensamento ideológico, do mesmo modo teremos uma manada de seguidores a apoiá-los. Então novos culpados surgiriam.

  4. O que melhor descreve a Veja

    O que melhor descreve a Veja é a do sujeito que não segurou a diarreia e, depois de consumado o fato, não pára nem um minuto pra se limpar. E continua evacuando sem se importar.

    A Veja já não gera nem raiva, nem nojo. É tão ridiculamente torpe e infame que não dá nem pra sentir nada a respeito. Pena, talvez, mas nem isso, porque o mau-caratismo dos donos e dos articulistas impede.

    Conheço gente letrada (e muito!) que lê esse panfleto. E são ideologicamente condizentes com o editorial dele que fica clara a doutrinação que esse panfleto oferece.

  5. Parei

    Após o golpe, estou evitando fazer discussão política com as pessoas, por três motivos:

    1) Há uma falta de educação generalizada

    2) A discussão é toda passional, somente pró e contra.

    3) A maioria da população tem como única fonte de informação o Jornal Nacional. Para uma parcela menor, é pior ainda, com JN, Globo News e Veja/Época/Isto É.

    4) Venho comprovando diariamente um discurso uniforme e afinado pela maioria da população, como resultante de uma profunda lavagem cerebral feita diariamente pela grande imprensa.

      Com tudo isso, pra que tentar discutir? Como discutir racionalmente, utilizando indicadores confiáveis, ponderando os erros e acertos dos diversos governos pós ditadura?

  6. Excelente. O padrão VEJA de

    Excelente. O padrão VEJA de manipulação talvez seja único no mundo. A dúvida é: até quando? Até quando encontrará incautos que se deixem enredar pelas suas armações. Apostaria até o dia em que os tucanos deixem de prover seu caixa.

    O interessante, ou patético mesmo, é que seus colunistas e blogueiros assumem, fazem questão de ressaltar na maior cara-de-pau,  essa dicotomia “pessoas de bem” contra os petistas e seus eleitores, a encarnação do Mal. O Augusto Nunes é o mais assíduo nessa prática. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador