Carsughi: Pan deixou de ouvir os dois lados para adotar posição contrária à Dilma e PT

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Após 50 anos de casa, a Jovem Pan abriu mão do comentarista esportivo Claudio Carsughi nesta segunda-feira (13). Em entrevista ao UOL, Carsughi fez algumas críticas à nova linha editorial da emissora de rádio, que há poucos dias anunciou a contratação do apresentador do SBT Danilo Gentili, para endossar o quadro formado por Rachel Sheherazade, Reinaldo Azevedo e Marco Antonio Villa.

“A rádio está passando por uma mudança de perfil. Ela assumiu uma postura de direita, que nunca tinha tido. Sempre se ouvia os dois lados. Hoje tem uma posição frontalmente contrária ao PT, à Dilma, ao Lula. Talvez com isso espere o retorno publicitário com empresas do mesmo perfil”, disse ele.

Carsughi é demitido da Pan e critica postura “de direita” da rádio

Do Uol Esporte

O comentarista esportivo Claudio Carsughi, 82, foi demitido nesta segunda-feira (13) da rádio Jovem Pan de São Paulo, após mais de 50 anos de casa. Carsughi trabalhou na rádio em dois períodos: entre 1957 e 1960 e entre 1963 até hoje. Entre 1960 e 1963 esteve na rádio Bandeirantes.

“A rádio está passando por uma mudança de perfil. Ela assumiu uma postura de direita, que nunca tinha tido. Sempre se ouvia os dois lados. Hoje tem uma posição frontalmente contrária ao PT, à Dilma, ao Lula. Talvez com isso espere o retorno publicitário com empresas do mesmo perfil”, disse o comentarista.

Segundo Carsughi, a demissão foi anunciada por Wanderley Nogueira, diretor de esportes da rádio. “Foi uma conversa franca. Ele me disse que estava muito chateado, sem jeito para dar a notícia, mas que o Tutinha (neto de Paulo Machado de Carvalho) tinha decidido demitir-me. São contingências da vida. Falam em redução de custos. Mas isso é relativo. Eu não tinha um ordenado nababesco. Para o orçamento da rádio não deve fazer muita diferença”, diz ele.

Carsughi admite que nos últimos anos, a equipe esportiva, base da rádio ao lado do noticiário geral, vinha perdendo espaço. “Deixamos de fazer a Fórmula 1. As nossas equipes raramente se fazem presentes nos estádios. Quando estão, só aqui em São Paulo. Mesmo assim, muitas vezes vai só um repórter, para não pagar o técnico (de som)”, diz.

Ele afirma que a rádio passa por uma mudança de conceito e que Tuta, filho de Paulo Machado de Carvalho, largou a emissora na mão dos filhos. “É um ambiente diferente. O caminho é outro. Com o Tuta, nosso acordo era selado em um aperto de mão. Hoje é um processo muito mais burocrático. Jamais teria sido mandado embora se ele estivesse no comando da rádio”.

Carsughi lembra que quando deixou a Jovem Pan para ir para a Bandeirantes, em 1960, voltou um profissional bem mais completo. “Fui chamado de volta para ganhar o triplo”, diz ele. Pela Jovem Pan, cobriu cinco Copas do Mundo consecutivas, entre 1970 e 1986. Em 1990, lembra que foi por sua conta, já que o Mundial foi disputado na Itália, sua terra natal.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E o que aconteceu com o Tino

    E o que aconteceu com o Tino Marcos, que ousou fazer referência à Presidente Dilma durante a copa, contrariando o veto ao seu nome durante o evento?

    1. É a rádio jovem Pan de Betim

      A rádio do Aécio está no município da grande BH onde também se encontra a fábrica da Fiat. Como fica a menos de 30km de BH a rádio transmite tranquilamente para toda Grande BH.

    2. Sim, a rádio arcoiris, uma

      Sim, a rádio arcoiris, uma rådio mequetrefe que fica em são João Del Rey e que recebia gordas verbas de publicidade no governo dele e do anestesia, além de ser dona de 12 veículos, sendo 6 de luxo, um deles o Land Rover parado na blitz do bafômetro no Rio em 2010.

      Fico imaginando se essa rádio fosse da Dilma. 

  2. O Carsughi é um gentleman:

    quando ele fala de “direita”, ele “pensa extrema-direita cripto-fascista”.

    Mas os comentários sobre o texto do F. Gomes no blog dele tendem a mostrar que a “Jovem Pan” vai morrer por falta de auditores…

  3. Quando da saída do repórter

    Quando da saída do repórter da emissora Galvão Bueno derramou-se

    em elogios ao colega. Falou  muito sobre suas  excelências como

    profissional, sem “lead”. Os motivos não foram explicados.

    Faltou e falta ti no ao Galvão.

  4. È a midia está se

    È a midia está se “aperfeiçoando”; esse dias um entregador veio na minha casa o carro estava logadas numa radios desses que “troca  noticia”, reclamou que falam é só politica raivosa o dia inteiro, falei para ele que se continuasse ouvindo essa turma ficaria doente, do corpo e da cabeça tambem.

  5. Carsughi nunca se rendeu ao

    Carsughi nunca se rendeu ao padrao estrela de jornalismo ,como muitos que por lá passaram com dstino a rede globo e outras emissoras por isso tenpa ficado tanto tempo por lá ,Flavio Gomes narra no seu blog  uma passagem em que pressionado pelo locutor resumia seu comentario num ironico, É…,tinha tiradas sensacionais que faziamexplodir em gargalhadas que estivesse ao seu lado

    Mas estamos bem outra emissora podera contrata lo essa nota nao é um obituario !

  6. Sai Claudio Carsughi e entra

    Sai Claudio Carsughi e entra Danillo Gentile.

    Pra trabalhar na mesma rádio que o acima mencionado mais Azevedos, Villas e Sherazades da vida…Carsughi, voce saiu ganhando! Vai economizar em sal de frutas e antiácidos!

     

  7. Lembro-me de ouvir

    Lembro-me de ouvir diariamente a jovem pan durante os anos 90. depois fui diminuindo a medida que os governos populares foram ficando no poder no Brasil. Hoje passo longe, mas lembro-me de perfis com o Carsughi, o bom Flavio Prado (hoje completamente ajustado à linha editorial) e tantos outros. Enfim, nao leio mais jornal impresso, não leio mais revista, com raras exceções, não assisto mais tv. O que se tornou a nossa imprensa? fico triste.

  8. – – –

    Aí sim está a verdadeira censura da mídia , que o Reinaldo Azevedo e o Marco Antonio Villa gostam tanto de invocar como tentativa do PT em instituí-la . 

    A censura feita pelos próprios barões da mídia. E o povo idiota vai às ruas pedir impeachment de DILMA . 

  9. “Tutinha”? Típico apelido de

    “Tutinha”? Típico apelido de playboy paulistano que herda uma corporação do pai e faz dela um brinquedo para seus caprichos de filhinho mimado. 

    Muito bom esse respeitado jornalista ter saído da Klux klux Pan. E parabéns por escancarar a verdade. Pena que não é um João Saldanha. Este não teria sido tão elegante ao dizer o que acha do “Tutinha” e demais “Tutas”. 

    1. Meu pai todo dia diz assim: 

      Meu pai todo dia diz assim:  Ah, se o Saldanha estivesse por aqui … Ao menos haveria alguém dizendo o que precisa ser dito, sem anestesia, sem filtro.

    2. Tutinha até tem algum talento

      Tutinha até tem algum talento artístico. Interpretava o personagem título no Djalma Jorge Show e criou o Pânico. Mas escrúpulos não são o seu forte: em entrevistas, admitiu abertamente que o jabaculê ou jabá é prática constante em sua rede de FM, portanto as medidas que vem tomando na rede de rádio AM não surpreendem.

    3. kkkkkkk Se fosse o Saldanha

      kkkkkkk Se fosse o Saldanha certamente falaria que o cara é uma grande Filho do Tuta!!!!! kkkkkkkkkkkkk

  10. O que a jovem Pan fala ou não

    O que a jovem Pan fala ou não do Lula/Dilma/PT, não altera em nada o quadro politico brasileiros.

    Eles falam para os mesmos boçais de sempre, “não agregam valor”.

    Portanto, não muda nada.

  11. Esta rádio me acompanhou

    Esta rádio me acompanhou desde que me lembro por gente, jogando futebol de botão com meu irmão enquanto meu avô ou via o esporte na Jovem Pan.

    Hoje fiquei sabendo que também saíram Anchieta Filho e Roberto Miller, e quem está no lugar?

    O jornalismo virou um lixo, sobrou (por enquanto) o Paulo Pontes, que é equilibrado, mas como resistir às trevas (sheherazade, villa, azevedo, neumânne, e aquele bocó que “apresenta” aquele programa no sbt)

    O esporte vai acabando, saíram Rogério Assis, Carsughi, Seródio.

    Como vc vai analisar uma caricatura? A rádio virou uma caricatura de si mesma. Acabou

  12. Na minha casa não entra mais!

    Na minha casa essa turma e essa rádio não entram mais! E os produtos anunciados por esse exército de Brancaleone não atingem meus tímpanos e minha rotina, não compro mais! Essa turma do mal vai tocar na casa do Diabo, na minha não! Desse mal não morro!!! Tô livre!!!

  13. Complicado

    A  Pergunta e como tendo resultados que sao superiores aos do PSDB, o governo perdeu a confiança do empresariado que banca os grupos de midia , como o governo ermitiu isso ? Como e possovel o governo ficar imovel enquanto a midia, arrebenta com ele e arrebenta com a petrobras ? Nao é possovel estabelecer um tratado de paz com estes grupos ?  

  14. Uma pequena correção

    Há um enorme equívoco na resposta dele.

    A jovem pan SEMPRE foi conservadora, SEMPRE foi de direita, SEMPRE combateu as forças e governos progressistas. 

  15. A rádio que perdeu a vergonha na cara

    Está rádio literalmente perdeu a vergonha na cara e hoje mantém uma linha editorial chula .tenho pena de seus novos ouvintes que vão crescer com lado do cérebro funcionando o outro paralisado .que pena essa rádio tão importante se perdeu .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador