Criando Criadores abre 40 vagas para curso gratuito de produção cultural na Zona Leste de São Paulo

do Notícias da Periferia 

Criando Criadores abre 40 vagas para curso gratuito de produção cultural na Zona Leste de São Paulo

O projeto, que faz parte das ações formativas do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, é realizado no município pelo segundo ano consecutivo. Os interessados poderão realizar suas inscrições até o dia 31 de julho acessando este formulário ou por meio das redes sociais do projeto

Com o objetivo de usar a cultura como elemento transformador de territórios e pessoas, o Criando Criadores, projeto de formação técnica em produção cultural, abre 40 vagas destinadas a moradores de regiões periféricas de São Paulo. Nesta segunda edição, o curso gratuito acontece no distrito de Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo.

Os participantes terão oportunidade de desenvolver habilidades nas áreas de mapeamento e cartografia social, empreendedorismo coletivo, planejamento e produção de eventos culturais. O projeto também promove uma agenda de encontros inspiradores para trocas de experiências com talentos e articuladores culturais das periferias de São Paulo.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Cingulado, consultoria com foco em investimento social, o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo e a ArcelorMittal, que patrocina o projeto por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. “Criando Criadores é um dos projetos selecionados pelo programa ArcelorMittal Forma e Transforma, que tem como objetivo principal promover o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa está presente em mais de vinte comunidades dos estados de São Paulo e de Minas Gerais”, relata Eduardo Diniz, diretor da unidade da ArcelorMittal, que fica no bairro no Jardim Keralux, em Ermelino Matarazzo.

Para garantir o processo de troca e aprendizado durante o curso, além do contato direto com educadores na área de gestão cultural, os alunos têm um orçamento disponível para organizar durante dois meses como, quando, onde e com quem será realizada uma Mostra Cultural, um processo pedagógico de construção coletiva para efetivar a conclusão do curso.

Apresentação da escritora e slamer Mariana Felix durante a Mostra Cultural produzida pelos participantes da primeira edição do projeto Criando Criadores.

“Para viabilizar a construção de um processo de aprendizado prático e produtivo, os alunos serão divididos em grupos de trabalho para produção da Mostra Cultural. Além dos conteúdos adquiridos nas oficinas para nortear a produção do evento, eles terão o apoio de monitores, para auxiliar e tirar dúvidas durante esse processo que é bem mão na massa”, explica Aluízio Marino, um dos educadores do curso.

Ele acrescenta que essa metodologia do Criando Criadores torna os processos mais colaborativos, diversos, criativos, conscientes e resistentes. “Na periferia existe uma forma coletiva de fazer as coisas, principalmente no campo do empreendedorismo cultural. Por isso, é preciso aprender a trabalhar junto, em grupo. Aquele empreendedorismo onde cada um tem seu negócio e todos lutam pelo mesmo espaço, no qual a regra é competir, não está ajudando quem atua nesses territórios vulneráveis a se fortalecer como redes de convivência, produção e inovação”, enfatiza. “Precisamos buscar novas visões e modelos, e para isso não bastam livros, precisamos experimentar: pular direto a teoria e ir à prática.”

As atividades de formação e bate-papos do Criando Criadores serão realizadas aos finais de semana entre os dias 5 de agosto e 2 de setembro, na sede do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, um dos parceiros do projeto.

Os interessados poderão realizar suas inscrições até o dia 31 de julho acessando este formulário ou por meio das redes sociais do projeto.

 

Territórios em transformação

Há 30 anos lutando pelo fortalecimento da cultura na região, o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo tem um papel fundamental ao promover as atividades e criar novas pontes na região para ampliar o impacto do Criando Criadores. “Na primeira edição do curso, realizada em 2017, o movimento nos ajudou a atrair outros agentes, coletivos e jovens com vontade de atuar na área cultural. Em 2018, a expectativa é continuar esse trabalho e ir além: queremos ampliar a área de atuação dentro do território e fortalecer ainda mais a rede de coletivos que vem se formando”, avalia Daniel Prata, coordenador de comunicação do projeto.

Um dos legados da primeira edição do Criando Criadores foi o fato do curso despertar nos participantes o interesse em se conectar ainda mais com seu território, como forma de atuação profissional e reconhecimento das potencias culturais da periferia. Esse processo de transformação pedagógica e social virou um documentário com participação dos alunos, mostrando como o empreendedorismo cultural pode ser ressignificado para ter fins coletivos e não individuais.

Clique aqui e assista o minidocumentário do Criando Criadores 2017. 

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador