A obsolescência do atual modelo da imprensa

Por Erly Ricci

Comentário ao post “Veja continua (inacreditavelmente) pautando a mídia

Nassif, há muito tempo deixei de trabalhar para qualquer jornal que não tivesse pelo menos 50% de jornalismo. E, depois, com o passar dos anos, deixei de me interessar também no que jornais como FSP, Estadão, Zero Hora, Globo et caterva imprimiam. Hoje, penso, inclusive, que jornalismo tem que servir ao crescimento humano, tendo como paradigma principal o coletivo. Como na parábola indígena, o lobo que ganha a briga é o melhor alimentado. Na moral, mesmo, o jornalismo tem a obrigação de alimentar as virtudes, porque se alimentar os defeitos e a violência, vai ser tragado pelos defeitos e pela violência. 
 
Mas como disse alguem num comentário aqui, é uma questão de escolha. A mídia hegemônica já nem presta mais atenção às nuances dos caminhos. 
 
E estão apavorados (os veículos) com as mudanças as quais não exercem nenhum controle, como a evolução da comunicação em rede, porque não podem mais alcançar essas mudanças que são mais velozes do que a sua capacidade de reação. 
 
O modelo de imprensa está ficando obsoleto e vive seus últimos dias. Uma coisa nova está nascendo a cada ano e ninguém mais tem certeza da permanência de coisa alguma.
 
Nada mais vem para ficar.

 

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esta mudança na relação com

    Esta mudança na relação com as ´´autoridades´´ não atinge apenas a ´´autoridade´´ do jornalista.

    Todo aquele que depende de informação para se apresentar como ´´autoridade´´ está sendo questionado muito mais que anteriormente: médicos (todo mundo consulta o dr. Google antes e após ir a um médico), jornalistas, professores (não só a imprensa, a escola ainda não percebeu que existe Internet como ferramenta de construção coletiva do conhecimento), psicólogos e padres (basta ver o desespero da Igreja Católica tentando recuperar suas ovelhas – ao menos é mais ágil que a Direita brasileira).

    A molecada fica pendurada no Facebook e a chancela do que tem ´´valor´´ é dada pelas trocas com os amigos.

    Não vale o broadcasting (comunicação um-para-muitos) mas a interação (comunicação todos-para-todos).

    Ao invés de ficar preso ao que um jornal (impresso ou eletrônico) pretende me apresentar como ´´a´´ leitura correta do mundo, prefiro visitar várias páginas na Internet e ler o mundo ao meu modo.

  2. … falo, por mim,

    a muito tempo deixei de acompanhar informação seja por jornais impressos, e ou tv, as veses somente para comparação de temas; mudei minha vida e para melhor, meu extress baixou em muito, e consigo ver melhor as coisas ao meu lado, do meu modo de ver.

  3. “no que jornais como FSP,

    “no que jornais como FSP, Estadão, Zero Hora, Globo et caterva imprimiam.”

    Hoje ele lê somente a Carta Capital, amigos do presidente Lula, Azenha, EBC, ou outra chapa branca.

    “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.”George Orwell.

    1. Nossa…

      Nossa, como o rei da cartilha é “inteligente”!

      Pena que os teus conceitos enviesados e fora de contexto, não sejam úteis nem na sociedade das amebas…

  4. Verdades que não mais se sustentam!!!!!!!!!!!!

    “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.”George Orwell.

    Cada um ao defender seus argumentos, sempre encontrarão frase a serem copiadas e editadas por alguém no presente ou no passado, não resta a menor dúvida!

    Contudo, qualquer um, com um mínimo de entendimento poderá sentir, hoje, qualquer tentativa de manipulação, e só será vítima se assim o deixar.

    É o que está acontecendo altualmente, graças ao advento da internet, é que esta manipulação está ficando cada vez mais dificil.

    Alguns talves sintam saudades do tempo em que a notícia tinha mão única, e “o que não passava não JN, não era verdade”!

    Agora, temos a variedade de notícias, argumentos, verdades e outras nem tanto, mas pelo menos, nos foi dado o direito de analizar e comparar o que era dito antes como “verdade” pelos donos da imprensa neste e em outros países!

    Daí o desespero de alguns, pois o poder da informação, está agora diluido, e os “donos da verdade”, sentem que suas “verdades” não mais se sustentam!!!!!!!!!!!!!!  

  5. admirável  postura do autor

    admirável  postura do autor desse post.

    acima de tudo, acho, devemos primar por essa defesa da cidadania em primeiro plano, pois o resto nessa grande mídia consorciada com a sua respectiva financeirização absoluta está impregnada de interesses que favorecem mais a instituição da barbárie, antro como se sabe onde não haverá qualquer cidadania, evidentemente.

  6. Ô, “ALIANCA LIBERAL” (junto

    Ô, “ALIANCA LIBERAL” (junto ou separado?)… Enfim, tá na hora de vc refrescar seus neurônios! Leia tb “Amigos do Presidente Lula e Carta Capital”..  Pois, lendo só a Veja, vc vai pirar a gente aqui com seus comentários! hum-hum

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador