Sugestões para os comentários

Por Lu Dias Bh

Permita-me dar mais uns pitacos a respeito do blog:

1- Comentários longos demais não são lidos. São pulados!

2- Comentários compactos, sem uma linha de separação, também são descartados pela maioria dos leitores.

3- O novo blog estendeu o tamanho da linha para além daquilo que se exige para uma leitura agradável. E, se aliado a isso, não encontramos pausa nos comentários, nossos olhos se cansam e confundem as linhas.

4- Quem quiser escrever mais, que faça dois comentários.

5- Seria ideal a volta do número de caracteres para 2000. Com o número de caracteres exigidos, passamos a ser mais precisos nas palavras e concisos nos assuntos.

6- O blog é dinâmico e, dinâmicos precisam ser os comentários, de modo que possamos ler e comentar vários posts.

7 – Os “tratados” precisam ser destrinchados e repassados para uma linguagem mais simples e rápida e … prazerosa.

8 – Quando for postado um longo comentário de outro blog ou outro veículo qualquer, devem ser inseridas apenas as partes principais e, dada a fonte para a leitura na íntegra.

9 – Com “o seu comentário está aguardando moderação”, a responsabilidade do blogueiro passa a ser muito maior. E não acho que essa responsabilidade deva ser só dele, mas também de quem escreve.

Comentário

Acrescentando ao que a Lu escreveu:

1. Se criticamos a excessiva manipulação e o maniqueísmo da mídia, devemos evitar aqui. Não dá para politizar todos os temas, dividir todas as discussões entre pró-Lula e anti-Lula, nem agredir quem coloca comentários divergentes.

2. A riqueza do Blog está na diversidade de idéias. Uma idéia bem colocada – ainda que contrária à opinião da maioria – é um ganho para a discussão.

3. Quando dou destaque a determinados comentários, não significa que concordo integral ou automaticamente com o que está escrito. Significa que considero que há um ângulo interessante para ser abordado.

4. Por aqui, há consenso em relação a alguns temas – como a Satiagraha, a importância das políticas sociais. Mas a melhor parte é a divergência civilizada em torno de diversos temas. Em uma série de conceitos – em relação a gestão, políticas públicas, indicadores de desempenho, cotas raciais etc. – tenho idéias diferentes de parte relevante de vocês. Uma boa discussão leva todos que participam dela a rever sua posição original. Essa é a riqueza da polêmica saudável e desarmada.

5. Um bom argumento vale mais do que dez patrulhamentos.

Luis Nassif

72 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gosto das sugestoes da Lu,
    Gosto das sugestoes da Lu, menos a relativa ao tamanho dos comentários: acho que cada um é capaz de julgar o tamanho de que precisa para dado tópico; há tópicos que exigem desenvolvimento. Se o comentário nao for lido por isso, paciência, leitores que só querem “drops” de textos nao iriam mesmo apreciar tópicos com argumentações e exemplos. Já nao bastam os jornais de tv para dar apenas “flashes” de notícias?
    Outra coisa, Nassif: apenas recomendar a civilidade e a pluralidade costuma adiantar muito pouco para os que nao costumam ser polidos nem admitem a divergência… Seria melhor instituir a moderação nos comentários, pelo menos facultativamente (dependendo do interesse do criador do tópico).

  2. Desculpe, Nassif, nao tinha
    Desculpe, Nassif, nao tinha visto a sua resposta no outro tópico dizendo que o sistema nao permite esse tipo de moderação que sugiro. Mas é uma pena, porque tem havido problemas.

  3. Lu Dias,

    1- Comentários
    Lu Dias,

    1- Comentários longos demais não são lidos. São pulados!
    2- Comentários compactos, sem uma linha de separação, também são descartados pela maioria dos leitores.

    Será mesmo? Como você chegou a essa conclusão?

    3- O novo blog estendeu o tamanho da linha para além daquilo que se exige para uma leitura agradável. E, se aliado a isso, não encontramos pausa nos comentários, nossos olhos se cansam e confundem as linhas.

    Concordo, apenas, quanto a pausa.

    4- Quem quiser escrever mais, que faça dois comentários.

    Quando se quebra um comentário em duas partes confunde mais os leitores, pois muitas vezes as partes ficam separadas por outros comentários de diferentes autores. Um comentário, quando bem escrito, não cansa, mesmo se for grande.

  4. LN,

    Desculpe pela crítica,
    LN,

    Desculpe pela crítica, meu objetivo é de ajudar…
    Conversando nvia MSN com alguns companheiros daqui, do blog, todos, sem exceção, não gostaram do novo blog. Ficou muito confuso. Estamos meio “perdidos”. Uma pena.

  5. “Presados”,

    Vamos dar mais
    “Presados”,

    Vamos dar mais tempo ao tempo…Toda mudança, geralmente causa algum desconforto ( vide a nossa língua portuguesa: Por aqui, o ex-baiano de Itaparica, João Ubaldo Ribeiro já avisa que não vai cumprir a nova ortografia ).
    Quanto aos “tratados”, eu me recuso a “desenhar” meus argumentos criptografados que, estão acessíveis a qualquer iniciado até em jogo de buraco.
    A linguagem cifrada é um ótimo exercício para nossos cérebros gordos. Acho até que a origem do Mal de Alzeihmer tá na colocação de legendas e notas com aquele famoso (*) explicando os pensamentos iluminados dos blogueiros que aqui pululam.
    Imageinem só Einstein, Da Vinci ou Newton tendo de colocar * em cada passagem de suas elucubrações teóricas….
    *Vixe: exagerei nas comparações…….( bem dizia meu pai: quem fala demais dá bom dia a cavalo)……..

  6. Gostei das sugestões da Lu
    Gostei das sugestões da Lu Dias. Acrescentaria um item: que não se pulassem linhas entre um parágrafo e outro, tornando o comentário compridíssimo. Alguns comentaristas têm essa mania. Passo batido por seus comentários, de tão cansativa a leitura.
    Outra sugestão, que já fiz: acrescentar uma ferramenta que permita voltar do comentário a um post, como estes, à pag. principal do blog.
    Um colega deu uma dica, que funciona: clicar na flechinha voltar do FF e digitar a tecla retroceder (aquela lá na extrema direita, depois da tecla + =).
    Fora isso, acho o novo formato muito agradável. Talvez, visualmente, a faixa lá em cima, com o nome do blog pudesse ser diminuída um pouco, ou deixando a dominância de tons mais claros.

  7. Oi, Nassif e Joao Vergílio
    Se
    Oi, Nassif e Joao Vergílio
    Se é preciso rolar para ler só as atualizações quando os últimos estao no fim, do jeito contrário era preciso rolar a cada vez para pegar o post seguinte. E era muito mais complicado. Uma solução parcial para a orientação de quando começam os comentários ainda nao lidos seria a numeração dos comentários (como, por ex., no blog O Biscoito Fino e a Massa, do Idelber).

  8. Ontem um comentário meu não
    Ontem um comentário meu não foi publicado.

    Fiquei na dúvida se ele foi “moderado” ou se foi um vacilo meu.

    Seria producente explicitar a divergência quando a mensagem é censurada…?

    Obrigado.

    P.S: Concordo plenamente com as sugestões. Principalmente com a dificuldade de ler enormes textos sem separação entre as linhas.

  9. Importante essa “correção de
    Importante essa “correção de rumo”. Acho que houve uma significativa queda de qualidade dos comentários nos últimos tempos, poucos são interessantes e trazem algo novo.

    Além disso, praticamente acabou a diversidade de opiniões. Algumas vezes os comentários parecem formar um “coral”.

    Aliás, maniqueísmo e patrulhamento parecem que são uma praga que se espalhou pelo mundo virtual.

    Acho que é uma pena.

  10. Politizar todos os temas não
    Politizar todos os temas não só é possível, como necessário e urgente. Nisso estou com Foucault: é preciso politizar tudo – até mesmo o mau-humor matinal. Politizar-se: inquirir politicamente os habitos mais pessoais, os modos de amar por exemplo.

    Mas POLITIZAR não é PARTIDARIZAR.

    o que há aqui é uma enorme partidarização, com alguma ideologização e quase nenhuma politização (isto é: quase nenhum inquirimento microfisico da relação poder/saber).

  11. Minhas opiniões:

    1. Sim,
    Minhas opiniões:

    1. Sim, comentários longos em geral não leio. Idem quando são “um tijolo” sem separação de parágrafos. Claro que quando são bem escritos e com bom conteúdo não ignoro. O André Araujo, por exemplo, salvo quando escreve sobre política internacional, leio da forma que vier.

    2. Mas dividir comentários em partes era muito ruim. Pelo menos me parece enquanto estiver “funcionando” este relógio daqui, vai ficar pior

    3. Gostei muito do novo formato do blog. Limpeza para mim – em página internet – é essencial.

    4. Mas faltam as “orelhas”.No antigo tinha a principal do blog e depois, música, crônicas e economia. A página principal “corre” muito depressa e logo fica perdida lááááá´ longe, com novos assuntos tomando a pauta.

    5. Tenho saudades da aba economia – apesar das misturas que o dono do blog fazia com assuntos “nada a ver” com economia. Mas as discussões perduravam e eram muito ricas. Eu pelo menos, aprendi bastante.

    Estou conversando com o pessoal do iG para ver se pelo menos consigo montar uma página ECONOMIA e outra CULTURA.

  12. A principal melhoria, sem
    A principal melhoria, sem dúvida, seria inverter a ordem dos comentários (mais recentes em cima, mais antigos embaixo). Mas, pelo jeito, isso não é possível.

    Esse é um ponto que tem dado muita discussão. No outro blog, muita gente reclamava do fato dos mais novos virem primeiro. Pessoalmente, acho mais racional, porque quando se volta aos comentários, lê-se as atualizações apenas.

  13. Ô Luiz, respeita
    Ô Luiz, respeita Januário……

    Seu post é um ótimo exemplo das legendas desnecessárias que o pessoal insiste em colocar nos textos: ter de explicarpara os demais blogueiros aonde fica a tecla de retrocesso é o mesmo pleonasmo que: subir lá em cima!
    Essa é a única sugestão da Lú-BH que não me agrada!!
    Para descontrair:Quando alguém aí falar em “sapatos “, vocês são obrigados a saber do que se trata. Se alguém responder: Vale dos Sinos ou Franca! Errou longe!!!!

  14. Me desculpem Lú Dias e
    Me desculpem Lú Dias e Nassif.Texto longo êsse da Lú e eu li.Não estou nem aí se o comentário é longo ou curto,se é espaçado ou não,enfim não acho que dê prá fazer do meu ou do vosso gôsto uma regra.Lê quem está a fim,se não está,não lê,do contrário vira censura.O blog já não tem moderação?.Eu particularmente costumo me expressar com textos bastante curtos e sintéticos.Mas e se precisar de um mais longo como êsse que estou escrevendo agora?Alguém vai impedir?Quanto a ser contra a agressão aos que pensam de maneira divergente,tudo bem!Deve ser assim.Educação e democracia são fundamentais.Eu particularmente só costumo confrontar aos que emitem análises de valor ou juízo de maneira autoritária coletiva.Exemplo:todo político é ladrão,todo jornalista não presta,na Petrobras só tem marajá,todo funcionário público é vagabundo,etc. Por outro lado gostei do novo formato.Mas por favor,deixem os textos terem o tamanho que tiverem que ter segundo o critério do seu autor.Abraços,Sérgio.

  15. Lu dias,

    Suas observações
    Lu dias,

    Suas observações são pertinentes. Entretanto, credito esses transtornos ao momento que estamos vivendo de adaptação à nova formatação do blog e os problemas pendentes de solução. Acho que todos nós estamos estranhando e apanhando com as mudanças no blog, não por resistência a mudança, mas, principalmente, porque o blog velho novo ainda não atingiu o desempenho do antigo. Concordo plenamente com você quanto a limitação dos caracteres. Aliás, só descobri através de você que o céu agora é o limite. Nassif está muito generoso ou tem esse problema como de somenos importância, diante de tantos outros.

    Abs.
    Edmar Melo

  16. Um 2009 abençoado a todos.

    O
    Um 2009 abençoado a todos.

    O blog desta forma, parece uma revista eletrônica(existe?), ficou IMPESSOAL.

    Da outra forma, quando abria aquela janelinha a min dava a impressão de proximidade ao dono do blog e aos comentaristas.

    Visualmente era mais compacto, via tudo ao mesmo tempo, era só dar uma olhada nos Post, e verificar o nº de comentários e sabia se tinha havido atualização; onde foram parar as crônicas/econômia?

    Enfim, vou continuar lendo sempre e dando de quando em vez alguns pitacos, como este né gente?

  17. Discordo da limitação de
    Discordo da limitação de tamanho dos posts. Eu, quando posso, leio todos. Os mais longos, não raramente, contém muitas informações úteis, verdadeiros levantamentos de dados. Quem não quiser, não leia, mas o espaço deve estar disponível a quem queira escrever.

  18. Concordo com suas
    Concordo com suas observações, Lu, e acrescentaria a do Luiz Eduardo sobre o tamanho do nome do blog (a primeira vez que vi, cheguei a assustar).

  19. concordo totalmente com os
    concordo totalmente com os argumentos da Lu, tenho visto verdadeiros artigos nos comentarios, que são ignorados de pronto!

  20. Eu gostei muito do formato do
    Eu gostei muito do formato do Blog, como eu disse em post antigo, no meu pc está redondinho.
    Gosto dos comentários como estão agora , pois acho fácil acompanhar o desenrolar das replicas e tréplicas.
    Se o tema me interessa leio tudo, longo ou curto. Talvez algumas pessoas tenham dificuldade de sintetizar uma ideia em poucas palavras, mas o importante é a contribuiçao ao tema, regras muito rígidas podem inibir alguém quer ter uma oportunidade de participar.
    Apenas concordo que certos comentários FlaXFlu não levam a nada.
    Ao usar texto de outro site , é mais prático deixar o link , do que copiar colar.

  21. A falta de espacejamento é
    A falta de espacejamento é causado quando digita-se o texto em outro editor e faz-se o copiar/colar. Ao colar, o blog retira todos os espaços entre linhas e vira aquela coisa embolada.

    Isto poderia ser evitado pelo blog, ou façam como eu às vezes, cole e revise o que colou ou digite direto no blog, sem direito ao corretor e alguns recursos de um bom editor, é claro!

    Quanto aos comentários longos concordo e não concordo com a Lú.

    Se for para dizer muito bem ou muito mal, melhor nem comentar.

    Muitas vezes temos e necessidade de falar um pouco mais pois o assunto nos agrada mais e precisamos falar um pouco mais.

    Cabe ao leitor ler tudo ou não.

    Quando vejo um comentário extenso, começo a leitura e se sentir que não agraga muito ou esta confuso ou prolixo, paro.

    Simples assim.

    Limitar implica em limitar a discussão.

    É claro que não é necessário uma tese num espaço de comentário!

    É claro que esta opinião é de quem não em que mediar todos os comentários.

    Ou então poderia ser colocado aquela tradicional múltipla escolha:

    [ ] Concordo
    [ ] Concordo parcialmente
    [ ] Discordo parcialmente
    [ ] Discordo

    Agora não sei se concordo parcialmente com a Lú ou se discordo parcialmente da Lú ou se concordo com o Carlos…

  22. Para quem gosta de ler do
    Para quem gosta de ler do mais novo para o mais antigo basta dar um CTRL+END , vá direto ao final dos comentários e vá voltando a página.

    Simples assim.

    Uma dúvida: e quando lêem um comentário referenciando outro comentário que ainda não leram.

    Ler a tréplica antes da réplica é meio esquisito, né não?

    Ou esperam que todo comentário seja sobre o post principal e ignoram os demais?

  23. Anarquista Lúcida

    Muito
    Anarquista Lúcida

    Muito prazer, pois é a primeira vez que me dirijo a você.
    Gosto dos seus comentários.

    Quanto ao limite de caracteres, nós já os tínhamos no blog anterior. Eram 1500.

    No início fui uma das pessoas contra. Mas acabei por sentir que o blogueiro tinha inteira razão.

    Inclusive aprendi a ser mais precisa na minha escrita, diminuindo o tamanho do texto.
    Temos que evitar os penduricalhos.

    Não é o tamanho do texto que explicita a qualidade de seu desenvolvimento.

    Um grande beijo,

    lu

  24. Um problema a ser enfrentado
    Um problema a ser enfrentado é o dos comentários antigos contra as notícias novas.

    O formato atual praticamente alija a discussão de temas antigos ou antigas entradas e a recuperação dos mesmos é difícil. Assim , um assunto tem sua discussão interrompida antes do esclarecimento ou mesmo algum consenso.

    Muitos tentam contornar o problema, abrindo ao mesmo tempo uma entrada no Forum de discussões, porém este é de difícil acesso através da página do portal do Nassif, talves com a inclusão de um link para os blogs da comunidade e o Forum melhorasse.

    Por outro lado , um index com todas as entradas do blog e dos blogueiros com certeza facilitaria em muito a navegação e aumentaria em muito a utilidade da comunidade.

  25. PAULO

    Cheguei à conclusão
    PAULO

    Cheguei à conclusão através de muitos que aqui comentam e que já disseram isso, textualmente, no blog, em relação a meus amigos que leem o blog e comentam e em relação a mim, que acabo me cansando e lendo até a metade.

    Além do mais, quem não consegue se expor em 2000 caracteres ou 4000 é porque o assunto precisa ser revisto.

    Diante da dinâmica do mundo atual até as teses de mestrado exigem concisão, havendo uma redução significativa do número de páginas, onde a qualidade deve suplantar o número dessas, sem perda de seu conteúdo.

    Comungo com um amigo meu o Anarquista, que diz:
    “Se não consigo convencer o meu oponente com 3000 caracteres” dou o assunto por encerrado.

    O blog possui uma dinâmica bem diferente da do jornal ou da revista.
    Temos que levar isso em conta.
    Veja quantos posts são colocados diariamente pelo Nassa.

    Beijos,

    lu

  26. TIO ALMIR DA BAHIA

    Muito
    TIO ALMIR DA BAHIA

    Muito prazer! Amo sua terra!

    Quando me refiro a “tratados” é o fato de a pessoa pegar um artigo inteiro de outrem e postar.

    Seria melhor que ele levantasse os pontos mais significativos e nos desse o endereço de onde encontrar o assunto por inteiro.

    Beijos com acarajé.

  27. SÉRGIO TRONCOSO

    Para começar
    SÉRGIO TRONCOSO

    Para começar o seu texto não é extenso e tampouco o meu.

    Há textos que dão 10 dos nossos.

    Como você diz: lê quem quiser!

    Mas acontece que tudo tem um objetivo. E o objetivo do blog é ser lido e discutido.
    Faz pena deixar para trás um bom artigo, por não estar convidativo à leitura.
    Resta-nos apenas maturidade e humildade para aceitar e compreender os limites do blogueiro.

    Foi preciso que o Nassa colocasse 1500 caracteres para que eu compreendesse isso.

    E, hoje, 99% dos blogs possuem limites de caracteres.

    Obrigada Nassa, pelo aprendizado. Até aprendi a escrever melhor.

    É a modernidade que exige isso de nós.

    Grande abraço!

  28. CHICO PEDRO

    Também acho
    CHICO PEDRO

    Também acho interessante ser informado do porquê que tivemos o nosso comentário censurado.
    Até como um jeito de não repetir o erro.

    Abraço!

  29. MARCELLO

    Comungo com o seu
    MARCELLO

    Comungo com o seu raciocínio.
    Acho que houve uma decaída no blog.
    E que novos rumos precisam ser repensados.
    E o LN possui um tino certo para mudar o que é necessário.
    Portanto, fico apenas no aguardo.
    Como ele pediu sugestão, deixei as minhas.

    Abraços,

    lu

  30. Gostaria de sugerir:

    * os
    Gostaria de sugerir:

    * os pontos levantados pela Lu mais
    * os pontos indicados por você Nassif mais
    * os dez mandamentos de estilo, se não me engano, enviados ao blog
    ainda no ano passado

    compusessem um manual do blog, tipo manual de redação do blog, que tal?

    Boa! Quem encontraria o link dos dez mandamentos?

  31. FLICS

    Você não me deixou
    FLICS

    Você não me deixou mentir, quanto ao assunto dos comentários longos.
    Quando eu disse em dividir, quero dizer que é preciso deixar um espaço para a gente descansar os olhos, pelo menos para quem usa óculos.

    E com 1500 ou 2000 caracteres, dá para se escrever muito.

    Realmente comentários com continuidade são são massantes.

    Acho que 2000 contempla um tamanho ótimo.

    Abraços!

  32. Lu Dias, fico feliz de estar
    Lu Dias, fico feliz de estar voltando nessa hora de mudanças no novo visual do Blog. O Nassiif está de parabéns mais uma vez. Os ajustes necessários e respectivos mecanismos se farão a medida em que estejamos mais acostumados. Acho que tudo fluirá naturalmente, até porque não existe Blog com maior números de experts em TI do que esse.

    Nunca me atrevi a responder ou emitir uma “opiniãozinha” quando a ala hacker está em “campo, digo, tela”….

    Quanto ao tamanho dos textos, leio tudo que acho interessante, independente da sua formatação. Claro que textos mais concisos nos dão a oportunidade emitir opinião em diversos posts, mas vai da disponibilidade
    de tempo ou interesse pelo assunto abordado de cada um.

    Um exemplo: Esse texto abaixo escrito por você em abril do ano passado sobre os índios “Maxacali” em homenagem à Nicole, pode ser considerado longo por alguns companheiros, mas, para mim e outros tantos é o tipo de texto longo que gostamos de ler, eu particularmente, que adoro tudo o que sai da sua caneta…
    Que em 2009, você possa continuar nos brindando com textos longos ou curtos que sempre nos fazem refletir sobre o que realmente importa…

    Beijos

    Soledad

    Texto gravado em 24.04.08 – Soledad/Arquivo Pessoal/Blog Nassif

    Enviado por: lu dias
    Comentar | Fechar [ x ] OS ÍNDIOS MAXAKALI

    O corpinho move nu, em chagas (albinisno),
    ulcerado pelo sol escaldante,
    ali no vai e vem de cabanas,
    espalhadas à deriva, na taba
    dos miseráveis índios Maxakali.

    Os moleques de tenra idade, já
    com o sorriso apodrecido, e as
    gengivas cuspindo sangue, não
    têm a candura da infância, ou a
    traquinice dos guris na puberdade.

    Os jovens homens da aldeia
    movem como sonâmbulos,
    carcomidos pela tuberculose e
    sob a voracidade do vício/bacilo:
    álcool e doença que os consomem.

    As jovens/velhas índias mirradas
    com os bebezinhos às costas,
    já perderam a beleza morena,
    de nossas Iracemas cantadas,
    tanto em versos quanto em prosa.

    Os anciões nas rotas esteiras,
    espalhadas por fétidas choças,
    velados por cãezinhos sarnentos,
    desamparados aguardam a hora,
    em que irão adubar a terra morta.

    A contornar o horizonte da tribo
    belas montanhas serpenteiam,
    azuladas, faceiras e risonhas;
    não sei se brincam entre si
    ou apenas debocham da sina

    dos ÍNDIOS MAXAKALI.

    Autora: lu dias
    —————————————————–

    O meu trivial vai para a francesinha Nicole, que não se esqueceu do estado de miserabilidade, dizimação mesmo, em que se encontra a tribo Maxakali.
    24/04/2008

  33. EDMAR

    É verdade! Estamos em
    EDMAR

    É verdade! Estamos em fase de mudanças.
    O LN pediu sugestões e eu soltei as minhas.
    Também estava tão acostumada com os 1500 caracteres, que somente ao ver os tratados, descobri que o céu era o limite… risos.

    Beijos!

  34. VANDA

    Também sinto
    VANDA

    Também sinto isso.

    Parece que foi posta uma barreira entre nós e o blogueiro.

    Beijos!

    Esse mesmo comportamento ocorreu quando mudei para o Blog anterior. As reclamações eram iguaizinhas. Sabe aquela história de chegar em casa e não sabe onde estão os chinelos, o roupão? Depois de poucos dias, estava todo mundo se sentindo em casa de novo.

  35. MAURO

    É bom ir acostumando
    MAURO

    É bom ir acostumando com essa ideia, pois assim era antes de virmos para cá.
    E sobre isso o Nassa foi implacável.

    Abraços!

  36. Eu ia fazer o mesmo
    Eu ia fazer o mesmo questionamento que já fizeram a Lu. Como se soube que os comentários grandes não são lidos, são pulados? Acho que isso depende do comentário e do post que o ensejou. Se o assunto desperta muito interesse no leitor, ele lerá os grandes também. Quando faço comentários longos, não me incomoda se não forem lidos. Afinal, basta apenas rolar um pouquinho mais a página. Acho que isso não dá muito trabalho. A continuar assim, logo pedirão ao blogueiro para barrar os comentários longos e os muito compactos.
    Também não concordo com o item 4, acho que pode ficar ao critério de quem deseja escrever.
    Sinceramente, jamais vi “tratados” escritos aqui no Blog.
    Linguagem simples, rápida, concisa, precisa, dinâmica e prazerosa depende da avaliação de cada leitor, nem todos apreciam destrinchar.
    Para tanto, soçobra a questão de saber, no caso da linguagem simples, rápida e concisa, em que termos essas características podem se dar: No número de argumentos, no de contra-argumentos, no de idéias, no de posicionamentos, no de ênfase e estilo, no de palavras ou no de parágrafos?

  37. ED FIDELIS

    Também precisamos
    ED FIDELIS

    Também precisamos pensar no lado do blogueiro, que assumiu a responsabilidade por tudo que é postado aqui.

    Nós temos a opção de ler ou não. E ele?

    Abraços!

  38. EDUARDO GUIMARÃES

    Você que é
    EDUARDO GUIMARÃES

    Você que é blogueiro e que também delimita o número de caracteres em seu blog, sabe como é difícil ler uma montanha de comentários todos os dias.
    Alguns repetitivos e outros que nada dizem.

    Tenho pena de vocês.

    Abraços!

  39. Nassif, vc poderia dizer
    Nassif, vc poderia dizer quais são os parâmetros que usa para não publicar comentários? Já tive comentários vetados que não continham ofensas ou palavras de baixo calão. Às vezes fico sem saber quais critérios vc usa, ou se varia de acordo com o seu humor.

    Poderia dizer que é comentário em negrito, mas não é. Você entra sistematicamente jogando cascas de banana, aguardando escorregões que possam ser explorados por certos blogs. Como se você não soubesse que a razão é essa.

  40. Nassif,

    O x da questão é que
    Nassif,

    O x da questão é que já estávamos muito acostumados com o modelo do blog antigo. Isso causou um grande choque, principalmente para o pessoal que não lê outros blogs onde o formato de comentários é em geral igual a esse daqui e o outro, convenhamos, era bem sui generis.

    Eu, pessoalmente, não tenho nada contra a esse formato, sou contra limitação de caracteres, acho mais racional que os comentários mais novos fiquem para baixo, adorei poder usar Negrito e Itálico, mas só creio que o tamanho da linha devesse ser revisto – e diminuído.

    Outro ponto é o visual do blog, que é muito bonito por sinal, só que conceitualmente é muito diferente do anterior tanto pela falta das abas quanto pelas cores e distribuição de quase tudo pela página.

    Acho que quando vocês fizeram a altereação deveriam ter tido mais cuidado para evitar o “choque” e ter mantido certas semelhanças com o antigo, ainda que, reforço, as mudanças deram mais dinamismo.

    Ainda assim, acho que depois do debate seria interessante você promover uma votação sobre tudo isso, o que acha?

  41. Acho que o espírito de blog é
    Acho que o espírito de blog é a simplicidade, o clima de liberdade e flexibilidade, que significam poder se expressar da maneira que se quer, ou pode, ou sabe. Desde que haja respeito.

    Claro que escrever em caixa alta é horrível (gente gritando virtualmente na tua cara, não é legal não). E usar negrito pode pesar e confundir o texto com os comentários do dono do blog.

    De resto, parágrafos separados, tijolão, tijolinho, bifão, prosa, poesia concreta, smiles, desenho…pra mim, tá tudo valendo, se a mensagem vale a pena.

    Minha opinião, claro 🙂

  42. SOLEDADE

    Minha lindinha, que
    SOLEDADE

    Minha lindinha, que bom saber que está aqui no blog novamente.
    Estava com saudades.

    Quanto ao poema postado, ele não ultrapassa 1500 caracteres.
    Apenas a ordenação do mesmo nos dá a impressão de que é grande.

    E no blog antigo, o Nassa só permitia 1500 caracteres em cada post.

    Beijo no coração!

    lu

  43. LN e pessoas
    Eu já me
    LN e pessoas
    Eu já me acostumei, estranhei no início mas como diz o outro, “ninguém gosta do que não conhece”, creio que com o tempo vamos nos acostumando ao novo. Quanto ao tamanho, sou contra qualquer tipo de determinação prévia, creio que o assunto, o tema, o debate é que determinam o tamanho do comentário; certa vez o Caetano disse que não era leitor de colunas mas sim de artigos e matérias (jornalísticas). Creio que se determinarmos que só comentários pequenos são pertinentes, entramos num blog-coluna; não um blog que tem como lema “construindo o conhecimento”. Isso se dá tanto com notas curtas como com comentários mais longos. Temos que dominar nossa natural tendência a achar tudo que é longo chato, é como no Teatro, uma certa “preguiça mental” absolutamente natural no ser humano. Às vezes é curto e chato, ou ruim, às vezes é longo e legal; não creio que tamanho seja referencial para nós. Alguns são mais prolixos, outros menos, alguns gostam de digitar mais, outros menos, vive la diference! Mas creio que podemos nos esforçar um pouco e ler comentários longos também. A gente acostuma…
    abcs
    zeh

  44. Mesqueci duma coisa. No
    Mesqueci duma coisa. No comecinho da internet para seres normais, lá por 94, 95, a Cora Ronai (sorry) publicou umas regrinhas de etiqueta na rede: igual na vida real.
    Com certas regras mais estritas quando a coisa é pública como aqui. Letras grandes ou caixa alta correspondem a gritos, com negrito é gritar dentro do seu ouvido, e por aí vai.
    Tudo vale a pena se a alma não é pequena, navegar é preciso blogar não é preciso.
    bjs
    zeh

  45. Boa lembrança a d q a
    Boa lembrança a d q a existência d 1 espaço democrático não implica necessariamente no alinhamento automático do dono do espaço c/todas as opiniões ali colocadas e q, pra ser democrático há q haver divergências. Óbvio, mas frequentemente esquecido no calor das horas…

    Acho q o Blog ficou melhor em mtos aspectos, acredito inclusive menos “viciante” tanto p/o Blogueiro qto p/os palpiteiros d plantão como eu rs

  46. Meus pitacos:

    Concordo com a
    Meus pitacos:

    Concordo com a Lu Dias. Quanto à questão dos textos muito longos, o próprio Nasif já sugeriu algumas vezes que sejam postados um ou dois parágrafos seguidos do link para o original. Isso só se aplica nos casos em que o original é aberto. Nos casos em que é restrito a assinantes acho que seria adequado copiar apenas as partes mais significativas.

    Já no caso do texto longo ser de autoria do comentarista, não vejo saída: ou deixa como está ou limita o número de caracteres. Sou favorável à 2ª alternativa, mas com um limite maior que no blog anterior, digamos uns 3000 toques.

  47. Nassif:
    “Boa! Quem
    Nassif:
    “Boa! Quem encontraria o link dos dez mandamentos?”

    Deu um pouco de trabalho achar, porque eu achava que deveria buscar usando chaves como “sofisma” ou “redundância”, mas essas palavras não constavam dos 30 (e nâo 10) mandamentos postados pelo leitor Rato em 27/11/2008 (Autor: Professor João Pedro da UNICAMP)

    http://www.projetobr.com.br/web/blog?entryId=10040

  48. SANCHO BRANCOLEONE

    Tal
    SANCHO BRANCOLEONE

    Tal resposta já foi dada por outros leitores . Peço ver acima.

    E temos que levar em conta o trabalho do blogueiro, que não é fácil.
    Não devemos pensar somente em nós.
    A tarefa do LN ao ter que ler todos os comentários postados não é fácil.

    E pode ter a certeza de que ele vais colocar um número de caracteres a serem usados.

    Vamos esperar para ver.

    Beijos
    da Dulcinéia

  49. Nassif, vc poderia me dar um
    Nassif, vc poderia me dar um exemplo em que eu tenha usado “casca de banana”?
    Eu apenas discordo de vc em alguns pontos, o que vc parece não aceitar muito bem. Sei que em alguns blogs não se publicam opiniões contrárias às do dono do blog, mas sua política nunca foi abertamente esta, e nisso me fiei.
    No mais, vc há de concordar que nunca ofendi, nunca apelei para baixarias, nunca fiz acusações, coisas que vc sempre combate.

  50. Caros do blog

    A questão dos
    Caros do blog

    A questão dos comentários longos além da questão do “desconforto” do volume de texto, tem principalmente, o deconforto da linha longa.

    A linha curta obrigaria a estreitar a coluna, ou fazer em duas colunas.

    De qualquer modo os textos mais longos tem se sustentado pelo conteúdo.
    De minha parte as linhas podem ser assim, já estou me acostumando.
    Gostaria no entanto que aparecesse o número, mesmo que bem pequeno, ao lado de cada comentário.

    Separar entre-linhas após cada bloco seria bom muito.

    Até

  51. Eu acho que os textos não
    Eu acho que os textos não devem ser longos demais. Mas, penso que limites muito estreitos empobrecem a oportunidade de reflexão e partilha. No blog anterior, pedi ao Nassif que ampliasse um pouco o limite, para 2000 caracteres, e por enquanto, estou satisfeito.

    Procuro separar as linhas, para facilitar a leitura, e acho que seja bom, na medida em que caracteriza melhor os parágrafos. A redação continuada não é propícia e não respeita visualmente a sequência da argumentação.

    Quanto à moderação, não sofri nenhuma moderação até hoje em nenhum dos meus textos. E, em momento algum deixei de exprimir completamente minhas opiniões. Escrever por escrever, para marcar posição, ou escrever para contribuir com o acréscimo de dados, de abordagem, acho que aqui estão alguns dos critérios do Nassif. Responder justificando-se os vetos? Pensem: quem suportaria tarefa tão chata? O melhor é que comentaristas prefiramos a reflexão e a análise.

    O que eu gostaria era de que houvesse uma distinção de cor no campo de comentários.

    Quanto à cor, não gostei do tom azul-cinzento que o blog tomou. Acho um pouco triste, demasiado opaco.

  52. Discordo dos que pedem que
    Discordo dos que pedem que seja invertida a ordem dos comentários. Com os mais antigos em cima e os mais recentes em baixo fica mais orgânico e racional pois respeita a cronologia das mensagens. A primeira mensagem lida é a primeira mensagem postada. Nos permite entender o desenrolar da discussão. Lendo de cima (o mais antigo) para baixo (o mais recente) temos um apanhado geral das idéias.
    Da forma anterior a gente acabava lendo apenas os mais recentes e ignorava quem começou a discussão, que ficava enterrado lá no fundo do post.
    Mas o mais urgente é o relógio do blog. Afora ele ter um erro de pouco mais de 1 hora as mensagens entram em uma ordem estapafúrdia. As vezes mando mensagens e elas aparecem como se fossem anteriores à outras mensagens que já estavam postadas antes de eu começar a escrever. O blog estás funcionado como a máquina do tempo.

    Acho ainda que criar um limite para o tamanho da mensagem é viável mas aqueles 2000 caracteres do sistema anterior eram muito pouco. Que se limite em 4000.

  53. Luis Nassif
    Concordo com a
    Luis Nassif
    Concordo com a Lu. Devemos acompanhar as circunstâncias e as tendências de um novo tempo onde a concisão, clareza e objetividade são os ingredientes básicos da comunicação.

    Vejam só as teses de ontem e de hoje, reduziram-se dos pesados tratados do passado para um número de páginas necessária a seu fim, com a qualidade se sobrepondo à quantidade da escrita, sem prejuízo da informação.

    Os comentários devem ser conduzidos pelos caminhos da agilidade, síntese e clareza. Óbviamente devem existir foros específicos para outros fins na comunicação, que não esse.

    Por falar nisso compare a sintética, abrangente e funcional Carta Magna Americana com a nossa. De modo, que quantidade nem sempre significa, qualidade, principalmente nos dias de hoje!!

    Logo, o blog, mais que outro veículo da mídia, pede dinamismo participativo e eficiência, sob pena de se tornar um veículo chato e obsoleto,

  54. Luis Nassif,

    estou de pleno
    Luis Nassif,

    estou de pleno acordo com a Lu Dias, pois os tempos de hoje são outros, exigindo mudanças em todos os setores.
    Dificilmente comento, mas leio vários blogs, onde os comentários seguem determinados padrões. Sendo o mais comum deles o número de caracteres.

    Uma leitura não pode ser cansativa. E isso não diz respeito ao assunto,mas ao modo como ele é repassado. Existem comentários que nos seguram até o fim, mesmo se nos opomos ao artigo.

    Tenho para mim que escrever é uma arte e, assim com em todas as outras, temos que seguir certas normas, certos critérios. Um bom texto não pode ser repetitivo e prolixo, mas enxuto. Com as palavras na medida certa. Pois hoje é impossível separar conteúdo e forma. O homem do século XXI é muito mais exigente e inquieto. Incapaz de se manter preso por muito tempo, em razão do número de coisas que precisa resolver num tempo mínimo.

    Até nas Igrejas os sermões foram encurtados, depois que pesquisas científicas mostraram que ouvir por mais de 15 minutos o mesmo assunto já distrai e cansa o ouvinte. Daí serem as palestras hoje, bem interativas.
    E o blog é o que há de mais rápido no mundo da informação.

  55. Vamos lá, vou explicar umas
    Vamos lá, vou explicar umas coisinhas…

    1. O formato é do iG. Eu só pude mexer nas cores, em mais nada. Como vocês podem notar, nem temos mais a querida fonte VERDANA, só Arial — pois é padrão do iG. Então, vocês vão ter que acabar se acostumando com o layout — até porque, como eu disse anteriormente, não vamos fazer novas mudanças tão cedo, hehe.

    2. A limitação de caracteres — a falta dela — é padrão da ferramenta. Talvez isso seja revisto. Pessoalmente, considero que 1.500 é o tamanho ideal. Mas, no fim das contas, os prolixos nunca se limitaram por isso, já que passaram simplesmente a colocar vários comentários.

    3. A ordem dos comentários foi uma das coisas mais solicitadas por vocês. Agora, vêm outros reclamar que mudou a ordem… Aiai… :S

    4. Estamos estudando a volta das abas: Economia, Música, etc.

    5. Outras sugestões de layout: agradeço, mas não vou discutir sobre elas, porque por enquanto tudo vai ficar assim mesmo, 😉

    Feliz Ano Novo a todos!

  56. NASSIF

    Seria benéfico
    NASSIF

    Seria benéfico alvitrar para certos comentaristas a diferença entre SUGESTÃO e REGULAMENTO.

    Alguns há que, esquecidos da coexistência pacífica, já tomaram como regra geral as minhas sugestões (como se eu pudesse exercer algum poder sobre a sua pessoa).

    Sugestões estas que, democraticamente, você pediu a todos que quisessem opinar.

    Alguns já gritam: Crucifiquem-na! Crucifiquem-na!

    Como se vê, são poucos os que estão preparados para a democracia.

    Faço votos de que você obtenha muitas sugestões e possa escolher as melhores, para o bem de nosso blog e o seu.

    O resto não tem importância alguma.
    Aceito tudo que vier, de acordo com as regras propostas. Caso contrário terei opção, se quiser, de buscar novas freguesias.

    Grande abraço,

    lu dias

  57. Saudosismo da censura? De vez
    Saudosismo da censura? De vez em quando, aparece do nada propostas nada democráticas e até antipáticas. Fora patrulhamento. Basta o da vida e do dia a dia (agora sem hífen – taí mais uma patrulha: a gramática. )

  58. Nassif,

    Existe a
    Nassif,

    Existe a possibilidade de após o envio do comentário podermos editá-lo para corrigir algum erro ou acrescentar mais algumas linhas?

    Não tem jeito. Só na Comunidade mesmo.

  59. Lu, respondi a você sobre a
    Lu, respondi a você sobre a diferença entre sugestao e regulamento no outro tópico sobre os comentários. Gostaria que você lesse.

    Acho que você é quem está levando a coisa para o “crucifiquem-na, crucifiquem-na”. Em todo caso, eu nao estou, se é que era a mim que você estava se referindo. Nao gostei da sua sugestao de impor limites aos outros. Só isso.

    Nao se trata de uma questao em que se tenha que escolher de um modo ou de outro (como, por exemplo, no caso da ordem dos comentários). Entao por que nao deixar livre? Para quê colocar limite nos outros? Você nao é obrigada a ler os comentários longos. Ao passo que, com o limite, quem precisar fazê-los estaria sendo impedido. E depois você fala de democracia…

    Claro que todos nós teremos no fim que nos conformar com as escolhas do Nassif quanto ao formato do Blog, o blog é dele.

    Olha, um abraço, nao estou a fim de guerra nenhuma. Apenas defendi uma opiniao, contra outra que me limitaria (e a outros).
    AnaLú, a Anarquista Lúcida

  60. Lu, você nao é da Comunidade,
    Lu, você nao é da Comunidade, é? Tentei escrever algo para você lá, para nao ficar infindável aqui, e nao te encontrei. De qualquer modo, acho que está tudo claro, nao é? Somos as duas pessoas civilizadas, perfeitamente capazes de conviver numa boa, mesmo com discordâncias.
    Um abraço
    AnaLú

  61. ARMANDO

    Propostas não são
    ARMANDO

    Propostas não são leis, mas apenas sugestões.

    Elas foram pedidas pelo Nassif.

    Ele é o dono do blog.

    Cabe a nós, enviá-las, democraticamente, e esperar que ele escolha, junto com a Renata, as melhores que achar.

    Não nisso saudosismo algum.

    Ao contrário, é assim que funciona a democracia.

    Não confunda alhos com bugalhos.

    Triste é um povo que não está preparado para atender ao pedido de sugestões: ou é idiotizado ou omisso.

    Abraços!

  62. ANALU

    Eu não estou impondo
    ANALU

    Eu não estou impondo coisa alguma, minha amiga.
    Apenas dei os meus pitacos e o Nassa colocou como post.
    Este é um princípio democrático neste blog, desde o seu início.

    E se há democracia você não pode dizer:

    “Nao gostei da sua sugestao de impor limites aos outros.”

    Você verá, quanto limites o Nassa irá nos impor… risos.

    Eu já disse que esperneei contra os 1500 caracteres, pois era a favor de 2000 (Veja o histórico do Blog).

    Mas o Nassa definiu e ficou definido.

    Veja se eu iria brigar com você por uma tolice dessa!
    Todos aqui sabem que sou super tolerante e não perco tempo com briguinhas virtuais. Quando muito, levo na ironia.

    Nem pense nisso!
    Neste momento tenho o meu pensamento voltado para a Palestina e Israel.
    Viu que tristeza é viver sem PAZ?

    Uma beijoca no seu coração!
    E um bom 2009!

    lu

  63. NASSA

    Você até parece que
    NASSA

    Você até parece que perdeu o sono hoje.

    Deve estar preocupado com alguma coisa.

    Gostaria de poder ajudar.

    Abraços!

    Se me contar o fim do filme de suspense que estou assistindo, perde o amigo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador