Células Anonymous acusam grupo AnonymousBrasil de se aliar a conservadores

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Sugerido por Hugo 1

Por divergência política, células Anonymous rompem com AnonymousBrasil

De Revista Forum

Divergentes acusam grupo de desfigurar o ideário original ao se aliar a grupos conservadores de “combate à corrupção”

Em manifesto publicado no dia 3 de março (segunda-feira), o Anonymous Curitiba declarou rompimento com o Anoymous Brasil, comunidade com mais de um milhão de seguidores. Entre os principais motivos estaria um suposto desvirtuamento da ideia originária do Anon (diminutivo para Anonymous), que é apartidário, antiliberal, contrário ao sistema representativo e a favor do participativo. Outra questão é que a célula em questão se aliou a grupos conservadores de “combate à corrupção”.

No manifesto, os integrantes da célula curitibana afirma que um “grupo que reproduz noticias da grande mídia não pode ser levado a sério” e que apenas “se reproduz e cospe o senso comum”. Outro fator que pesou no rompimento é que, segundo os integrantes do Anon Curitiba, a página do Anonymous Brasil virou “mais um movimento contra a corrupção”, o que contraria o ideário do grupo, que não luta contra a corrupção partidária ou individual, já que estes problemas estariam atrelados a uma questão sistêmica muito mais profunda do que o senso comum prega, de acordo com o ideário.

“Isso quer dizer que nós não repudiamos a corrupção do poder público? Não, de forma alguma. Só entendemos que ‘corrupção’ é um conceito muito vago, além de ser apenas um reflexo de um problema que é muito maior”, diz a nota do Anonymous Curitiba. Na sequência eles atentam que “Anonymous é a hiperdemocracia, tecnocracia e total liberdade de expressão” e chamam a atenção para o fato de que a página Anon BR não faz nenhum destes debates.

Eles também explicam a relação do Anonymous com o sistema democrático e fazem críticas por conta da página do Anon BR apenas criticar o PT. “Não acreditamos no sistema representativo, então, pouco importa qual partido está no poder, ele não nos representa. É importante deixar claro que apartidarismo não é apenas não militar por partido algum, mas também é não militar contra um partido específico. Logo, podemos desconfiar do apartidarismo de algumas páginas apoiadas pela Anonymous Br4sil”, critica o manifesto.

A nota de repúdio também é assinada pelo Anonymous FUEL Br, que complementa, em sua página do Facebook: “Na verdade, a FUEL teve início como célula justamente em função desse problema. Para quem não sabe ou não se lembra, mais da metade de nossos membros “fundadores” se retirou da AnonymousBrasil (a.k.a. TV Globinho) por entender que aquele espaço era corrompido e realizava um contra-serviço para a Ideia”.

A reportagem da revista Fórum entrou em contato com o Anonymous Brasil, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse é o próprio reflexo da

    Esse é o próprio reflexo da sociedade pós- moderna

    Disforme, amorfa, difusa,  e consequentemente confusa.

    Bauman magistralmente definiu esta sociedade como “liquida”.

    A sensação de vazio pode ser observada sobretudo nos jovens, e talvez seja o efeito colateral do individualismo que abraçamos e que parece que está nos levando à solidão, ao não pertencimento, ao vazio, situações que favorecem ao chamamento para atos contrários ao Status quo mesmo alguns dos jovens fazendo parte dele.

    O fato é que o mundo está mais inseguro e insatisfeito. 

    1. Se usam métodos norte

      Se usam métodos norte americanos, com nome americano, quem poderia ser ? Se não querem combater a corrupção em S. Paulo ou em MG, mas tão somente a do Governo Federal…….. São burros “purdimais”, sô ! E com o acompanhamento festivo dos radicais da esquerda, fazendo coro.

    2. Eu não desconfio…
      TENHO

      Eu não desconfio…

      TENHO ABSOLUTA CERTEZA!

      Todo de aspones, ou filhos de aspones lotados nas inúmeras prefeituras, governos e tribunais pelao país afora. Um exército de reaças que dá fôlego aos gringos “primeiro cuidarem da Ucrânia e Venezuela” pra depois ver o que faz do Brasil. Tenho pelo menos cinco amigos (acho que são amigos!) ligados 24 horas por dia na rede; e mais uns três colegas de rádio com posses além do comum, cujo esporte favorito é bater no PT.

      E o PT, ao meu ver, continua brincando com a sorte. Desperdiçando a janela.

  2. Há tempos atrás a oposição

    Há tempos atrás a oposição realmente disse que iria procurar novos métodos de propaganda política. Procurar a internet e os jovens. Tá aí, como não tem nenhuma idéia, de nada adiantou “O novo método”, já que a tecla é a mesma de sempre. Mesmo ” anonimamente” não conseguem esconder , ou não sabem, suas pegadas. Dessa forma jamais teremos uma oposição prá valer, incluindo a esquerda delirante e raivosa dos PSois e PSTUs.

  3. Anoymous Brasil,

     Anonymous Brasil, há muito tempo virou oposição ao Brasil! Se aliou ao que mais denigre nossa imagem, os direitistas e conservadores que querem que a desgraça apareça aqui, mesmo obtendo conquistas sociais, trabalhistas e legais!

    Querem arruaça, querem baderna. Movimento sem causa, criam confusão com o verdadeiro “Anonymous” que prega combate justo contra a desigualdade social!

    O legítimo “Anonymous” têm causa e luta por elas. O Anonymous Brasil são “coxinhas” que aproveitaram este forte nome para combater o governo brasileiro e suas ações. Este mesmo grupo, tão solidário ao quebra-quebra, se escondem atrás das máscaras para praticar barbáries da época da pré-história! De tão moderninhos que se julgam, são uns alienados, incompetentes, arrogantes e, antes de tudo, criminosos!

    Quando que a Justiça vai caçá-los? Isto mesmo, caçá-los! Pois são animais selvagens que invadiram a selva de pedra que são as cidades, abusando da boa fé do povo brasileiro, tolerante com manifestaçoes que respeitam a cidadania e a propriedade. Sua ilegalidade criminosa é investir contra  o patrimônio. Ora, querem causar o caos. A quem interessa o caos? A extrema direita, então, eles estão macumunados com o pior expectro da desgraça!

    Devem ser caçados sem treguas e receberem as penas que lhes cabem no direito que combatem. Querem anarquia, e não sabem o que é isto! Querem um estado submisso, uma sociedade amedrontada, ameaçada! Caça aos anarquistas do Anonymous Brasil, sinônimo de violência e desintegração social!

  4. Esse Anonymous parece o PMDB;

    Esse Anonymous parece o PMDB; é um saco de gatos. Já teve rompimento do BR com o RJ e, agora essa do de Curitiba com o BR…. O que parece é que cada célula desenvolve sua política, de acordo com os interesses da oposição em cada Estado e, aí, é óbvio que, fora da política tradicional ( alianças de acordo com os interesses partidários ) não existe possibilidade de estebelecer-se um denonimador comum. Até pq, o tal do grupo, ao que parece, não reivindica nada de concreto. A coisa é tão maluca e non sense que o símbolo do Anonymous RJ é um índio de uma etnia que, sequer é nacional… Ora, que brasileiro associaria um índio ao RJ? Seria o mesmo que colocar uma baiana representando o RS ou um cangurú representando SP… Esse grupo não dialoga com o Brasil; não conhece as necessidades de cada região pq tem como alvo o governo central e, por isso, tenta colher pelos Estado qq aspecto negativo que seja de responsabilidade do Governo Federal. Dá nisso que a gente tá vendo aí…

  5. Agora q nego percebeu

    Agora q nego percebeu isso…?

    Eles ficavam o tempo todo repercutindo o discurso moralistinha pró-MP e contra a PEC 37…

  6. Sei… e descobriram isso só

    Sei… e descobriram isso só agora, após toda aquela euforia da Primavera de Junho de 2013 e da adrenalina atual convocando via fascisbuque todos os brasileiros contra a Copa 2014 e por tabela tentar mais uma vez emparedar Dilma e o PT…

    me engana que eu gosto!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador