As condições estão dadas para um grande pacto no Brasil, por J. Carlos de Assis

Movimento Brasil Agora

As condições estão dadas para um grande pacto no Brasil
 
por J. Carlos de Assis

A Colômbia nos tem ensinado nesses tempos de muitas guerras que, ademais de gestos emotivos de extrema solidariedade humana, como no caso de Chapecó, é possível seguir o caminho de um novo pacto social e político nacional pela incorporação na ordem política de uma guerrilha, as FARC, com mais de 70 anos de duração. Não será este também um exemplo colombiano de reconciliação nacional por meio da restituição da credibilidade e da confiança entre antigos antagonistas entregues durante décadas a uma guerra fratricida?

Nenhum cientista político responsável nega o risco iminente de uma convulsão social no Brasil, de conseqüências trágicas. Aparentemente não há saída, exceto violência. O Governo já a usa contra manifestantes como no último dia 29 em Brasília. Extremistas de ambos os lados, da direita e da esquerda, prometem mais pancadaria para este domingo. No caso da Lava Jato, o facciosismo é evidente: há um esforço para por atrás das grades um ex-presidente da República, não obstante a falta de provas após longa investigação.

O Congresso Nacional está paralisado: cercados de escândalos por todos os lados, os deputados que tentam reagir aos excessos de um projeto de lei forjado como se de iniciativa popular são acusados de corporativistas e de manobras para votar na calada da noite – não obstante a exposição permanente, para acompanhamento público, das sessões da Câmara. Já os senadores se preparam para votar um projeto de cartas marcadas, a PEC-55, que liquida por 20 anos o setor público e a economia do país sob o pretexto do ajuste fiscal.

É o momento de seguir o duplo exemplo colombiano, o de Chapecó e o do acordo com as FARC. Ou construímos um pacto nacional, que abranja o econômico, o social e o político, ou naufragamos na mais profunda anarquia. É preciso encontrar pontos de convergência entre as lideranças políticas para salvar o interesse comum. O primeiro passo é limpar a área dos excessos criados pela imprensa escandalosa: algum jurista, preferivelmente de direita, terá de dizer, com base em leis em vigor, que caixa dois nunca foi crime no país. É uma contravenção.

Espera-se que o mesmo jurista esclareça que a introdução no Código Penal da tipificação do crime de caixa dois, e sua penalização, não significam anistia. Significam apenas que a jurisprudência brasileira dos tribunais não poderá condenar por analogia, estendendo a crimes tipificados – por exemplo, lavagem de dinheiro ou corrupção passiva – as condenações que não podem ser feitas para o caixa dois. Pensem em Chico Buarque sob a ditadura: “Você que inventou o pecado (do caixa dois) esqueceu-se de inventar o perdão”.

É claro que o esclarecimento jurídico e legal desse impasse não limpará a área para o pacto. É preciso ir a fundo na reconciliação. O passo talvez mais importante depende do ex-presidente Lula, que deverá anunciar um compromisso firme e inarredável de não se candidatar às próximas eleições presidenciais, sejam diretas, sejam indiretas. Sem isso, o país continuará rachado entre um passado questionado e um futuro de expectativas de quase impossível realização. Em contrapartida, o Congresso deverá encontrar os meios legais para isentar Lula de qualquer tipo de perseguição judicial no futuro.

O passo seguinte será a rejeição pelo Senado da infame PEC-55. Nenhuma iniciativa legal parecida foi adotada no mundo, e por motivos tão inconsistentes. É totalmente falso que estamos numa crise fiscal sem saída, o que justificaria os excessos da PEC. O Brasil tem quase 400 bilhões de dólares em reservas, para um PIB de cerca de 2 trilhões: estamos muito longe de sermos um país quebrado, como insiste em fazer crero gerente de banco Henrique Meirelles. Sua jogada é clara: lançar esses 400 bilhões nas carteiras dos especuladores financeiros enquanto o resto do país vá desmanchando.

A PEC-55, se aprovada, rachará ainda mais o país. A esmagadora maioria da sociedade civil está contra ela. Está nas mãos dos senadores evitar a tragédia. Naturalmente, com a queda da PEC, cai seu formulador Meirelles. Caindo Meirelles, cai Temer. Por certo que entraremos numa crise aguda, mas dessa fornalha surgirá algo saudável: um novo presidente da República capaz de promover a reconciliação política e social, e que promova também, pela primeira vez em nossa história, um pacto social e político ancorado nos movimentos de massa. O fato é que nesses próximos dias atravessaremos o Rubicão!

 
Redação

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nada feito

    que pacto é este que elimina o maior líder do país? Lula é o pacto possível. É o exemplo de negociação que já provou que dá certo. É o negociador que é respeitado por seus pares, admirado por imensa parcela da população, que só parcialmente reverbera as acusações descabidas feitas pela mídia empresarial, mas que facilmente recobrará a razão quando confrontada com a verdade dos fatos, e é temido pelos espertahões negociais que sabem que precisam de um bom acordo com ele para não revelarem a própria irrelevância social.

    Isto para mim é um tremendo plano CARACU, em que os fanfarrões do tipo Ciro e Requião entram com a cara e o povo com o…

  2. Que p…. de pacto é esse?

    Deixa eu ver se entendi.

    Quer dizer que o Lula tem que se anular, se render, se entregar, se humilhar, renunciar à luta, se apequenar.

    Enquanto isso o consórcio do golpe continua livre, leve e solto, dando as cartas, posando de dono do pedaço e da verdade.

    É isso?

    Que p…. de pacto é esse?

    1. Releva, dia quente, o cara

      Releva, dia quente, o cara tomou uma cervejinha… ahahahha mais alguma coisa, mis uma concessãozinha meu rei?  ahahahah

  3. ” O passo talvez mais

    ” O passo talvez mais importante depende do ex-presidente Lula, que deverá anunciar um compromisso firme e inarredável de não se candidatar às próximas eleições presidenciais, sejam diretas, sejam indiretas. Sem isso, o país continuará rachado entre um passado questionado e um futuro de expectativas de quase impossível realização. Em contrapartida, o Congresso deverá encontrar os meios legais para isentar Lula de qualquer tipo de perseguição judicial no futuro.”

    AH de se perdoar…quem sabe o autor tomou uma cervejinha antes de escrever o parágrafo acima? E isso é o mais DELICADO que posso dizer no momento. 

     

  4. Não se faz pacto no Brasil
    Se
    Não se faz pacto no Brasil

    Se faz acordo por migalhas

    Tem que ser quebrar o padrãoi Casa Grande e Senzala v que perdura até hoje

    Quebrar modelo

    E isso só se faz com ruptura

  5. Caro Assis,
    acho que a ânsia

    Caro Assis,

    acho que a ânsia de ser original e provativo estão transformandos seus artigos que eram médios em muito ruins. Concordo inteiramente que o Lula racha o país. Mas e daí? Ele racha porque fez uma tentativa decente (embora tímida) de inclusão social, sem mesmo tirar muito da plutocracia. Mas nem isso os escravagistas aceita,

    O racha está dado e eu não vejo espaço para encontro no meio do caminho. Quem seriam as pessoas que poderiam se econtrar no meio do caminho com a esquerda? FHC? Aécio? A “parte boa” do PMDB? Os empresários (FIESP e etc). Como comprar um carro caso usado destes canalhas? Impossível. E um pacto? Mais impossivel ainda.

    Mesmo porque a plutocracia não tem interesse em pacto. Quais as evidencias de que eles tem interesse em pacto? Nenhuma! Eles tem interesse em aumentar a desigualdade. Dai a PEC55, dai a reforma da Previdência, daí os juros altos, daí os corte no Bolsa Familia, Minha Casa Minha Vida, Pronatec, o arrocho na educação, na ciência e etc.

     

     

     

  6. Pacto nacional

    Louvo o autor pela oportunidade e pela necessidade de achar uma saída para a atual crise política , social e econômica . Concordo com a visão sobre aflições econômicas . Mas não acredito que tenha nada de viavel no momento . O grupo hegemônico da economia, da mídia e estamento da judiciario (. juízes , procuradores e delegados ) estão faturando muito alto ainda nas atuais circunstâncias e em plena campanha para se apoderar de nossas instituições  de mando.

  7.  
    Tenha santa dó! Dó não! Dó

     

    Tenha santa dó! Dó não! Dó é nota musical. Tenha santa pena? Também não!  Pena é coisa de galinha. Aliás, por falar em galinha, é justamente essa, a recomendação que identifico, subjajacente nessa proposta, esdrúxula ao meu ver, irrealista e inadequada. A proposta em apreço, é mais um acerto por cima com as elites de merda. Onde Lula (povo), deve entrar com a cabeça, eles, com o cutelo.

    Diria que tal acerto seria de materialidade impossível. Mas, se ainda assim,  por ação de alguma força oculta e ainda desconhecida, o presidente Lula viesse a se amofinar ao ponto de se agalinhar, renunciado à luta. Nem em hipótese tal pleito seria factível. Não combina com o couraça do sertanejo Lula. Isso bastaria para o cabra ser severamente admoestado pelos nordestinos, seus irmãos. Aqueles que de tanto apanhar, estão aprendendo.

    Se esconder, pedir vista, se acovardar, renunciar. É o jogo, quando arrisca perder, parte pro golpe. Esta é a praxis. São os bons custumes, atos e ações próprias do repertório de uso privativo daqueles que se intitulam de portadores de meritocracia . 

    Se agalinhar. Não é coisa para homem de fibra. Homens que o pouco que adquirem na vida, é através de muito trabalho, dedicação e suadeira. Nada costumam obter através do famoso “QI” exclusividade, ou se preferir, reserva de mercado destinadas a netos, filhos e apaniguados da casa-grande…

    UM BELO EXEMPLO: Soube que não tinha mais vagas para assistir ao juri da Elise Matsunaga. Todas as vagas estavam reservadas…para quem seria ? Teria sido para os estudantes comuns, não portadores de QI?…

    Orlando

  8. ódio nacional

    O pacto nacional é impossível nos dias de hoje por uma razão muito simples: A midia semeou um catecismo de ódio, nas mentes e corações do povo, especialmente aquela maioria que só assiste a grande mídia. O ódio não dialoga com ninguém, ele é fanático e só ouve a si mesmo e aos que concordam com ele.

    Para o povo contaminado pelas mentiras da mídia, Lula  foi demonizado, e eles acrediatam que o PT é o partido mais corrupto da face da Terra, talvez mais corrupto do universo.

    Impossível dialogar quando a desconfiança, o ódio, e o fanatismo dominaram os corações. As mentiras são mais poderosas do que todas as armas, pois elas envenenam o coração das pessoas.

    A porcentagem dos que não estão contaminados por este ódio talvez chegue a uns 30 %, e isto é insuficiente para qualquer pacto.

    Só por isto nem dá para falar em público o nome ” Lula ” sem receber o ódio bruto e sem limites dos facistas de plantão.

    Aqui se impõe entre as  poucas saídas disponíveis, um candidato que não assuma a bandeira de esquerda, pelo menos não explicitamente, e este candidato seria Ciro Gomes. Ou ir modelando o país aos poucos, através de uma lei aqui, outra ali, sempre sem ser explícito, e isto é o que Requião tem feito, ele não se assumiu de esquerda, nem se assumiu nacionalista, embora seja.

     

    ” Jamais em todo o mundo o ódio acabou com o ódio, o que acaba com o ódio é o amor”

     

    ” O segredo das artes marciais, é você não se opor ao ataque.

    Você usa a força do adversário contra ele mesmo

    O verdadeiro artista marcial, ele não luta, ele dança ao ritmo da vida

    O verdadeiro artista marcial é um dançarino “

     

     

    1. O ódio é plural

      É verdade que boa parte da direita odeia de morte a esquerda. E também é verdade que boa parte da esquerda odeia de morte a direita. Quanto mais próximos os extremos, maior a convicção do ódio. A esquerda só gosta de direitista quando este concorda com ela, ou argumenta a seu favor. E vice-versa. Prova disso é o colunista deste Blog André Araújo, alvo de amor e ódio, a depender do que escreve. 

      Gosto da idéia de justiça social e distribuição mais equânime da renda, mas sou totalmente contra o fim do capitalismo. Defendo o modelo econômico capitalista, e a democracia liberal de modelo ocidental, com o tempero acima descrito. Mas o socialismo tem dificuldade faltal em conviver com os burgueses. Se vocês querem o fim dos capitalistas, como pode haver base para pacto com os próprios capitalistas? Quantos são os que querem reformar o sistema, aperfeiçoá-lo, e os que assim agem apenas como etapa para acabar com o sistema? A esmagadora maioria das pessoas, aqui e além, se confrontadas com a possibilidade de viver em uma sociedade comunista, rejeita. Mas a social democracia, com a riqueza gerada pela economia capitalista, é certamente muito bem aceita.

      1. O fim do capitalismo é impossível

        Caro Sr. J, o problema não é o capitalismo, mas a ganância sem limites dos operadores do capitalismo. O baixíssimo nível das pessoas, o ódio, a ganância sem limites, o orgulho criminoso e o egoísmo feroz. Sistema nenhum vingaria com gente deste nível.

        Não é o sistema que precisa ser reformado, são as pessoas.

        O comunismo se foi, nunca mais voltará. Os EUA cuidarão disto, e eles jamais deixarão que ele ressurja aqui, tão próximo de seus dominios. O socialismo só ocorreu porque a Rússia tinha uma posição geográfica isolada, o que facilitou um golpe do proletário. Isto não acontece mais, não existe lugar nenhum isolado sobre a Terra, a internet interliga tudo e em questão de minutos qualquer golpe contra o capitalismo seria sufocado pela “cavalaria “, bastando que algum país se insurja contra o sistema.

        ———

        A direita sim, tem um ódio mortal, motivado pela ignorância que a mídia espalha.

        Não vejo a esquerda com ódio. O problema da esquerda é a ingenuidade com que observam o mundo. Não lêem Maquiavel, não têm malícia alguma da vida.

        ———-

        Nenhuma riqueza será democratizada. Na melhor das hipóteses, a miséria poderá diminuir a níveis aceitáveis, se é que isto vai acontecer. Quem tem a riqueza, está com a faca e o queijo na mão e não vai dividir com ninguém.

        A única maneira de os mais pobres adquirirem riqueza, é tendo um produto ou habilidade que sejam raros, e que possam ser vendidos para a elite, a um preço alto.

        Ou, para acabar com a pobreza e a miséria,  a classe mais pobre controlar a natalidade até que com os séculos, venha a sumir de vez da face da Terra. Esta é para aqueles poucos que acreditam no espírito de Renúncia.

         

         

        1. Caro Zé Guimarães,
          Tudo tem

          Caro Zé Guimarães,

          Tudo tem um fim. Será assim com o capitalismo, por metamorfose mais provavelmente. A esquerda também tem seus linhas duras. Querem não dialogar, mas liquidar, mesmo exterminar alguns adversários. Só se faz isso sem ódio, sem sentimento, ser for psicopata.

          É claro que isso é pessoalíssimo, mas eu creio que uma renda per capta aceitável, para os padróes tecnológicos de hoje, é a de Portugal, cerca de 24 mil dólares, que considero o primeiro degrau do assim dito primeiro mundo. Para tal precisamos de uma máquina de gerar crescimento e desenvolvimento chamada capitalismo. E de alguma regulação, e um bom nível de salário mínimo. Gosto da idéia de síntese. Mas o meu socialismo é bem superficial, como vê. E politicamente sou liberal, no sentido yankee.

          1. Caro Sr. J

            Respeito a sua opinião. Gosto do tema, ele é muito discutido na filosofia.

            Porém, faço um complemento: O capitalismo não irá acabar. Certamente que pode sofrer modificações, mas não irá acabar porque não é nenhuma ” criação maquiavélica ” como tentam fazer parecer os marxistas. O capitalismo é o resultado da evolução ( ou involução ) das relações de troca da humanidade. Ou seja, sempre existiu desde a pre história, e sempre existirá. O capitalismo é parte de um contexto, e não do todo.

            A idéia de que os capitalistas fazem uma “conspiração ” para escravizar ” o proletário, é fantasiosa. Na verdade eles não dão a mínima para o proletário, ao ponto de substituí-los por máquinas até, se preciso for.

            O neoliberalismo sim irá acabar, pois é o capitalismo com uma ganância ilimitada. A ganância é um sentimento antinatural e imperfeito, não existe na natureza. Nenhum animal sente necessidade de angariar riquezas além das necessidades cotidianas, apenas por vaidade. No fim, tudo o que é imperfeito e anti natural  no ser humano, acabará um dia, a soberba, a arrogância, a ganância, o ódio, e muitos outros vícios.

            Tanto o problema não é o capitalismo que muitos proletários quando se tornam patrões ficam tão ruins ou piores ainda do que seus patrões anteriores. Quer dizer, problema é a falta de evolução do ser humano. Muitos dos países comunistas produziram os maiores tiranos da história da humanidade, como Stalin, por exemplo.

            Mesmo que o capitalismo acabasse um dia, este dia estaria a milênios de distância, pois os EUA iriam adiar ao máximo o fim de seu domínio.

            Acredito na frase de Leonardo Boff, ” o que derrotará o capital ( neoliberalismo ) não vai ser o proletário e sim o planeta. ” No dia em que os recursos naturais se esgotarem ( água, oxigênio, biodiversidade ), a saga do neoliberalismo acabará.

            ———–

            Qualidade de vida nem sempre quer dizer renda per capita alta. Países como o Uruguai tem renda per capita bem inferior à Portugal, e tem uma qualidade de vida aceitável, melhor até do que muitos países europeus, porque tem um  desemprego muito menor.

            Lutar sem ódio é possível sim, não só aos psicopatas, mas às pessoas altamente evoluídas e saudáveis. Os antigos Samurais, tentavam treinar a serenidade extrema, o equilíbrio emocional, a Paz Interior, mesmo no campo de batalha. Encaravam a arte da guerra, como uma obrigação militar que lhes foi imposta por superiores, e tentavam cumprir sem perder a serenidade. Aliás a serenidade até ajuda na hora da batalha, forjando guerreiros altamente competentes.

            ” Mestre realmente competente
            Convence, mas não discute.
            Um verdadeiro soldado luta,
            Mas não tem raiva.
            Um vencedor real supera,
            Mas não se irrita.
            Um autêntico chefe
            Coloca cada homem no lugar,
            Mas não tiraniza ninguém. “

            Lao Tse

            ———-

            A falta de Paz Interior, cria o inferno neste mundo. Se as pessoas tiverem Paz Interior, conseguirão criar o Paraíso sobre a Terra.

            A humanidade precisa é de buscar a Paz dentro de si. Antigos Samurais e Mestres Zen, meditavam profundamente para encontrarem esta Paz Interior e para encontrarem a si mesmos.

            ———–

            “Medo, cobiça e desejo de poder são as forças motivadoras psicológicas que estão por trás não só dos conflitos armados e da violência envolvendo países, tribos, religiões e ideologias, mas também do desentendimento incessante nos relacionamentos pessoais. Elas produzem uma distorção na percepção que temos dos outros e de nós mesmos. Por meio delas, interpretamos erroneamente todas as situações, o que nos leva a adotar uma ação equivocada para nos livrarmos do medo e satisfazermos nossa necessidade interior de alcançar mais, um poço sem fundo que nunca pode ser preenchido”.

            ” Todos os seres humanos do planeta poderiam ser facilmente atendidos em suas carências materiais em relação a alimento, água, abrigo, roupas e confortos básicos, não fosse pelo desequilíbrio de recursos criado pela necessidade insana e voraz de querer sempre mais, a ganância do ego. Isso encontra expressão coletiva nas estruturas econômicas, como as grandes corporações, que são entidades egóicas que competem entre si por mais. Seu único – e cego – objetivo é o lucro. Elas perseguem essa meta do modo mais implacável possível. A natureza, os animais, as pessoas, até mesmo os funcionários, não são mais do que algarismos no seu balanço comercial, objetos inanimados a serem usados e depois descartados. “

             ” Não há conteúdo capaz de atender nossa vontade enquanto a estrutura egóica permanece atuante. Não importa o que tenhamos nem o que venhamos a conquistar, não seremos felizes. “
             
            ” Sempre estaremos procurando alguma coisa além que nos prometa mais plenitude, que nos diga que vai completar a percepção do eu insatisfeito e saciar aquele sentimento de vazio que trazemos dentro de nós. “

            — Eckhart Tolle

             

             

             

             

  9. Tem gente que não tem sifragol!

    A direita não está afim de pacto, estão afim de prender, matar, roubar e vender tudo que é do Brasil para poder passar as próximas férias na Disneylândia.

    Fico surpresos que homens velhos como eu não terem apreendido com a história, este artigo parece a esquerda alemã em 1930 sugerindo a Hitler um pacto para normalizar a situação da Alemanha.

    Não notam, esta história da burguesia nacional que a esquerda podeia contar para um acordo de desenvolvimento do Brasil na década de setenta já demonstrou o seu erro e voltam a propor a mesma coisa.

    Estão mais preocupados em vender seus patrimônios e com isto comprarem um belo caro importado,vamos parar de nos humilhar.

  10. Então o Lula tem a solução para a crise?

    Quer dizer que a solução para a crise está nas mãos do Lula?

    Se ele resolver a crise, ele não poderia ser Candidato a Presidente em razão de sua competencia?

    Então a sociedade é rachada por causa do Lula e não por causa das condições sociais de cada um de seus indivíduos?

    Ouça uma música chamada Fazendo Escola, de uma banda chamada Face da Morte e me diga o que vc achar, por favor.

  11. Futuro de expectativas inexequíveis? Porque?

    Se você diz que não estamos quebrados, que o problema é que querem empurrar a grana no fedorento dos agiotas., ou seja, que o problema é de distribuição, não de escassez, como é que o futuro de expectativas não pode ser realizado?

    Isso é um non sequitur

  12. A máscara.

    A direita se esconde, negaceia, não aceita o nome, tem vergonha, finge, ilude, mas um dia, num descuido a máscara cai e  aí vemos o sr. j carlos de assis assumindo sua posição e propondo um “pacto” no qual os progressistas capitulam. Falta vergonha na cara e sobra hipocrisia para propor isso.

     

  13. A, troco de que alguem vai

    A, troco de que alguem vai abrir mão de algum candidato.? É por que justo a esquerda tem de abrir espaço para a hipocrita corrupta entreguista,  direita aceitar algum pacto?. Chega de conciliar o inconciliável…..

  14. Sinceramente, morreu em mim

    Sinceramente, morreu em mim qualquer noção de patriotismo. Há apenas a ideia de que do lado de lá estão eles e do lado de cá estamos nós. Brasil pra mim se tornou uma palavra vazia, significando apenas um conjunto de pessoas vivendo num mesmo espaço geográfico sumetidos às mesmas instituições, leis e códigos culturais. Nada mais me une àqueles que estão do outro lado. É assim que começa uma guerra civil, não?

    1. Guerrear pra que ?

      A verdadeira guerra, caro Paulo, não é travada nas ruas, nem com armas de fogo. a verdadeira guerra está nos corações das pessoas, e por isto a mídia semeia desconfiança e ódio nestes corações.

      A guerra é de assassinatos morais, de mentiras de uma mídia sem princípios. A Guerra está dentro de nós.

      Qualquer guerra física seria inútil, pois a mídia utilizaria até mesmo isto contra o povo, distorcendo os fatos e tirando vantagem das atitudes dos seus adversários.

       

      ” A Arte da Guerra é um grande paradoxo, pois a única forma de vencer a Guerra é : Acabar com todo o ataque. Recolher a sua Energia e acolher a Guerra dentro de você. “

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador