Na imprensa, ato da Petrobras torna-se tudo, menos defesa

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornais elencam briga entre manifestantes, destacam queda de classificação de investimento da estatal e manipulam discurso de Lula
 
 
Jornal GGN – Com o objetivo de abafar o ato em defesa da Petrobras, que reuniu políticos, artistas, escritores e jornalistas, no Rio de Janeiro, os jornais Folha de S. Paulo e Estadão trouxeram em sua capa outro enfoque para a estatal: a agência de classificação de risco Moody’s rebaixou a Petrobras para o grau especulativo, ou seja, a estatal entrou na lista de investimentos de risco.
 
À isso, a Folha publicou como motivos a investigação da Lava Jato, o endividamento da empresa e o atraso na divulgação do balanço auditado. Para associar um maior grau de negatividade a esse fato, os jornais pontuaram em seus cadernos e sites a briga entre militantes do PT e um simpatizante do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, pouco antes do ato em defesa da Petrobras.
 
A Folha de S. Paulo mostrou o que esperava do discurso de Luiz Inácio Lula da Silva no encontro, como de “desqualificação das investigações da Polícia Federal na Operação Lava Jato, que apura desvio de dinheiro na estatal, e da atuação da Justiça”. Lula não dequalificou. Manteve a crítica dos pré julgamentos da imprensa, antes da conclusão dos processos com respectivas provas.
 
“A ideia básica é criminalizar antes, tornar bandido antes de ser investigado e julgado. É criminalizado pela imprensa e começa o processo pela sentença. A tal da teoria do domínio do fato, eu não tenho que saber se você cometeu um crime, mas se você é o chefe, então você cometeu. É um pressuposto”, disse. “Percebo que eles continuam fazendo hoje o que sempre fizeram antes”, comparou o atual momento político com o período após a instalação da ditadura militar no Brasil”No caso da Petrobras, se parte do pressuposto de que tem que acabar com a Petrobras e criminalizar a política”, afirmou.
 
No ato que marcou a presença mais incisiva de Lula junto à articulação política do PT em 2015, o ex-presidente defendeu: “eu quero paz e democracia, mas se eles querem guerra, eu sei lutar também”. 
 
“Vamos defender a Petrobras, porque defender a Petrobras é defender o Brasil, defender o Brasil é defender os trabalhadores brasileiros, defender os trabalhadores é defender a democracia, e defender a democracia é a gente defender a continuidade de um processo de revolução social que aconteceu neste país nestes últimos anos”, disse.
 
E, para defender, o ex-presidente lembrou: “tenho orgulho da maior capitalização do capitalismo mundial, que foi a capitalização da Petrobras, que se tornou uma das empresas mais importantes do mundo. Que vergonha eu posso ter se, no meio de uma família de 86 mil pessoas, uma pessoa comete um erro, uma ‘caca”? Não podemos jogar a Petrobras fora por causa de meia dúzia ou 50 pessoas”, argumentou.
 
A Folha relata o ato organizado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e pela FUP (Federação Única dos Petroleiros) e a distorção foi reincidente. “Dilma precisa erguer a cabeça e dizer ‘eu ganhei’, afirma Lula”, é o título que já carrega o teor pejorativo em sua linha-fina: “Manifestantes da CUT e do PT entram em confronto com grupo antigoverno do lado de fora de ato pró-Petrobras”.
 
Trechos descontextualizados e associados com outros de momentos diversos do discurso de Lula foram apelados. “Para Lula, os escândalos envolvendo a estatal, alvo de uma série de denúncias investigadas pela Operação Lava Jato não são uma questão da ‘Dilma, mas da Polícia Federal ou da Justiça’. E defendeu que ‘não se pode jogar a Petrobras fora por causa de meia dúzia de pessoas'”, publicou, em um parágrafo, a Folha de S. Paulo.
 
Em sua fala, Lula, entretanto, não quis afastar a responsabilidade da presidente Dilma Rousseff dos casos investigados, mas defender que o processo não prejudique a postura da presidente, fomentando um cenário de crise de imagem. 
 
“Nossa companheira Dilma tem que deixar a Petrobras para a Petrobras, as investigações para o ministro da Justiça. A Dilma tem que lembrar que ganhou eleição, levantar a cabeça e cuidar do país. Ela não pode dar trela. Nós ganhamos as eleições e parece que temos vergonha de ter ganhado”, disse, na verdade, o ex-presidente.
 
A descontextualização proposital também ocorreu na discrepância de imagens, associando a briga de momentos antes com o discurso de Lula. Foi o que fez o Estadão, que imprimiu a fotografia de troca de socos entre os manifestantes, com a matéria que carregava o título “Lula pede que Dilma ‘levante a cabeça'”:
 
 
Assista ao discurso de Luiz Inácio Lula da Silva, no ato de defesa da Petrobras:
 
https://www.youtube.com/watch?v=mR0c7ps9e0Q#t=10 width:700 height:394
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ..estranho…

    ..é ainda achar isso estranho.. Ou não padrão, por parte desta “nossa” mídia… Que de “nossa”, não tem nada..risos..

    Já é cômico… É a oposição escancarada..

    1. Pois é. Ainda há quem

      Pois é. Ainda há quem acredite que possa sair jornalismo desses veículos e não somente propaganda comercial e política.

      Os caras dessa imprensa ridícula já estão num clima de “nós contra eles [do PT]” desde o primeiro dia de governo, e aumentando a dose a cada instante, e os “cavalheiros” do governo olhando pra TV e pros jornais com cara de “namoradeira”, suspirando “ah, se gostassem de mim!”…

      É verdade: dá até vontade de rir. Mas o problema é que se esse pessoal odioso retoma o comando do Brasil a barbaridade será incontrolável. A sede de poder é raivosa. Tanto que não são capazes de propor nem discutir nenhuma proposta; querem somente derrubar e assumir no lugar para o qual não foram escolhidos. E é ísso que mais os atormenta: acreditam mesmo que são os escolhidos por natureza; os mais “preparados”.

      Não, não são: não têm nada a acrescentar; só ódio do Partido dos Trabalhadores, do Lula e da Dilma.

      Agora – como são muito “espertos” – inventaram mais uma pros teleguiados repetirem: um tal “projeto de poder”, maligno, é claro, do PT. Como se em qualquer democracia competitiva os partidos não exisstissem exatamente para isso: adquirir e exercer o poder.

      Repito algo que já comentei anteriormente: foram dois os “crimes” do PT diante dessa turma: ser eleito e não cair.

  2. Fala a verdade, alguém

    Fala a verdade, alguém esperava cobertura diferente da mídia venezuelana que opera no Brasil? Quem foram os agitadores que tumultuaram o evento e viraram capa de jornal? Desde quando Lula, Dilma e o PT vinham sendo alertados de que era fundamental encarar o combate com a mídia de frente? “Controle remoro”? E zumbi lá sabe mexer em contrôle remoto? Zumbi já deixa TV sintonizada na globo mesmo que tenha tv por assinatura.

  3. Ato na ABI

    Distorção absoluta. Estive no Ato , fiquei na rua vendo pelo telão e não teve briga nehuma. No máximo alguns poucos coxinhas mandados fazendo provocação. Normal , devido ao acirramento. Lula estava afiadíssimo no discurso. Foi muito bom.

  4. Lula e o discurso de Lula

    Lula precisa rever seus discursos. Muitas vezes ao usar imagens, metáforas sobre a relação em família, Lula confunde. Ele precisa se ater ao discurso que ele pediu que fosse encaminhado por conter excesso de dados. Sugiro que ele se apoie nesses dados, reveja sua resistência a informações estatísticas e as analise. Adote o discurso da defesa da Petrobrás e defenda o exercício de governo, sem deixar de explicitar suas contradições internas.

    1. O discurso de Lula

      Cara amiga Ivanisa Teitelroit, discordo, e muito, da sua opinião. Lula é o cara da comunicação – quem melhor sabe comunicar conceitos pesados, complexos, para a compreensão do povo – do Brasil. Adaptando um bordão, “nunca houve, em toda a história”, um presidente que saiba falar tão bem para todos. Ele possui o dom de extrair das estatísticas a realidade humana, e na sua “fuga” à citação de números, nesse “defeito”, também há uma tática: números aqui e ali causam polêmicas, a partir do método, da pesquisa, de variáveis que a reação é mestra em brandir contra os “petralhas”. 

      Que Lula continue assim, falando à sua maneira. . 

      1. Amigo Urariano

        Caro amigo Urariano,

         

        Respeito sua opinião por sua trajetória e seu talento como escritor. No entanto, há algum tempo venho analisando a repercussão dos discursos de Lula na imprensa. Na minha opinião, Lula não devia ser tão intuitivo, pelo contrário, devia levar em consideração, circunscrever com conhecimento de causa o público com quem ele quer se comunicar. Público este cada vez mais qualificado. E renovar, inclusive, as imagens e metáforas que usa há tanto tempo ainda como sindicalista. Hoje temos uma nova tecnologia e novos meios de comunicação. Para que seu discurso venha a ter o efeito esperado é preciso estar mais atento ao novo público. Quanto aos dados e as informações estatísticas, considero que há meios de as traduzir de maneira que o povo também as possa entender e dominar.

        1. A repercussão das falas de

          A repercussão das falas de qualquer um que defenda o Brasil e o povo, minimamente, será distorcida pela imprensa brasileira.

           

          Poderia ser o Noam Chomsky falando que teria manipulação pela mídia nativa e manipuladora.

        2. DISCORDO
          LULA não é um

          DISCORDO

          LULA não é um burocrata é um líder popular, e como tal sua função é comandar as massas. As massas são o ‘público circunscrito com conhecimento de causa’ por sua enorme intuição,e as massas estão a cada dia mais informadas e mnossuscetíveis às manipulçãoes midiáticas. Fazer o LULA dar uma de alckmin, que só fala números e lugares-comuns, seria como transformar um poeta trágico num frio contador. Não tem nenhum sentido, a não ser o seu próprio esvaziamento.

           

          “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

        3. DISCORDO
          LULA não é um

          DISCORDO

          LULA não é um burocrata é um líder popular, e como tal sua função é comandar as massas. As massas são o ‘público circunscrito com conhecimento de causa’ por sua enorme intuição,e as massas estão a cada dia mais informadas e mnossuscetíveis às manipulçãoes midiáticas. Fazer o LULA dar uma de alckmin, que só fala números e lugares-comuns, seria como transformar um poeta trágico num frio contador. Não tem nenhum sentido, a não ser o seu próprio esvaziamento.

           

          “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  5. A Globo é mesmo golpista e canalha

    Vez em quando eu passo pela Globonews. Estão fazendo tudo para inflar o protesto dos caminhoneiros. A rede Globo, sempre tão contrária a protestos e paralisações agora está jogando gasolina na fogueira. Tudo pra achincalhar o governo. Não ha um só comentário de um de seus jornalistas amestrados que não vise colocar a opinião pública contra o PT. Ontem, dia do ato a favor da Petrobrás, menos de 15 segundos de notícia, com ênfase em pancadaria. A mesma Globonews ficou 15 MINUTOS noticiando um descarrilhamento de trem nos EUA. Esse pessoal que assiste Globo (e a tem como parâmetro de confiabilidade) são uns abduzidos. 

  6. lula fez um discurso

    lula fez um discurso emocionante, como sempre.

    e como sempre, a grande mídia manipulou…

    depois que ele citou luis nassif, elogiando-o, vieram os aplausos….

    merecidos….

  7. Nassif Translator

    Quem diria, estamos precisando de tradução do que se lê na imprensa brasileira.

    Eu uso o Google Translator quando tenho que ler um texto em inglês, e o Nassif Translator quando quero entender o que acontece no Brasil – mesmo os textos sendo escritos na língua portuguesa.

    Obrigado pelo serviço gratuito, Nassif…

  8. Manipulação da mídia

    O PT, o Lula e a Dilma estão apenas começando a entrar numa guerra da oposição que já vem se acentuando desde o início de 2014. Fizeram um esforço na reta final das eleições e depois dormiram em berço esplêndido… Que este Ato em Defesa da Petrobrás e mais as ações impetradas na justiça, sejam apenas o começo de uma luta que precisa ganhar as ruas, ganhar a boca do povo! Mais mobilização, mais verbalização de idéias, mais ações na justiça e na mídia! A melhor defesa é o ataque! O povo não gosta de mocinhos indefesos e frágeis, pois se assim for, começa a torcer para os bandidos!

  9. Agora é “bateu, levou”

    De vez em quando é bom ver esses coxinhas levar umas porradas mesmo…eles já estavam merecendo há tempos.

     

    De que adianta falar em paz e amor, se os coxinhas nos agridem 24 horas por dia???

     

    Agora vai ser assim “Bateu, levou”……o pau vai cantar…..

  10. Quem estiver a fim de entrar

    Quem estiver a fim de entrar para o maravilhoso mundo da bulimia, leia a coluna de hoje do Josias de Souza. É pra chamar o hugo na hora.

  11. vê-se, sem sombra de dúvida, que o poder da mídia é um só…

    nas mãos de poucos, mas todos inimigos da Petrobras ou do Brasil

    todos repetem a sordidez de uma só página, de uma só manchete de alguém que ninguém quer definir claramente para que seja identificado, porque este alguém está acima de qualquer outro, sendo também de qualquer instituição ou poder que se diz apenas em defesa dos direitos e das leis………………………………………

    que leis? não existe lei para quem tem força maior do que a do próprio Judiciário do pais alvo

    a bem da verdade, noves fora politicagem, esta que é a verdadeira trama monstruosa e diabólica que a todos esmaga sem que ninguém perceba, porque simplesmente se recusa a acreditar, haja vista que a certeza os mortificariam ou os aniquilariam como representantes da justiça ou guardiãs da nossa constituição

     

    1. fossem realmente guardiãs da Constituição…

      já teriam se manifestado, de uma só voz, que praticar esta monstruosidade contra um governo eleito democraticamente, não tem nada a ver com liberdade de expressão e de imprensa

      já teriam reconhecido e alertado que é conspiração, um ultraje por negação de tudo que reconhecemos como  permitido por lei

  12. Esses dois jornais são tão

    Esses dois jornais são tão sujos e imundos que dizer que são um poço de merda não define adequadamente a cara nojenta que estampam. Falar dos dois ao mesmo tempo dá asco. Eu começaria pela folha, mas hoje não, estou com o estômago fraco.

  13. Assistindo e o link replicado

    Assistindo e o link replicado no Twitter e no Facebook.

    Obrigado, Ivo Zefiro (primeiro comentário neste post; tentei agradecer logo após teu comentário, foi publicado aqui).

  14. Lenita, na página do You Tube

    Lenita, na página do You Tube onde está o link, há mais dois ou três, um deles deve abrir, estou conseguindo ver normalmente.

  15. Como bem disse Lenin, “O

    Como bem disse Lenin, “O partido é a mente, a honra e a consciência da nossa época”. Ao voltar aos braços do povo, Lula resgata o espírito de luta do PT. Chega de sermos oprimidos, esmagados por esta mídia golpista e pelos fascistas de plantão. Serão tempos dificeis, a direita reorganizou-se por omissão do próprio PT e do governo federal, que se posicionou acuado no ringue da luta política. Março será um mês crucial para a sociedade brasileira. Vamos todos às ruas lutar pelo Brasil, em favor da Petrobras, contra o autoritarismo da quadrilha comandada por Moro, Barbosa, Gilmar e seus asseclas!

  16. Esses atos “em defesa da

    Esses atos “em defesa da Petrobras” são uma piada. Ora, quem é contra a Petrobras? Até agora, foram os que aparelharam e saquearam a empresa (PT e aliados). Os demais brasileiros são todos a favor.

    1. Aqui mesmo apareceu um punhado

      ontem mesmo durante o evento

      mais um sonâmbulo que nem percebeo o que  se passa a sua volta

      a favor é quem faz a empresa se tornar a maior do mundo com capital aberto, quem multiplicou o valor e o patrimônio da empresa não quem fica falando besteira e papagaiando a mídia.

  17. EM RELAÇÃO AO IMPEACHMENT

    EM RELAÇÃO AO IMPEACHMENT AINDA FALTA COMBINAR COM OS RUSSOS , CERTO?

    RESTA AINDA À DILMA ANUNCIAR ALGUMAS MEDIDAS BEM POPULARES E ESFRIAR OS ÂNIMOS DOS COXINHAS !

     

  18. Em todas as fotos até o

    Em todas as fotos até o momento só deu essa cara de cabelos grisalhos envolvidos na confusão.

    Quem esse cara? Coxinha não se mete em briga direta, não dá a cara pra bater.

    Quem é esse cara?

  19. São essas imagens e essas

    São essas imagens e essas notícias que VIAJAM O MUNDO!

    São eles que dizem ao mundo o que somos…

    Não há agência de Notícias dos Blogs Sujos…

  20. Os principais jornais do país

    Os principais jornais do país não mostraram essas fotos, mas outras, escolhidas a dedo e com o claro objetivo de manipular as informações. Por isso é preciso cuidado redobrado com o que se lê. Esta postura de questionamento de tudo o que é noticiado no Brasil tornou-se extremamente necessária nesses dias terríveis de partidarização explícita e escancarada da Rede Globo, da Globo News, do O Globo, da Veja, do Estadão e da Folha de São Paulo, que claramente deixaram de fazer jornalismo para fazer oposição frontal ao Governo Federal, como se partidos políticos fossem e não fontes de informação ao cidadão. Há uma deturpação gravíssima do papel da mídia no Brasil. Isso coloca em risco a democracia em nosso país, além de acirrar os ânimos políticos para muito além do que seria civilizado. Os principais meios de informação do país estão fazendo uma aposta arriscadíssima no acirramento das tensões políticas no Brasil e isso, em última análise pode produzir derramamento de sangue e tragédias. Isso jamais deveria ser o papel da mídia em um país civilizado, muito ao contrário, ainda mais que mundo afora temos exemplos clássicos de onde esta postura irresponsável pode nos levar!

  21. Sem falar no blog do josias,

    Sem falar no blog do josias, sempre meio devagar e se utilizando de robôs coxinhas que desde ontem conseguiu uns 1800 posts xingando e insultando o Lula, sem permitir o contraditório. Tentou o mesmo hoje com outro post e algo deu errado. UOL/Folha um absurdo em forma de manipulação de mídia.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador