A posição australiana sobre Julian Assange

De O Globo

Após prisão de Assange, Austrália culpa EUA por divulgação de documentos pelo WikiLeaks

Publicada em 08/12/2010 às 09h04m

Reuters

BRISBANE, Austrália – A Austrália culpou os Estados Unidos nesta quarta-feira pela divulgação de documentos diplomáticos americanos pelo site WikiLeaks, depois que o fundador da organização foi preso no Reino Unido sob alegações de crimes sexuais na Suécia. Julian Assange, um australiano de 39 anos, entregou-se à polícia britânica na terça-feira, depois da emissão um mandado de prisão contra ele. Assange, que nega as alegações, continuará atrás das grades até uma audiência no dia 14 de dezembro.

OminO ministro de Relações Exteriores da Austrália, Kevin Rudd, disse que as pessoas que vazaram os documentos originalmente, e não Assange, são legalmente responsáveis e que os vazamentos levantaram questões sobre a competência da segurança americana.

– O sr. Assange não é responsável pela divulgação não autorizada de 250 mil documentos da rede de comunicações diplomática dos EUA – disse Rudd, que foi descrito em um dos documentos americanos vazados como “controlador obsessivo”. – Os americanos são responsáveis por isso.

A fonte original do vazamento não é conhecida, mas Bradley Manning, um oficial do Exército americano que trabalhava como analista de inteligência no Iraque, foi acusado por autoridades militares de baixar, sem autorização, mais de 150 mil documentos do Departamento de Estado dos EUA. Ele foi preso este ano e continua detido. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador