Sobre os agradecimentos do livro de Tuma Jr. a Mino Carta e Paulo Henrique Amorim

Sugerido por Gão

Do Conversa Afiada

PHA, Tuma e Daniel Dantas

Circula pelo baixo ventre da internet a reprodução de uma suposta página de agradecimentos de um suposto livro que um detrito de maré baixa –  que circula semanalmente – atribui a um certo senhor Romeu Tuma jr.

Segundo o detrito (sólido) de maré baixa, o suposto livro diz que o Presidente Lula era um X9 do regime militar; que Gilberto Carvalho tomava grana no “esquema” que produziu a morte de Celso Daniel; que Gilmar Dantas (*) foi grampeado; e que José Dirceu tinha uma conta em paraíso fiscal.

Nessa página inicial, o autor assegura  que o ansioso blogueiro e Mino Carta o encorajaram a escrever o livro.

De fato, o ansioso blogueiro o incentivou a escrever um livro.

O suposto autor foi, durante certo tempo, por decisão do Presidente Lula, Secretário Nacional de Justiça.

Nessa condição, o suposto autor ajudou a congelar uma parte – ínfima – da fortuna de Daniel Dantas no exterior.
Na companhia de Mino Carta, o ansioso blogueiro incentivou-o, sim, a escrever tudo o que soubesse – e pudesse provar – sobre Daniel Dantas.

O ansioso blogueiro chegou a encaminhar a Mino e a Sergio Lírio um roteiro de temas sobre a imaculada carreira de Daniel Dantas.

É que o livro seria o resultado de entrevistas que Lírio e Mino Carta fariam com o suposto autor.

O ansioso blogueiro não participou dessas sessões de entrevistas.

E saiu do circuito, quando suspeitou que algumas das “informações” citadas pelo suposto autor não tinham base em documentos ou testemunhos de credibilidade. Pelo mesmo motivo, Mino e Lírio tiraram o time de campo. E a primeira encarnação do livro foi abortada.

Portanto, citar o nome do ansioso blogueiro na seção de “agradecimentos” não dá ao suposto autor o direito de manipular a credibilidade do ansioso blogueiro para tentar corroborar qualquer suposta denuncia que no suposto livro esteja contida.

Além disso, seus advogados, excelentes, Maria Elizabeth Queijo e Cesar Marcos Klouri analisarão o assunto, para julgar se cabe alguma ação judicial – no Cível e no Crime – contra o suposto autor.

O ansioso blogueiro espera que algum incauto leitor do suposto livro lhe informe se as “acusações” a Daniel Dantas sobreviveram à segunda encarnação do livro.

Segundo consta, a “reportagem” no detrito (sólido ) de maré baixa indica que o suposto livro terá o mesmo destino de outros encomendados para transformar o referido banqueiro em vitima de impiedosos malfeitores.

Vai para a mesma lata de lixo.

O suposto co-autor do suposto livro faz parte de uma organização de um suposto empresário-jornalista, também conhecido como “Bajulador Jurídico”, que integra o valioso conjunto do “Sistema Dantas de Comunicação”.

O que é um mau sinal, não, amigo navegante ?

Em tempo: é possível que, na próxima Carta, Mino trate do assunto com a conhecida elegância.

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Pois é! Um lixo igual a esse

      Pois é! Um lixo igual a esse conseguiu colocar o PT por oito naos na berlinda e seus maiores líderes na cadeia. É de lixos assim que a mídia corporativa se alimenta e dimensiona suas oportunidades para golpes institucionais.. E adivinha quem é o alvo dessa vez? O mesmo alvo da outra vez..

  1. De fato o jornalista MINO

    De fato o jornalista MINO CARTA deverá responder o “assunto” com a conhecida elegância. Afinal, trata-se de um “tuminha”, que tem seus méritos de ter sido o investigador mais “jovem” da Policia Civil de São Paulo. Um “espanto”. Um guri de calça curta ainda atuando ativamente como investigador e no “gabinete” do pai. Aprendeu rapido o oficial. “Chamem o sindíco”…..pois deu a louca na oposição. 

    1. Com respeito ao Mino Carta,

      Com respeito ao Mino Carta, que realmente tem um texto esmerado e retórica apurada, vale a pena procurar no portal veja.com o acervo da revista.

      A seguir selecione qualquer número do ano de 1970, época em que o indigitado jornalista trabalhava na publicação, e leia os editais que ele escrevia. Se tiver mais um pouco de paciência, tente achar um número cuja capa exibe um título, mais ou menos assim, ” A Vez dos Militares”, e leia com atenção o editorial, assinado por Mino Carta, que tece loas à revolução de 1964 e ao protagonismo dos militares. Sugiro ler sentado, do contrário cairá para traz, e poderá se acidentar.

      1. De fato, vc tem razão. Mas

        De fato, vc tem razão. Mas “vejamos” vc menciona o ano de 1970, em pleno Governo Médici, no auge da DITADURA MILITAR com o AI-5 em vigor. Não há menor duvidas, sobre o que vc leu e sobre o que o Mino Carta escreveu, “A Vez dos Militares”. A leitura esmerada de quem acompanha ao longo desses anos, me capacita para lhe dizer que em 13 de novembro de 1969, estava eu em CUBA, tripulando um avião que fora sequestrado por um “escroque” argentino de nome Mario Victor Troiano. E, lá em Cuba vi, presenciei  e nada me foi dito ou perguntado se discordava ou concordava  e se repetiu o mesmo no meu retorno, cuja identificação do “sequestrador” fora confirmada por mim. É certo que recepção que tivemos lá foi bem melhor do que a tivemos aqui. Então, passados mais de 40 anos, analisando os pontos politicos, fiquei muito diferente do que era em 1969. Vc cairá da cadeira, se é que já não caiu. Como demonstra ser um “esmerado” pesquisador, procure a data próxima a essa 13/11/1969. Espero que vc tenha mudado e evoluído, pois eu evolui e mudei muito, tal como o Mino Carta que vc leu em 1970 e como eu o aprecio hoje. Simples. 

  2. Um monte de m….

    …é o que estamos lendo.

    Um livrinho de m…. de um  policial de m…, filho de um falecido policial da policia política da ditadura, divulgado por uma revista de m… virou polêmica. !!!

    Tudo isso (tudo isso = um enorme monte de m…. ) já rendeu uns dois ou tres posts.

    Francamente, Nassif :  já tivemos e vamos ter horas melhores neste blog.

     

     

  3. Perigo mesmo é o terceiro

    Perigo mesmo é o terceiro trimestre.Maior ainda do que a porta pantográfica. Não importa o calendária gregoriano e sim o piguiano. Portanto ,acautelai-vos!  

  4. Velha manobra, herança da ditadura: acusar de dedo-duro

    A entrevista que teria salvo a vida de Chico Mendes

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/11/entrevista-que-teria-salvo-vida-de-chico-mendes.html

    https://docs.google.com/document/d/1TXHbR2SfFmumACCKzYfpHVRzNKPdpTMIbF-NVX1NNQk/edit

    JORNAL DO BRASIL – A Polícia Federal o acusa agora de dedo-duro. Mas a Imprensa de Rio Branco já denunciou essa velha manobra, como herança dos anos ditatoriais.

    CHICO MENDES – É uma campanha de calúnia, na tentativa de me desmoralizar na região. Mas vamos supor que de fato eu seja um informante da Superintendência da Policia Federal no Acre. Ora, o doutor superintendente estaria cometendo um desserviço ao queimar um quadro tão conhecido. Mas não é por aí. Estou sob dois fogos. Na data em que ele me acusa de informante, em 1975, eu estava sendo submetido a duros interrogatórios, sob o comando desse policial, em Xapuri.

  5. Velha manobra, herança da ditadura: acusar de dedo-duro

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/11/entrevista-que-teria-salvo-vida-de-chico-mendes.html

    https://docs.google.com/document/d/1TXHbR2SfFmumACCKzYfpHVRzNKPdpTMIbF-NVX1NNQk/edit

    A entrevista que teria salvo a vida de Chico Mendes

    JORNAL DO BRASIL – A Polícia Federal o acusa agora de dedo-duro. Mas a Imprensa de Rio Branco já denunciou essa velha manobra, como herança dos anos ditatoriais.

    CHICO MENDES – É uma campanha de calúnia, na tentativa de me desmoralizar na região. Mas vamos supor que de fato eu seja um informante da Superintendência da Policia Federal no Acre. Ora, o doutor superintendente estaria cometendo um desserviço ao queimar um quadro tão conhecido. Mas não é por aí. Estou sob dois fogos. Na data em que ele me acusa de informante, em 1975, eu estava sendo submetido a duros interrogatórios, sob o comando desse policial, em Xapuri.

  6. Brasil 247 x PHA. E o pior, o

    Brasil 247 x PHA. E o pior, o livro do Tuma é a ringue, ou a arma do 247. 

    O 247 fez uma matéria que agride minha inteligência:

    “…Tuminha está como que subindo pelas paredes, de bronca, em razão da negativa feita pelo jornalista Paulo Henrique Amorim de que o tivesse ajudado com o fornecimento de informações para o conteúdo da obra.”

  7. o 247 se revela

    Tudo indica que o 247 vem utilizando a estratégia de, primeiro ganhar a credibilidade das pessoas trabalhando com fatos e verdades, para depois agir do mesmo modo como a velha e carcomida imprensa brasileira tem feito. Ou seja, passar a atuar a partir de interesses inescrupulosos que satisfaçam o seu dono.

  8. É admirável nossa imprensa !

    É admirável nossa imprensa ! Escolhem para escrever e divulgar, através da Revistinha, livros contra o ex presidente Lula e seu governo, pessoas do mais baixo nível e sem nenhuma credibilidade. Este agora é fruto de um “sócio” de um conhecido contrabandista Chinês. Pode? Outro, um tal de Mainardi, teve até de fugir do Brasil, fora um quase desconhecido comentarista, cujo nome esqueci, e que tem Neto no sobrenome (acho).

    1. Pra saber das sujeiradas do

      Pra saber das sujeiradas do PT só pode ser gente suja.Ou você acha que gente de caráter vai ter acesso à irregularidades? Quem prestava no PT saiu do partido há muito tempo: Heloísa Helena, Babá… Aliás, a estratégia do PT é desqualificar Tuma. Mas não vi ainda nenhuma prova de que o que ele narra seja mentira.

  9. Fiz uma pesquisa rápida e

    Fiz uma pesquisa rápida e encontrei um post de 9.4.2012 do blog de Paulo Henrique Amorim, onde ele elogia o Romeu Tuma Junior e insinua que sua demissão da Secretaria Nacional de Justiça ocorreu por ele contrariar interesses de Daniel Dantas, Carlinhos Cachoeira e Demóstenes Torres.

    Vejam este trecho:

    Fonte: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/04/09/legalizacao-do-jogo-por-que-o-tuma-jr-caiu/

    “Romeu Tuma Jr. prestou dois inestimáveis serviços, quando ocupou a Secretaria Nacional de Justiça, na gestão de Tarso Genro, no Ministério da Justiça.

    (…)

    Romeu Tuma Junior trouxe Salvatore Cacciola de volta ao Brasil, depois de agradável temporada na Itália e em Montecarlo, munido de generoso HC que lhe concedeu o Ministro Marco Aurélio (Collor de) Melo.

    Outro banqueiro condenado foi alvo de Tuma Jr: ele congelou o dinheiro de Daniel Dantas no exterior.

    Tuma Junior, portanto, estava marcado para morrer.

    Mas, não só por isso.

    O Congresso Nacional discutia a legalização dos bingos.

    Tema que fazia parte da agenda positiva de Carlinhos Cachoeira e Demóstenes Torres.

    (…)

    Três meses depois, Tuma Jr. saberia de sua demissão pelo telefone, após uma série de denúncias surgidas de um vazamento da Polícia Federal.

    As denúncias envolviam o Secretário com a máfia chinesa (do Estadão) em São Paulo.

    Na época, o Tuma trabalhava nos arquivos da Secretaria, onde há anos repousavam sob espessa camada de pó investigações que lembram historinhas da Disney: uma delas contra o Opportunity de Daniel Dantas e suas atividades na década de 90.

    Cinco meses depois de despedido, Tuma foi absolvido pelo Conselho de Ética da Presidência.

    Nesse meio tempo, o Opportunity conseguiu desbloquear todos os recursos retidos por Tuma.”
     

  10. Fiquei pasmo com o Jornal da

    Fiquei pasmo com o Jornal da Record de 10/12/13. Trataram a denúncia como expressão da verdade. Chegaram a dizer que “não apenas Gilmar Mendes foi grampeado, mas todo o STF”.  Assim, como se fosse verdade indubitável. E abriram espaço para Mendes falar dos “desmandos” e para Marconi Perillo, que reclamou da “perseguição” sofrida. Por fim, o JR disse que pediu ao DOPS alguma informação sobre o Barba ( Lula).  Pergunto:  se houver alguma delação feita pelo Barba, como garantir que Barba era Lula? A Record parece ter aderido de vez ao PIG.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador