A cubana blogueira

Da Comunidade do Blog

Do Blog de Laura Diz

A cubana que fala para o mundo

O blog Generación Y,de uma cubana, Yoani Sánchez, foi escolhido como o melhor do ano no concurso

BOBS(Best of Blogs) oferecido por uma revista alemã, e ela foi considerada uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2008. Fiquei sabendo disto no blog do Jorge Pontual, que é um espaço bonito, interessante. Ele fala de cultura de forma diversificada.

Justíssima a escolha da moça cubana, não deve ser fácil driblar a censura que ainda existe na Ilha, infelizmente.

Por Henrique Marques Porto

Nassif,

Cuba e os cubanos estão na rede faz tempo, a começar pelo próprio Fidel no site oficial (clique aqui) . É pouca gente (cerca de 3% de uma população de 11 milhões), mas existem programas de inclusão digital, inclusive em parceria com o governo brasileiro.

O blog de Yoani Sánchez não é melhor do que dezenas ou centenas de outros que existem pelo mundo, inclusive na própria Cuba. De outro blog cubano (clique aqui) extraio notícia com data de hoje bem mais importante.

“Descubierto enorme yacimiento petrolero

Un yacimiento petrolero de extraordinarias proporciones ha sido descubierto en aguas al norte de Pinar del Río, informó la prensa local. La noticia confirma los pronósticos de la estatal Cuba Petróleo (Cupet), revelados a inicios de este mes, que situaban en 20.000 millones de barriles las reservas probables en la Zona Económica Exclusiva (ZEE) del Golfo de México. Según la fuente, el hallazgo realizado podría duplicar o triplicar las reservas calculadas inicialmente, lo cual convertiría a Cuba en un país con potencial para exportar crudo. En la actualidad la isla produce unos 51.000 barriles diarios, cerca de la mitad de sus necesidades, que satisface con la importación de hidrocarburos desde Venezuela.”

Deus não é só brasileiro. É caribenho, cubano e socialista!

Luis Nassif

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Existe censura do governo
    “Existe censura do governo sobre o conteúdo do GENERACIÓN Y?

    Direta, não. O que já ocorreu foram invasões de hackers que me insultaram e tumultuaram as discussões. Suponho que sejam pessoas que conheço, gente da imprensa oficial. Mas nunca houve censura explícita.

    http://veja.abril.com.br/280508/auto_retrato.shtml

    “Justíssima a escolha da moça cubana, não deve ser fácil driblar a censura que ainda existe na Ilha, infelizmente.”

    Esta doeu Nassif. A culpada pela censura como sempre foi a “verdana” ou “verdanita”.

  2. Nassif,
    postei no blog da
    Nassif,
    postei no blog da moça o seguinte comentário:

    “Estimada Yoani.
    soy brasileño y le escribo desde São Paulo. Ubiqué su blog en el blog de un periodista famoso de Brasil.
    Veo que usted lucha en contra el regimén de su país y que te molestas por la falta de aparatos electronicos modernos y demás productos que en el capitalismo se puede comprar, pero le quiero contar algunas cosas de los paraísos capitalistas que hacen algunos cubanos pensar que es mejor la vida en un país como el mio.
    Si, en mi país ud. puede conseguir los coches más ricos que hay, las televisiones, las ropas, las cremas para la piel, todos los bienes caros y sofisticados que pueda imaginar, pero vas a tener que cerrar los ojos a los niños pediendo plata o vendiendo caramelos – o, hasta mismo, sus cuerpos – en las calles, o a las familias que duermen bajo los puentes en un país de 200 millones de personas donde la plata queda en las manos de 5 mil famílias.
    Si, yo sé que en tu país no se puede hablar o escribir lo que se quiera, pues es un país que, aún que no sepas, tiene el mayor poder de la Tierra queriendo imponer a ustedes su forma de vida. Cuba se encuentra en estado de guerra con el imperio estadunidense. No te olvides, y no creas que su pueblo iba a estar mejor en el capitalismo. Cuando mucho, un grupito de pocos podria disfrutar de las delicias capitalistas.
    Saludos desde Brasil. “

  3. Pelo que pude observar lendo
    Pelo que pude observar lendo este “blog”, a censura cubana é mais amena que a censura brasileira, que é feita pelos próprios órgãos da imprensa, que omitem, deturpam, invertem informações,desinformam. E se colocarmos numa balança, a democracia de Cuba é melhor que a nossa! A maioria do Congresso Nacional é freqüentada por representantes de grupos de interêsse, cartéis de toda espécie, que a eles financia. Não temos ainda uma verdadeira democracia. Pelo menos por enquanto ainda prefiro o sistema cubano.

  4. Uma das pessoas mais
    Uma das pessoas mais influentes do mundo é um ligeiro exagero.
    Só podia ter saído da Time. O blog em si não tem nada de mais. O prêmio me parece ter cunho político mais que tudo.
    Se esta blogueira mais influente do mundo morasse no México e não na ilha seria absolutamente desconhecida.

  5. “não deve ser fácil driblar a
    “não deve ser fácil driblar a censura que ainda existe na Ilha, infelizmente”

    Nossa, igualzinho mineira! Aposto que eh mineira!

  6. Sei não, ainda acho que por
    Sei não, ainda acho que por aqui lutamos com poderes muito maiores, mais amplos e mais perniciosos, até porque sob a falsa capa de defesa da democracia, do que ela.
    Sem desmerecê-la, claro.

  7. Bom, agora que sei que Yoani
    Bom, agora que sei que Yoani já foi contratada pela Nike e teve reportagem na Veja, fico mais tranquila.
    Lendo o perfil que ela publica em seu blog e lendo alguns de seus textos pude perceber o quanto ela tem usufruido de oportunidades e liberdades em Cuba. Fez duas faculdades, resolveu dar aulas para turistas, estudou informática, foi para a Europa, voltou, ela e o companheiro têm blogs opositores ao regime “opressor”,etcetc.
    Na verdade a moça se queixa mesmo é de não poder cumprir a seu gosto o único dever cívico que parece cultuar: consumir produtos moderninhos e avançados.

  8. Nenhuma simpatia pelo
    Nenhuma simpatia pelo castrismo, tampouco por esses “heróis” da liberdade patrocinados por interesses bem conhecidos. Deixe isso pra veja e que tais.

  9. Qualquer cubano que se
    Qualquer cubano que se disponha a escrever em castelhano razoavelmente correto, contra o regime vigente em Cuba, vai ser elevado pelas media norte-americanas a heroi.

    Se reproduzir corretamente os lugares comuns dominantes, principalmente aqueles relativos ao que menos existe de verdade nos EUA, liberdade, por exemplo, aí vai para o estrelato.

  10. É lamentável que ao mesmo
    É lamentável que ao mesmo tempo que o Luís Nassif se ponha a questionar de modo corajoso os interesses escusos de uma grande mídia nacional, acabe se sucumbindo aos grandes interesses internacionais que atacam sistematicamente o sistema cubano.

    É nesta esteira, e apenas nesta esteira, que o Blog da cubana se torna premiado no mundo, e filmes como Morango e Chocolate ganhem prêmios iinternacionais. Em outras palavras: critica-se o sistema cubano? deve-se premiá-lo!

    Premiações com interesses escusos embutidos.

    Você Luís Nassif, que nos ensinou a sermos críticos e lutar de modo heróico contra os poderes dominantes não concordamos com o alinhamento ao poder dominante internacional para quem tudo o que é contra o regime cubano deve ser premiado.

    Gino

  11. A admiração é pela coragem de
    A admiração é pela coragem de fazer algo que muitos pensavam e queria mas não sabiam como.
    É importante sempre levantar-se pelo direito e respeito, mas a falta deles não é exclusividade de nenhum governo, empresa e nenhuma relação humana.
    Vide a complexidade do que está ocorrendo na Faixa de Gaza.
    Nada é tão bom ou tão mal. A história de Cuba teve uma razão de existir, pois foi feita por pessoas, assim como tudo. Somente o fato de ela ter e manter este blog já é uma demonstração de que algo está mudando na ilha…
    Democracia, liberdade, respeito são conquistas dentro de um processo.

  12. se saiu nas pags amarelas da
    se saiu nas pags amarelas da veja, boa coisa não deve ser. e se é como o Eduardo Guimarães falou…
    Também gostava que aqui não houvesse censura na “grande imprensa” do PiG brasileiro.
    Também gostava que os nossos governos dessem a TODOS a oportunidade de estudar, de que ninguém pudesse se vender, morar debaixo dos viadutos… enfim.

    Sei lá!
    Coisas da “democracia”.
    Difícil entender o “conceito”, vez que uns são mais iguais que outros por aqui…

    E Israel, hein? Coisa horrorosa…

    Feliz 2009, LN!

  13. Olá,
    Àqueles que acham que
    Olá,
    Àqueles que acham que Cuba é uma maravilha, que não há censura, me respondam: o que fez o governo cubano proibir a saída de Yoani do país para receber os prêmios que ganhou?
    Ou o que vocês acharam disto:
    http://desdecuba.com/generaciony/?p=573
    ou disto:
    http://desdecuba.com/generaciony/?p=575
    Quando a Yoani diz que não há censura, eu emendaria: como dizem lá no interior, chifre e dentadura é sempre a mesma história: no começo é estranho e depois a gente se acostuma. Neste caso eu tambem acrescentaria a censura cubana. Portanto, parem de relativizar o indefensável: não o torna nem mais palatável nem menos vergonhoso.
    Alguem aí se lembra da vergonha que foi o caso dos boxeadores cubanos? Um deles ainda conseguiu posteriormente fugir da ilha-prisão para a Alemanha. Porque se dependesse de nossas bananas que posam de “otoridade”…
    [ ]´s

  14. O blog Generación Y da Yoani
    O blog Generación Y da Yoani Sanchez é um dos mais visitados do mundo, consta em uma lista do Time como uma das 100 pessoas mais influentes do planeta em 2008.
    Ganhou o premio Ortega y Rossset de jornalismo conferido pelo jornal El País, mas não obteve licença para viajar à Espanha para receber. Não concordo com o impedimento, porém não tenho e menor dúvida de que todo esse “reconhecimento” do Time e do El País é somente pelo fato da Yoani fazer criticar ao regime cubano.

  15. Reni Martins 28/12/2008, às
    Reni Martins 28/12/2008, às 14:11

    “E se colocarmos numa balança, a democracia de Cuba é melhor que a nossa! … Não temos ainda uma verdadeira democracia. Pelo menos por enquanto ainda prefiro o sistema cubano.

    Com todo o respeito, se você considera o regime de Cuba uma “democracia”, e, ainda por cima, melhor que a nossa, deveria ir pra morar lá…

    Um dos Estados totalitários mais genocidas de todos os tempos, sobretudo levando-se em conta o número de mortes dos inimigos do regime, em relação ao número de habitantes do lugar. Infinitamente mais assassino, por exemplo, que a triste ditadura militar brasileira…

  16. Gino,
    Morango & Chocolate?
    Gino,
    Morango & Chocolate? Menos menos… o seu tipo d critica é a mesma q os neo-liberais tb fazem em relação à determinadas premiações, como por ex. o Nobel d Literatura.

  17. 28/12/2008 – 19:01

    Enviado
    28/12/2008 – 19:01

    Enviado por: Epicteto

    Reni Martins 28/12/2008, às 14:11

    “E se colocarmos numa balança, a democracia de Cuba é melhor que a nossa! … Não temos ainda uma verdadeira democracia. Pelo menos por enquanto ainda prefiro o sistema cubano.

    Com todo o respeito, se você considera o regime de Cuba uma “democracia”, e, ainda por cima, melhor que a nossa, deveria ir pra morar lá…

    [2]

  18. O Blog dela é meramente
    O Blog dela é meramente razoável, não a última bolacha do pacote. Os prêmios recebidos tem, obviamente, clara conotação ideológica e visam atingir o governo cubano, nada mais que isso.

    Com isso não quero dizer que não haja problemas em Cuba, é evidente que eles existem, mas todos devem ser considerados no contexto em que eles se dão.

    Também não posso deixar de ressaltar uma certa ingenuidade em relação ao mundo capitalista e ao capitalismo – como bem lembrou e colocou lá o Eduardo Guimarães – e como ela está sendo usada – ou não.

    A caixa de comentários, coisa que eu acho fundamental num blog, é povoada por um pessoal que possui uma retórica que lembra muito o Brasil dos anos 70; tudo que deu errado em Cuba para eles é culpa de Fidel. Quem tenta fazer uma critica mais embasada ou simplesmente não concorda com eles é agente castrista. Simples assim.

    Não

  19. Nassif,
    Cuba e os cubanos
    Nassif,
    Cuba e os cubanos estão na rede faz tempo, a começar pelo próprio Fidel no site oficial http://www.cubadebate.cu/. É pouca gente (cerca de 3% de uma população de 11 milhões), mas existem programas de inclusão digital, inclusive em parceria com o governo brasileiro. O blog de Yoani Sánchez não é melhor do que dezenas ou centenas de outros que existem pelo mundo, inclusive na própria Cuba. De outro blog cubano, o http://www.bloggerscuba.com/ estraio notícia com data de hoje bem mais importante.
    “Descubierto enorme yacimiento petrolero
    Un yacimiento petrolero de extraordinarias proporciones ha sido descubierto en aguas al norte de Pinar del Río, informó la prensa local. La noticia confirma los pronósticos de la estatal Cuba Petróleo (Cupet), revelados a inicios de este mes, que situaban en 20.000 millones de barriles las reservas probables en la Zona Económica Exclusiva (ZEE) del Golfo de México. Según la fuente, el hallazgo realizado podría duplicar o triplicar las reservas calculadas inicialmente, lo cual convertiría a Cuba en un país con potencial para exportar crudo. En la actualidad la isla produce unos 51.000 barriles diarios, cerca de la mitad de sus necesidades, que satisface con la importación de hidrocarburos desde Venezuela.”
    Deus não é só brasileiro. É caribenho, cubano e socialista!
    Abraço
    Henrique Marques Porto

  20. Comentários de uma
    Comentários de uma “democrata” no blog da cubana que fala para o mundo.

    • 722
    Rita Rafaeli dijo:

    Diciembre 28, 2008 , 13:12

    El rojos brasileños decidió aumentar el número de visitas a sus blogs para obtener paseo de Yoani. Increíble!
    Os vermelhos brasileiros resolveram aumentar o número de acessos aos seus blogs pegando carona no da Yoani. Espantoso!
    The red Brazilians decided to increase the number of hits to their blogs in getting ride of Yoani’s blog. Amazing!
    • 656
    Rita Rafaeli dijo:

    Diciembre 28, 2008 , 12:20

    Até aqui a petralhada está atacando? tsc tsc tsc

  21. É uma arrogância sem tamanho
    É uma arrogância sem tamanho o Eduardo Gimarães dar uma aula de capitalismo para a blogueira cubana, como se ela somente pensasse em comprar bugigangas…
    Liberdade meu amigo…

  22. Sobre as reservas
    Sobre as reservas petrolíferas cubanas é bom lembrar que, embora Chávez esteja como urubu sobre os irmãos Castro, sua ficha anda suja no mundo capitalista, o que pode dificultar a inserção aos poucos de Cuba na ciranda dos negócios mundiais. É bom lembrar também que Lula esteve com Fidel e com Raul tratando inclusive de levar a Petrobrás à Cuba e obteve imediata aceitação das autoridades da Ilha. O Brasil é infinitamente mais estável do que a Venezuela, Lula é um dos líderes do mundo e a Petrobrás a melhor empresa de petróleo do planeta no que toca a prospecção e extração de petróleo no mar, como todos sabem.

  23. “Un yacimiento petrolero de
    “Un yacimiento petrolero de extraordinarias proporciones ha sido descubierto en aguas al norte de Pinar del Río”

    Al futuro, todo pais del mundo va a tener un yacimiento petrolero de extraordinarias proporciones por quince minutos.

  24. “É uma arrogância sem tamanho
    “É uma arrogância sem tamanho o Eduardo Gimarães dar uma aula de capitalismo para a blogueira cubana”:

    Entender espanhol eh dificilimo. Jamais o tente.

  25. Marcelo Gonçalves,

    O Eduardo
    Marcelo Gonçalves,

    O Eduardo Guimarães talvez possa ter sido ingênuo, mas não arrogante por conta dessas colocações. O que rola lá é jogar a culpa de tudo no socialismo e apregoar que com o capitalismo vai tudo mudar. Liberdade, aliás, é o que mais nos falta por aqui; seja para a maioria dos jovens brasileiros que não tem a oportunidade de irem para universidade ou de brasileiros em geral que sequer tem liberdade para ir e vir plenamente, porque não tem dinheiro para viajar pelo próprio país.

  26. Acreditava que os
    Acreditava que os anticomunistas se pautassem em algo mais racional, fundamentado em fatos, valores.
    A faltoa de uma visão de totalidade produz a miopia. Olham a arvore sem perceber a floresta.
    A seleção dos posts acima tem o quê de ‘ideológico’. Que tal ler Marilena Chaui, O que é Ideologia?.

  27. Las revoluciones no duran
    Las revoluciones no duran medio siglo, les advierto a los que me preguntan. Terminan por devorarse a sí mismas y excretarse en autoritarismo, control e inmovilidad. Expiran siempre que intentan hacerse eternas. Fallecen por querer mantenerse sin cambiar.
    (Escrito por: Yoani Sanchez en Generación Y , Diciembre,13,2008)

    essa menina manda muito bem. O seu texto é forte, vivênciado. Ela sabe ser dura sem perder a elegância.

    Discutível, é logico, qualquer opinião humana é discutível, e está condicionada a um contexto que até podemos intuir, mas que, honestamente, não conhecemos.

    o blog tem sempre mais de tres mil comentarios por post, as vezes passa de cinco mil, quando é pouquinho tem 400.

    Podem tentar desmerece-la, é normal. Mas com certeza é um fenomeno de comunicação social que _ na minha opinião _ merece aqueles premios todos expostos lá no blog.

    sim, reconheço, me apaixonei, ela tem carisma, e esta aí o segredo do sucesso dela, por mais que os grandes ESPECIALISTAS da blogosfera decretem que ela não é lá um biscoito muito fino.

  28. O servidor está localizado em
    O servidor está localizado em Frankfurt, Alemanha. Basta fazer uma busca no site http://www.whois.com.
    A Yoani está certa em hospedar a página lá, pois do contrário não poderia exercitar a liberdade de expressão. Lembrem-se dos milhares que foram assassinados por discordarem do regime e dos atletas dos jogos pan-americanos que não queriam retornar à Cuba, mas que foram devidamente “encaminhados” de retorno e que hoje vivem à margem da “sociedade” cubana. Não, amigos e amigas, o regime castrista não é o sétimo céu, nem deve servir de parâmetro para nada. A democracia, mesmo com todas as suas mazelas, ainda é o melhor regime.

  29. existe algum blog que fala
    existe algum blog que fala mal da ditadura real na arabia saudita?
    alguem da direita fala mal de uribe, comprovadamente genocida e
    ligado ao narcotráfico?
    não existe pior censura que a imposta pela minoria rica!

  30. Nassif, o governo cubano
    Nassif, o governo cubano aprovou uma Reforma da Seguridade Social que elevou a idade mínima para se aposentar em 5 anos. Agora, os homens irão se aposentar aos 65 anos e as mulheres aos 60 anos.

    Será que essa mudança já tem a ver com a preparação da economia cubana para uma maior abertura ao exterior depois que Fidel morrer e Obama tomar posse?

    Afinal, isso irá reduzir os gastos previdenciários do governo e poderá ajudar a atrair empresas estrangeiras para a Ilha nos próximos anos.

    Algo me diz que o governo de Raul Castro irá promover reformas profundas em Cuba após a morte de Fidel. Porém, creio que a condição para isso será a preservação das conquistas sociais da Revolução, principalmente na Saúde e na Educação.

    Veja isso, Nassif:

    “Parlamento cubano aprova reforma de Raúl Castro à lei de Seguridade Social”

    enhanced by

    » 29.12.2008

    * Esportes
    * | Brasil
    * | Mundo
    * | Economia
    * | Blogs – Opinião
    * | Cultura e Diversão
    * | Tecnologia
    * | Educação
    * | Multimídia
    *

    Home > Mundo > Notícia

    * Tamanho do texto
    * A
    * A

    Parlamento cubano aprova reforma de Raúl Castro à lei de Seguridade Social”:

    Havana, 27 dez (EFE).- O Parlamento cubano aprovou hoje uma nova lei de Seguridade Social impulsionada pelo presidente, Raúl Castro, que representa o aumento da idade mínima para aposentadoria em cinco anos e o estabelecimento de modificações no sistema de cálculo de previdência.
    Castro, que liderou hoje a segunda e última sessão do Parlamento em 2008, impulsionou a reforma na sessão da Assembléia Nacional em julho, quando justificou a medida com fatores como a queda da natalidade e o envelhecimento que enfrenta a população cubana.

    Após ser submetido a um processo de consultas em todos os centros trabalhistas do país, no qual participaram três milhões de trabalhadores, o anteprojeto foi aprovado hoje pelos legisladores em uma sessão na qual o presidente insistiu na importância das medidas de seu Governo em relação ao trabalho.

    A nova lei fixa a idade de aposentadoria para as mulheres nos 60 anos e para os homens nos 65, e abre a possibilidade de os aposentados voltarem a trabalhar e receberem pensão e salário, sempre que ocupem postos “diferentes” aos quais tinham no momento de sua aposentadoria.

    Também estabelece que o cálculo de pensões seja feito de acordo com os salários mais altos recebidos durante cinco anos dentro de um período de 15.

    “Aprovamos uma lei de Seguridade Social justa respeitosa dos interesses dos trabalhadores e que por sua vez leva em conta as realidades econômica e demográficas do país”, disse hoje o presidente.

    Raúl lembrou o envelhecimento da população e a necessidade de mudar a idade de aposentadoria, algo que, segundo disse, “a grande maioria de nossos trabalhadores compreendeu, após profundas discussões, em que se escutou e levou em conta a opinião de todos”.

    Ele comemorou também a volta às salas de aula de 7.000 professores aposentados e a de outros 9.000 que não vão parar, após o apelo que lhes fez em fevereiro por causa da falta de professores.

    http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/12/28/parlamento+cubano+aprova+reforma+de+raul+castro+a+lei+de+seguridade+social+3227665.html

  31. “Raúl Castro defende mais
    “Raúl Castro defende mais trabalho e menos subsídio”

    HAVANA – O presidente de Cuba, Raúl Castro, defendeu no sábado medidas de austeridade, incluindo menos subsídios para trabalhadores, para tirar o país da crise econômica, agravada neste ano por três furacões e pelas turbulências financeiras internacionais.

    Ele afirmou na reunião de encerramento do ano da Assembléia Nacional que cortará viagens oficiais ao exterior em 50 por cento e eliminará programas que recompensam bons trabalhadores com viagens de férias gratuitas.

    “Você tem que agir com realismo e ajustar os sonhos às reais possibilidades”, declarou Castro, que substituiu o aliado e irmão Fidel Castro na Presidência em fevereiro.

    Raúl Castro, quando assumiu o poder, implementou reformas como a abertura nas vendas de computadores e celulares aos cubanos e a permissão para que eles comprem em lojas antes exclusivas a turistas estrangeiros. No entanto, ele disse que os problemas econômicos adiariam algumas mudanças, incluindo a reforma administrativa.

    Castro lamentou os efeitos econômicos dos furacões, que causaram prejuízos de 10 bilhões de dólares, e alertou que ninguém pode prever quão ruim a crise econômica mundial pode ficar.

    Os custos de importação de Cuba aumentaram, enquanto o preço das exportações despencou –o que pede grande disciplina fiscal do país, segundo Castro.

    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,raul-castro-defende-mais-trabalho-e-menos-subsidio,299897,0.htm

  32. Que maravilha de censura!
    A
    Que maravilha de censura!
    A pobre da moça, consegue falar com o mundo, com EUA, com as páginas amarelas da veja, com Deus e o Diabo.
    Nós brasileiros devemos nos unir e reinvidicar este tipo de censura para o nosso país.
    Seria maravilhoso termos espaço nas páginas amareladas da veja,nas organizações marinhos, nas organizações frias e organizações mesquitas.

  33. Nassif: É preciso ter
    Nassif: É preciso ter estomâgo para ler os, digamos assim, comentários. Desqualificação pura e simples da cubana porque? porque deseja em seu país um coisa comezinha no nosso. Escolher o que comprar. Os iluminados comentaristas esquecem que um blog, antes de tudo, é um diário pessoal. É curioso como os esclarecidos comentaristas leram o post sobre escolhas e acham que o fato dela postar no blog significa nonsense e censura de fantasia, mas ignoram o post retratando sua convocação para se explicar no governo. Proponho que façamos uma vaquinha entre todos os leitores do Nassif para enviarmos por um ano os comentaristas deste post que acham o regime de fidel não é nada disso, que é a luta contra, como é mesmo, ah sim, o imperialismo americano. A idéia é que vivam como os cubanos durante um ano e depois façam um blog, hospedado por lá mesmo, contando como foi a vida no paraiso. A unica obrigação é postar com fotos e ser honesto. Eu tenho ceteza que os comentaristas que possuem meios para viajar, já o fizeram para os EUA, para a Europa, para o México, Argentina; e dúvido que tenham ido a Cuba. E se foram ficaram naquela parte paradisiáca somente para turistas.
    só rindo mesmo, depois de tomar um engov!!

  34. Nassif, também considero
    Nassif, também considero justa a escolha do Generacion Y pelo The Bobs. Além de relatar fatos cotidianos, o que impressa certa credibilidade e autenticidade, Yoani também critica a falta de liberdade e a carência material do povo cubano. Já está na hora daqueles que defendem com unhas e dentes o holocausto promovido pelo castrismo em Cuba perceber que socialismo não é stalinismo, muito menos massacre.

  35. Marco Aurélio,

    Blogs são
    Marco Aurélio,

    Blogs são diários pessoais curiosamente publicados na rede mundial de computadores pelo próprio autor; se está aqui é para ser criticado, elogiado etc.

    O problema, pelo menos na minha opinião, não é o referido blog fazer criticas ao sistema econômico ou forma de governo de Cuba, mas sim a natureza das criticas; é o bom e velho maniqueísmo socialismo mau e capitalismo bom, quando qualquer mente pensante sabe que o capitalismo não é garantia nem de liberdade, nem de igualdade, muito menos de justiça social ou política.

    Seria a moça ingênua a tal ponto ou simplesmente desonesta? Estaria ela iludida ou simplesmente jogando para a torcida para ganhar notoriedade? Foi aí que eu disse que o comentário do Eduardo Guimarães sobre o capitalismo na caixa de comentários dela pode ter sido ingênuo, mas não arrogante.

    Experimente ir lá defender a implantação do capitalismo na ilha com uma retórica realista e você apanha. O capitalismo tem de ser implementado em Cuba porque ele é bom e ponto.

    Quanto a ir para Cuba, creio que não vai ser problema para nenhum comentarista daqui, se ao menos fossemos chilenos, talvez tomássemos isso como ameaça.

  36. Quantos desgraças terão que
    Quantos desgraças terão que ocorrer para que os “democratas” aprendam que o o individualismo não deve se sobrepor ao “coletivo”.
    É uma escolha politico-econômica.
    Ao invés de uns poucos utilizarem um dentifricio “crest”, muitos utilizizam um “sorriso”.
    Podemos parar de pensar dualisticamente e reconhecer que a REVOLUÇÃO que está preste a completar 50 anos carreou várias conquistas para o povo cubano.
    É lógico que em 50 anos teria que surgir uma elite tecno-burocrática que anseia em consumir os novos Gadgets tecnológicos [ Nassif também é viciado ] , perfumes, cremes, roupas, etc.
    Olhem ,por favor. O exemplo desta senhora. Será que seus avós antes de 1950 teriam a oportunidade de obter 2 graduações?
    Temos que reconhecer os avanços e os retrocessos do que foi a Revolução Cubana e, julgar “salomonicamente” o que representou em ganhos para muitos em detrimento a perda de poucos. Que possuem a capacidade de verbalizar os seus anseios e demandas , com a ajuda de uma midia que é tudo, menos HUMANISTA.
    ps: alguém sabe como está vida dos lutadores cubanos na Alemanha?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador