Como era a propaganda anti-Jango, na voz de Cid Moreira

Luis Nassif

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se existisse Justiça no país,

    Se existisse Justiça no país, a rede Globo seria condenada a pagar bilhões de reais em razão de ter apoiado um regime criminoso que torturou e matou prisioneiros, muitos dos quais absolutamente inocentes. Não temos Justiça hoje porque o próprio Judiciário serviu fielmente aos verdugos no passado. O pior é que nem mesmo a Comissão da Verdade meteu o dedo nesta ferida purulenta. 

    1.  Concordo plenamente com seu

       Concordo plenamente com seu comentário, Fábo Ribeiro. Infelizmente, essa organização criminosa, continua inatingível.

      Um dia tem que cair!

  2. A voz do Cid Moreira

    A voz do Cid Moreira encarnava a ditadura. Vídeo horroroso e anacrônico. Desculpem, mas já tô muito derrubada com as prisões do STF. Temos que apoiar todos os encarcerados, principalmente postando algo positivo. Estou muito triste.

    1. Força querida.

      Ana, tu tens o nome da minha mãe.

      Nunca respondi diretamente um comentário seu, mas você é uma das pessoas que sempre levo em conta e procuro ver o que pensas sobre os posts.

      Digo mesmo, que percebo uma afinidade de pensamento. Também praticamente posso “adivinhar o teu caráter” por seus posicionamentos.

      Acredito que sua sensibilidade de mulher e de quem tem uma ideologia de busca de justiça social, fique abalada com o que se sucedeu hoje.

      Como bom libriano, me sinto atingido por injustiças de qualquer tipo, ainda que cometidas contra outrem.

      Acho, porém amiga, que já que todos vamos morrer um dia – Roberto Marinho já se foi, Dirceu, Genuíno e nós dois outros também estaremos partindo em breve – mais importante é o que fazemos durante este espaço entre o nascimento e a morte.

      Não transigir com nossos princípios e manter a luta até o último dia desta curta existência, parece mais reconfortante.

      Prefiro saber que Dirceu estará preso injustamente do que se ele tivesse sido condenado com provas irrefutáveis de corrupção e patifaria.

      E como a luta por justiça será sempre, contínua e necessária ‘até o fim dos tempos” (rs) há sempre a esperança de reverter isto tudo.

      A nossa parte, antes de quedarmos na desesperança, é antes de levarmos o esclarecimentoaos demais.

      Abraços.

  3. PIG no pelourinho outra vez, de novo!

    Apenas pretexto para alfinetar a Globo. O vídeo é de 1975. Em todo caso,  Jango não foi eleito para a presidência. O cargo caiu-lhe no colo após a renúncia do irresponsável Janio Quadros que queria ser ditador. Vice é uma desgraça; vide Sarney. Jango era simpaticão e demagogo ao extremo.

    Cultivava a corte e permitia que a curriola sindicalista bagunçasse o País. A grande imprensa era contra a anarquia e nisso estava certa; como está ou esteve há pouco contra as manifestações que descabaram em vandalismo. Na época a população estava saturada com o grevismo irresponsável.

    Lamentavelmente as Forças Armadas, lideradas por um caipira chamado Mourão Filho, cometeram a besteira do Golpe. Era só esperar e em um ano e pouco JK voltaria ao poder. Lacerda não ia ganhar, jamais. Mas Jango não tinha mesmo estatura para o cargo e ainda dava trela para um maluco (que depois, mais maduro, se curou) chamado Leonel Brizola. A união desses dois provocou o golpe. Ainda bem que todos os citados estão hoje ardendo no inferno.

    O Brasil segue em frente e começou a melhorar apos FHC, Lula e Dilma. Vai melhorar mais se houver alternância e mudarem as moscas. Tá bom. Tá difícil. Serra, Aécio e Marina também não servem. Tô sem candidato. Ok. Baixem o pau. Saio pela direita. Esquerda é boa só para discurso. 

    1. PIG no pelourinho outra vez, de novo!

      ANALFABETO HISTÓRICO! EM 1964 O VICE ERA ELEITO INDIVIDUALMENTE. O ELEITO(O VICE) TINHA VOTOS.

      QUANTO AOS OUTROS QUESTIONAMENTOS… VOLTE A ESTUDAR, SE É QUE ALGUM DIA TENHA FEITO!

      AMENTAL, COLONIZADO…

  4. Tem coisas que não mudam

    Este ufanismo todo, “Brasil, dá ou desc…” oppss…, “ame-o ou deixe-o”, “Este é um país que vai prá frente”, etc. Todos slogans usados pela ditadura.

    Duro mesmo é voltar a ouvir estas mesmíssimas coisas após tanto tempo, ainda que travestidas: porque “o pré-sal é nosso”, blá blá blá, porque “os espiões estrangeiros…”, mimimi, etc. etc.

  5. Sem alternância de poder

    E a Grobo não pedia alternância de poder, assim como o pede também para o governo de SP e nem o pediu para 

    FHC, aos amigos, tudo, aos inimigos farsas como a do mensalão para destruir familias inteiras.

  6. Anti-Jango

    Quarenta e nove minutos de propaganda. E como propaganda, a verdade sucumbe. A versão oficial difundida pelo filme, como pelos meios de comunicaçáo da época, os mesmos de hoje e que, de forma vergonhosa assumiram seu apoio a ditadura assassina e mentirosa da qual fizeram parte (Globo, por exemplo) é absolutamente cínica e moralista, como as eltes são. Deram golpe violento, usaram de todas violências possíveis, mentiras permanentes e perseguições. O gigante foi posto de joelhos aos interesses externos contra a vontade popular.

    Novamente Globo e demais comlarsas da grande mídia apóiam interesses externos contra o povo brasileiro. Sempre trairão o Brasil. Sempre apoiarão seus amigos estrangeiros. Querem dinheiro em suas contas e o povo miserável.

    Importante registro histórico da hipocrisia oficial de golpistas civis e militares. Hoje tentam o mesmo, permanentemente.

  7. Que nojo.
    Logo no começo cid

    Que nojo.

    Logo no começo cid moreira fala mais ou menos assim: que o Brasil estava desacreditado, quebrado com o pires na mão.

    Oras que cambada de FDP, quando fhc quebrou o país três vezes, eu vi a globo toda contende quando o fmi emprestava para o Brasil.

    Nojo desta cambada.

  8. Como era a propaganda anti-Jango da Globo

    Duas observações:

    1) O novo sepultamento do ex-Presidente Jango, com todas as honras que ele tinha direito e que lhe foram negadas, foi uma verdadeira festa da democrecia. Estavam lá todos os ex-Presidentes, com exceção de um. Fica a pergunta: porque o ex-Presidente Fernando Henrique não compareceu à festa da democracia? Creio que poderia, pelo menos, ter dado uma nota combinada com PSDB, DEM, PPS. A ausência foi notada.

    2) O video é contundente em suas afirmações. Fiquei também com uma outra dúvida: quando a Globo pediu desculpas recentemente por seu apoio à ditadura estava se referindo à totalidade do que está apresentado no video?   

  9. O QUE CONSTA EM EPÍGRAFE

    Fantástico o filme da propaganda da Globo da época. Uma rede de televisão advinda da TIME-LIFE. O que esperar disto tudo? O estilo do filme, da voz do Cid, todo o contexto está embutido na técnica do Marcatismo, vinda da forma americana do pós-guerra, dos princípios imponentes da imposição de uma verdade deles, não do povo, bem reflexa dos pensamentos do Senador Joseph McCarthy. Nada mais a declarar, pois são tempos que jamais voltarão depois que os brasileiros acordaram, depois que muitos miseráveis alcançaram a meta de ser da classe média, que tem televisão, antena parabólica, que compra carros e viajam de avião, que comem filémignon, que se alimentam tres vezes por dia, que estudam, que formam e conseguem ter cursos técnicos e superiores, não se deixando levar pelas mentiras da propagando deste estilos e similares. TUDO ESTÁ MUDANDO NO BRASIL e esta rede de TV que não engana mais.

     

  10. Que NOJO II

    Que nojo realmente.

    Eu era criança nesta época, não me lembro de ter assistido tal programa, mas é provavél que tenha visto vários.

    O que sinto vergonha é de saber que esta organização nefasta ainda hoje está aí, mais poderosa do que nunca e continua usando a concessão pública para dominar, através da manipulação e controle da informação, as mentes dos brasileiros incautos.

    Com relação ao programa de tv de 1975 a parte que provoca mais asco se dá aos 42.02 minutos onde começam a pedir aos brasileiros para voltar o olhar para  o mundo lá fora, no exterior onde toda sorte de violência está sendo cometida contra a dignidade da pessoa humana…

    …” A violência que se impera lá fora…”

    …” as minorias treinadas, preparadas, determinadas a liquidar as maiorias….”

    … “iludindo-as com uma falsa ideologia…acreditemos em nós e pensemos…Ái de nós, se essa violência aqui imperasse.”

    Em outubro de 1975 , Vladimir Herzog estava sendo ASSASSINADO nos porões do DOI-CODI. 

    Como ele estava só, frente a seus carrascos, provavelmente foi uma maioria, treinada, preparada, determinada a liquidar uma minoria de um só.

    Nojo, nojo, nojo…

  11. A Globo sempre tentou surfar

    A Globo sempre tentou surfar na onda e dançar de acordo com a música. Sempre se prestou a assessorar regimes, salvo quando tentava derrubá-los ostensivamente. No momento (e nos últimos doze anos, pelo menos) tem tentado derrubar o PT: alguém ainda tem dúvida disso? Apóia até ‘black bloc’ se preciso for. Quebram a fachada da emissora e ela faz de conta que não é com ela, mas quando é em Brasília dão cobertura total, com intuito de que a prática seja generalizada. São safados mesmo. E os artistas e profissionais emprestam seu talento e sua voz para programas como esse … e depois se dizem éticos.

    1. Globais

      Os globais que não são da linha ideológica Zezé Polessi apoiam o golpe por contrato, é falta de caráter, ganância, pior que covardia ou ideologia de elite

    2. respondo que sim

      Muitas pessoas acham que, pelo fato do PT estar no poder, a Globo está aliada à seus interesses. Eu não entendo como essas pessoas ainda conseguem manter esta incoerência. Toda a ideologia espalhada do mensalão, o discurso anti-pt, o ódio contra movimentos sociais e grupos minorias estão destacados nestes grandes veículos de imprensa. O que eles lêem, postam no facebook estão aliados à estes veículos. E pra fechar o discurso, dizem que a Globo está aliada ao PT :/

  12. O tempo passa, o tempo voa e tudo continua na mesma

     

    Ufanismo desbragado sobre alguns serviços prestados pelas multinacionais patrocinadoras do golpe e atendia uma parte ínfima da população.

    Silêncio total sobre o que acontecia nas sombras e nos porões do sistema.

     

    O que temos hoje! Nenhum ufanismo sobre os espetaculares resultados da política social, econômica deste governo.

    E um profundo e vazio criticismo sobre qualquer micro indicador de que as coisas estão saindo dos eixos.

     

    Não conseguem esconder o quanto gostariam que voltássemos a 1964 para que pudessem aplicar a mesma “solução da época”.

  13. opinião

     O ser humano, guarda dentro de si, demonios e anjos.  Ninguem é 100% anjo ou 100% demonio. O certo também é que,  aumnetou as riquesas da minoria que dtem as riquesas do brasil e temos quea dmitir que somos o páis da impunidade e da viol~encia urbana, e que morre inocentes mais do que se estivessemos numa guerra, e não vejo nenhum anjo capaz para resolver isso. Todos os que aparecem como lideres(todos) tem anjos e demonios dentro de si…Quem sabe… o papa Francisco, com sua humildade, poderia  ser uma fonte de inspiração para esses doentes de sede pelo PODER… uncamente o Poder… e o domínio dos mais fracos e oprimidos…

  14. Vale apena assistir com

    Vale apena assistir com atenção o vídeo. A parte que diz respeito aos ataques a Jango e o apoio à ditadura dispensa comentários, é muito explícita e grotesca. Dito isso, o que mais me chamou atenção é a mudança radical que podemos observar daquilo que é entendido como papel do Estado se vemos esse vídeo e comparamos com o que se torna comum a partir dos anos 90.  Parte direita de hoje se contorce diante do comércio com a China e outros países do Sul, enquanto o vídeo crítica os Estados Unidos (28:20min), além de afirmar que estamos “abrindo o leque dos clientes, não importando a ideologia dos compradores”  (28:40min).  Temos ainda “o II PND enfatiza a necessidade de melhorar a qualquer preço a distribuição da renda, e não aceita as teses de que primeiro é preciso criar riqueza, para depois distribuí-la. Ao contrário, defende a distribuição simultânea ao crescimento econômico…” (35:30min) . Aos 35:55min, temos “acabar por todos os meios com as distorções que vem se acumulando na questão da renda”. Nos 36:30min. “pois se muitos melhoraram de vida, há ainda milhões de subnutridos…”. E vai por aí. Um pouco antes desses trechos que destaquei temos a defesa de uma efetiva integração nacional (que pode ser questinada, mas era para valer), e a prioridade ao transporte ferroviário. Esse vídeo nos apresenta muito mais do que uma tosca pregação anti-esquerda, anti-comunista. Nos mostra que os militares defendiam idéias nacionalistas e desenvolvimentistas que nos últimos 25 anos foram sendo abandonadas e hoje ficaram restritas, ironicamente, à esquerda. A leitura do II PND pode despertar muitos questionamentos sobre a política e o Brasil de hoje.
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/1970-1979/anexo/ANL6151-74.PDF

     

  15. Caraca!

    Como o Cidão é velho!!!]

    Mas sácumé…no brasil….a mídia é governo (quando ditadura) e oposição (quando democracia).

  16. Sempre a globo.

    Estes dias a câmara anulou a seção que depoz Jango, por ser altamente ilegal e corrupta. Mas a globo foi a agente maior deste momento, deste golpe, desta desgraça. Tai o que é o pig. E vem desde que a globo é globo. Tudo globo. Pergunta: não vão aproveitar para cassar a concessão deste monstro. Mentira, falsidade, corrupção, golpe contra o povo e o país, este é o globo. Podridão política. O dono do pig.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador