Pannunzio, Holiday e o nosso fascismo oculto, por Daniel Gorte-Dalmoro

 

fernando-holiday-600x368.jpg

Por Dalmoro

Escuto o áudio da “entrevista” do vereador do MBL-DEM Fernando Holiday Silva ao jornalista Fábio Pannunzio, da Rádio Bandeirantes. O breve trecho de três minutos (seria uma homenagem aos Engenheiros do Hawaii?) é um triste retrato do nosso acelerado caminhar para o fascismo.

Ao que dá para entender, Holiday não havia sido chamado ao programa, mas diante de terem dito que usara caixa 2 em sua campanha, liga para a rádio, para dar sua versão dos fatos. Justo, ainda que raro – a grande imprensa não oferece seu tempo assim tranquilamente ao Boulos, por exemplo. Talvez surpreendido por terem feito uma pergunta e cobrado uma resposta a ela, e não apenas a feito como desculpa para abrir o microfone para que falasse o que quisesse, o vereador se exalta e é tirado do ar, sem completar sua resposta (me pergunto se não foi para sorte dele e do grupo Bandeirantes).

O pequeno fascista começou com a desqualificação do site que noticiou seu suposto crime de caixa 2, o BuzzFeed Brasil. Realmente, o site não é algo que inspire grande confiança – até então, o tinha como site de listas bobinhas para perder tempo com inutilidades. Entrei na página do BuzzFeed e não consegui saber quem é o editor responsável – péssimo sinal. Entretanto, os jornalistas que deram o furo têm experiência, ainda que em veículos de baixa credibilidade: Tatiana Farah já trabalhou para O Globo e Severino Motta era da Veja – não sei da qualidade do seu trabalho nos respectivos veículos, pode ser que por serem profissionais éticos que tenham sido demitidos. Na reportagem, nada das frases usadas sempre pelo jornalismo da grande imprensa, nada de “fontes asseguram”, “pessoas próximas confirmam” e afins: os repórteres dão nomes e caras aos bois, apresentam planilhas e áudios: uma reportagem muito bem feita, portanto. Se é falsificação – “fake news”, como acusa Holiday, ele próprio integrante daquele que foi considerado por pesquisador da USP o maior divulgador de notícias falsas da internet brasileira -, Farah e Motta oferecem de bandeja suas cabeças para processos.

Impedido de falar do veículo e instado a falar do fato, Holiday tenta argumentar que dinheiro não contabilizado não é crime de caixa 2 – infelizmente não deixaram ele completar seu duplipensar, talvez ele dissesse que, não sendo petista ou de esquerda, não há crime. É nesse ponto, ao ser confrontado, que o vereador paulistano começa a gritar e é tirado do ar – medida bastante razoável.

A seguir vem o segundo momento fascista dos três minutos, o mais descarado, e que tem passado em branco – pelos comentários que li até agora. Diz Pannunzio, já sem possibilidade de réplica: “É isso aí, usou caixa 2. É o que aconteceu, e o resto é conversa fiada”. Que autoridade tem Pannunzio para determinar a culpa de alguém de modo tão cabal? Ele sequer relativizou sua frase, algo como “para mim, usou caixa 2, ponto final”. Fosse em particular, seria tosco, mas no seu direito, dar sentenças a torto e a direito, como se fosse o deus dono da verdade e da justiça, não foi o caso: o jornalista se utilizou de uma concessão pública para emitir um juízo de valor como se fosse fato (não que isso não aconteça o tempo todo na grande imprensa). A investigação das autoridades competentes, o contraditório, o direito à ampla defesa, e a sentença por alguém teoricamente habilitado e neutro, tudo isso é posto de lado: o veridicto está dado: Fernando Holiday Silva é culpado. É a mesma lógica utilizada contra Lula e Dilma, a mesma lógica utilizada contra o pai de Isabela Nardoni e sua mulher, a mesma lógica utilizada contra os donos da Escola Base. Estes conseguiram, vinte anos depois, provar sua inocência (pouco serviu, sua vida estava arruinada); Lula e Dilma tem a seu favor enorme capital simbólico e a completa falta de provas (mas há convicções); os do caso Nardoni, zé-ninguéns sem chance de contraditório, pagam por um crime que ninguém sabe a verdade. Holiday é outro zé-ninguém, apenas vive seus 15 minutos de fama, pode ter o mesmo fim de Nardoni e Jatobá, como nós – basta um suposto crime sensacionalista ou se indispor com o quarto poder, e não há outra justiça possível.

Nos indignamos (com razão) com o massacre sofrido por Dilma e Lula (e eu poria a morte de Marisa Letícia na conta de assassinato por parte do consórcio CIA-Moro-Globo); contudo, o episódio envolvendo Fernando Holiday Silva, até agora, mostra que estamos naturalizando esse tipo de atuação da grande imprensa. Logo estaremos apenas discutindo se os massacrados estavam do lado certo ou errado, do bem ou do mal.

Não se trata de defender Holiday. Ele tem dado reiteradas provas de não ter condições de ser vereador – seja pelos seus discursos de ódio, seja quando invadiu a reunião do PT, requerendo, ainda por cima, proteção da Guarda Civil -, e a cada dia se mostra menos apto para viver em sociedade. Contudo, não é justiçamento que vai dar conta do problema: ou reivindicamos o cumprimento das leis por parte das instâncias responsáveis (algo cada vez mais raro, com ministro do STF atuando como advogados nos casos que julgam ou juízes de província agindo como justiceiros), ou melhor defendermos logo a posse de armas, comprarmos nossa Uzi ou nossa AK-47, e sairmos para matar nossos iguais na praça de guerra.

na data da greve, 15 de março de 2017

Assine

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Independente da preferência

    Independente da preferência política

    TRISTE é ver JORNALISTAS ordinários cassarem a palavra  ..saírem com opnião formada  .,.condenarem como se Justiça fosse  ..instigar, manipular as massas  ..fechar microfone

    Lembro de Covas um dia enquadrar Chico Pinheiro que dizia “nós estaremos aqui pra fiscalizar o governador..”  ..ao qual Covas respondeu: “.. NÂO ! quem fiscaliza é o POVO, os tribunais de contas  ..a imprensa é pra outra coisa..”

    pois é  ..e pensar que LULA e DILMA preferiram o controle remoto pra lidar com estas MILICIAS

    Gente VAGABUNDA, que ao invés de se aterem a VERDADE factual (e pediram por PUNIÇÂO a quem falhar nesta MISSÂO)  ..ou a escutar TODAS as partes e deixar pra sociedade decidir  ..gente que resolve por si sectarizar e fazer valer a sua visão da realidade 

     

  2. pannunzio….

    Pannunzio jornalista é da família Pannunzio, um Coronelato da cidade de Sorocaba, testas-de-ferro das Privatarias Tucanas. O atraso que se perpetua por séculos. Basa ver que apoiaram a privataria da Rod. Raposo Tavares SP 270 que corta a tal cidade e que espera duplicação há quase 20 anos, apesar do traçado continuar o mesmo de quando era passagem de tropas de mulas e bois há 2 séculos, lombadas, mortes, falta de acostamentos e principalmente pedágios a cada 30 Km. Sabe por que deu voz ao tal? Uma mão lava a outra.   

  3. Aprendizes de fascista
    Ouvi o áudio pelo DCM e não consegui obter informação alguma. Apenas acusações, sentença e punição numa tacada só do juiz fascista Fábio Pannunzio. O episódio foi tudo menos jornslismo. Acusado e acuado o tal Holidey, eleito graças a gente como Pannunzio que levanta a bola dele quando interessa, não conseguiu responder, interrompido pelo “jornalista” de forma ditatorial. Deprimente.Impossível obter informação num ambiente em que a regra é a gritaria. Pannunzio é pau bem mandado e Holidey nascido do ovo da velha imprensa de onde também veio Pannunzio.

  4. nao vejo mal algum

    em saber que a besta está provando do próprio veneno. O diabo é perigoso, inclusive pra ele mesmo. Segura a espada sem cuidados e deixa a tocha virada pra baixo prestes a queimar-lhe as próprias mãos. 

    Que esse zé capitão alienado da moita colha o que ele mesmo planta. É isso que o UNIVERSO lhe deseja. 

    1. Provavelmente você…

      … que parece ser rascista e homofóbico e precisa aprender que cor de pele e orientação sexual são irrelevantes nesse caso. Importa o que a pessoa é.

      A questão é que Holiday é fascista. Exageradamente, fascista. Não poderia ter sido eleito por isso. Só por isso.

      Mas foi. Esse é o ponto.

  5. Com quem se assemelha

    Outro dia o MBL colocou numa camiseta Fernando Holiday e o Martin Luther King. Pra mim, o mais correto, seria colocá-lo ao lado de Ernst Röhm, que cumpriu papel semelhante na ascensão do nazismo.

  6. Ouvi rapidamente o áudio e me

    Ouvi rapidamente o áudio e me lembro de que no final também o jornalista compara Holiday com Lula.
    Terrível.
    Minha enorme decepção com a Bandeirantes.
    Pensei que o grupo fosse ter independência nestes tristes acontecimentos recentes da política nacional, dado certa credibilidade adquirida, mas não tá dando pra assistir seus jornais.
    Na mesma linha da Globo e dos outros veículos de apoio ao poder atual.
     

  7. Judiciario & Midia

                       Nosso judiciario aliado a postura propagandista , e nao informativa , da midia sao as principais ameaças ao estado democratico.( que ja nao mais vivenciamos) 

                      O jornal estadao  (no minusculo )  publicou editorial criticando a expresidenta Dilma , que por sinal muit mais respeitada la fora que o atual mandatario, por estar falando Frances sobre golpes e a situaçao de insegurança institucional em que metram o País , nos anos petistas FHC adorava ir pro exterior e falar mal do pais , do Lula e do PT, nunca foi criticado em editorial !

                   Durante os telejornais da noite Boris Casoy cuspia e babava de odio ao ver o tamanho da cois e criticando o PT .

                  Se a esquerda voltar ao poder  tera de modificr a forma como a imprensa e judiciario funcionam ou sera novamente alijada do poder .

                  Se puxarem o fio do novelo i Holiday rao na direçao do MBL  que parece ter uma industria de camisetas muito prospera para pagar  caminhadas ate brasilia com direito a hospedagens em hoteis com estrelas fabricaçao de bonecos gigantes passagens para NYC, enfim  ….

  8. PAnnunzio

    A bandeirantes E` A MAIS REACIONARIA REDE DE COMUNICAÇAO E A REDE DO AGRONEGOCIO
     O QUE SE PODIA ESPERAR DOS HERDEIROS DO LADRAO ADEMAR DE BARROS

     

  9. Li a respeito, nessa mesma linha de raciocínio

    Holiday provou do próprio veneno, mas o suposto jornalista foi muito mais fascista, pois provocou o entrevistado e o agrediu pelas costas, quando já não podia mais se defender. Coisa de gente covarde. Comportamento típico de golpista, reacionário e oportunista, como são seus patrões.

    É duro ser de esquerda. Outro dia me posicionei a favor de Joice Hasselmann sobre um violento ataque misógino que sofreu de uns bandidos de direita (sim, tem gente que consegue ser mais de direita que ela). Hoje, estou ao lado de Holiday (sim, tem gente, como Pannunzio, que consegue ser ainda mais fascista que ele).

    Nenhum dos dois merece, mas é uma questão de integridade e justiça.

     

  10. Em se tratando de produto do

    Em se tratando de produto do Grupo Empresarial Band dos Altos do Morumby, nenhuma surpresa. E em se tratando desse garoto-propaganda do MBL, menos surpresa ainda: tudo muto banal, comum, previsível.

    ***

    Interessante a criação publicitária “Fernando Holyday”. O MBL, o Instituto Millenium, os partidos como PSDB, DEM etc. mais reacionários e conservadores não podiam ter sido menos felizes. Vai ver por economia de dinheiro, vai saber, juntaram num só produto tudo o que o conservadorismo mais discrimina: preto, pobre e gay. Me faz lembrar da ideia de outro grupo empresarial privado criando o produto “Miriam Leitão, a nossa economista revolucionária”, para tentar competir com o qie legitimamente Dilma Roussef é. Não que o sofrimento real da pessoa de Leitão tenha sido menor. Mas quase dá para ver a reunião no “aquário” da firma:

    – “A Míriam?…”

    – “Não ela, a imagem dela! Veja: Economista, judiada pela ditadura, mulher! E o momento do lançamento é agora, vai vender mais que pãozinho quentinho!”

    Esse é o chato da propaganda comercial: criam esses simulacros e querem enganar aos bobos vendendo-os como legítimos…

  11. Holiday besteirou, se o resto é fascismo aí é outra coisa

    “Holiday tenta argumentar que dinheiro não contabilizado não é crime de caixa 2”

    SE ele disse isso em sua defesa, confessou pois, por definição, caixa 2 é dinheiro não contabilizado. Se é “crime” ou não, aí parece que até nossos supremos e legisladores estão “na (conveniente) dúvida”, já que as “certezas” pós-condenação de petistas e PT já se foram…

    Agora se o jornalista da Bund, digo Band, foi também fascista (como se mostra o entrevistado) é outra discussão, pois pelo menos conduziu a intervenção à argumentação de defesa e não de ataques aos mensageiros (buzzfeed).

    A verdade é que ambos Holiday e Band, têm prestado um excelente desserviço à boa informação e à sociedade brasileira.

  12. Ótimo texto…concordo!!!

    Mas que esse Holiday não vale nada isso não vale mesmo!!!
    Como foi dito no texto…ele e o MBL são os maiores propagadores de noticias falsas da internet.
     

  13. Decididamente os meios de
    Decididamente os meios de informação, tvs, rádios, jornais, revistas, etc., perderam a noção do ridículo.
    Gostaria de vê-los com a mesma voluntariedade quando confrontados com “cachorros grandes”. Ora, caixa 02 sempre existiu em nosso sistema político.
    Na compra de reeleição, no “convencimento” de bancadas no Congresso, no lobby nas indicações para altas funções estatais e no jabá bilionário direcionados à big média, todos perpassam por caminhos tortuosos das receitas “não contabilizadas”.
    Fatos e atores não faltam para os pit bulls do patronato demonstrarem sua ferocidade.Faltam-lhes coragem para tanto.
    O Holliday, deslumbrado que é, esqueceu-se que os alvos sempre foram os pretos, pobres, prostitutas e petistas. Ele, infelizmente, não percebe que pertence, conforme a visão dos “eleitos”, a etnia negra. É vítima de um sistema que ajuda a legitimar. Por mais que renegue essa condição, de afrodescendente, sua descendência o acompanhará até o túmulo.

  14. Pannunzio X Pannunzio
    Decididamente os meios de informação, tvs, rádios, jornais, revistas, etc., perderam a noção do ridículo.
    Gostaria de vê-los com a mesma voluntariedade quando confrontados com “cachorros grandes”. Ora, caixa 02 sempre existiu em nosso sistema político.
    Na compra de reeleição, no “convencimento” de bancadas no Congresso, no lobby nas indicações para altas funções estatais e no jabá bilionário direcionados à big média, todos perpassam por caminhos tortuosos das receitas “não contabilizadas”.
    Fatos e atores não faltam para os pit bulls do patronato demonstrarem sua ferocidade.Faltam-lhes coragem para tanto.
    O Holliday, deslumbrado que é, esqueceu-se que os alvos sempre foram os pretos, pobres, prostitutas e petistas. Ele, infelizmente, não percebe que pertence, conforme a visão dos “eleitos”, a etnia negra. É vítima de um sistema que ajuda a legitimar. Por mais que renegue essa condição, de afrodescendente, sua descendência o acompanhará até o túmulo.

  15. Misturando água e óleo

    Prezados,

    Quando eu ainda assistia a algum telejornal (há mais de 5 anos), eu dava preferência ao da rede bandeirantes, primeiro com PHA, depois com Boechat na função de âncora/apresentador. Fábio Pannunzio era um dos repórteres mais ‘pretigiados’ da emissora e fazia a cobertura política em Brasília. A esse ‘repórter’ já era dado grande espaço e sempre Pannunzio metia sua colher, dando tom palpiteiro opinativo-julgador ao que deveria ser um trabalho de reportagem. O estilo almofadinha de Pannunzio, assim como as ‘gracinhas’ que ele fazia em relação a Lula, depois com Dilma, desaguaram no preconceito de classe, no ódio nazifascistóide e uso da concessão pública para acusar, julgar e condenar aqueles que não compactuavam com a visão des seus patrões. Pannunzio se tornou antpático, arrogante, chato, insuportável. 

    Fernando Holiday, outros do MBL, Vem Pra Rua e demais movimentos golpistas e nazifascistóides são essa escumalha cheia de ódio e vazia de idéias; apenas os tolos, ingênuos e incautos se anganam com gente dessa laia. A maioria dos apoiadores de Holiday – sempre estimulados por ‘profissionais’ como Fábio Pannunzio e quejandos – cerra fileiras com ele por identificação, analfabetismo político ou ódio ideológico e de classe. Fernando Holiday e outros como ele são a criatura; o PIG/PPV em que trabalha Pannunzio é o criador. Fernando Holiday e outros da laia dele jamais teriam projeção e conseguiriam ocupar cargos políticos se o PIG/PPV não lhes desse apoio e espaço. Assustados com os monstros que criaram, os controladores do PIG/PPV ordenaram aos seus funcionários cortar as asas dos nazifascistóides como Holiday, Renan Santos, Marcelo Rodrigues(?) e outros. Notem os leitores que, consumado o golpe de Estado, a FSP expôs todos os integrantes desses movimenos golpistas, mostrando que eles cometeram diversos crimes e que foram apoiados por partidos como PSDB, PMDB, PPS, PSD, etc.

    O articulista faz uma crítica bem fundamentada a Pannunzio, ao PIG/PPV e àqueles que apóiam o linchamento dos adversários e inimigos. Entretanto ele comete um erro grave, ao misturar o caso da morte da menina Isabela Nardoni (em que o pai, Alexandre Nardoni, e a madrasta, Ana Jatobá, foram condenados por homícidio doloso) com o da Escola Base e o das acusações sem prova contra o Ex-Presidente Lula e contra a Presidenta Dilma. Para piorar, ele ainda mistura o caso de Fernando Holiday no mesmo saco, como se todos esses casos guardassem semelhança. Ao misturar e tratar como semelhantes casos tão distintos, o articulista confundiu e relativizou, ao invés de explicar. O caso Nardoni foi investigado, periciado, colhidas provas cabais de que a menina foi atirada pela janela ou, no mínimo, se jogou através dela. Como o articulista explica aquele buraco na rede de proteção, feito com tesoura? E as brigas entre Alexandre Nardoni e Ana Jatobá ou entre esta e a enteada, que sofria maus tratos constantes? É um absurdo comparar esse caso com o da Escola Base, em que não havia prova nenhuma, em que a impresnsa condenou os donos da escola e o delegado fez o mesmo, baseados apenas em frágeis depoimentos das supostas vítimas, as crianças que supunham ter sido molestadas. Da mesma forma é absurdo comparara as falsas acusações e condenações midiáticas de que Lula e Dilma sõ vítimas com o desmascaramenteo de Fernando Holiday e similares. O articulista quer se apresentar como crítico ‘isentão’ ou ‘neutro’; mas a o fazer isso, mostra que está preocupado com audiência ou ‘likes’, mas não com a verdade factual e com a credibilidade.

  16. O jornalista foi de uma

    O jornalista foi de uma arrogância e estupidez insuperável. Quanto a isso, nada de novo no front. Essa gente se acha a palmatória do Mundo. 

    Leio, entretanto, alguns comentaristas arguirem o perfil político e a postura agressiva do vereador Holliday dando a entender que isso justificaria, ou pelo menos amenizaria, a falta de educação desse tal de Pannunzio. Se isso for levado em conta, lembro que o radialista é um dos mais ferozes e implacáveis detratores(não, crítico) do Lula e do PT. 

    O que está em foco é uma ambiência impregnada de ódio, de desumanidade, de desrespeito e  de autossuficiência. Em todos os sentidos, em todos os aspectos e quase que de forma unânime. Os “santos” nessa estória são raros.

    Já que ingressamos nessa seara, por que essa pretensão de alguns rotularem de fascistas os ditos como “pobres de Direita”? Quem lhes conferiram tal prerrogativa? Por que pessoas pobres não podem ter o direito de um ideário político ou o que diabo lhes der na telha? Querem o quê? Uma democracia só para dizerem só deles? 

    Muitas vezes, ouso escrever, a questão é só o sinal trocado. A tacanhice, o espírito raso, o desrespeito à opinião contrária, a intolerância é a mesma. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador