Faça você também um Evento Lula Livre!, por Marcelo Laffitte

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Faça você também um Evento Lula Livre!

por Marcelo Laffitte

Era uma vez, muito tempo atrás, um belo e ensolarado dia de domingo. Exatamente, era o remoto dia 08 de julho de 2018. De lá para cá, recebi mais de 5 mil mensagens de WhatsApp, a nova medida de tempo da era pós-moderna.

Neste dia, estávamos preparando a Feijoada Lula Livre, no Palco Lapa 145, espaço carioca de resistência cultural dirigido pelo cineasta cubano Antonio Molina e sua companheira Rosângela. Durante os preparativos de estender faixas, descascar laranjas e arrumar mesas, pouco antes do meio-dia os celulares de todos começaram a disparar a notícia do Alvará de Soltura do presidente Lula.

Logicamente, ficamos todos animados e felizes, e cada qual buscou receber mais e melhores informações de quem sabíamos tê-las com qualidade. Nós, 7 ou 8 pessoas no salão, parecíamos o pregão da bolsa de Nova York. Neste momento, ficou mais do que evidente a emergência do chamamento de Lula à mobilização popular:

“Chegou a hora de todos os democratas comprometidos com a defesa do Estado Democrático de Direito repudiarem as manobras de que estou sendo vítima, de modo que prevaleça a Constituição e não os artifícios daqueles que a desrespeitam por medo das notícias da televisão”.

Eu nada mais tenho a acrescentar à narrativa deste dia, exceto a experiência de ter participado da Feijoada Lula Livre e afirmar que o evento foi formidável. Todos que lá estiveram – Benedita da Silva. Lucélia Santos, Márcia Tiburi, Jean Wyllys, o poeta Mano Melo, o compositor Mombaça, entre outras e outros – compartilharam em conjunto as alegrias da esperança e a tristeza do resultado. Apesar de tristes, saímos todos com a faca nos dentes em direção à Cinelândia.

Daqui a muito pouco tempo, no dia 28 de Julho, realizaremos o Festival Lula Livre, nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro. Este será – salvo chuva e salvo engano – o grito retumbante do povo nas ruas exigindo Lula Livre.

Contudo, vários outros pequenos atos, como a nossa singela Feijoada, estão sendo pensados e/ou organizados, para o antes ou para o depois do dia 28. Somente no Rio de Janeiro, cidade em que resido, posso informar sobre vários.

Rasta Ganjah e a Marcha da Maconha farão o Arraial Lula Livre no dia 24. Nilza Zacarias, da Frente Evangélica Pela Democracia, está em seu coletivo definindo o dia do Culto Evangélico Lula Livre. O Palco Lapa também convida para o evento “Sexta-feira 13 – Fora Moro e Lula Livre – Noite de entornar o caldo!”. Eventos no Chapéu Mangueira e na Favela da Maré estão sendo organizados. O coletivo Torcedores pela Democracia está pensando em reservar um campo de futebol no Aterro do Flamengo para realizar o Torneio Lula Livre entre times de comunidades.

Mesmo sem divulgação oficial do Festival, a direção nacional da CUT está recebendo informes sobre caravanas de várias cidades. O coletivo Copa Pelas Diretas fará um piquenique às 10h no mesmo dia, numa praça pública de Copacabana, para irem todos juntos de Metrô em direção aos Arcos da Lapa. Uma amiga, que fará aniversário no dia 22 de Julho, resolveu que o tema da sua comemoração será Lula Livre. Missa de sétimo dia do tio Sebastião? Lula Livre. Batizado de criança? Que seja Lula Livre.

Para somar e repercutir o grito da Lapa, sem perder o foco no Festival Lula Livre, é importante uma convocação geral e o incentivo aos setores da sociedade civil para organizarem, com suas próprias pernas e recursos, eventos assim. Afinal, qualquer maneira de gritar Lula Livre vale a pena.

Sendo assim, conclamamos: EVENTO LULA LIVRE – Faça o seu você também.

Marcelo Laffitte é cineasta e um dos organizadores do Festival Lula Livre no Rio de Janeiro

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Algo que vai ser decisivo

    Algo que vai ser decisivo nessas eleições será o engajamento dos eleitores nas campanhas eleitorais. Até pouco tempo atrás os eleitores eram passivos e os meios disponíveis para divulgação de campanhas eleitorais eram controlados pelos partidos políticos. A TV era o principal canal para chegar até os eleitores.

    Hoje tudo mudou. O principal canal para se chegar até os eleitores é a internet por meio das redes sociais. Portanto, o candidato que tiver o maior número de eleitores engajados terá muita vantagens na disputa eleitoral de outubro. Por isso iniciativas como essas do PT serão fundamentais na disputa eleitoral.

     

  2. Notícias da suprema esculhambação
       

    domingo, 8 de julho de 2018

    ‘Lula ainda tem direito a recursos. Antes disso qualquer prisão é precoce’, diz Marco Aurélio Mello

     

    O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, reiterou sua posição contrária à execução da pena antes de esgotados todos os recursos, ao comentar a decisão do desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) Rogério Favreto de mandar soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

    Ao Broadcast Político, Marco Aurélio disse que agora é preciso aguardar o desenrolar do caso, mas defendeu que “seja cumprida a Constituição”.”Enquanto a condenação não estiver preclusa e for passível de recurso, a culpa não está selada”, disse Marco Aurélio. “Ele [Lula] ainda tem direito a recursos em tribunais superiores. E antes disso qualquer prisão é precoce”, afirmou.

    O desembargador federal Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), decidiu conceder liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi divulgada neste domingo (8). Lula está preso desde 7 de abril, na sede da Polícia Federal em Curitiba.O juiz Sérgio Moro,  havia revogado a ordem do desembargador para soltar Lula.

    Desembargador plantonista determina soltura de Lula em 1h 

    O desembargador plantonista do TRF-4, Rogério Favreto, determinou que o ex-presidente Lula seja solto em até 1h. Essa é a terceira decisão do jurista em relação ao ex-presidente. 

    Ele reiterou que é o responsável pela Corte durante o plantão e que não é subordinado ao colega, o relator João Pedro Gebran, que havia determinado a permanência do ex-presidente na carceragem da Polícia Federal.

    “Por fim, reitero o conteúdo das decisões anteriores (Eventos 3 e 10), determinando o imediato cumprimento da medida de soltura no prazo máximo de uma hora, face já estar em posse da autoridade policial desdes as 10:00 h, bem como em contado com o delegado plantonista foi esclarecida a competência e vigência da decisão em curso. Assim, eventuais descumprimentos importarão em desobediência de ordem judicial, nos termos legais. Dê-se ciência aos  impetrantes, demais interessados e autoridade policial”, diz a decisão.

    https://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2018/07/lula-ainda-tem-direito-recursos-antes.html

     

  3. Lula Livre

    Eu gritei o meu Lula Livre e ainda continuo gritando. Na primeira semana que foi preso desafiei o frio a chuva fina o mau humor dos curitibanos e passei o dia em frente à PF dividindo a minha indignação com centenas de pessoas que lá estavam. Acho que devemos continuar protestando seja lá de qual forma for. O futuro do Brasil e dos nossos filhos está definitivamente em nossas mãos.

  4. Lula Livre

    Sou do Ceará. Também estive em Curitiba no Primeiro de Maio. Emocionante. devo ir para o Festival Lula Livre mas seria preciso nos manter informados dos andamentos da programação.

  5. Festival Lula Livre

    Caro Marcelo,

    assim como eu, que sairei do Ceará para ir ao Festival Lula Livre no Rio, deve haver milhares de outras pessoas com a mesma intenção. Seria importante que você, como um dos organizadores do movimento, atualizasse as informações sobre este evento, para dar mais segurança àqueles qque pretendem largar seus trabalhos e viajar até o Rio de Janeiro para participar do mesmo. Está mesmo confirmado o Festival? Qual a programação das atividades aí no Rio? Se você puder responder a esta e a outras questões, eu agradeço.

    Abraço,

    Dylvardo Costa Lima

    Ceará

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador