Barbosa defende criação de marco legal para regulação da mídia

Da Folha

Joaquim Barbosa defende regulação da mídia no país
 
Presidente do Supremo critica ‘falta de diversidade’ nos meios de comunicação
 
ITALO NOGUEIRA
 
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, defendeu ontem a criação de um marco legal para a regulação dos meios de comunicação no Brasil. Segundo o ministro, falta diversidade ideológica e racial a jornais e emissoras de televisão.
 
“Normatização, regulação, seja ela do Estado ou autorregulação, é importante. O que não deve haver é falta de qualquer regulação”, disse, após a abertura do seminário “A Liberdade de Expressão e o Poder Judiciário”, no Tribunal de Justiça do Rio. O evento, organizado por Unesco, ONU, STF, CNJ e OEA, termina hoje.
 
O ministro negou que a regulação constitua uma forma de censura à imprensa. Para ele, o marco legal ajudaria juízes a resolver conflitos entre meios de comunicação e pessoas que se sentem afetadas por informações difundidas.
 
“Não defendo censura, nada disso. A vida social é feita de constantes choques e embates entre direitos, pessoas e grupos”, argumentou.

 
O presidente do STF avalia que a falta de um marco legal “só serve ao mais forte, a quem tem o poder e o dinheiro”.
 
Em seu discurso, ele criticou a “falta de diversidade” nos meios de comunicação brasileiros: “Precisamos de visões mais plurais e ver isso com mais naturalidade. Vocês não acham que a informação no Brasil não é repetitiva, obsessiva, cansativa às vezes? Todo mundo diz a mesma coisa”.
 
O presidente do Supremo afirmou ainda que o Judiciário deve dar prioridade aos crimes contra jornalistas, por se tratar de um ataque à liberdade de imprensa e expressão.
Redação

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para recordar algumas passagens de Barbosa, em 07/08/2012

    Barbosa, que defendeu o desmembramento nos dois casos e foi voto vencido, acredita que o risco de prescrição no “mensalão mineiro” é até maior do que havia no “mensalão do PT”. ..

    Ele também questiona a imprensa. Quando procurado por repórteres para falar do processo contra petistas, provoca, ao fim da entrevista: “E sobre o outro, vocês não vão perguntar nada?”. Recebe como resposta “sorrisos amarelos”. “A imprensa nunca deu bola para o ‘mensalão mineiro'”, diz ele.

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/1132824-a-imprensa-nunca-deu-bola-para-o-mensalao-mineiro-diz-joaquim-barbosa.shtml

    Barbosa sabe que a imprensa não vale nada, ao contrário do finado Ayres Brito que é contra a regulação.

    1. Pois é, pois é… Barbosa

      Pois é, pois é… Barbosa sempre foi coerente! Porém as paixões políticas dos que o criticam impedem um julgamento justo da sua conduta.  

    2. AYRES BRITO, juntamente com

      AYRES BRITO, juntamente com GILMAR DANTAS o ex PGR são os HOMENS para mim. Graças a Deus 2  já se foram. O Joaquim é um recalcado , cujos holofotes e talvez muito $ o levaram a fazer o que fez, Mas é uma “estrela” em queda antes de deixar o STF e já está pagando suas maldades e espero que pague muito mais.

  2. o que ?

    O filho pródigo se rebela contra a casa grande?

    O Barbosão ainda não percebeu que não é ele quem dá as cartas. Desta vez ele não vira capa da veja. As organizações globo já colocaram a corda no pescoço do rapaz e a qualquer momento podem tirar a cadeira…

    1. Não. Enquanto ele se prestar

      Não. Enquanto ele se prestar ao papel de carcereiro do José Dirceu, terá sua utilidade. Não será descartado (ainda).

      1. Pois é, mas acho que ele não

        Pois é, mas acho que ele não foi chamado para esse evento para dizer isso. Desagradou uns e até surpreendeu outros tantos. Nessa carreira solo aí não sei onde ele vai parar.

    2. Não. Enquanto ele se prestar

      Não. Enquanto ele se prestar ao papel de carcereiro do José Dirceu, terá sua utilidade. Não será descartado (ainda).

    3. Esse senhor, Marcelo, é

      Esse senhor, Marcelo, é racista enrustido. E não é a primeira vez. Como pode um ferrenho militante, de um partido que se define como progressista, proferir tais palavras.

      1. geneticamente falando

        Caro mr Black, numa pesquisa genetica não me surpreenderia se descobrisse que sou mais negro do que o Barbosão.O que me incomoda nele é o carater.   Esta declaração é de uma elevada contradição com suas ultimas atitudes. Cheira oportunismo barato.

        1. Tudo bem, mas que o que voce

          Tudo bem, mas que o que voce escreveu eh racista. É altamente insultante para os negros lembra-los de casa grande e senzala. E foi isto que o senhor fez. Deveria reconhecer isto e desculpar-se formalmente. Esta de genes negros é o mesmo que falar que tem amigos negros.

    4. “Casa grande”…

      tem muita gente boa batendo na porta da “casa grande”, e não consegue autorização para entrar. Durante o debate sobre a adoção de “cotas raciais”, o que apareceu de “Capitão do Mato”, foi uma vergonhosa surpresa.

  3. KKKKKKK… a esquerdolândia

    KKKKKKK… a esquerdolândia inventa toda uma história de amor entre JB e a mídia, ele se torna o “capitão do mato” da casagrande e aí, de repente, ele vem com essa? Só porque ele mandou alguns malfeitores para a cadeia? E agora, vão inventar o quê sobre ele?

    1. Ué, vocês não acusavam  o PT

      Ué, vocês não acusavam  o PT e a esquerda de querer “censurar”, “perseguir” e “calar” a imprensa livre?

      Agora é o  herói  de vocês que está fazendo isso?

      Ué…

      Assim não pode, assim não dá!

    2. E a DIREITOLÂNDIA, como

      E a DIREITOLÂNDIA, como sempre, já nem sabe o que fala. Perdida como sempre e que só sabe  encher a paciência de quem não procede como eles, pq tem outras prioridades. Quem vai inventar o que s/ ele. Quem inventa, cria mitos,destroi a honra de pessoas não é o PIG e os que acreditam nele?

  4. Todo mundo sabe que não é censura.

    A mídia tradicional é que usa este subterfúgio para manter o status quo dominante. Bando de canalhas interesseiros. E tem gente que acredita nessa lorota da mídia tradicioanal.

  5. Só quando o calo aperta

    Por que ele não moveu uma palha quando Ayres Britto acabou com o direito de resposta?

     

    Outra coisa: Barbosa só teve essa reação por causa da reportagem da Època que publicou notícias mentirosas sobre si próprio. Enquanto ele era incensado, tudo bem. Só quando o calo aperta é que se descobre o problema.

  6. Já notaram que quando não

    Já notaram que quando não interessa, os jornalões usam estas aspas, como em “falta de diversidade” ou no caso do Lula ontem que saiu na Globo.com que Lula diz para PT “ir pra cima”?

    É o jeito de tentar colar um sarcasmo no sentido da expressão. Bem primário, por sinal.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador