Interpretação de texto em O Globo para alegrar a vida

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Tempos difíceis estamos vivendo onde a velocidade imposta pela internet nos tornou distraídos nos conteúdos. Se tanta coisa me chega às mãos, se eu ler cada uma delas é capaz que eu perca um tanto bom de coisas importantes. Mesmo que esteja jogando lixo nas redes sociais que participo. Esta é a tônica.

Uma coisa que tenho tido que fazer, por força do momento em que vivemos, é interpretar o texto e compará-lo com o título que carrega. Difícil não é. Basta abrir o arquivo da notícia e ler. Lido o texto, volte ao início. Leia o título. Lembre-se do que foi lido. Bingo!

Vamos ao exercício.

No jornal O Globo, a matéria carrega o seguinte título: “Americanos dizem orar por nação brasileira e confiar em processo de impeachment de Dilma”. E, na linha fina, a informação de que “Deputados dos partidos Republicano e Democrata enviam carta ao Congresso brasileiro”. Isso impressiona, e muito. Fico aqui pensando com meu botões: ops, são os dois partidos mais importantes na terra de tio Sam. Tô pasma!

Daí vamos à matéria já imaginando que os dois maiores partidos americanos estão reconhecendo que no Brasil não temos golpe, temos rearranjo da democracia (como diria aquele fatídico ministro aposentado). E se for isso é preciso reconhecer que eles carregam lá sua legitimidade. E estão orando. Orando! Ah, sei lá. Às linhas, por enquanto.

A matéria diz que enquanto a presidente Dilma afirmava que existe um golpe em andamento no Brasil, os “deputados americanos dos partidos Republicano e Democrata disseram, por carta, terem orado pela nação brasileira”. Certo. Isso é fato e sobre isso construirei minha igreja. Pensa bem. Enquanto ela fala do diabo, eles oram pela nação. Acho que é isso, interpretação e livre interpretação não tem linha demarcatória. O Globo comprova isso.

Diz a matéria que a tal carta foi escrita depois que o senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB, foi aos Estados Unidos com a faixa de presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Então foi assim, vamos analisar a deixa da notícia: o Aloysio, do alto de suas funções no movimento golpista, vestiu as sandálias da humildade e foi lá na Câmara dos Deputados deles e pediu: por favor, será que alguém pode mandar um aceno de concordância ao Brasil, para que todos fiquem em paz e aceitem que o impeachment não é golpe? E dois bravos deputados se prontificaram! Dois! Um de cada lado!

E, por fim, o grande final, quando a carta é publicada na íntegra. Santo Batman! A carta diz que eles “oraram” pela nação e pelo povo. Da mesma forma diz que eles têm esperança e confiança na democracia brasileira e que, note bem, “que as instituições brasileiras terão a sabedoria de conduzir o país rumo a dias melhores no marco da lei para todo o povo”. No marco da lei seria algo novo para Aloysio e seus amigos? Ou seria respeitando as instituições e o estado democrático de direito?

Ah, sei lá. Tantas histórias novas sob títulos mirabolantes!

Divirtam-se com a matéria.

De O Globo

Americanos dizem orar por nação brasileira e confiar em processo de impeachment de Dilma

Deputados dos partidos Republicano e Democrata enviam carta ao Congresso brasileiro

POR MARIA LIMA

23/04/2016 16:56 / atualizado 23/04/2016 17:30

BRASÍLIA — No mesmo dia em que a presidente Dilma Rousseff pregava a existência de um golpe de Estado em curso contra seu mandato, em Nova Iorque, deputados americanos dos partidos Republicano e Democrata disseram, por carta, terem orado pela nação brasileira.

A carta foi enviada depois da visita do presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) aos Estados Unidos, onde se encontrou com autoridades americanas, para neutralizar o discurso do golpe feito por Dilma e aliados.

A correspondência enviada ontem ao Congresso brasileiro é assinada pelo republicano Robert B. Aderholt , do Alabama, pelo presidente da Subcomissão de Agricultura da Câmara dos Representantes, e pelo democrata Juan C. Vargas, Califórnia, membro do comitê de Administração da Câmara.

“Nossos pensamentos estão com vocês e saibam que nos importamos e estamos orando por vocês”. Leia a íntegra da carta:

“Aos membros do Senado Federal e da Câmara dos Deputados do Brasil. Recebam os cumprimentos e saudações calorosas dos nossos amigos do Congresso dos Estados Unidos.

Esta manhã, no Capitólio dos Estados Unidos, membros dos Partidos Democrata e Republicano da Câmara de Representantes se reuniram e oraram pela nação e povo do Brasil. Temos confiança de que vocês serão encorajados e fortalecidos ao se honrarem mutuamente na amizade nestes tempos difíceis e desafiadores. Temos esperança e confiança na democracia brasileira e em que as instituições brasileiras terão a sabedoria de conduzir o país rumo a dias melhores no marco da lei para todo o povo. Nossos pensamentos estão com vocês e saibam que nos importamos e estamos orando por vocês. Cordialmente, Most Sincerely”.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Pera, uva, maçã, salada

    “Pera, uva, maçã, salada mista, diz o que você quer sem eu dar nenhuma pista….” ou” chama a mãe que o pai tá doido”.

    E daí quantos membros? E a cartinha tão singela foi enviada por pombo-coreio? Para quem? Para o meramente informativo do que interessa a ele o jornal O Globo?

     

    1. Parcerias e tudo a mesma SOPA….

      Mandou pro jornal que é parceiro da gangue do Moro que, por sua vez, é tudo adestrado pela CIA, NSA e suas ONGs que agem livremente insuflando e financiando os movimentos golpistas. Tudo a mesma SOPA!!

  2. Quano a Globo manda uma carta

    Quano a Globo manda uma carta chorosa para o The Guardian, é jogada na seção de cartas dos leitores. Quando o Tio Sam manda uma cartinha, é divulgada como notícia importante, inclusive com título deturpando o texto.

  3. Incrível
    O desespero das organizações Globo pra controlar a narrativa e legitimar o golpe nos brinda com manchetes engraçadas, entrevistas descabidas (ministros do Supremo em exercício), jornalistas histéricos no Twitter, vídeo de economista com certezas de jurisconsulto romano e papelão da oposição nos gestos tresloucados (Batman e Robin na ONU, A. Nunes no congresso americano, etc)… Resposta do próprio dono do Império Globo na caixa de comentários do “The Guardian” (coisas surreais de uma empresa que levou 50 anos pra admitir a canalhice de 64). Seria tudo muito engraçado se não fosse um prenúncio sinistro : repetição como farsa dos eventos de 68.

  4. Lembrei do texto do R.

    Lembrei do texto do R. Maestri “Golpe não é para amaradores”.

    Alguém quer obter de autoridades estrangeiras a declaraçao de que um golpe na América Latina não é um golpe e vai buscar isso nos EUA?  A viagem em si dispensa qq declaração. Fica tudo esclarecido.

    1. Jaide, realmente amadores.

      Em 1964 o então governador de Minas Gerais Magalhães Pinto antes do golpe foi ao Estados Unidos e foi recebido no Salão Oval pelo então presidente Kennedy e mantido longas conversações sobre o apoio dos Estados Unidos. Isto foi filmado e apareceu nos jornais do cinema onde o Magalhães dava declarações sobre “o presidente” (no caso Kennedy) como este fosse o presidente do Brasil.

      A única semelhança dos golpistas de 64 com os de 2016 é a traição e a vontade de se entregar a um governo estrangeiro, porém os atuais golpistas são tão execráveis e não considerados pelo governo americano que recebam somente orações de alguns parlamentares que devem se identificar com seus congêneres brasileiros.

  5. eles oram,.defendem a

    eles oram,.defendem a democracia e  o globo distorce e inventa um

    título dizendo que a oração é em favor do impeachment, um golpe á lei e à democracia…

  6. No mesmo dia que o Santos foi

    No mesmo dia que o Santos foi classificado para a final do paulistão, Zé de Abreu falou de política no Faustão.

  7. A globo é o golpe

    A globo é o golpe, o resto é uma turma de puxa sacos e despreziveis vassalos do holofote, e, quem sabe, muito, vítimas de chantagem.

    a globo é todo o golpe. O resto são ratos.

  8. Nao custa nada conversar com

    Nao custa nada conversar com estes “`deputados““  e explicar o que esta acontecendo no Brasi, e pedi uma sincera carta sobre o assunto.

  9. “Divirtam-se com a

    “Divirtam-se com a matéria.”

    Aqui nos divertimos com os jornais, lá eles se informam.

    Com certeza absoluta os parlamentares americanos leram o WP e o NYT. Não iam dar mole para o Aloisio “300 mil”.

    Depois do espetáculo deprimente proporcionado por nossos parlamentares, a nossa imprensa se desnuda perante ao mundo. A mídia brasileira como ela é, desonesta até a medula. Papel ridículo.

  10. O Aleluia do DEM(democratas)

    O Aleluia do DEM(democratas) foi lá , o Lauro Freitas (Partido Republicano) foi lá, e entregaram a cartinha para publicação.

  11. Fraco, muito fraco

        Nem com apoio declarado de Thomaz Shannon e Melvin Levitsky, o Aloysio conseguiu coisa melhor que um republicano do “tea party”, com interesses economicos na América Central e do Sul, e um democrata de 1a legislatura.

         Rubens Barbosa vai atropelar o Aloysio. 

  12. Desespero

    Isso demonstra o desespero das hostes golpistas e a parcialidade, intrínseca, da Globo.

    É o QG do golpe.

    Ou o Brasil divide o monopólio midiático, ou o monopólio divide o Brasil.

    Vai entrar para o anedotário do golpe.

  13. Devem ser as mesmas orações

    Devem ser as mesmas orações que a bancada evangélica tem feito na Câmara. Tudo em nome de “deus” e da família.

     

  14. Essa outra carta aqui é mais relevante, por tomar partido.

    O Partido Social-Democrata Alemão divulga nota contra o golpe no Brasil. O SPD é um dos partidos mais importantes da Europa. Segundo o Tijolaço, “a nota é assinada por Niels Annen e Klaus Barthel , representantes da bancada social-democrata para assuntos estrangeiros e assinala que não há acusações concretas de corrupção contra Dilma e nem contra o ex-presidente Lula. E, portanto “as alegações contra Roussef não representam uma base jurídica fundamentada para o impeachment”.

    “Com o impeachment, a oposição abusou de um instrumento democrático importante da Constituição para remover um presidente democraticamente eleito do cargo.Sabemos que Dilma Rousseff perdeu apoio entre as pessoas em geral  e no Congresso. O abuso de impeachment, no entanto, representa um precedente perigoso para a democracia brasileira. Ele permite que as pesquisas de opinião e marchas de protesto superem princípios constitucionais e eleições democráticas “, assinala a nota.”

     

     

     

  15. Começou a vigorar a República dos Canalhas

    Acaba de ser instaurada no Brasil a República dos Canalhas. Eles descobriram domingo que detêm mais de 2/3 da Câmara. Logo descobrirão que têm 2/3 ou mais do Senado. Se puderem impixar a Dilma sem crime de responsabilidade, com a complacência do STF, podem literalmente tudo: terceirizar geral, cancelar a CLT, revogar a Lei Áurea, decretar o Estado Evangélico no Brasil (versão tupiniquim do Estado Islâmico); podem até restaurar a Monarquia, nomeando Eduardo Cunha Imperador do Brasil.

    Se acham que exagero, examinem de perto os projetos de lei que andam aprovando na Câmara e no Senado nos últimos dias. Quem irá vetar o Apocalipse que se aproxima?

  16. são hábitos do sistema globo…

     e se pegarmos cada hábito isoladamente, podemos dizer que é band, folha, estadão, veja e stf

    reparem como cada um tenta interpretar uma interpretação definitiva da imprensa internacional

    É GOLPE

    mas a força do hábito foi parar no stf e seus ministros passaram a negar interpretações definitivas a sociedade

    a força do hábito que a todos vicia, mas que também impacta

     

  17. Senador e Deputados visitam Tio Sam

    Bom, a alegria de O Globo só deve rivalizar com a do Senador Aloysio, que volta ao país com esta contundente declaração de apoio nenhum a nada; porém não dá para saber realmente o que o augusto Senador conseguiu por lá, os servos de Mordor são discretos em anunciar suas conquistas e mais ainda em seus fracassos.

    Quem sabe o Deputado Aleluia e o outro que ainda bem que não me lembro o nome voltam com algo mais substancioso para entregar ao Cunha, digamos, óculos escuros, um rolex e um smartphone comprados de algum vendedor ambulante da Rua 42?

    1. Acho difícil…

      …trazer um rolex e um smartphone… o dólar tá caro! kkkkkkkk

      Se bem que é só fazer um saque no Swiss Bank… Com certeza o Aleluia tem a senha do Cunha! kkkkkkkkkkkkkk

       

      É 😀 pra não :'(

  18. Orgulho sinto, e muito, de

    Orgulho sinto, e muito, de estar do lado contrário dessa CANALHA. Será que esses senhores e senhoras tem a coragem de encarar seus filhos à vista de tanta falta de caráter? Isso vai muito além do simples desrespeito aos assinantes e leitores: é um estelionato. 

    Mas há o lado bom dessa história: a hipocrisia e o descompromisso desse tipo de mídia com a ética deixa de ser constatado e denunciado só por “petistas”, “petralhas”, “bolivarianos” e “esquerdopatas”. A mídia internacional, principalmente a mais expressiva, já se deu conta que sua similar por essas bandas não vale o que o gato enterra. 

    Aliás, até essa última comparação ainda valoriza esse tipo imprensa ao tempo em que subestima o côco dos gatinhos. 

     

     

     

  19. É ilário

    A Dilma vai a ONU. Republicanamente, deixa nas entrelinhas o que queria dizer. é ouvida e entendida. Não depôs contra o Brasil como profetizava a inútil direita do país. Ao contrário, deixou para a imprensa internacional repercutir a sua indignação. A direita, por outro lado, além de mandar dois deputados metidos a arapongas á ONU , manda também o curumim Aloysio limpar as botas do legislativo estadunidense, buscando apoio dos “donos da festa que pertencem aos dez mais”. Em uma pura atuação puxasaquista o ” nobre senador da república eduardisticacuniniana” buscou legitimar os atos de sua turba perante aquilo que é mais chic no úrtimo em termos políticos. A resposta , embora elegante, foi uma demonstração clara do que eles sentem por nós: “estamos cagando e andando para vocês”. E ainda agradaram a turma. Eta, gentinha miserável!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador