As regras sociais nos blogs – 2

Por Ronaldo

Apoiado em 100%!!!

Algo que me entristece muito ao ler qualquer matéria espalhada pela internet é às vezes (raramente, pois já me decepcionei suficiente e evito os espaços) e constatar as pessoas que lêem aquela mesma notícia ou artigo, debatendo de uma forma vil, sem nenhum sentido de desenvolvimento do tema, argumentando quase que pura e simplesmente para agredir, achincalar, denegrir ou qualquer outro adjetivo que se possa encontrar com o mesmo tom.

Me pergunto de onde sai o ímpeto de “participar” de um debate pelo puro e simples prazer de tentar denificar a imagem alheia, desrespeitar o próximo, ser simplesmente mal educado e desagradável! Deve ser o mesmo espírito destrutivo que transformou nossos jogos de futebol em guerras, onde o espetáculo lúdico que permitia ao meu pai me levar aos estádios em uma disputa divertida onde se podia rir sobre a diferença de “ideologias”, sem NUNCA pensar em apedrejar, espancar ou até MATAR, o adversário que em muitas ocasiões era meu próprio irmão.

AssiAssim, causa-me certa preocupação começar a notar em ambientes como este, que SEMPRE primou pelo alto nível de seus participantes, pelo ideário bem posicionado, pela inteligência e respeito à diversidade de opiniões, que alguns comentaristas enveredam pelo absimo fácil da falta de respeito, do palavreado agressivo, da atitude de certo modo até intimidatória, criando um clima onde os mais “calmos” começam a retrair-se, evitando emitir opinião para não ser alvo de agressões burras e gratuitas.

Não sei quais as “travas” que se podem por num ambiente como este, sem que se reprima a liberdade e iniciativa juntamente com o abuso e desrespeito.

Realmente não sei, mas vejo como essencial que se ache este caminho, sob pena de vermos desandar toda a massa deste bolo fantástico que foi sendo construído a muitas mãos (milhares!!!) ao longo do tempo e que todos nós, e mesmo toda a sociedade brasileira, vão perder, e muito em qualidade e riqueza cultural, caso se deixe definitivamente que a pobreza de espírito acabe por contaminar.

Da forma como muito bem colocada  pelo colega Gunter (como de costume!!) convidados inconvenientes em um ambiente social de uma festa, devem ser evitados, com delicadeza mas firmeza, caso contrário, pessoas um pouco mais “sensíveis” acabam deixando o salão e não mais voltando.

Infelizmente não tive a oportunidade de levar maus filhos a um estádio para ver um aguerrido gre-nal. Sinceramente tenho medo! A agressividade inconseqüente nos roubou este direito…

Que aprendamos todos a garantir o direito alheio à diferença e ao respeito mútuo.

“…morro pelo seu direito de discordar de mim…”

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador